- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Programa 5S: O que é, Significado 5S, Como Implementar

O Programa 5S, também conhecido como 5S, é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina nas organizações através de conscientização e responsabilidade de todas as pessoas inseridas naquele ambiente, com o objetivo de torná-lo um espaço agradável, para o trabalho, assim como seguro, produtivo, organizado e eficiente.

A filosofia do “5S” é um modo de conduta focado na organização do local de trabalho e na padronização dos processos de trabalhos, de maneira a torná-los efetivos, resultando em uma grande mudança na organização.

A metodologia 5S ganhou importância ao longo dos anos e agora é um dos elementos básicos fundamentais da metodologia Lean Manufacturing, juntamente com outros métodos e práticas Lean;

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 28/04/2022

Lean Manufacturing

A Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que busca reduzir o desperdício de recursos e, por isso, tudo o que não estiver a acrescentar valor ao produto ou serviço deve ser removido do processo, pois representa um custo que pode ser evitado, como desperdício de tempo, de materiais, de mão de obra e de outros recursos.

O Lean Manufacturing ou produção enxuta foca na eliminação/combinação/redução das atividades que não acrescentam valor e que geram desperdício e custos. O programa 5S, é uma das ferramentas da Metodologia Lean mais populares, ele é implementada nas organizações visando organização, racionalização, otimização e melhorias de qualidade.

O que é Programa 5S?

O Programa 5S, também conhecido como 5S, é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina nas organizações através de conscientização e responsabilidade de todas as pessoas inseridas naquele ambiente, com o objetivo de torná-lo um espaço agradável, para o trabalho, assim como seguro, produtivo, organizado e eficiente.

É uma metodologia de trabalho aplicada para a melhora da qualidade no ambiente profissional através da organização, limpeza e conduta das pessoas de forma estruturada e de fácil execução.

Criado por Kaoru Ishikawa na década de 50, o “5S” é um conjunto de cinco atividades que iniciam pela letra “S”, que quando praticas melhoram o ambiente de trabalho: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

O 5S concentra-se em promover disciplina nas empresas por meio da conscientização de todas as pessoas que interagem com ela, tanto internamente quanto externamente, fazendo com que se comprometam e se conscientizem, evitando desperdício, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

O que significa cada S do 5S?

  • SEIRI – Senso de Utilização
  • SEITON – Senso de Arrumação
  • SEISO – Senso de Limpeza
  • SEIKETSU – Senso de Padronização
  • SHITSUKE- Senso de Autodisciplina
Programa 5S

Origem do Programa 5S

O “Programa 5S” foi criado por Kaoru Ishikawa na década de 50, após a 2ª Guerra Mundial. Nessa época o Japão encontrava-se desestruturado em função dos efeitos da guerra, precisava melhorar seu processos de produção para competir no mercado, reorganizar suas empresas e sua própria economia. O propósito desse programa era ajudar as empresas do país a se recuperarem e se reorganizarem durante a crise pós-guerra.

No Brasil, essa metodologia foi introduzido a partir de 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni, e foi nomeada como 5S, por se tratar de um sistema de cinco conceitos básicos e simples e que juntos trazem excelentes resultados e representam um passo importante para a qualidade das empresas. É considerado a base para a implantação do Programa de Qualidade Total

Qual é o objetivo do Programa 5S?

O programa 5S tem como objetivo principal a valorização do indivíduo e a promoção de alterações no comportamento de cada pessoa, ou seja, fazer com que tenha consciência do que é certo e errado para o seu ambiente de trabalho, reduzir custos, melhorar as relações humanas eliminando atividades que não agreguem valores pessoais e profissionais, trabalhar com mais segurança (separando o que é necessário do que não é necessário), fazendo assim que obtenha maior eficiência da qualidade tanto pessoal quanto profissional.

Principais Objetivos do 5S

  • Melhoria do ambiente de trabalho;
  • Prevenção de acidentes;
  • Redução de custos;
  • Eliminação de desperdício;
  • Melhoria da qualidade dos serviços;
  • Promoção de mudanças comportamentais, incorporando à cultura existente novos hábitos, valores e costumes;
  • Melhorar a qualidade de vida do trabalhador;
  • Melhorar a produtividade da empresa.

Importância do Programa 5S

O Programa “5S” traz benefícios a todos em qualquer lugar, melhora o ambiente, as condições de trabalho, a saúde e a higiene, traz conforto, comodidade, eficiência e qualidade de vida a todos que se submetem a essa escolha. É importante não somente traduzir os termos e estudar sua teoria, mas sim mudar as atitudes, os pensamentos e principalmente o comportamento das pessoas que executam o Programa.

O IPEM (2010) também considera de grande importância o comportamento ético no ambiente de trabalho, tendo respeito, visando um melhor contato, uma melhor relação com as outras pessoas, sem que nenhuma das partes se sinta discriminada.

Cavicchioli (2010, p. 32) afirma que “Programa 5S é uma Filosofia que busca promover a disciplina na empresa por meio da conscientização de todos. Objetivando tornar o ambiente de trabalho mais seguro, produtivo, agradável e eficiente”.

Conteúdo do Programa 5S

O programa 5S é composto por 5 iniciativas ou 5 etapas, onde cada uma delas busca despertar a atenção para um senso de responsabilidade.

  1. SEIRI (Senso de Utilização/Descarte);
  2. SEITON (Senso de Arrumação/Ordenação);
  3. SEISO (Senso de Limpeza);
  4. SEIKETSU (Senso de Saúde e Higiene);
  5. SHITSUKE (Senso de Autodisciplina).

1. SEIRI (Senso de Utilização/Descarte)

O Seiri ou Senso de Utilização/Descarte refere-se ao ato de separar as coisas necessárias das que são desnecessárias, dando um destino àquelas que não são úteis; em suma, organização, utilização, seleção, classificação, descarte. Oferece a oportunidade de se ter um ambiente de trabalho limpo, arejado e organizado que estimula o comprometimento com a empresa.

Nesta etapa o ambiente começa a ser colocado em ordem. Deve-se separar o necessário do desnecessário, pois os armazenamentos de coisas inúteis dificultam a localização coisas úteis. É essencial separar, classificar e descartar os objetos de acordo com sua utilidade dentro do ambiente em que ele está inserido.

Vantagens e benefícios do Senso de Utilização/Descarte:

  • Redução da necessidade e gastos com espaço, destinado a coisas inúteis;
  • Melhora na distribuição e controle dos materiais;
  • Facilitação da locomoção no ambiente;
  • Aumento a produtividade das pessoas e até dos maquinários;
  • Maior organização, e maior facilidade nas operações.

2. SEITON (Senso de Arrumação/Ordenação)

O Seiton ou Senso de Arrumação/Ordenação, visa guardar as coisas necessárias, de acordo com a frequência de utilização, ou seja, quanto mais se usa aquele objeto, mais ele tem que ficar a vista das pessoas, facilitando o acesso e a reposição do mesmo, ou seja, ordenação, arrumação, sistematização.

O Seiton resulta em ganho de tempo e aumento da produtividade, reduzindo risco de acidentes. Causa grande impacto no gerenciamento visual. Um bom exemplo é a frase; “Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”. Nesta etapa é definido o local correto para cada objeto, identificando-o de forma que qualquer pessoa possa localizar facilmente.

Nesta etapa é importante:

  • Utilizar rótulos com cores vivas para identificar os objetos, seguindo é claro um padrão;
  • Guardar objetos diferentes em locais diferentes, com maior organização;
  • Determinar o local de armazenamento de cada objeto.

Vantagens e benefícios Senso de Arrumação/Ordenação

  • Evita a compra de materiais desnecessários;
  • Facilidade de limpeza no ambiente de trabalho;
  • Melhor disposição dos equipamentos e móveis;
  • Melhor qualidade de vida para o funcionário, com menor cansaço físico e mental;
  • Melhores condições de segurança.

3. SEISO (Senso de Limpeza)

O Seiso ou Senso de Limpeza, prega que a melhor forma de limpar é não sujar. Sendo importante que esta limpeza seja feita pelo próprio usuário do ambiente ou operador do equipamento. Pois se cada usuário limpar seu espaço, ele saberá qual a importância de cada objeto, ou seja, saberá distinguir o que é útil para o seu dia a dia ou não, e também saberá como é difícil limpar um ambiente não limpo.

O senso de limpeza permite se ter um ambiente de trabalho limpo (paredes, armários, gavetas, pisos etc), evitando que a sujeira como lama, poeira, lixo e apares, venham acarretar danos, defeitos e falhas em equipamento e principalmente doenças nos trabalhadores.

A idéia principal do SEISO é evitar a limpeza através do não sujar . Também acredita que para se detectar problemas e falhas nos equipamentos é necessário que haja a limpeza de forma sistemática, pois desta forma o seu funcionamento não correrá o risco de ser interrompido.

Vantagens e benefícios Senso da Limpeza:

  • Aumento da produtividade das pessoas, máquina e materiais evitando o retrabalho;
  • Mantém o bom estado de materiais, pois há uma constante manutenção aos equipamentos, e qualidade dos produtos;

4. SEIKETSU (Senso de Saúde e Higiene)

O Seiketsu ou Senso de Saúde e Higiene, tem como objetivo visar e criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente pacífico e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns, zelar pela higiene pessoal de cada colaborador, alcançando melhoria na qualidade de vida dos envolvidos no ambiente de trabalho.

Este senso é importante pois assegura a manutenção dos 3S iniciais, pois a busca de qualidade de vida no trabalho estimula a adesão do comprometimento de todos. Ele se preocupa tanto com a integridade física quanto mental dos trabalhadores. Nesse S, implanta-se tudo que foi visto até agora, em um ponto vital para nós, a saúde. Sem boa saúde e higiene, não temos condições favoráveis para o trabalho e por consequência não obtemos bons resultados.

Vantagens e benefícios Senso de Saúde e Higiene:

  • Capacitar às pessoas para que observem se os conceitos estão sendo aplicados corretamente;
  • Eliminar as condições inseguras de trabalho evitando acidentes;
  • Procurar manter o ambiente de trabalho um lugar de harmonia;
  • Educação sobre higiene e saúde;
  • Melhora na segurança e desempenho das pessoas;
  • Prevenção de danos á saúde dos que convivem no ambiente de trabalho;
  • Imagem positiva tanto interna como externa;
  • Satisfação e motivação pessoal para com o trabalho;

5. SHITSUKE (Senso de Autodisciplina)

O Shitsuke ou Senso de Autodisciplina, visa o cumprimento do que foi estabelecido no S”s anteriores. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões para reter as novas habilidades de fazer as coisas certas usufruindo dos benefícios obtidos.

Alto disciplina requer a consciência e um constante aperfeiçoamento de todos no ambiente de trabalho. “Quando, sem a necessidade de estrito controle externo, a pessoa segue os padrões técnicos, éticos e morais da organização onde trabalha, ter-se-á atingido esse senso” (SILVA, 1994, p. 15, apud VIVAN; FRIES; ZANOTELLI, 1998, p. 4).

O senso de autodisciplina procura corrigir o comportamento inadequado das pessoas e consiste em uma nova fase, onde todos deverão moldar seus hábitos.

Todos na organização devem seguir e comprometer-se com as normas, os padrões e os procedimentos formais e informais e introduzindo os conceitos de kaisen na vida pessoal (hábitos), profissional (aquisição de conhecimentos) e na empresa como um todo.

Vantagens e benefícios Senso de Autodisciplina:

  • maior produtividade pela redução de perda de tempo procurando objeto;
  • menos acidente de trabalho;
  • maior satisfação das pessoas com trabalho;
  • melhoria da qualidade de produto e serviço;
  • melhoria do relacionamento interpessoal;
  • aprimoramento pessoal e empresarial;
  • predisposição ao desenvolvimento de trabalho em grupo devido ao aumento da responsabilidade; estimulo a criatividade;
  • melhoria da qualidade devido ao cumprimento das normas e padrões.

Os Dez Mandamentos do Programa 5S

Dentro do Programa 5S, temos os 10 mandamentos que os usuários utilizam como base e princípio.

  1. Ficarei com o estritamente necessário.
  2. Definirei um lugar para cada coisa.
  3. Manterei cada coisa no seu lugar.
  4. Manterei tudo limpo e em condições de uso.
  5. Combaterei as causas de sujeira.
  6. Identificarei toda situação de risco.
  7. Trabalharei com segurança.
  8. Questionarei toda norma ou padrão até entendê-lo completamente.
  9. Procurarei formas de melhorar meu trabalho.
  10. Honrarei todos os compromissos.

As pessoas que utilizam esses mandamentos, ou pelo menos um deles como base e princípio, terão resultado na disciplina e na qualidade de vida profissional e pessoal.

Aplicação do Programa 5S

O programa 5S é uma ferramenta simples, baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial, e até mesmo em outros estabelecimentos como: escolas, repartições públicas, restaurantes, supermercados e na nossa vida pessoal.

O maior ganho que o programa 5S proporciona é a mudança de comportamento das pessoas e do ambiente onde essas estão incluídas. Economia, organização, limpeza, higiene e disciplina tornam-se palavras comuns e praticadas por todos. Estes fatores são fundamentais para elevar e garantir a produtividade e qualidade.

Implantar o 5S é uma boa maneira de melhorar o gerenciamento da rotina e ter resultados cada vez melhores. Sem falar no ganho social da empresa (que tem seu valor cada vez mais reconhecido no mundo capitalista).

O 5S constitui uma boa maneira de testar se a organização esta pronta ou não para iniciar projetos mais complexos, como por exemplo, a Gestão da Qualidade Total. Pois, é uma abordagem sistêmica que envolve todos da organização, orientando melhores valores, estabelecendo melhores hábitos e criando transparência no ambiente de trabalho.

O programa 5S retorna resultados efetivos para organização se for implementado integralmente e compreendido dentro do contexto Kaisen (melhoria contínua). Ele pode-se tornar o pilar dos processos de mudança organizacional.

Quero saber mais sobre a Filosofia Kaizen

Implantação do Programa 5S

A implantação do programa 5S deve ser feita de acordo com o ciclo de melhoria conhecido por PDCA. A implantação do programa deve nascer de uma estratégia da empresa, com base em um ou mais problemas em seus indicadores de performance e/ou com base em uma busca de superação de resultados já alcançados.

A implantação do programa 5S não contempla investimentos financeiros significativos, uma vez que sua essência é a alteração no comportamento e atitudes das pessoas em relação ao significado do trabalho. Promove o crescimento contínuo das pessoas e, portanto, a melhoria das organizações.

Entre os resultados obtidos, tem-se o incremento da moral dos empregados, eliminação de atividades que não agregam valor, o aumento da segurança e um maior nível de eficiência da qualidade.

A diretriz geral para implantação dos 5S’s deve ser a montagem de um plano que não entre em choque com a cultura organizacional do local e que permita que a mudança ocorra a partir da base pré-existente, sem rupturas desestabilizadoras. É preciso conhecer a realidade atual e a partir dela fundamentar a implantação.

A implementação da filosofia 5S, é uma trilha que pode e deve ser adaptada de acordo com as características e necessidades de cada empresa, tendo o cuidado de não entrar em choque com a cultura local.

Quais são as Vantagens da Implantação do Programa 5S

Benefícios da implantação do 5S´s

  • Bem-estar do ser humano;
  • Incentivo à criatividade;
  • Melhoria da moral do ser humano;
  • Apoio a manutenção preventiva;
  • Maior colaboração entre as pessoas;
  • Ambientes de trabalho mais organizados;
  • Melhores níveis de limpeza;
  • Menores riscos de acidentes/doenças;
  • Melhor utilização do espaço físico;
  • Mais disciplina.

Dicas para a implantação do Programa 5S

Além de conquistar o envolvimento e participação de todos os funcionários, é necessário de que as pessoas estejam convencidas de que o 5S realmente trará benefícios tanto na vida profissional quanto pessoal.

Abaixo seguem algumas dicas para melhorar o processo de implantação:

  1. Escolha um departamento para começar: o programa 5S requer a utilização de recursos e por este motivo é interessante focar o planejamento onde o retorno será mais rápido e visível.
  2. Faça a implantação por etapas: cada “S” deve ser implantado no seu devido tempo. Geralmente, segue-se a sequência cronológica de ações (Utilização, Ordenação e Limpeza). O tempo de duração de cada fase deve ser o suficiente para que as pessoas envolvidas absorvam os conceitos e adotem os mesmos como rotina no seu dia a dia.
  3. A aplicação de avaliações periódicas e utilização de quadros de gestão a vista ajudam a avaliar se a metodologia está sendo absorvida pela organização de forma adequada
  4. Treinamentos e cursos: ofereça treinamentos para todos os funcionários, desde aqueles que estão no chão de fábrica até gerentes e diretores.
  5. Equipes multidisciplinares: crie equipes multidisciplinares e aloque as mesmas em diferentes áreas. Estas equipes irão mapear os problemas, os desperdícios e os riscos criando planos de ação e procedimentos para manter o programa 5s em um ciclo de melhoria contínua.
  6. Seja consistente e realista: tire fotos do novo padrão estabelecido, crie rotinas de limpeza, organização e principalmente: seja consistente e realista às metas e padrões estabelecidos.

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Gestão à Vista: O que é, Para que serve, Como Funciona

Kaizen: O que é, Filosofia, Objetivos, Princípios, Ferramentas

Kanban: O que é? Objetivos? Componentes, Princípios, Características

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (28 de abril de 2022). O que é Programa 5S: O que é, Benefícios Como Implementar. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/o-que-e-programa-5s-o-que-e-vantagens/– Acessado em (inserir data do acesso).

Referencias Bibliográficas

IPEM-SP. Apostila Programa 5S, São Paulo, 2008.

SILVA, J.M. 5S: o ambiente da qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992.

CAVICCHIOLI, G. de Programa 5S e Excelência em Atendimento. São Paulo: Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, 2010.

RIBEIRO, H. de. 5S Barreiras e Soluções. Salvador: Casa da Qualidade, 1997

(SILVA, 1994, p. 15, apud VIVAN; FRIES; ZANOTELLI, 1998, p. 4) IPEM (2010)

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Jarbas!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Fico muito feliz em saber que gostou do artigo e que ele lhe será útil.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Parabéns pelo conteúdo. Chegou em boa hora;- em reunião com a nova chefia de unidade foi sugerido a implantação do Programa 5s no setor como meta de trabalho para progressão. Obrigado!!

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.