- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

O que é Programa no Gerenciamento de Projetos: Definições, Conceitos

Um programa, no gerenciamento de projetos, é um conjunto de projetos que são dependentes uns dos outros e servem a um resultado comum. Onde, se esses projetos fossem executados separadamente, seu valor para a organização seria menor do que o obtido deles em conjunto.

Programas são coleções de projetos que juntos irão entregar um objetivo comum. Podem fazer parte de um portfólio ou serem autônomos. Incluem dois ou mais projetos. Esse agrupamento de projetos tem a intenção de gerencia-los de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem tradados de maneira individual.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 09/06/2022

O que é um Projeto?

Projeto é um empreendimento único, no qual recursos humanos, tecnológicos, materiais e financeiros são direcionados para tratar um escopo único de trabalho, com restrições de custo e de tempo, para atingir uma mudança benéfica definida por meios de objetivos.

Os objetivos de um projeto consistem no que se planeja alcançar ao final do projeto. Pode ser definido como um resultado a que o trabalho ou serviço é orientado, uma posição estratégica a ser alcançada ou um propósito a ser atingido, um produto a ser produzido ou um serviço a ser realizado.

Segundo a Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP – MGP-SISP, “Projeto é um empreendimento planejado, orientado a resultados, possuindo atividades com início e término, para atingir um objetivo claro e definido.

Quero saber mais Sobre Projeto?

Gerenciamento de Projetos

O Gerenciamento de projetos refere-se ao ato de planejar, organizar, dirigir e implementar projetos. Envolve a aplicação de conhecimentos, habilidades, recursos, ferramentas e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz.

Trata-se de uma competência estratégica para organizações, que possibilita inovações, soluções de problemas e atendimento de necessidades especificas.

No gerenciamento de projetos quando é juntado ou concebido mais de um projeto para atingimento de objetivos similares, esse conjunto de projeto passa a se chamar “Programa”.

Quero saber mais sobre Gerenciamento de Projetos

O que é um Programa no Gerenciamento de Projetos?

Um programa, no gerenciamento de projetos, é um conjunto de projetos que são dependentes uns dos outros e servem a um resultado comum. Onde, se esses projetos fossem executados separadamente, seu valor para a organização seria menor do que o obtido deles em conjunto.

Os programas são uma reunião de projetos, subprojetos e atividades inter-relacionadas, gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios, objetivos e controles que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Eles servem ao propósito de um resultado comum.

Em termos específicos, um programa é composto por um conjunto de políticas, planos, projetos, procedimentos, iniciativas, atividades e recursos aplicados de forma coordenada para alcançar uma estratégia empresarial.

O objetivo de um programa é gerar benefícios para a empresa que não poderiam ser obtidos com o desenvolvimento dos projetos que o compõem, caso fossem realizados separadamente. São uma reunião de projetos gerenciados em conjunto tendo em vista suas semelhanças e complementariedades de objetivos, visando a maximização dos resultados.

Os programas geralmente são de longo prazo, às vezes abrangendo anos, e não têm um prazo fixo para ser concluído. São constituídos por uma estrutura de projetos relacionados alinhados em uma sequência específica e lógica.

Os projetos são agrupados em programas quando os benefícios de gerenciar um programa superam os benefícios de gerenciá-los como unidades individuais, o agrupamento visa minimização de riscos, integração de meios e maximização de resultados. Um projeto pode ou não fazer parte de um programa, já um programa sempre será formado por dois ou mais projetos.

Os programas, dependendo de sua complexidade e abrangência, podem ser agrupados em um conjunto de programas, tornando-se um portfólio de projetos, que é o conjunto de projetos, programas, subportfólios e operações gerenciadas em grupo para alcançar objetivos estratégicos.

Equipe de programa de projeto reunida

Características do Programa no Gerenciamento de Projetos?

As principais características dos programas no gerenciamento de projetos:

  • São formados por dois ou mais projetos inter-relacionados;
  • Envolve  um conjunto de projetos articulados em torno de um único objetivo;
  • São em sua essência uma estratégia de governança da organização;
  • Lidam com objetivos da empresa, em vez de metas e resultados menores;
  • Tem uma abordagem geral, enquanto que os detalhes específicos são descritos nos projetos;
  • Se concentram em objetivos de longo prazo e no planejamento estratégico da organização;
  • Não tem um prazo fixo para serem encerrados.

Objetivos dos Programas no Gerenciamento de Projetos?

Fazem parte dos objetivos de um programa no gerenciamento de projetos:

  • Atingir objetivos estratégicos de negócio;
  • Gerar benefícios que não poderiam ser obtidos se os projetos fossem realizados individualmente;
  • Integrar projetos que visam objetivos comuns;
  • Alinhar metas dos projetos que se inter-relacionam;
  • Facilitar, integrar, agilizar e potencializar o gerenciamento dos projetos;
  • Racionalizar os recursos disponíveis;
  • Reduzir cursos e maximizar resultados;
  • Entregar os benefícios esperados para organização.

Estrutura de um Programa no Gerenciamento de Projetos

A estrutura de um programa é similar a de um projeto, porém seus objetivos são mais amplos. Diferentemente do que ocorre em um projeto, o programa não inclui descrição das atividades e outros aspectos operacionais, ele pode envolver atividades repetitivas e cíclicas e sua finalização pode não estar ligada a uma data específica.

Assim como ocorre com projetos, os programas devem ser divididos em fases ou estágios para serem melhores gerenciados, o ciclo de vida de um programa atende o gerenciamento de resultados e benefícios, em contraste com o ciclo de vida de um projeto que atende o gerenciamento de entregas.

Fazem parte do Ciclo de Vida do Programa:

  • Início do programa,
  • Organização e preparação,
  • Execução dos trabalhos,
  • Monitoramento, controle e encerramento dos projetos;
  • Monitoramento e controle da evolução do programa.

A estrutura de gestão de um programa envolve as funções básicas da administração: planejamento, organização, execução, Monitoramento e Controle. De forma geral, um programa depende dos projetos ligados a ele, visto que a finalização ocorre apenas quando os projetos são completados.

Um programa é sustentado por vários projetos, onde os benefícios de um programa são a soma dos benefícios de todos os projetos que o compõem. Um programa envolve dois ou projetos, gerando um pacote coeso de trabalho.

Quem Gerencia os Programas?

Os programas são gerenciados por gerentes de programa, que garantem que os benefícios do programa sejam entregues conformes esperado, coordenando as atividades dos componentes do programa. Eles monitoram o progresso dos componentes do programa para que garantir as metas gerais, os cronogramas, o orçamento e os benefícios serão cumpridos.

O gerente de programa tem o papel de coordenar e gerir todos os projetos dentro de um programa para alinhar com as estratégias e objetivos de longo prazo de uma organização. Eles supervisionam e avaliam as entregas para garantir que todas as metas dos projetos sejam alcançadas.

Os gerentes de programa não devem ser confundidos com gerentes de projeto , que se concentram nas entregas individuais de curto prazo de projetos específicos.

Um gerente de programa é responsável por supervisionar o ciclo de vida de um programa trabalhando com diferentes equipes, gerentes de projeto, gerentes de portfólio e partes interessadas. O sucesso do gerenciamento do programa é medido pela eficiência e eficácia do programa na entrega de benefícios para organização.

Gerenciamento de Programa

De forma geral, gerenciamento se refere à ação ou efeito de administrar ou gerenciar um negócio. Através do gerenciamento busca-se atingir objetivos determinados, de um negócio, projeto ou operação. Envolve dirigir, governar, dispor, organizar e por em ordem para conseguir objetivos propostos. É uma tarefa que requerer de muita consciência, competência, esforço, recursos e boa vontade.

O gerenciamento de programas é o processo de gerenciamento de um conjunto de projetos inter-relacionados que melhoram o desempenho organizacional. Seu objetivo é gerar benefícios para todo o programa, compartilhando recursos do projeto, custos e outras atividades do projeto.

Gerenciar projetos relacionados simultaneamente cria oportunidades para sinergias que seriam impossíveis se alguém gerenciasse cada projeto separadamente. Isso requer uma gestão mais complexa do que orientar um projeto individual, pois o foco da gestão do programa é mais amplo.

Quais são os Benefícios do Programa no Gerenciamento de Projetos?

Um programa bem-sucedido pode ser imprescindível para o sucesso de um negócio. Os benefícios incluem:

  • Clareza: um programa alinha vários projetos juntos em direção a um objetivo compartilhado. Isso significa que os gerentes de projeto têm clareza sobre suas entregas individuais e podem planejar suas atividades de acordo com os objetivos estratégicos do programa.
  • Eficiência: no processo de gestão do programa, uma coleção de projetos é alojada em um só lugar. Os gerentes de programa podem usar ferramentas e metodologias de gerenciamento de projetos para supervisionar o progresso de todos os projetos rapidamente e priorizar os recursos.
  • Gerenciamento de riscos: ao permitir que os gerentes de projeto comuniquem os pontos problemáticos à medida que surgem, um conjunto de práticas recomendadas pode ser estabelecido para identificar riscos semelhantes antecipadamente e evitar a repetição de erros.

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Projeto: O que é, Definições, Objetivos, Características e Exemplos

Gerenciamento de Projetos: O que é, Objetivos e Áreas de Conhecimento

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (06 de junho de 2022). O que é Programa no Gerenciamento de Projetos: Definições, Conceitos. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.