- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Estratégia de Segurança: O que é, Objetivos, Importância

Estratégia de Segurança (ES) é um conjunto de ações estratégicas da organização relacionadas a área de segurança, envolve políticas, planos, projetos, métodos, operações ou estratagemas usados para alcançar objetivos ou resultados específicos. Visa integrar e direcionar as operações de segurança, alocando e utilizando recursos escassos dentro do ambiente organizacional para atender aos objetivos estratégicos da organização.

A estratégia de segurança pode ser definida como “uma direção geral definida pela organização no que refere a segurança e seus vários componentes para alcançar um estado desejado no futuro”. A estratégia resulta do processo de planejamento detalhado do que se pretende na organização com relação a segurança.

Ter uma boa estratégia de segurança implementada pode fornecer ao gestor, ao seu departamento de segurança e à organização uma série de benefícios (sobrepostos).

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 31/05/2022

Significado de Estratégia

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

Na sua origem estratégia estava estritamente relacionada com a arte de fazer guerra de um líder militar, como um general, por exemplo. Mais tarde, passou a ser mais abrangente, sendo que atualmente a estratégia está relacionada com a vertente militar, econômica, empresarial, psicológica e política.

Por sua vez, a palavra segurança, no contexto de proteger, refere-se ao ato de defender; afastar algo ou alguém de uma ameaça ou perigo; abrigar-se do mal; resguardar-se; procurar mecanismos de defesa da vida e de seus direitos. Implica minimizar ou eliminar qualquer tipo de risco a vida e/ou a propriedade.

Para atender a suas necessidades de segurança as organizações lançam mão de estratégias de segurança com intuito de potencializar o processo de gestão da segurança e suas operações.

Quero saber mais sobre Segurança Empresarial

Estratégia Empresarial

Estratégia empresarial são ações de direcionamentos planejadas e adotadas pela empresa para ganhar vantagem competitiva frente ao seu cenário de atuação, visa potencializar suas capacidades a fim de atingir objetivos organizações de longo prazo. 

As decisões estratégicas são aquelas que são fundamentais para o futuro da organização, por exemplo:

  • seus objetivos de longo prazo;
  • como a organização pretende atuar no mercado;
  • como obter vantagem competitiva;
  • escopo da organização e seus seus produtos/serviços;
  • etc.

A estratégia empresarial geralmente é dividida em três níveis:

  • Estratégia Corporativa: está relacionada ao propósito geral de toda a organização. Conjunto de ações que uma empresa usará para obter vantagens competitivas no setor em que atua;
  • Estratégia de Negócios: está relacionada a uma estratégia de unidade de negócios individual, por exemplo, estratégia de uma divisão ou empresa subsidiária;
  • Estratégia Operacional: (estratégia funcional) está relacionada em como os departamentos entregarão a estratégia corporativa. São as estratégias departamentais adotadas para possibilitar que a empresa atinja seus objetivos estratégicos.

Nesse contexto, uma estratégia de segurança é uma estratégia operacional ou funcional, concedida para orientar as ações da segurança, e seu objetivo principal é auxiliar a organização na implementação de seu planejamento estratégico.

Quero saber mais sobre Estratégia Empresarial

Estratégia de Segurança

Estratégia de Segurança (ES) é um conjunto de ações estratégicas da organização relacionadas a área de segurança, envolve planos, métodos, operações ou estratagemas usados para alcançar objetivos ou resultados específicos. A ES visa potencializar a capacidade de defesa da organização. Está relacionada as ações engenhosas que os gestores de segurança adotam para atingir um ou mais objetivos de segurança da organização.

A estratégia de segurança pode ser definida como “uma direção geral definida pela organização no que refere a segurança e seus vários componentes para alcançar um estado desejado no futuro. A estratégia resulta do processo de planejamento detalhado do que se pretende na organização em relação a segurança.

Uma estratégia de segurança tem tudo a ver com integrar e direcionar as operações de segurança, alocando e utilizando recursos escassos dentro do ambiente organizacional para atender aos objetivos estratégicos da organização.

A estratégia de segurança estabelece um roteiro bem definido para o departamento de segurança da organização. Ela define a missão, visão e direção para segurança da organização a longo prazo. A estratégia, em suma, preenche a lacuna entre “onde estamos” e “onde queremos estar”, nas questões de segurança da organização.

Peças de xadrez como alusão a estratégia de segurança

Objetivo da Estratégia de Segurança

O objetivo de uma estratégia de segurança é maximizar os pontos fortes de uma organização e minimizar os pontos fortes dos concorrentes, e proteger a organizações contra ameaças reais ou potenciais. Visa direcionar o Departamento de Segurança para o aproveitamento dos recursos disponíveis, e a orientar um caminho a seguir, perante aos diferentes desafios e objetivos presentes.

A estratégia de segurança deve ter como objetivo promover uma cultura de segurança, com ações estratégicas voltadas para prevenção, detecção e correção de violações de segurança, com base nos princípios legais, na missão, visão e objetivos da organização, adotando as melhores práticas de segurança da atualidade.

Estratégia de Segurança versus Políticas e Planos

Os termos estratégia, política e plano são frequentemente usados de forma intercambiável e, portanto, é importante esclarecer seus significados antecipadamente.

  • Uma política de segurança é o ponto de vista de uma organização sobre um assunto que documenta como ele irá ser tratado na organização. São um conjunto de diretrizes de segurança que condicionará a ações estratégia, ações e operações de segurança;
  • Uma estratégia de segurança documenta a direção de longo prazo. Envolve estratagemas para alcançar objetivos ou resultados específicos de longo prazo. Definição missão e visão para função de segurança.
  • Um plano de segurança documenta as ações planejadas e necessárias para atingir um resultado desejado.

Por que a Estratégia de Segurança é Importante?

Sem uma estratégia de segurança, muitas vezes, não fica claro como a função de segurança contribui para os objetivos gerais da organização. Condição que acaba, por muitas vezes, desmerecendo a importância da segurança para a organização e seus objetivos, influenciado na alocação de recursos e na delegação de autoridade.

Uma boa estratégia de segurança ligada diretamente a função de segurança à estratégia corporativa da organização, fortalecendo a importância da função de segurança para os interesses estratégicos e lucrativos da empresa. Isso é tão importante para a equipe de segurança quanto para outras pessoas na organização que recebem, por meio da estratégia, insights sobre por que a segurança é importante e como ela agrega valor para a organização.

Uma boa estratégia de segurança ajuda uma organização a ter um bom gerenciamento de segurança e, de fato, uma boa governança corporativa da organização. Portanto, desenvolver uma boa estratégia e aprender a melhor forma de implementá-la é crucial para uma segurança bem-sucedida e bons negócios.

A importância da estratégia de segurança está relacionada com sua capacidade de otimizar os esforços e recursos disponíveis, direcionando-os assertivamente aos objetivos pretendidos. Além do mais, ela funciona como um agente motivador para equipe, uma vez que elucida a missão, visão e objetivos do departamento de segurança, frente as necessidades de segurança da organização.

A ES é importante uma vez que permite assegurar que a segurança da organização está alinhada com os objetivos e interesses da empresa. Ela serve como fator direcionador e motivador para as operações de segurança.

Quero saber mais sobre Operações de Segurança

Benefícios de ter uma Estratégia de Segurança

Ter uma boa estratégia de segurança implementada pode fornecer a você, ao seu departamento de segurança e à organização uma série de benefícios (sobrepostos). Uma estratégia de segurança pode:

  • Fornecer às partes interessadas, incluindo alta administração, acionistas, funcionários e parceiros, uma compreensão clara de qual é a função da segurança na organização;
  • Facilitar o contato com a alta direção da organização e incentivar o apoio aos programas de segurança.
  • Ajuda no alinhamento da função de segurança com as prioridades do negócio para obter vantagem competitiva;
  • Permitir que os funcionários, e principalmente os gerentes de outros departamentos, entendam melhor por que a segurança é importante e como ela pode agregar valor ao seus departamentos;
  • Oferecer uma estrutura para orientar a direção e o foco operações de segurança;
  • Auxiliar no planejamento orçamentário e direcionamento de investimentos;
  • Fornecer subsídios para revisar o desempenho da função de segurança;
  • Fornece orientações e requisitos para o Sistema de Gestão da Segurança;
  • Entre outros.

De um Up na sua carreira profissional com o livro Gestor de Segurança Privada

Quero saber mais sobre o livro Gestor de Segurança Privada

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Contramedidas de Segurança: O que é, Para que serve e Tipos

Operações de Segurança Privada: O que são? Quais os Tipos?

Plano de Segurança: O que é, Conceitos e Como Fazer

Procedimento de Segurança: O que é, Para que Serve, Conteúdo

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (31 de maio de 2022). Estratégia de Segurança: O que é, Objetivos, Importância. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/estrategia-de-seguranca-o-que-e-objetivos-importancia/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Gabriel!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Olá Marcelo Thomaz !
    Fico muito feliz em saber que os meus artigos estão sendo úteis para você. Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  3. Parabéns Sérgio Marcondes, sigo seu blog à alguns anos e faço parte de seu grupo de whatsapp, seus artigos sempre estão tirando minhas dúvidas quanto ao meu planejamento de SP, trabalho na área de SP a mais de 25 anos e procuro sempre novos conhecimentos e vc sempre me trás muitas fontes, meu obrigado!

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.