- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Objetivos e Metas de Segurança: O que são? Importância

Os Objetivos e Metas de Segurança geralmente estão relacionados com a prevenção e tratamento de riscos e com oportunidades de melhoria na Gestão de Segurança. Onde: OBJETIVO é um resultado a ser alcançado, e META são Requisitos de desempenho detalhado, resultantes dos objetivos e que necessita ser estabelecido e atendido para que tais objetivos sejam atendidos.

O estabelecimento de objetivos e metas permite que o Sistema de Gestão da Segurança evolua. Não existe sistema de gestão tão perfeito que não precise melhorar. Lembre-se que uma das premissas da gestão empresarial é a melhoria contínua. Os objetivos e metas servem como orientação dos trabalhos. Eles estimulam a equipe a se empenhar para alcançar resultados positivos.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 23/08/2022

Gestão de Segurança

A gestão de segurança é um processo de planejamento, tomada de decisão, organização, liderança, motivação e controle dos recursos humanos, informacionais, tecnológicos, físicos e financeiros de uma organização para atingir seus objetivos e metas de forma eficiente e eficaz.

A atividade de gestão de segurança inclui definir objetivos, estabelecer estratégia, coordenar e liderar os esforços da equipe para atingir esses objetivos por meio da aplicação dos recursos disponíveis. O alcance de objetivos pré-definidos é um aspecto essencial do processo de gestão. Sem objetivos e metas definidos não há gestão.

A gestão de segurança compreende quatro funções básicas:

  • Planejamento: Estabelece os objetivos/metas, determina cursos de ação e estima recursos;
  • Organização: aloca e integra recursos/atividades, estabelece relações de trabalho e responsabilidades;
  • Liderança: envolve ações para informar, motivar, atribuir responsabilidades e dirigir pessoas;
  • Controle : Atividades de monitoramento, medição de desempenho e aplicação de ações corretivas e/ou de melhoras.

Quero saber mais sobre Gestão de Segurança

O planejamento envolve estabelecimento de objetivos

Planejar significa definir objetivos para uma organização, departamento ou processo e decidir a melhor forma de alcançá-los. O planejamento de segurança é a tomada de decisão em relação aos objetivos de segurança e a definição do curso de ação futuro a partir de um conjunto de alternativas para alcançá-los .

O plano de segurança ajuda a manter a eficácia gerencial, pois funciona como um guia para atividades futuras. Selecionar objetivos, bem como os caminhos para alcançá-los, é o que envolve o planejamento. Em suma, planejar significa determinar qual deve ser a posição e a situação no futuro e decidir a melhor forma de trazer essa situação.

Um objetivo é um resultado alcançável que geralmente é amplo e de longo prazo, enquanto uma meta é de curto prazo e define ações mensuráveis ​​para atingir uma objetivo. Ambos são essenciais para planejar e executar um projeto, plano, operação ou processo. Ambos criam passos mensuráveis ​​para alcançar o resultado desejado.

Gestão por Objetivos

A gestão por objetivos é um modelo de gestão que visa melhorar o desempenho de uma organização, definindo claramente os objetivos que são acordados pela administração e pelos funcionários. Visa estimular a participação e o comprometimento entre os funcionários, além de alinhar os objetivos em toda a organização.

Gestão por objetivos envolve o estabelecimento de um sistema medição desempenho para comparar o desempenho e as realizações reais com os objetivos definidos. Isso inclui a implementação de Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) para monitoramento dos resultados obtidos.

O que são Objetivos e Metas de Segurança?

O planejamento da segurança é a principal ferramenta da gestão da segurança, ele contribui para que os objetivos e metas da segurança sejam efetivamente alcançados. Planejamento é uma ferramenta administrativa que permite reconhecer uma determinada realidade (com seus desafios, oportunidades, fraquezas e forças), avaliar a situação e definir caminhos para a realização de uma meta ou objetivo.

Planejamento é o ato de planejar, que consiste em, estudar antecipamento o cenário de uma ação ou atividade, definindo os objetivos a serem atingidos, e identificando os meios, as ações e estratégias necessárias para o alcance desses objetivos. Funciona como uma técnica de identificar um alvo específico, com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.

Os objetivos e metas, no âmbito da segurança, geralmente estão relacionados com a prevenção e tratamento de riscos, e oportunidades de melhoria na gestão da segurança. Onde: OBJETIVO é um resultado a ser alcançado, e META são requisito de desempenho detalhado, resultante dos objetivos e que necessita ser estabelecido e atendido para que tais objetivos sejam atendidos.

O estabelecimento de objetivos e metas permite que o Sistema de Gestão da Segurança evolua. Não existe sistema de gestão tão perfeito que não precise melhorar. Lembre-se que uma das premissas da gestão empresarial é a melhoria contínua. Os objetivos e metas servem como orientação dos trabalhos. Eles estimulam a equipe a se empenhar para alcançar resultados positivos.

Quero saber mais sobre Planejamento de Segurança

O que é Objetivo de Segurança?

Os Objetivos de Segurança ou objetivos da segurança são os propósitos/alvos estabelecidos para um projeto, plano, operação ou processo de segurança. O termo objetivo diz respeito a um fim que se quer atingir. Nesse sentido, é sinônimo de “alvo definido”. São os alvos que o planejamento estabelece para seus programas e estratégias de segurança.

Os Objetivos de Segurança precisam ser bem definidos e divulgados em toda a organização. Em última análise, os objetivos da segurança devem estar vinculados aos objetivos empresariais da organização.

Um ‘’objetivo empresarial’’ é um enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados num período determinado. São fixados de acordo com a sua prioridade e contribuição para o alcance dos resultados-chave da empresa. Devem focalizar a atividade e não a pessoa; devem ser específicos e concretos. Devem ser detalhados em metas subsidiárias e devem indicar os resultados a serem atingidos.

Os objetivos de uma empresa representam os resultados que ela deseja alcançar, eles devem estar alinhados ao futuro desejado para a empresa, ao seu planejamento estratégico. Nesse sentido, os objetivos de segurança bem definidos são muito poderosos para comunicar aos funcionários o que a empresa deseja para seus produtos e serviços, e onde quer chegar.

Os objetivos de segurança não estão onde a postura de segurança está hoje, mas onde eles querem que ela esteja no futuro. A postura de segurança real será determinada pelo processo de avaliação, e a diferença entre os Objetivos de Segurança e a Postura de Segurança é a Lacuna de Segurança.

A “lacuna de segurança” refere-se ao espaço entre “onde estamos” no que se refere a segurança da organização (o estado atual) e “onde queremos estar” (o estado alvo ou estado desejado).

Objetivos e Metas de Segurança

O que são Metas de Segurança?

As metas de segurança são marcos com uma duração determinada que auxiliam no desenvolvimento de um processo, projeto ou operação de segurança. Para que um objetivo de segurança seja alcançado, em geral, criam-se metas relacionadas que conduzem a esse objetivo. Assim, as metas fazem parte do planejamento de um objetivo. Para alcançar um mesmo objetivo podem ser definidas diversas metas, criando um percurso bem definido para alcançar o sucesso do empreendimento.

A principal diferença entre metas e objetivos é que a meta indica intenções gerais da empresa ou departamento, já as metas são as ações específicas mensuráveis que constituem os passos para se atingir o objetivo.

Importância dos Objetivos e Metas de Segurança

De maneira resumida, objetivos e metas de segurança propiciam os seguintes benefícios:

  • Esclarece e fornece às pessoas um sentimento específico e adequado de seu papel na organização;
  • Orienta e permite que a tomada de decisão seja orientada para o resultado esperado;
  • Estimula o empenho e a realização baseada em resultados esperados;
  • Orienta os colaboradores para que todos possam trabalhar para a mesma finalidade;
  • Fornece a base para tomada de decisões, e as ações de controle e corretivas;
  • Fornece uma métrica para medir o sucesso;
  • Direciona as estratégias implementadas.

A definição clara de objetivos e metas de segurança é de extrema importância para as operações de segurança, orientando a ação eficaz dos indivíduos. Sem objetivos e metas os colaboradores da segurança não sabem o que estão tentando realizar para a segurança e, portanto, não alcançarão nenhuma meta.

Os Objetivos de segurança são os alvos que o planejamento estabelece para seus programas e estratégias de segurança. Eles precisam ser bem definidos e divulgados em toda a organização. Em última análise, os objetivos de segurança devem estar vinculados aos objetivos de negócios da organização.

Tipos de Objetivos de Segurança

Ao classificarmos os objetivos de acordo com sua função, temos:

  • Objetivo geral: É aquele que expressa de forma clara, concisa e realista o resultado que se deseja alcançar ao final do projeto/operação/processo.
  • Objetivo específico: São as etapas definidas para atingir o objetivo geral. Isto porque detalham os processos necessários para a sua realização. É fundamental levar em consideração os resultados esperados em cada uma dessas etapas e determinar os indicadores de desempenho e os procedimentos para medi-los.

Níveis dos Objetivos e Metas de Segurança

Existem três níveis de objetivos e metas organizacionais: estratégicos, táticos e operacionais. Todos os três níveis se relacionam com a organização: alguns com a organização como um todo, outros com cada divisão, unidade ou departamento da organização e outros ainda com cada processo, operação ou tarefa a ser executada dentro da organização. O objetivo estratégico da organização paira acima de todos eles e corresponde ao que a empresa deseja atingir, está relacionado ao propósito de sua existência.

Os objetivos e metas se diferenciam em termos de amplitude (espaço organizacional) e de horizonte (tempo). Os objetivos e metas estratégicos são desdobrados em objetivos táticos e operacionais. Esse desdobramento é necessário e essencial, pois permite a implementação através de planejamento organizacional. Os desdobramentos dos objetivos maiores em objetivos menores recebem o nome de cascata de objetivos.

Segundo Chiavenato os objetivos são definidos da seguinte forma:

  1. Objetivos Estratégicos – são os chamados objetivos organizacionais. Suas características básicas são: envolve a organização como um todo, são estabelecidos pela direção e são de longo prazo;
  2. Objetivos Táticos – são os chamados objetivos departamentais. Características básicas: desenvolvidos para cada departamento, são de nível gerencial e de médio prazo. São relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing, segurança e de recursos humanos da organização;
  3. Objetivos Operacionais – são objetivos referentes a cada atividade ou tarefa. Características básicas: detalhamento de tarefas, de curto prazo e nível supervisão.

Como as organizações perseguem vários objetivos, surge o problema de quais são os objetivos mais importantes e prioritários. Os objetivos precisam ser escalonados em uma ordem gradativa de importância, relevância ou de prioridade, em uma hierarquia de objetivos, em função de sua contribuição à organização como um todo. Cada organização tem a sua hierarquia de objetivos. Os objetivos organizacionais estão acima dos objetivos departamentais e estes acima dos objetivos operacionais.

Como são criados os Objetivos e Metas de Segurança?

Os objetivos de segurança vêm de uma combinação de entradas, incluindo:

  • Missão da segurança;
  • Requisitos regulamentares (leis, contratos, normas);
  • Riscos avaliados;
  • Objetivos de negócios da organização; e
  • Melhores práticas de segurança.

Considerando o planejamento estratégico e política de segurança da organização, o Sistema de Gestão da Segurança precisa definir os seus objetivos de gestão e operacionais. Esses objetivos estão relacionados com o nível de desempenho operacional almejados para segurança da organização.

Por essa razão, os objetos de segurança devem ser criados de maneira a representar compromissos com ações concretas e factíveis que servirão de referência tanto para priorização de recursos e estruturação da equipe, quanto para medição do desempenho do sistema de segurança implementado. Outro aspecto importante, é que os objetivos e metas de segurança devem ser descritos de modo a possibilitar seu desdobramento em planos de ações com tarefas, prazos, indicadores e responsáveis.

Sugestão de Leitura

Para o aprimoramento das suas habilidades de gestão sugiro a leitura do Livro Gestão de Segurança Privada

Quero saber mais sobre o livro

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Indicador-Chave de Desempenho [Performance Indicator -KPI]

O que é Gestão de Segurança? Quais suas Funções e Processos

Gestão de Operações de Segurança: O que é, Principais Funções

Planejamento de Segurança: O que é, Elementos, Como fazer

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (23 de Agosto de 2022). Objetivos e Metas de Segurança: O que são? Importância. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: Objetivos e Metas de Segurança: O que são? Importância– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Peixoto Salvador!
    Fico muito lisonjeado pelas suas palavras. Fico muito feliz em saber que é um dos meus seguidores.
    Forte abraço e sucesso!

  2. sou grande admirador fa do senhor marcodes pelos ensinamentos de seguranca. gostaria que me assessorasse na elaboracao de manual de seguranca pessoal.. Sou mocambicano leio seus artigos desde 2016.
    O senhor e grande mestres de seguranca

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.