- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Operações de Segurança Privada: O que são? Quais os Tipos?

A segurança é um tema cada vez mais relevante em nossas vidas. Com o aumento da violência e da criminalidade, é preciso estar atento às medidas de prevenção e proteção. Nesse sentido, as operações de segurança privada se tornam uma alternativa viável e importante para garantir a tranquilidade e a segurança de pessoas, numerários, bens e valores.

Com profissionais altamente capacitados e treinados, as empresas de segurança privada oferecem serviços que vão desde a proteção patrimonial até a segurança pessoal. Mas afinal, o que são as operações de segurança privada? Como elas são realizadas e qual é a importância dessas ações? Neste artigo, vou responder essas e outras perguntas!

Se você está interessado em saber como a segurança privada pode ajudar a proteger seus bens e garantir a tranquilidade de sua empresa ou de sua residência, continue lendo e descubra as principais informações sobre as operações de segurança privada.

Por José Sergio Marcondes – Postado 19/04/2022 – Atualizado 30/03/2023

Programas de Segurança

Para atingir os objetivos de proteção ideal os gestores de segurança devem operar programas de segurança bem formulados e adequados as necessidades especificas. Os programas de Segurança são um conjunto de políticas, planos, projetos, procedimentos, e operações de segurança, aplicados de forma coordenada para alcançar uma estratégia de segurança, ou seja, colocar em prática um conjunto de ações que visam atingir os objetivos de proteção.

Os objetivos de projeto pode ser a salvaguarda de pessoas, informações, bens, numerários e valores. As operações de segurança, portanto, são os processos pelos quais os objetivos de proteção são alcançados.

O que são Operações de Segurança Privada?

As operações de segurança são um conjunto de ações desenvolvidos pela segurança privada em diferentes ocasiões que, ao final, contribuem para a proteção e salvaguarda de pessoas, áreas, edificações, bens e valores.

Compreende-se como operações de segurança o conjunto de ações de segurança que necessitem de mobilização de recursos humanos e materiais, executadas de forma planejada, dirigida, organizada, coordenada, monitorada e controlada, em ocasiões programadas ou em situações de emergência.

São as operações de segurança que possibilitam a entrega dos serviços de segurança aos clientes internos e externos, e a manutenção da ordem e da segurança na organização. As operações de segurança normalmente possuem diferentes objetivos e também utilizam diferentes recursos para que se possa chegar a um resultado desejado.

Os objetivos das operações de segurança são geralmente baseados na política de segurança da organização e definidos no planejamento de cada operação. Eles são geralmente específicos e orientadas por meio de planos de segurança.

Quero saber mais sobre Plano de segurança

Operações de Segurança Privada

Quais são os tipos de operações de segurança:

No Brasil as Operações de Segurança Privada são reguladas pela LEI Nº 7.102, DE 20 DE JUNHO DE 1983, Decreto Federal Nº 89.056, DE 24 DE NOVEMBRO 1983 e PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012. A legislação atual permite que a Segurança Privada execute atividades de segurança que se enquadrem nos grupos de operações a seguir:

  1. Operações de Vigilância Patrimonial – são operações de segurança exercidas dentro dos limites dos estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio no local, ou nos eventos sociais;
  2. Operações de Transporte de Valores – são operações de segurança voltadas para transporte e proteção de numerário, bens ou valores, mediante a utilização de veículos, comuns ou especiais;
  3. Operações de Escolta Armada – são operações de segurança que visam garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valores, em vias terrestres, áreas ou fluviais;
  4. Operações de Segurança Pessoal – são operações de segurança exercidas com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas contra atos criminosos os comportamentos antissociais.

Quero saber mais sobre Segurança Privada

Qual finalidade das operações de segurança?

A finalidade das operações segurança estão relacionadas a medidas de segurança preventiva e de pronta-resposta, de forma ordenada e organizada, seguindo os princípios da dissuasão, inviabilização, detecção e pronta resposta a ameaças potenciais:

  1. Dissuasão: refere-se à capacidade das operações de induzir um agressor a desistir de sua intenção criminosa, por meio de ações planejadas e executadas de forma que impeçam ou dificulte seu acesso ao bem protegido, a ponto de fazê-lo repensar a viabilidade da sua ação criminosa, levando-o a desistir da intenção;
  2. Inviabilização: é a capacidade das operações de tornar difícil e até inviável o acesso do invasor ao bem protegido. Para tornar essa inviabilização consistente são usadas técnicas de defesa em profundidade, onde são utilizadas diversas barreiras de segurança entre o perímetro de segurança e o bem a ser protegido;
  3. Detecção: refere-se à capacidade das operações de segurança em detectar tentativas de violações do sistema de segurança em tempo hábil para adoção de medidas de pronta resposta. A detecção da intenção criminosa em sua faze inicial permite a ação da equipe de pronta resposta e sua interrupção/contenção;
  4. Pronta Resposta: refere-se aos procedimentos e ações para responder e conter a uma violação de segurança. Como a proteção total é quase impossível de alcançar, um programa de segurança deve sempre prever operações de pronta resposta.

Quero saber mais sobre Segurança Preventiva

O que direciona as operações de segurança?

Os principais fatores que direcionam as operações de segurança são:

  1. Prevenção de Perdas: As operações de segurança, quando bem planejadas e operadas, podem reduzir perdas para uma organização que, por sua vez, compensará o custo aparente dos serviços de segurança;
  2. Mitigação de Riscos: o ato de planejar as operações de segurança permite a organização identificar vulnerabilidades e ameaças, assim como, identificar e avaliar os riscos potenciais, visando sua mitigação.
  3. Combate a Atos Antissociais: O comportamento antissocial é caracterizado pelo desprezo ou transgressão de normas, comportamento ilegal ou atos violentos, e podem ser dissuadidos pela simples presença das operações de segurança.
  4. Requisito Contratual: algumas organizações geralmente são obrigadas a possuir serviços de segurança em função de cláusulas contratuais, políticas especificas, requisitos legais de seguros.

Quero saber mais obre Identificação, Análise e Avaliação de Riscos

Circunstancias das Operações de Segurança

Com relação as circunstancias de execução elas podem ser rotineiras, aleatórios, emergências ou pontuais:

  • Operações Rotineiras: são aquelas que fazem parte da rotina da segurança da organização, são realizadas regularmente. Exemplo: operações de controle de acesso, operações de averiguações etc.;
  • Operações Eventuais: são aquelas operações que ocorrem em função de eventos especifico e não rotineiros. Exemplo: operação para segurança de uma autoridade em visita a empresa;
  • Operações Emergenciais: são aquelas que são deflagradas para atender uma situação emergência, que pode ser uma tentativa de assalto ou um princípio de incêndio, por exemplo.

Exemplos de operações de segurança:

  • Operações de Controle de Acesso: refere-se aos processos de segurança realizadas em postos de controle com o propósito de impedir o acesso de pessoas não autorizadas a uma área, local ou bem protegido, assim como, gerenciar os acessos permitidos de pessoas, bens e objetos a esses ambientes.
  • Operações de Vigilância Patrimonial: refere-se aos processos de vigilância realizados em postos de segurança ou rondas de segurança, com intuito de identificar e tratar os descumprimentos de normas, atitudes suspeitas, atos antissociais e outras situações de perigo/ameaça, que coloque em risco a segurança da organização/operação.
  • Operações de Averiguações: operação realizada com o objetivo de averiguar uma situação de risco ou ato suspeito, visando à constatação do grau de tranquilidade desejável.
  • Operações de Controle de Trânsito: são o conjunto de ações coordenadas da segurança visando garantir as condições de segurança e fluidez do tráfego de veículos, ou disciplinar o público no cumprimento e respeito às regras e normas de trânsito.
  • Operações de Busca: Operação realizada com intuito de localizar e deter invasores.
  • Operações de Intervenção: ação sobre uma ocorrência em curso ou prestes a ocorrer com intuito de estabelecer o controle da situação. A intervenção é operação delicada e complexa a ser adotada pela segurança. Ela exige preparo e firmeza, requer bom senso, o equilíbrio emocional e preparo técnico.

Qual a importância das Operações de Segurança Privada?

As operações de segurança privada são importantes para garantir a proteção de pessoas e bens, principalmente em situações em que a segurança pública não é suficiente para atender às demandas da sociedade. Dessa forma, a segurança privada complementa a atuação das forças de segurança pública e ajuda a prevenir crimes, reduzir perdas e garantir a tranquilidade e a segurança da população.

Além disso, as empresas de segurança privada são responsáveis por gerenciar riscos e identificar possíveis ameaças, o que permite que seus clientes tomem medidas preventivas e adotem estratégias de segurança adequadas para reduzir a possibilidade de ocorrência de violações de segurança. Isso inclui a adoção de medidas de segurança física, tecnológica e de gestão de pessoas, que ajudam a minimizar riscos e aumentar a proteção de bens e pessoas.

Outra importância das operações de segurança privada está relacionada à geração de empregos e ao desenvolvimento econômico. A segurança privada é uma atividade importante para a economia brasileira, gerando empregos diretos e indiretos, além de contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas que utilizam seus serviços.

Por fim, as operações de segurança privada também são importantes para a sociedade em termos de prevenção de violência e de redução de custos com segurança. Com a atuação da segurança privada, é possível evitar a ocorrência de crimes e incidentes, o que resulta em economias para as empresas e para o Estado, além de contribuir para a manutenção da ordem e da paz social.

Conclusão

As operações de segurança privada são uma alternativa importante para garantir a proteção e a tranquilidade de pessoas e empresas. Com profissionais capacitados e treinados, as empresas de segurança privada podem oferecer serviços que vão desde a proteção patrimonial até a segurança pessoal. O que são uma maneira eficiente de prevenir a ocorrência de crimes e incidentes, aumentando a sensação de segurança da população.

Se você está interessado aprimorar seus conhecimentos sobre a atividades da segurança privada convido-o a ler o meu artigo sobre rondas de segurança. Lá, você poderá entender melhor como funcionam as rondas de segurança, quais são os benefícios e como elas podem ajudar a manter a segurança de pessoas e organizações.

Você Gostou do Artigo?

Se você gostou do artigo e/ou se ele foi útil para você deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe suas opiniões conosco, contribua para enriquecer o conteúdo do artigo. Sua opinião é muito valiosa!

Aqui no Blog escrevo frequentemente artigos relacionados à Segurança privada e Gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, buscando o desenvolvimento profissional de forma que possam obter sucesso nas suas carreiras. Não perca nenhuma atualização importante!

Inscreva-se na nossa newsletter e outros dos nossos meios de aviso e seja um dos primeiros a saber das novidades.

Obrigado por ter dedicado seu tempo para leitura deste artigo! Espero que ele contribua com seu aprimoramento pessoal e profissional.

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Política de Segurança: O que é, Qual sua Importância, Como criar

Programa de Segurança: O que é? Caraterísticas, Estrutura, Exemplos

Plano de Segurança: O que é, Conceitos e Como Fazer

Ronda de Segurança: O que é? Objetivos e Tipos de Rondas

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (19 de abril de 2022). Operações de Segurança Privada: O que são? Quais os Tipos?. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/operacoes-de-seguranca-privada-o-que/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.