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Departamento de Segurança: O que é, Funções e Responsabilidades

O Departamento de Segurança de uma organização é uma repartição interna responsável por cumprir a missão de proteção dos ativos organizacionais. É constituído por profissionais especializados em segurança, sendo responsável pelos processos de gestão e operações da segurança da organização.

Entre as principais atribuições do DS estão: avaliar o ambiente interno e externo de atuação da organização com objetivo de identificar e avaliar riscos de segurança e propor medidas de tratamento.

É um setor vital para qualquer organização, já que visa a proteção das pessoas e dos ativos tangíveis e intangíveis da instituição, prevenindo riscos por meio de segurança preventiva e contramedidas de segurança.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 10/05/2022

O que é um Departamento?

O termo departamento deriva do francês departement. Em sentido lato, a palavra refere-se a cada uma das partes em que se divide um território, um edifício, uma empresa, uma instituição ou uma entidade. Nas empresas, geralmente, o termo departamento é utilizado para descrever uma divisão, gerencia ou setor da organização.

A divisão de uma empresa em departamentos específicos é fundamental para assegurar a organização e o sucesso do empreendimento, já que são esses departamentos que garantem a delimitação de tarefas, controle de atividades e outras funções importantes dentro de uma empresa.

Os departamentos de uma empresa podem variar de acordo com o tamanho e atividade exercida por ela, mas há alguns setores que são indispensáveis para a boa gestão de qualquer empreendimento de pequeno, médio ou grande porte

Os departamentos empresariais se caracterizam pela especialização da sua mão de obra e pelos objetivos específicos. Eles são frutos do processo de departamentalização da empresa.

Departamentalização

As organizações são compostas por pessoas, processos, operações e outros recursos materiais, e não materiais que buscam convergir ações em resultados, que apenas se tronam possível se todos esses elementos estiverem direcionadas e agrupadas de acordo com critérios específicos para obtenção dos resultados pretendidos.

Em muitas empresas, em razão dos seus respectivos tamanhos, ou formas de distribuição de tarefas, opta-se pela divisão de funções e competências sob a forma de departamentos, o que origina a técnica da departamentalização que vem significar a separação de atividades de trabalho dentro da empresa, visando facilitar a organização e divisão do trabalho, bem como o controle e direcionamento dos resultados empresariais.

Segundo nos ensina o autor Oliveira (2002, p. 120), departamentalização “é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais”.

A departamentalização consiste em agrupar as atividades da organização, de forma lógica e racional, buscando sempre a maior eficiência possível, otimizando os recursos organizacionais.

O que é um Departamento de Segurança?

O Departamento de Segurança é uma repartição da organização, constituída por profissionais especializados em segurança, responsável pelos processos de gestão e operações de segurança da organização. Entre suas principais atribuições estão: avaliar o ambiente interno e externo de atuação da organização com objetivo de identificar e avaliar riscos de segurança e propor medidas de tratamento.

O Departamento de Segurança é um setor vital para qualquer organização, já que visa a proteção das pessoas e dos ativos tangíveis e intangíveis da instituição, prevenindo riscos por meio de segurança preventiva e contramedidas de segurança.

O DS de uma organização é o responsável pelos processos de gestão da segurança, assim como, pelas operações de segurança necessárias para garantia de segurança da organização e de seus ativos. Como qualquer outro departamento dentro de uma organização, o DS é uma pequena estrutura com funções e responsabilidades específicas.

Imagem de um organograma Departamento de Segurança

Objetivos do Departamento de Segurança

Os objetivos do Departamento de Segurança visam contribuir para a consecução dos objetivos da empresa, e são estabelecidos na Política de Segurança da organização. Eles buscam possibilitar que a organização possa cumprir sua missão com total tranquilidade.

Os objetivos do DS devem ser estabelecidos conforme as necessidades de segurança da organização e devem estar alinhados ao planejamento estratégico da organização e de acordo com os requisitos legais pertinentes e vigentes.

Qual a Função do Departamento de Segurança

A principal função de um departamento de segurança é prestar os serviços de proteção a organização, a seus ativos, as suas operações e a outros elementos de interesse da instituição. Ele visa procriar um ambiente adequado e seguro para organização cumprir com sua missão e atingir seus objetivos.

O papel mais notável do Departamento de Segurança em qualquer organização é o de protetor ou guardião, protegendo a propriedade, as instalações, os produtos ou mercadorias da empresa, seus ativos, equipamentos, reputação e principalmente, seus colaborares.

Esse papel de protetor do DS constitui um serviço prestado à organização por meio de mão de obra especializada e de processos e operações planejadas e executadas de forma coordenada e integrada, através de um sistema integrado de gestão de segurança.

O valor desse serviço de proteção é melhor medido pelo que não acontece do que pelo que acontece. Uma vez que o Departamento de segurança não tem a função de produzir algo concreto, mas sim, de impedir a ocorrência de eventos prejudiciais a organização e seus ativos.

O papel de guardião envolve ações de prevenção, detecção e resposta a eventos adversos. Isso inclui prevenção de crimes e prevenção de perdas por meio de gestão, planos de segurança, estratégias e operações de segurança, negando ao indivíduo mal intencionado a oportunidade de ter sucesso.

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Responsabilidades Departamento Segurança

As responsabilidades específicas de qualquer departamento de segurança será adaptado à organização específica, de acordo com suas características, necessidades, áreas, edificações, operações, ativos, pessoal, interesses, área de atuação e ameaças.

No entanto, de forma geral, o papel do departamento de segurança envolve responsabilidades comuns, entre os quais podem ser citar:

  • Elaborar e propor politicas de segurança, programas, projetos, planos, procedimentos e normas de segurança;
  • Garantir o cumprimento da Política de Segurança;
  • Planejar, implementar e coordenar o processo de gestão administrativa e operacional da segurança da organização;
  • Efetuar a rotina administrativa para legalização e manutenção da regularidade junto aos órgãos governamentais;
  • Auxiliar nos programas de Preparação e Resposta a Desastres;
  • Estabelecer manter relações com as autoridades policiais locais, estaduais e federais, objetivando os interesses da da organização;
  • Participar ativamente dos processos de gestão da segurança da informação da organização;
  • Participar ativamente do processo de governança corporativa da organização;
  • Assessorar a alta direção e os demais departamentos nos assuntos relacionados a segurança;
  • Representar a organização nos assuntos referente à segurança.

Gestão Departamento de Segurança

O Departamento de Segurança deve exercer suas atribuições suportado por um programa de gestão de segurança adaptado às necessidades de segurança da empresa e a presença de riscos conhecidos. O programa de gestão deverá ser composto por outros programas menores e específicos, todos de alguma forma inter-relacionados e coordenados para formar a manta protetora que a organização necessita para atuar no seu ramo de negócio.

Por serem entidades vivas e dinâmicas, as empresas mudam constantemente, exigindo que os programas de gestão também mudem. A falha em se ajustar às constantes mudanças e movimentos da empresa coloca os esforços de segurança fora de foco.

Um programa de gestão de segurança envolve um pacote de políticas, planos, projetos e operações de segurança voltados para atender as necessidades de segurança da organização.

A gestão de segurança envolve o ato de interpretar os objetivos propostos e transforma-los em ações através do planejamento, organização, direção e controle, a fim de atingir esses mesmos objetivos. Envolve o processo de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com a participação de pessoas.

Organização do Departamento de Segurança

A organização do Departamento de Segurança é dada por diferentes aspectos, tendo em vistas os principais recursos disponíveis, a cultura de segurança da empresa, a necessidade de proteção, e a convicção da necessidade do departamento, entre outros.

Geralmente o departamento de segurança é dimensionado e estruturado em função da posição central ou periférica que ocupa na organização empresarial, ou seja, de acordo com a gestão das diferentes áreas de atividade bem como o volume de atividade que desenvolve.

A atividade e o volume da organização serão determinantes na atribuição de funções ao departamento de Segurança. A especialidade da organização determinará a relação de dependência do departamento de segurança de acordo com o maior risco definido.

A estrutura do departamento de segurança deve estar alinhada com a estrutura da empresa, e com as necessidade de segurança identificadas na avaliação de riscos. Algumas variáveis influenciam na estruturação do DS:

  • Cultura organizacional;
  • Tamanho da empresa;
  • Necessidades da organização;
  • Disponibilidade orçamentária.
  • Entre outros…

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Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Operações de Segurança Privada: O que são? Quais os Tipos?

Política de Segurança: O que é, Qual sua Importância, Como criar

Programa de Segurança: O que é? Caraterísticas, Estrutura, Exemplos

Plano de Segurança: O que é, Conceitos e Como Fazer

Projeto de Segurança: O que é? Características, Como fazer

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (10 de maio de 2022). Departamento de Segurança: O que é, Funções e Responsabilidades. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/departamento-de-seguranca-o-que-e/– Acessado em (inserir data do acesso).

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

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