- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

O que é Gestão de Segurança? Quais suas Funções e Processos

Gestão de Segurança é o processo de gerenciar as atividades e operações de segurança de uma organização, constituindo-se em um conjunto de ações, métodos, ferramentas e estratégias aplicadas a fim de obter resultados pré-definidos.

A gestão de segurança compreende um conjunto de ações que necessitem de mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros, executadas de forma planejada, organizada, coordenada e controlada, em ocasiões programadas ou em situações de emergência.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 16/08/2022

O que é Gestão?

Gestão é o processo de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com a participação de outras pessoas. Refere- se ao processo de fixar objetivos e metas, e de determinar e orientar o caminho a ser seguido para seu atingimento, processo decisório, comunicação, liderança, e avaliações.

A gestão envolve o ato de interpretar os objetivos propostos e transforma-los em metas através do planeamento, organização, direção e controle, a fim de atingi-las. O controle evolve a implantação de métricas por meio de KPI (Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-Chave de Desempenho).

A gestão empresarial é o processo pelo qual a empresa consegue obter resultados (bens e serviços) com os esforços dos seus empregados e prestadores de ser serviço. Pressupõe a existência de uma organização (várias pessoas que desenvolvem uma atividade em conjunto para melhor atingirem objetivos comuns).

Segundo Oliveira, Perez Jr e Silva (2010) a palavra gestão “deriva do latim gestione e significa gerir, gerência, administração. Onde administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, visando atingir determinado objetivo.” Percebe-se diante desse ponto de vista que este termo é a ação que leva a empresa a atingir os objetivos almejados.

Quero saber mais sobre Gestão

O que é Segurança?

definição de segurança, por sua, de acordo com o dicionário, pode ser interpretada sob dois contextos: primeiro, aquilo que exprime “certeza, confiança, firmeza”, está relacionada a uma condição de crença e convicção em si ou em outra pessoa. No segundo contexto, a palavra segurança indica uma “ação ou efeito de segurar; situação do que está seguro; livre do perigo, afastado do risco.

A palavra segurança, no contexto de proteger, refere-se ao ato de defender; afastar algo ou alguém do risco ou perigo; abrigar-se do mal; resguardar-se; procurar mecanismos de defesa da vida e de seus direitos. Implica minimizar ou eliminar qualquer tipo de risco a vida e a bens.

De acordo com sua abrangência, responsabilidade, características, objetivos e modus operandi a segurança pode ser classificada em: segurança pública, segurança privada, segurança do trabalho, segurança da TI, segurança da informação, segurança corporativa e entre outras.

Quero saber sobre Conceitos e Definições de Segurança

O que significa Gestão de Segurança?

Gestão de Segurança é o processo de gerenciar as atividades e operações de segurança de uma organização, constituindo-se em um conjunto de ações, métodos, ferramentas e estratégias de segurança aplicadas a fim de obter resultados pré-definidos. De forma resumida, refere-se ao processo de atingir metas de forma eficiente e eficaz. Onde:

  • Eficaz é conseguir alcançar o resultado pretendido ou esperado, e
  • Eficiente é executar as tarefas da melhor maneira possível, com o menor desperdício de tempo, esforço e recursos.

A gestão de segurança caracteriza-se pela atuação em nível interno da empresa e pela procura de otimizar as relações recursos-operações-serviços, considerando as variáveis dos ambientes externo e interno que impactam nas atividades da empresa, em seus aspectos operacionais, financeiros, econômicos e patrimoniais.

O principal objetivo da gestão de segurança é possibilitar o atingimento dos objetivos das atividades/operações de segurança com eficiência e eficácia, para tanto faz uso das funções de planejamento, organização, direção e controle. Refere-se a uma atividade administrativa que visa atingir os objetivos de segurança de maneira eficiente, valorizando o conhecimento, habilidade e atitude das pessoas. 

Enquanto que a administração tem seu foco no negócio da empresa como um todo, a gestão de segurança atua a nível departamental, focando na obtenção resultados nas atividades de segurança que sustentam o funcionamento da empresa.

Quero saber mais sobre Administração de Empresas

Conceitos de Gestão de Segurança

Gestor de Segurança

O gestor ou gestora de segurança é o profissional responsável pela gestão da segurança. É o responsável por planejar, organizar e dirigir, o trabalho de um grupo de indivíduos, monitorando o trabalho e tomando medidas corretivas quando necessário.

O trabalho do gestor de segurança inclui tornar o ambiente, os relacionamentos e as interações entre a equipe e empresa melhores, a fim de tornar os processos diários mais eficientes. Tem como função acompanhar equipes e identificar adequações, tanto processuais como de função, que favoreçam os resultados da segurança.

Espera-se que o gestor de planeje, organize, lidere e controle as pessoas, processos, projetos e operações de segurança. Que motivem pessoas e grupos, que sejam líderes e que sintam, reconheçam e promovam mudanças. Que utilizem a informação adequada para tomar decisões que afetam direta ou indiretamente a eficácia das operações da organização.

A função do gestor se relaciona naturalmente com os objetivos da gestão, que são procurar rentabilizar os recursos de forma a atingir ou superar os resultados planejados. De forma resumida, o gestor pratica a gestão visando o atingimento de objetivos organizacionais.

Quero saber mais sobre o Gestor de Segurança Privada

Processo de Gestão de Segurança

O processo de gestão da segurança caracteriza-se como a etapa onde os programas de segurança são projetados, com base nas definições estipuladas no sistema de gestão da segurança. Fazem parte do processo de gestão o planejamento, organização, direção e controle, que estão intimamente ligadas entre si, influenciando-se mutuamente em todos os sentidos e direções. o processo de gestão compreende as etapas nas quais ocorrem as decisões dos gestores.

Processos da Gestão

  1. Processo de Planejamento – o planejamento visa identificar, priorizar e definir, antecipadamente, o que deve ser feito e como deve ser feito, para se atingir os objetivos pretendidos. É mais do que uma simples previsão, está implícita a ideia de ação a desenvolver para que as coisas aconteçam conforme o esperado e necessário. O planejamento da segurança envolve prever cenários, avaliar riscos, definir objetivos e metas, traçar estratégias e métodos para conquistá-los, e estimar recursos.
  2. Processo de Organização – A organização visa estabelecer relações formais entre os processos, atividades, pessoas e os recursos disponíveis, para atingir os objetivos propostos no planejamento. Complementa a função de planejamento, tendo em vista que, para atingir os objetivos e metas, as organizações devem preparar uma estrutura interna de modo a se tornarem eficientes no desempenho das tarefas necessárias para o cumprimento da sua missão. A organização incumbe de identificar, organizar, agrupar e integrar as atividades e recursos necessários para se atingir os objetivos.
  3. Processo de Direção – a direção visa influenciar e conduzir o comportamento das pessoas, envolvidas nos processos e atividades, no sentido de unificar e guiar o sentido correto para o atingimento dos objetivos e metas desejadas pela empresa. A direção refere-se ao ato de conduzir, coordenar e liderar as pessoas da empresa na execução das atividades planejadas e organizadas para o atingimento do objetivo proposto.
  4. Processo de Controle – O controle busca fazer a comparação do desempenho atual com padrões previamente estabelecidos, apontando eventuais desvios e as ações corretivas aplicáveis. Mais que buscar culpados, pretende definir ações necessárias para corrigir os desvios e evitá-los no futuro. Envolve implantar ações corretivas para assegurar o cumprimento dos objetivos planejados. O controle é um processo muito importante da gestão, a final não se gerencia o que não se controla. “O que não se mede, não se gerencia”. Peter Drucker.

Funções da Gestão Empresarial

A função da gestão de segurança é a de interpretar os objetivos estratégicos da empresa e transformá-los em ações empresariais no tocante a segurança da organização e de seus negócios. Envolve ações de definir objetivos, de planejar metas, organizar recursos, liderar pessoas e controlar resultados para que tudo saia como planejado.

A funções da gestão da segurança compete liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da segurança. Envolve dez grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar, treinar, avaliar e monitorar.

Sistema de Gestão de Segurança

Para atingir seus objetivos a gestão de segurança faz uso de diversos recursos como: estrutura organizacional, programas, politicas, planos, processos e operações de segurança, que formam o Sistema de Gestão de Segurança.

O Sistema de Gestão de Segurança (SGS) refere-se a sistemas abrangentes concebidos para gerenciar os processos e operações da segurança de uma organização.

O Sistema de Gestão de Segurança tem por objetivo planejar, organizar, padronizar, integrar, controlar e sistematizar, o gerenciamento da segurança da organização, visando obter resultados (bens ou serviços) com a participação de pessoas.

O SGS busca organizar, integrar e padronizar os meios e os processos de gestão, implementando metodologias e ferramentas de gestão para que as ações e operações da segurança ocorram de forma controlada, integrada, monitorada e em constante melhoria.

Quero saber mais sobre Sistema de Gestão de Segurança

Principais Objetivos da Gestão de Segurança

  • Definir e alinhar os objetivos das operações de segurança com a expectativa das equipes;;
  • Definir estratégias de ação e recursos para atingimento do objetivos de segurança;
  • Organizar e estruturar a segurança da organização;
  • Justificar e propiciar investimento adequados na segurança;
  • Propiciar a elaboração de programas, planos e procedimentos de segurança;
  • Motivar os colaboradores em direção aos objetivos;
  • Monitorar desempenhos individuais e coletivos;
  • Garantir o atingimento dos objetivos das operações de segurança.

Estrutura do Sistema de Gestão de Segurança

Para o bom funcionamento da gestão de segurança, o gestor de segurança deve ser capaz de implementar uma estrutura de gestão que possa estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e melhorar o sistema de gestão e as operações de segurança. A estrutura deve fornecer os princípios, metodologias, processos, requisitos e meios para o sistema de gerenciamento de segurança.

A abordagem do Sistema de Gestão de Segurança deve incentivar a organização a analisar os requisitos organizacionais e dos stakeholders e definir os processos que contribuam para o sucesso da organização. Deve fornecer uma base para estabelecer as políticas e objetivos de segurança, assim como, estabelecer planos e procedimentos para alcançar os resultados desejados.

A abordagem do SGS deverá considerar as políticas locais, cultura, condição social, competitividade, ações ou mudanças que podem influenciar o estado da organização como um todo e seu ambiente. As ações tomadas devem ser apropriadas ao impacto dos problemas potenciais e às obrigações e realidades de recursos da organização.

Importância da Gestão de Segurança

A gestão de segurança eficiente traz benefícios para segurança da organização e para seus diferentes aspectos do negócio: processos, equipe, resultados e até mesmo na percepção do cliente. Um dos principais ganhos é que a boa gestão da segurança permite criar processos bem definidos a partir de uma rotina organizada, otimizada, produtiva e motivadora.

A qualidade da gestão influencia diretamente na qualidade dos serviços prestados pela segurança, Quando isso ocorre, a consequência direta é o aumento da produtividade da equipe, o que, por sua vez, impacta na solidez do negócio da organização.

“Uma boa administração é a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas que todos querem trabalhar e lidar com eles”. Paul Hawken.

Sugestão de Leitura

Se você deseja aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a gestão de segurança privada, e tornar-se um gestor de segurança diferenciado no mercado, sugiro a leitura do meu Livro Gestão de Segurança Privada – conceitos, definições, métodos e sistema de gestão. Ele Apresenta um Modelo de Estrutura de Gestão para Segurança Privada baseado em padrões internacionais e IS 9000. aborda o principais conceitos, metodologias, processos e práticas da gestão empresarial aplicáveis a gestão da segurança privada.

Quero saber mais sobre o Livro

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Gestão de Operações de Segurança: O que é, Principais Funções

Arquitetura de Segurança: O que é, Conceitos, Propósito, Componentes

Auditoria de Segurança: O que é, O que faz, Tipos e Como fazer

Planejamento de Segurança: O que é, Elementos, Como fazer

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (16 de agosto de 2022). O que é Gestão de Segurança? Quais suas Funções e Processos. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/o-que-e-gestao-de-seguranca-quais-suas-funcoes-e-processos/ – Acessado em (inserir data do acesso)

Referencia Bibliográfica

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISSO 9001:2008. Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos: apresentação Rio de Janeiro: ABNT, 2018

OLIVEIRA, Luís Martins de; PEREZ JR, José Hernandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria estratégica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.