- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

O que é, Tipos e Exemplos de Risco de Segurança

Risco de segurança é uma circunstância onde há probabilidade de que os ativos corporativos (sejam, pessoas, informações, infraestruturas, produtos, imagem etc.) sejam alvo de um ataque bem-sucedido, gerando perdas ou danos a organização.

Um risco de segurança é um evento possível e potencialmente danoso a uma organização, isto é, um evento hipotético, que possui chance de ocorrência futura que não é nula e que apresenta impacto negativo significante para organização. Para saber mais leia o artigo até o final!

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 13/09/2022

Segurança Corporativa

A segurança corporativa é a soma total das estratégias implementadas para identificar e mitigar ou gerenciar efetivamente qualquer ocorrência ou desenvolvimento que possa ameaçar a sobrevivência de uma empresa. A segurança corporativa envolve planejar e encontrar as melhores estratégias de segurança para evitar situações que possam ameaçar a segurança de uma empresa. É uma função corporativa que supervisiona e gerencia a coordenação estreita de todas as funções dentro da empresa que se preocupam com a segurança empresarial e continuidade dos negócios.

Dentro das responsabilidades e escopo da segurança corporativa esta o gerenciamento de riscos de segurança.

Quero saber mais sobre Segurança Corporativa

Gerenciamento de Risco de Segurança

Gerenciamento de risco de segurança refere-se a adoção de melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologias, para gerir os riscos de segurança aos quais pessoas, organizações, ativos, processos ou operações possam estar expostos. Refere a ação de identificação, análise, avaliação, tratamento e monitoramento de riscos.

O gerenciamento de riscos de segurança fornece um meio de entender melhor a natureza das ameaças de segurança e sua interação em nível individual, organizacional ou comunitário. É um processo crucial para que um programa de segurança seja estabelecido e mantido de forma eficaz e eficiente.

A gestão de riscos de segurança refere-se a atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos de segurança. A decisão sobre como tratar os riscos se baseia em:

  • Ameaças: ocorrências naturais ou provocadas pelo homem que podem causar efeitos adversos a segurança das pessoas, organizações e bens quando combinadas com vulnerabilidades específicas.
  • Vulnerabilidades: fraquezas que permitem que ameaças específicas causem efeitos adversos a segurança das pessoas, organizações e bens.
  • Fonte de risco: elemento que, individualmente ou combinado, tem o potencial para dar origem ao risco;
  • Riscos: resultado da possibilidade de uma ameaça explorar uma vulnerabilidade existente e causar danos ou perdas as pessoas ou organizações;
  • Impactos: se refere às consequências do risco caso ele vier a ocorrer, ou seja, quais serão os perdas ou danos causados caso o risco incida de fato.

Definições de Risco

De acordo com Cocurullo (2003, p. 45), risco é qualquer situação que pode afetar a capacidade de atingir objetivos. Assim torna-se inerente a qualquer atividade, decisão e até à própria vida pessoal, profissional e de qualquer entidade viva.

A palavra risco é tão antiga quanto a própria existência humana. Podemos dizer que com ela se descreve, a partir do senso comum, a possibilidade de se perder algo (ou alguém) ou ter um resultado indesejável, negativo ou perigoso.

Cada vez que tomamos uma decisão e avaliamos a relação custo-benefício, estamos avaliando os riscos que corremos com essa decisão e as vantagens ou desvantagens que isso pode nos trazer. Ou seja, trabalhamos diariamente com o noção de risco, mesmo que não estejamos cientes disso o tempo todo.

Quero saber mais sobre o Conceito de Risco

O que é Risco de Segurança?

Risco de segurança é uma circunstância onde há probabilidade de que os ativos corporativos (sejam, pessoas, informações, infraestruturas, produtos, imagem etc.) sejam alvo de um ataque bem-sucedido, gerando perdas ou danos a organização.

O risco de segurança pode ser definido como a probabilidade de que, em determinada situação e envolvendo determinados elementos, ocorra um dano. Em outras palavras, por “risco” queremos dizer a viabilidade de uma ameaça se materializar em dano. Assim, existem riscos altos e baixos, e riscos ligados ao trabalho, processos empresariais, economia, saúde, meio ambiente, etc.

ABNT NBR ISO 31000:2018 define riscos como efeito da incerteza nos objetivos. Nesse sentido, risco de segurança também pode ser um circunstancia, evento ou ação com potencial de causar perdas ou danos aos objetivos da organização.

A algum tempo atrás, os riscos de segurança se resumiam aos tipos tradicionais de crime como roubos, furtos e fraudes, nos últimos anos, além do crescimento desses riscos, o desenvolvimento dos negócios e sua transição para novas áreas e novas tecnologias trouxe novos riscos, com potencial de atingir as pessoas, os negócios, as organizações, a sociedade e o meio ambiente em geral.

Os riscos de segurança, os meios de tratamento dos riscos e, consequentemente, as necessidades de segurança, variam não apenas em diferentes organizações, mas também no mesma organização em processos semelhantes.

Risco de Segurança

Tipos de Risco de Segurança

Os riscos de segurança de acordo com o ativo envolvido, vulnerabilidade existente e potencial da ameaça podem ser classificados em:

  • Ricos de Segurança do Trabalho: também conhecidos como riscos ocupacionais, são os riscos de acidentes e doenças aos quais os trabalhadores estão sujeitos em um ambiente de trabalho, no exercícios de suas funções: exemplo: queda, cortes, fraturas, lesão corporal, intoxicação, queimadura e etc.
  • Riscos de Segurança da Informação: risco potencial associado à exploração de uma ou mais vulnerabilidades de um ou mais ativos de informação, por parte de uma ou mais ameaças, com impacto negativo no negócio da organização. Envolve o comprometimento da disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade das informações; Exemplo: vazamentos de dados, negação de acessos a informação, infecção por vírus, furto de mídias de armazenamento dados, furto/extravio de documentos, acesso indevido a uma área de acesso restrito e etc.
  • Risco Segurança de TI: Riscos relacionados aos Sistemas de Tecnologia da Informação com potencial de comprometer a disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade das informações armazenadas, tratadas ou transmitidas por esses meios. Exemplo: acesso indevido a redes e sistemas, fraudes digitais, perda de dados por desastres naturais, bugs e erros de softwares
  • Risco Segurança Empresarial: está relacionado probabilidade de uma ameaça (ação, circunstância ou evento) vir a ocorrer, a atingir um ativo da organização (pessoas, áreas, instalações, equipamentos, matérias, informações etc.) e vir a causar perdas ou danos a organização. Exemplo: furto, roubo, sequestro, fraude, espionagem, incêndio e etc.

Exemplos de Riscos de Segurança

  1. Acesso indevido a rede de computação interna da organização;
  2. Furto/extravio de notebook e mídias de armazenamento de dados;
  3. Uso de senhas fracas;
  4. Falta de concretização do funcionários sobre segurança;
  5. Incêndio na sala de servidores;
  6. Falta ou uso incorreto de EPI;
  7. Uso de máquinas de forma inapropriada;
  8. Ausência de um controle de acesso físico inadequado;
  9. Barreiras perimetrais inapropriadas;
  10. Baixo investimento nos meios de segurança.

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Risco: O que é? Definições e Conceitos. Classificação e Tipos de Riscos

Ameaça de Segurança: O que é, Tipos e Tratamento

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (13 de setembro de 2022). Risco de Segurança: O que é: Tipos e Exemplos de Riscos de Segurança. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/risco-de-seguranca-o-que-e-tipos-e-exemplos/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.