- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Gerenciamento de Segurança: O que é, Objetivos e Funções

O Gerenciamento de Segurança é à ação ou efeito de administrar ou gerenciar a segurança de uma organização. Por meio do gerenciamento busca-se atingir objetivos determinados para segurança. Envolve ações de dirigir, governar, dispor, organizar e por em ordem para conseguir objetivos propostos.

O gerenciamento abrange todos os aspectos da proteção dos ativos de uma organização – incluindo computadores, pessoas, prédios e outros ativos – contra riscos reais ou potenciais. Seu objetivo é fornecer uma base para o desenvolvimento e implementação da estratégia de segurança da organização,

Gerenciar a segurança envolve sistematizar as ações, responsabilidades, demandas, politicas e programas de segurança, integrando os recursos disponíveis. Trata-se de planejar, organizar, dirigir e controlar e aplicar certos princípios e métodos para utilizar e maximizar os recursos disponíveis,

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 07/06/2022

Definição de Segurança

A Segurança é uma disciplina que trata da prevenção de riscos de acidentes e incidentes, bem como da proteção de pessoas e ativos da organização. Tem como objetivo identificar, avaliar e tratar vulnerabilidades e riscos a segurança da organização e de seus ativos.

Um perigo é a propriedade intrínseca ou potencial de um produto, de um processo ou de uma situação nociva, que provoca efeitos adversos na saúde ou causa danos materiais. Os perigos podem ser naturais ou causados pelo homem e geralmente são não intencionais ou sem malícias.

A ameaça refere-se ao indício de acontecimento desfavorável ou maléfico. São geralmente todas feitas pelo homem, envolve um agente de ameaça, que é um indivíduo ou grupo que tem a capacidade e a intenção de prejudicar pessoas ou realizar um ataque contra uma organização ou seus ativos.

A vulnerabilidade na segurança é qualquer deficiência  ou fraqueza capaz de ser explorada por um adversário, que tem como objetivo atingir os ativos protegidos de uma organização.

Por sua vez, risco é o resultado da probabilidade de uma ameaça explorar uma vulnerabilidade de segurança existente, e vir a ocorrer e causar danos ou perdas para uma organização.

Neste contexto, A palavra segurança refere-se ao ato de defender; afastar algo ou alguém de uma ameaça ou perigo; abrigar-se do mal; resguardar-se; procurar mecanismos de defesa da vida e de seus direitos. Implica minimizar ou eliminar qualquer tipo de risco a vida e/ou a propriedade.

No ambiente organizacional, a segurança para atingir seus objetivos requer medidas administrativas visando seu planejamento, organização, aplicação e monitoramento, que se dá por meio do gerenciamento de segurança.

Quero saber mais as Conceituações de Segurança

O que é Gerenciamento?

De forma geral, gerenciamento se refere à ação ou efeito de administrar ou gerenciar um negócio. Através do gerenciamento busca-se atingir objetivos determinados, de um negócio ou operação. Envolve dirigir, governar, dispor, organizar e por em ordem para conseguir objetivos propostos. É uma tarefa que requerer de muita consciência, competência, esforço, recursos e boa vontade.

  • Gerenciamento é ação ou efeito de gerenciar;
  • Gerenciar refere-se ao ato de dirigir (empresa, negócio, departamento, operação, serviço) na condição de gerente.

O gerente é a pessoa que gerencia, é o responsável por mediar a relação entre a direção da empresa e os demais colaboradores, e traduzir as estratégias da empresa (planejamento estratégico) em pequenas tarefas (planejamento tático). Além disso, este profissional coordena as equipes de serviço e operações de segurança, executa e dá ordens a fim de que as tarefas sejam cumpridas de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.

De atuação mais específica que a administração, a gerenciamento trata de setores ou departamentos específicos de uma organização. O papel do gerente segurança é o de gestão da segurança, onde exercer funções bem delimitadas, ou seja, ele cuida somente do departamento de segurança da organização.

O que é Gerenciamento de Segurança?

O Gerenciamento de Segurança é à ação ou efeito de administrar ou gerenciar a segurança de uma organização. Por meio do gerenciamento busca-se atingir objetivos determinados para segurança. Envolve ações de dirigir, governar, dispor, organizar e por em ordem para conseguir objetivos propostos.

Em poucas palavras o gerenciamento de segurança trata-se de planejar, organizar, dirigir e controlar, por meio de métodos e ferramentas administrativas os recursos humanos, materiais, informativos e financeiros do departamento de segurança a fim de obter resultados positivos para segurança da organização.

Em termos gerais, o gerenciamento de segurança refere à ação e ao efeito de administrar ou gerenciar o departamento de segurança. A gerência propõe a politica de segurança da empresa e determina as estratégias de segurança para sua implementação.

Uma boa gestão é a base sobre a qual os programas de segurança são construídos. Quanto mais complexas as operações de segurança da empresa, mais importante é o gerenciamento eficiente da segurança.

O gerenciamento de segurança abrange todos os aspectos da proteção dos ativos de uma organização – incluindo computadores, pessoas, prédios e outros ativos – contra riscos reais ou potenciais.

Uma boa estratégia de gerenciamento de segurança começa identificando os ativos críticos, desenvolvendo e implementando controles de segurança para protegê-los, por meio de um sistema de gestão de segurança eficiente, comporto basicamente por: políticas, programas, planos, projetos, procedimentos de segurança, recursos humanos, materiais e financeiros.

Profissional responsável pelo gerenciamento de segurança

Objetivo do Gerenciamento de Segurança

O objetivo do gerenciamento de segurança é fornecer uma base para o desenvolvimento e implementação da estratégia de segurança da organização, por meio políticas e programas de segurança, que viabilizem as operações de segurança.

As politicas e os programas de segurança irão permitir que a organização identifique efetivamente as ameaças potenciais aos seus ativos, o que torna possível a implementação de medidas de segurança preventivas, visando ações proativas em relação aos riscos avaliados e as potenciais ameaças/perigos.

Gerenciar a segurança é sistematizar as ações, responsabilidades, demandas, politicas e programas de segurança, integrando os recursos disponíveis.

A partir da implantação de um sistema integrado de segurança, o gerenciamento da segurança pode oferecer melhoria contínua nas principais atividades da segurança. Dessa forma, o objetivo principal do gerenciamento da segurança é garantir que os processos e operações da segurança sejam executados da melhor maneira, aprimorando-os constantemente, com o propósito de garantir os resultados da organização.

Quero saber mais sobre Sistema Integrado de Segurança

Funções do Gerenciamento de Segurança

Em poucas palavras, gerenciamento trata-se de planejar, organizar, dirigir e controlar e aplicar certos princípios e métodos para utilizar e maximizar os recursos humanos, materiais, tecnológicos, informativos e financeiros disponibilizado para segurança da organização de forma a atender à missão e aos objetivos da empresa.

Toda organização funciona por meio de conjunto de processos gerenciais, que permitem que o gerente execute suas funções de forma eficiente. Independentemente da área de atuação, dentro de seu escopo de trabalho o gerente possui 4 funções básicas que são a estrutura de um processo de gerenciamento:

  1. Planejamento: O planejamento é o primeiro passo do processo de gerenciamento. É nesta etapa que os objetivos e metas da segurança são definidos e as estratégias para alcançá-los são estabelecidas;
  2. Organização: É no processo de organização que os recursos humanos, administrativos, materiais, tecnológicos e informativos da segurança são organizados, alocados e integrados, ou melhor, direcionados para cumprir as metas estabelecidas no planejamento;
  3. Direção/Liderança: A direção está diretamente ligada à liderança das pessoas alocadas no processo de organização. Um bom gerente precisa liderar de forma eficiente sua equipe, o que em outras palavras significa ter um bom relacionamento interpessoal e uma boa comunicação com seus liderados, saber motivá-los, desenvolvê-los e empregá-los;
  4. Controle: O controle é a parte do processo gerencial em que os resultados são observados, avaliados e comparados, a fim de saber se as metas foram alcançadas. É neste momento que o gerente verifica o desempenho da equipe, e o que pode melhorar em seus processos gerencias a fim de realizar entregas mais eficientes.

Tipos de Gerenciamento de Segurança

De formal geral, existem diversos tipos de gerenciamento, A seguir vou descrever alguns, para que você possa entender qual se encaixa melhor no seu tipo de gerenciamento.

  • Autocrático – a ênfase neste modelo é na autoridade, classificação e hierarquia dentro da organização, a interação é sempre de cima para baixo, onde os funcionários não tem muito espaço para expressarem suas opiniões. As ordens são diretas e quem não obedece é punido. O foco é a alta produção e não a satisfação dos funcionários;
  • Democrático – um estilo de gestão democrática exige que as decisões sejam tomadas por maioria. Um estilo democrático inclui comunicação e abertura eficazes em todos os níveis da organização, onde os funcionários e gerentes trabalham juntos para alcançar os objetivos. O objetivo nesse tipo de estilo gerencial é incentivar deliberadamente a participação de todos;
  • Extrovertido – é um estilo de gerenciamento considerado mais agradável (pelo menos entre os trabalhadores), onde os gerentes exercem mais consideração, compaixão e compreensão em relação aos funcionários. Confiam amplamente em seu forte carisma para liderar e gerenciar pessoas;
  • Consultivo – os gerentes com estilo consultivos solicitam feedback consistente aos funcionários e levam a sério as preocupações e opiniões dos funcionários. Eles costumam ter uma política de portas abertas que incentiva os funcionários a compartilhar o que está e o que não está funcionando na organização. Este estilo geralmente leva a uma maior lealdade dos funcionários e menos rotatividade;
  • Persuasivo – Gerentes persuasivos controlam a tomada de decisões, mas trabalham para ajudar os funcionários a entender por que as decisões tomadas pela gerência são melhores para a empresa. Quando a organização é bem-sucedida, os funcionários geralmente aceitam decisões de cima para baixo e trabalham duro para implementá-las;
  • Transformacional – esse estilo se concentra na criação de um ambiente que apoia a inovação. Esse é um bom estilo de gerenciamento para empresas de setores competitivos que mudam rapidamente. No entanto, você precisa ter os funcionários certos para esse estilo de gerenciamento.

Quer melhorar suas competências na área de gerenciamento de segurança???

Sugiro a leitura do e-book Gestor de Segurança Privada: conteúdo e Conceitos que vão fazer a diferença na sua carreira profissional. Novos caminhos vão se abrir e você poderá decidir de forma assertiva qual seguir. Um verdadeiro guia de carreira para os profissionais da segurança privada…

Quero saber mais sobre o E-book Gestor de Segurança Privada

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Gestão: O que é, O Que faz, Conceitos e os 3 Tipos de Gestão

Gestor de Segurança Empresarial: Perfil e Responsabilidades

Sistema de Segurança: O que é, Tipos e Como Funcionam

Departamento de Segurança: O que é, Funções e Responsabilidades

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (07 de junho de 2022). Gerenciamento de Segurança: O que é, Objetivos e Funções. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada:https://gestaodesegurancaprivada.com.br/gerenciamento-de-seguranca-o-que-e-objetivos/ – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Antônio Carlos!
    Obrigado pelo seu comentário. Fico feliz em saber que gostou do artigo.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Muito bom os conceitos apresentados, meu entendimento é que trás grande contribuição aos profissionais da área, além de atualizar metodologias aplicadas na gestão da segurança.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.