- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Gerenciamento de Riscos de Segurança: O que é, seus Processos

Gerenciamento de Riscos de Segurança refere-se ao conjunto de atividades coordenadas, dedicadas ao estabelecimento de estratégias de segurança, criadas para identificar e administrar eventos que possam afetar a organização negativamente, minimizando situações adversas, garantindo, dessa forma, o alcance dos objetivos institucionais nos níveis: estratégicos, táticos e operacionais.

O processo de gerenciamento de riscos de segurança retrata o esforço organizacional na adoção de medidas para que as atividades realizadas sejam executadas de maneira a garantir a conquista dos objetivos de segurança e os institucionais.

A implementação e o desenvolvimento da gestão de riscos de segurança em uma organização representa um processo de aprendizagem que se inicia com a conscientização sobre sua importância e desenrola-se com o estabelecimento de práticas e estruturas necessárias para a efetivação do gerenciamento de riscos.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 04/10/2022

O que é Gerenciamento de Riscos de Segurança

Gerenciamento de Riscos de Segurança pode ser definido como um conjunto de atividades coordenadas, dedicadas ao estabelecimento de estratégias de segurança, criadas para identificar e administrar riscos que possam afetar a organização negativamente, minimizando situações adversas, garantindo, dessa forma, o alcance dos objetivos institucionais nos níveis: estratégicos, táticos e operacionais.

O Gerenciamento de Riscos de Segurança é um processo contínuo de identificação análise, avaliação, tratamento e monitoramento de riscos de segurança. Onde risco é tido como a probabilidade de que ameaças explorem vulnerabilidades de segurança existentes e atinjam ativos valiosos, causando prejuízo e danos a organização.

O gerenciamento de riscos de segurança fornece um meio de entender melhor a natureza das ameaças de segurança e sua interação em nível organizacional, departamental, e em operações e processos.

O gerenciamento de riscos de segurança é um processo característico da moderna governança corporativa e está estreitamente ligado ao princípio da eficiência organizacional, o impõe aos gestores a utilização adequada dos recursos disponíveis.

Quero saber mais sobre definições e conceitos de Risco de Segurança

Processos/ Etapas do Gerenciamento de Riscos de Segurança

O termo processo pode ser entendido como uma sequência de atividades iniciadas a partir de uma demanda, com a intenção de produzir resultado. Trata-se da aplicação sistemática de políticas, procedimentos e práticas de gestão para as atividades de comunicação, consulta, estabelecimento do contexto e da identificação, análise, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos.

Convém que o processo de gerenciamento de riscos de segurança seja parte integrante da gestão organizacional e da tomada de decisão, e seja integrado na estrutura, operações e processos da organização. Podendo ser aplicado nos níveis estratégico, tático e operacional.

O gerenciamento de riscos de segurança pode ser dividido em cinco processos básicos ou etapas:

  1. Comunicação e Consulta – Consiste na manutenção de fluxo constante de comunicação, podendo ser tanto informativa quanto consultiva, entre as partes interessadas durante todas as fases do processo de gestão de riscos, sendo realizada de maneira clara e objetiva, atendendo às boas práticas de governança. Conforme se observa, a comunicação é fator preponderante ao gerenciamento de riscos e permeia todo o processo, em todas as fases.
  2. Escopo, Critérios, Contexto – Estabelecer o contexto significa conhecer a instituição, suas metas e o ambiente em que realiza suas atividades, de modo a identificar fatores que tenham o condão de influenciar no alcance dos resultados. Refere-se, ainda, à definição do projeto, do processo de trabalho ou da atividade que terão os próprios riscos geridos, assim como à indicação dos parâmetros a serem considerados no gerenciamento de riscos.
  3. Processo de Avaliação dos Riscos – é processo global de identificação, análise e avaliação de riscos;
  4. Tratamento dos Riscos – o tratamento dos riscos envolve: formular, selecionar, planejar e implementar medidas de tratamento de riscos avaliados;
  5. Monitoramento do tratamento e Revisão Crítica – tem o propósito de assegurar que os tratamentos dispensados aos riscos estão sendo efetivos (eficaz e eficientes); Inclui a coleta, análise de dados e informações e a medição de desempenho.
gerenciamento de riscos de segurança

Política de Gerenciamento de Riscos de Segurança

Conforme orientações contidas na Norma ABNT NBR ISO 31000, o gerenciamento de riscos de segurança deve ser precedido da definição de uma estrutura de suporte à gestão de riscos, que envolve basicamente: definição de política interna, atribuição de responsabilidades, desenhos do processo de gestão de riscos, alocação de recursos necessários (pessoas, processos, tecnologia da informação), estabelecimento de meios de divulgação do conhecimento gerado e de comunicação com partes envolvidas e interessadas.

O Sistema de Gestão de Riscos de Segurança deve ser suportado por uma Política de Gestão de Riscos forte, e por um processo de gerenciamento, que engloba o estabelecimento do contexto, a identificação, análise, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos identificados.

A política de gestão de riscos tem como propósito o estabelecimento de princípios, conceitos, diretrizes, estrutura de governança, responsabilidades e controles internos da gestão, a serem observados de forma a possibilitar a identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos, incorporando sua cultura à tomada de decisão, contribuindo, assim, para o aprimoramento da governança institucional.

Tipos e Aplicações do Gerenciamento de Risco de Segurança

O gerenciamento de Risco de Segurança pode ser aplicado na organização sob diversos focos e objetivos para gerenciar:

  • Riscos de Segurança Corporativa;
  • Risco de Segurança Empresarial;
  • Riscos de Segurança da Informação;
  • Riscos de Segurança de TI
  • Riscos de Segurança do Trabalho e
  • Riscos de Segurança Patrimonial
  • Riscos de Segurança de Operações, Processos e Atividades; e
  • Riscos de Segurança Pessoal.

Você Gostou do Artigo?

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a Segurança privada e Gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando o desenvolvimento profissional de forma que possam obter sucesso nas suas carreiras.

Se você gostou do artigo compartilhe nas redes sociais com seus colegas, lembre-se de que a interação e troca de aprendizados entre as pessoas é o que permite o desenvolvimento profissional e pessoal de ambas as partes, uma categoria profissional apenas se tornar forte quando a maioria dos seus integrantes adquirem um nível de conhecimento adequado e reconhecido pela sociedade.

Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim, e se inscreve-se na nossa Newsletter cadastrando seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!


José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Gerenciamento de Segurança: O que é, Objetivos e Funções

O que é Gestão de Segurança? Quais suas Funções e Processos

Risco de Segurança: O que é: Tipos e Exemplos de Riscos de Segurança

Planejamento de Segurança: O que é, Elementos, Como fazer

Controles de Segurança: O que são, Funções, Tipos e Exemplos

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (04 de outubro de 2022). Gerenciamento de Riscos de Segurança: O que é, seus Processos. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/gerenciamento-de-riscos-de-seguranca-o-que-e-seus-processos/– Acessado em (inserir data do acesso).

Referencias Bibliográficas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 31000. Gestão de riscos: princípios e diretrizes. Rio de Janeiro, 2009.

COMMITTEE OF SPONSORING ORGANIZATIONS OF THE TREADWAY COMMISSION. Enterprise Risk Management: integrated framework: executive summary. New York

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.