- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Portfólio de Projetos: O que é, Significados e Características

Um portfólio de projetos é uma coleção de projetos, programas e outros trabalhos, que são agrupados com o propósito de facilitar o gerenciamento efetivo dos trabalhos e meios para atender objetivos organizacionais estratégicos, fazem parte da estratégia organizacional.

O objetivo de criar e gerenciar um portfólio é garantir que a organização invista em projetos adequados aos seus interesses, e que eles se alinhem aos valores, estratégias e objetivos da empresa. O portfólio visa estabelecer um gerenciamento e supervisão centralizados para um grupo de projetos e programas estratégicos para organização.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 16/06/2022

O que é um Projeto?

Projeto é um empreendimento único, no qual recursos (humanos, tecnológicos, materiais e financeiros) são direcionados para tratar um escopo único de trabalho, com restrições de custo e de tempo, para atingir uma mudança benéfica definida por meios de objetivos e metas.

Os objetivos de um projeto consistem no que se planeja alcançar ao final do projeto. Pode ser definido como um resultado a que o trabalho ou serviço é orientado, uma posição estratégica a ser alcançada ou um propósito a ser atingido, um produto a ser produzido ou um serviço a ser realizado.

Segundo a Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP – MGP-SISP, “Projeto é um empreendimento planejado, orientado a resultados, possuindo atividades com início e término, para atingir um objetivo claro e definido.

Projeto é um empreendimento orientado para resultados, que possui início e término programados, programa é o agrupamento de vários projetos que tem interesses em comum, e portfólio é o agrupamento de programas e projetos com interesses estratégicos para organização.

Um projeto pode ser gerenciado em três cenários distintos: como projeto autônomo (fora de um portfólio ou programa), dentro de um programa ou dentro de um portfólio.

Quero saber mais Sobre Projeto?

Gerenciamento de Projetos

O gerenciamento de projetos refere-se ao ato de planejar, organizar, dirigir e implementar projetos. Envolve a aplicação de conhecimentos, habilidades, recursos, ferramentas e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz.

Trata-se de uma competência estratégica para organizações, que possibilita inovações, soluções de problemas e atendimento de necessidades especificas.

Os programas no gerenciamento de projetos, são criados para agrupar projetos semelhantes ou relacionados. Isso permite um gerenciamento estratégico das interdependências, como recursos compartilhados. Os portfólios de projetos, por sua vez, são concebidos para garantir que os projetos e programas estejam alinhados ao planejamento estratégico da organização. Um portfólio coordena diferentes projetos estratégicos para empresa.

Quero saber mais sobre Gerenciamento de Projetos

Significado de Portfólio

De acordo como o Dicionário Oxford a palavra Portfólio é substantivo masculino que pode significar: 1- Agrupamento, ou listagem, dos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa; 2- Reunião dos trabalhos de um artista, com fotos, para divulgação; buque. 3-Tipo de papel consistente, normalmente dobrado, utilizado para armazenar papéis ou quaisquer materiais em seu interior; pasta. 4- Destinado para guardar um conjunto específico de papéis ou para manter coleções de alguma coisa.

De forma geral, um portfólio é um termo genérico para um agrupamento de coisas. Dependendo do contexto e do setor, pode ser uma coleção de ativos, trabalhos, produtos, serviços, investimentos, projetos, programas ou outros itens.

O que é um Portfólio de Projetos?

Um portfólio de projetos é uma coleção de projetos, programas e outros trabalhos, que são agrupados com o propósito de facilitar o gerenciamento efetivo dos trabalhos e meios para atender objetivos organizacionais estratégicos, fazem parte da estratégia organizacional. Consiste nos trabalhos que estão em andamento ou planejados, estando eles relacionados de alguma forma entre si, ou não.

Portfólios de projetos são um conjunto de projetos, programas, subprogramas, subportifolios e operações gerenciadas em grupo, que tem como principal objetivo atingir os objetivos estratégicos da empresa. Enquanto os projetos e programas são temporários, os portfólios são contínuos.

De acordo com o PMI e seus Guia PMBOK, um portfólio inclui “Projetos, programas, outros portfólios e operações gerenciadas como um grupo para atingir objetivos estratégicos”.

As organizações podem possuir mais de um portfólio de projetos, cada um tratando de áreas ou objetivos específicos. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente e geral para a organização como um todo. Seu escopo organizacional varia conforme os objetivos estratégicos da organização.

Ao contrário de um projeto, que tem uma meta final ou entrega definida, um portfólio representa um compromisso de planejamento mais estratégico para otimizar continuamente a alocação, priorização e programação de recursos em muitos projetos e programas.

Infográfico de um Portfólio de Projetos

Características do Portfólio de Projetos

Principais características dos Portfólios de Projetos:

  • Tem uma abordagem estratégica;
  • Lidam com objetivos estratégicos da empresa;
  • São formados por uma coleção de projetos, programas e outros trabalhos;
  • São gerenciados por um gerente de portfólios;
  • Têm escopo de negócio, que muda de acordo com os objetivos estratégicos da organização;
  • Requerem monitoramento continuo do ambiente de atuação da organização;
  • O sucesso é medido em termos de desempenho agregado nos componentes do portfólio.
  • O estilo de liderança é centrado em agregar valor para a tomada de decisão no portfólio;
  • Se concentram em objetivos de longo prazo e no planejamento estratégico da organização;
  • São contínuos.

Objetivos do Portfólio de Projetos

O objetivo de criar e gerenciar um portfólio é garantir que a organização invista em projetos adequados aos seus interesses, e que eles se alinhem aos valores, estratégias e objetivos da empresa. O portfólio visa estabelecer um gerenciamento e supervisão centralizados para um grupo de projetos e programas estratégicos para organização. Ajuda a estabelecer uma governança padronizada em toda a organização.

O gerenciamento de projetos existe para que se possa executar o projeto de maneira correta, dentro do escopo que foi definido para ele, enquanto o gerenciamento de portfólio permite às organizações focar nos projetos certos de acordo com seus objetivos de negócio.

A gestão de projetos por portfólio busca atingir boas práticas para identificar, priorizar e selecionar os componentes de projetos, programas ou operações a serem realizados pela empresa, conforme a estratégia e critérios definidos por ela mesma no seu planejamento estratégico.

Gerenciamento de Portfólio de Projetos

O termo gerenciamento de portfólio de projetos refere-se ao ato de gerir os projetos e programas que estão incluídos num determinado portfólio. Visa fornecer uma visão geral de todos os projetos e programas, e definir suas prioridades e interdependências, frente aos objetivos estratégicos da empresa.

No gerenciamento de projetos quando são juntados dois ou mais projetos e programas para atingimento de objetivos estratégicos, esse processo recebe o nome de “Portfólio”. O gerenciamento de portfólio se concentra em garantir que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos e sejam consistentes e alinhados às estratégias organizacionais.

O portfólio de projetos pode conter programas, projetos e outras demandas. Um programa certamente contém um grupo de projetos. E um projeto (como já vimos anteriormente) é único e exclusivo. Na prática, tudo gira em torno do portfólio. É dele que saem as diretrizes estratégicas que servem como insumo para a priorização, aprovação, avaliação de impacto, governança, etc. dos programas e projetos.

Gerente de Portfólio de Projetos?

O gerenciamento de portfólio de projetos geralmente é realizado por gerentes de portfólio, e seu foco é garantir que todos os resultados do portfólio apoiem as metas estratégicas e os objetivos de negócios da organização. O gerente de portfólio faz isso por meio da análise de negócios, revisando orçamentos e previsões, minimizando os riscos e gerenciando as expectativas das partes interessadas.

O gerente de portfólio de projetos pode ser encarregado de gerenciar um ou mais portfólios. Eles supervisionam o gerenciamento do portfólio de projetos que inclui aprovar ou rejeitar ideias de projetos e programas. Eles são responsáveis ​​por obter um retorno sobre o investimento e cumprir as metas e objetivos estabelecidos pela organização.

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Projeto: O que é, Definições, Objetivos, Características e Exemplos

O que é Programa no Gerenciamento de Projetos: Definições, Conceitos

Gerenciamento de Projetos: O que é, Objetivos e Áreas de Conhecimento

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (16 de junho de 2022). Portfólio de Projetos: O que é, Significados e Características. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/portfolio-de-projetos-significados/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.