- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Plano de Contingência de Segurança: Descubra O que é e os 7 Passos Elaborar um Plano Eficaz

Descubra como proteger sua organização de crises e eventos adversos com um bom Plano de Contingência de Segurança. Saiba por que é essencial e como elaborar.

Um Plano de Contingência de Segurança (PCS) é um documento formal da organização que descreve os procedimentos e medidas a serem seguidos em resposta a eventos adversos, emergências ou crise relacionados à segurança de uma organização.

Você já parou para pensar no que aconteceria se a segurança da sua organização fosse comprometida? Em um mundo onde ameaças cibernéticas, desastres naturais, alto índice de criminalidade e outras situações adversas são cada vez mais comuns, a importância de um Plano de Contingência de Segurança se torna inquestionável.

Imagine o caos que uma falha na segurança poderia causar: desde interrupções nas operações comerciais até danos irreparáveis aos ativos da empresa, o risco é real e está sempre presente. É nesse contexto que a elaboração de um Plano de Contingência de Segurança, se torna necessário.

Neste artigo, abordaremos os Planos de Contingência de Segurança, explorando o que são, por que são essenciais e como você pode elaborar um plano eficaz para proteger sua organização. Prepare-se para descobrir as melhores práticas, os passos cruciais e as estratégias vitais para garantir a segurança e a continuidade das operações diante de qualquer imprevisto.

Por José Sergio Marcondes – Postado 20/09/2022 atualizado 11/04/2024

O que é um Plano de Contingência de Segurança?

Um Plano de Contingência de Segurança (PCS) é um documento formal da organização que descreve os procedimentos e medidas a serem seguidos em resposta a eventos adversos, emergências ou crise relacionados à segurança de uma organização.

O PCS é projetado para garantir a segurança de pessoas, instalações, operações e ativos de uma organização em situações adversas e crises. Este tipo de plano é particularmente importante em organizações onde a segurança é uma prioridade, como empresas, instituições governamentais, escolas, hospitais, entre outros

O Plano de Contingência de Segurança busca garantir a pronta resposta da segurança para os casos ocorrências de eventos indesejáveis e danosos aos interesses da organização. É um conjunto de procedimentos alternativos para serem colocados em prática quando o estado de segurança da organização foge à normalidade.

Importância do Plano de Contingência de Segurança

Os riscos de segurança devem ser identificados, avaliados e tratados, não apenas com a intenção de evitar sua ocorrência, mas também considerando a possibilidade de que ocorram, por meio de planos de contingência. Neste contexto, o Planejamento de Contingência de Segurança é essencial para diminuir o impacto de qualquer risco de segurança indesejado e para ajudar a preparar respostas adequadas contra esses riscos.

Além disso, o PCS facilita a integração e coordenação com outros departamentos da empresa e autoridades da Segurança Pública no planejamento de ações de emergência conjuntas. O Plano de Contingência de Segurança permite a execução de um conjunto de procedimentos e ações básicas de resposta que devem ser adotadas para lidar de forma oportuna, adequada e eficaz em caso de incidentes, acidentes, ataques e/ou estados de emergência que possam ocorrer na organização.

A importância do plano de contingência para a organização está diretamente relacionada à possibilidade de a mesma ser atingida por um risco de segurança que venha a prejudicar seu funcionamento normal.

Objetivos do Plano de Contingência de Segurança

O objetivo do Plano de Contingência de Segurança é planejar e descrever a resposta rápida e necessária para o controle de emergências. Isso envolve a avaliação dos diferentes tipos de riscos que potencialmente podem ocorrer, juntamente com uma estratégia de resposta específica para cada um, com alguns objetivos específicos:

  1. Estabelecer e formalizar procedimentos para ações a serem seguidas no caso da concretização do risco;
  2. Otimizar o uso de recursos humanos, tecnológicos e materiais disponíveis;
  3. Padronizar as ações de emergência para facilitar sua compreensão e implementação; e
  4. Orientar e agilizar a contenção das consequências da concretização de um risco de segurança.

7 Passos Básicos para Elaboração de um Plano de Contingência

Um modelo básico de plano de contingência inclui as sete etapas a seguir:

  1. Declaração da Política de Contingência – Diretrizes que fornecem o esboço e a autorização para desenvolver um plano de contingência de segurança.
  2. Análise de Impacto nos Negócios – Identificação dos ativos e processos críticos que são essenciais para as funções de negócios da organização.
  3. Adoção de Controles de Segurança – Medidas preventivas para garantir a segurança dos ativos e processos críticos.
  4. Estratégias de Contingência – Estratégia de segurança que responderá a eventos indesejados.
  5. Plano de Contingência – Plano de ação que contém as orientações e procedimentos para lidar com a ocorrência em curso. Esses planos detalhados devem ser adaptados ao nível de impacto de segurança e aos requisitos de recuperação do controle da situação.
  6. Testes, Treinamentos e Exercícios – Os testes do plano validam os recursos de recuperação, o treinamento prepara a equipe de recuperação para a ativação do plano, e o exercício do plano identifica as lacunas no planejamento. Combinadas, essas atividades melhoram a eficácia do plano e a preparação geral da organização.
  7. Atualização – O plano de contingência de segurança deve ser atualizado regularmente para se manter em conformidade com as melhores práticas de segurança e para refletir mudanças internas e externas.

Outros Elementos-chave de um Plano de Contingência

De acordo com as normas nacionais e internacionais vigentes, as seguintes atividades também são recomendadas para a elaboração do plano de contingência:

  1. Avaliação de Risco: Esta etapa examina os riscos, ameaças e vulnerabilidades internas e externas para a organização e seus ativos. Também analisa a probabilidade de ocorrência, a gravidade e o impacto potencial para a organização, bem como os efeitos financeiros e operacionais. O planejamento de contingência de melhores práticas inclui a realização de uma Análise de Impacto nos Negócios (BIA) e avaliação de risco para identificar os principais riscos e medidas preventivas e estratégias para lidar com eles.
  2. Treinamento de Conscientização: As informações sobre os planos de contingência e demais modalidades de planos são divulgadas aos colaboradores, dirigentes da empresa, clientes e stakeholders externos.
  3. Revisão e Auditoria: Isso garante que o plano seja examinado periodicamente para verificar sua consistência com as práticas atuais de negócios e tecnologia, bem como a precisão dos dados de contato. As auditorias periódicas garantem o alinhamento com os controles, normas e regulamentações aplicáveis.
  4. Melhoria Contínua: Revisar regularmente o plano pode ajudar a garantir que ele atenda às necessidades operacionais da organização.
Plano de Contingência de Segurança: Descubra O que é e os 7 Passos Elaborar um Plano Eficaz

Exemplos de Plano de Contingência de Segurança

  1. Plano de Contingência para Falta de Energia Elétrica ou de Água: Este plano se aplica a situações em que a organização enfrenta interrupções no fornecimento de energia elétrica ou de água.
  2. Plano de Contingência para Falhas em Sistemas de Comunicação: É aplicado quando há falhas nos sistemas de comunicação da organização.
  3. Planejamento de Contingência para Ataques Virtuais: aplicado para proteger os sistemas de TI contra-ataques cibernéticos.
  4. Plano de Contingência para Acidentes de Trabalho: Este plano é utilizado para garantir a segurança dos funcionários e resposta eficaz a acidentes.
  5. Plano de Contingência para Invasões e Assaltos: Este plano é aplicado para proteger instalações e funcionários contra invasões.
  6. Planejamento de Contingência para Greves e Paralisações: Aplicação: Este plano é aplicado para manter a continuidade das operações durante greves.

E-book sobre Plano de Contingência Empresarial

Conheça nosso E-book sobre Plano de Contingência Empresarial: Um Guia Completo sobre Plano de Contingência e descubra como preparar sua organização para enfrentar qualquer desafio com segurança e eficiência!

Quero saber mais sobre o e-book

Conclusão

Em síntese, a elaboração de um Plano de Contingência de Segurança é mais do que uma medida preventiva; é uma necessidade estratégica para proteger sua organização diante de ameaças imprevistas. Ao longo deste artigo, exploramos a definição do PCS, sua importância na mitigação de perdas e danos, os objetivos fundamentais e os passos cruciais para sua criação.

Ao implementar um PCS, você está preparando sua empresa para agir com eficácia diante de situações adversas, garantindo a segurança de pessoas, ativos e a continuidade das operações. Portanto, não deixe de investir tempo e recursos na elaboração e atualização constante deste documento essencial.

Quer saber mais sobre como lidar com crises de forma eficiente? Em nosso próximo artigo, “Gestão de Crises: O que é, Importância, Objetivos, Exemplos de Sucesso e Como fazer“, vamos

Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!

Um forte abraço e votos de sucesso!

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.

Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.

Faça parte da nossa comunidade!

Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!

Junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Plano de Segurança: O que é, Conceitos e Como Fazer

Risco de Segurança: O que é: Tipos e Exemplos de Riscos de Segurança

Gerenciamento de Riscos: O que é? Conceitos, Objetivos e Processos.

Gestão de Continuidade de Negócios: Conceitos, Programa de Gestão.

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (20 de setembro de 2022). Plano de Contingência de Segurança: O que é? Como elaborar? Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/plano-de-contingencia-de-seguranca-o-que-e-7-passos-elaborar/ – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.