Gestão à Vista: O que é, Para que serve, Como Funciona
Gestão à Vista è uma filosofia de gestão que faz uso da comunicação visual para gerir e motivar as atividades dos colaboradores. Visa tornar público e acessível, aos colaboradores, informações e dados pertinentes a suas atividades, em uma linguagem acessível e em local visível por todos. Onde possa ser vista, consultada e compreendida por qualquer um que trabalhe na área envolvida.
A gestão à vista é uma ferramenta capaz de gerar aumento da produtividade, melhoria da qualidade, melhoria na comunicação interna, melhoria do fluxo de informações bem como suporte a tomada de decisões.
Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 16/09/2021
O que é Gestão?
Gestão é o processo de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com a participação de outras pessoas. Refere- se ao processo de fixar objetivos e metas, e de determinar e orientar o caminho a ser seguido para seu atingimento, envolve decisões, comunicação, liderança, e avaliações. Refere-se ao ato de interpretar os objetivos propostos e transforma-los em ações através do planeamento, organização, direção e controle, a fim de atingir esses mesmos objetivos.
Durante muito tempo, o processo de gestão foi centralizador e restrito a certos níveis hierárquicos das organizações. Somente algumas pessoas tinham acessos a dados como metas, desempenhos e problemas observados. Como resultado, havia uma participação menor de todos os envolvidos.
Diante de um cenário cada vez mais dinâmico e que exige a atuação dos colaboradores, a gestão à vista surgiu como uma solução de transparência. Basicamente, trata-se de um tipo de gerenciamento que visa a dar acesso a todos os envolvidos sobre os indicadores, as performances e as análises, em geral.
Quero saber mais sobre Conceitos e Definições de Gestão
Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 15/03/2022
O que é Gestão à Vista nas Empresas?
Gestão à Vista è uma filosofia de gestão que faz uso da comunicação visual para gerir e motivar as atividades dos colaboradores. Visa tornar público e acessível, aos colaboradores, informações e dados pertinentes a suas atividades, em uma linguagem acessível e em local visível por todos. Onde possa ser vista, consultada e compreendida por qualquer um que trabalhe na área envolvida.
É uma forma de comunicação empresarial capaz de gerar aumento da produtividade, melhoria da qualidade, melhoria na comunicação interna, melhoria do fluxo de informações, bem como suporte a tomada de decisões.
Como ferramenta de gestão é utilizada para informar, transmitir conhecimento, integrar pessoas e auxiliar no processo decisório. É uma ferramenta que permite a visualização do status das atividades em andamento, por parte dos gestores e dos colaboradores, permitindo acompanhamento da produção e tomadas de ações, quando necessárias
De forma simplificada, Gestão à Vista é um modelo de gestão organizacional onde o gestor desmobiliza por meios de painéis (quadros, monitores eletrônicos e etc.) informações relevantes para os colaboradores sobre o trabalho que esta sendo feito.
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Definições sobre Gestão à Vista
O Lean Institute Brasil (2012) define Gestão Visual como um sistema de controle, planejamento e melhoria contínua que faz a integração de ferramentas visuais simples cuja função permite uma rápida visualização compreender a situação atual. Em complemento, Falconi (2013) fala que os dados e informações estejam disponíveis de maneira que não haja esforço por parte do colaborador.
A gestão a vista auxilia a percepção de fraquezas em um sistema produtivo. Com isso torna mais fácil a adoção de medidas e ações que permitam o fortalecimento do sistema, assim evitando problemas futuros e eliminando os atuais (OHNO, 1997).
Mello (1998) definiu Gestão à Vista como sendo uma forma de comunicação que pode ser observada por qualquer um que trabalha em uma determinada área, qualquer um que esteja de passagem por esta área e para qualquer um que possa visualizá-la. Ou seja, é aquela comunicação que está disponível em uma linguagem acessível para todos aqueles que possam vê-la, trazendo uma nova luz e uma nova vida à cultura no local de trabalho, através do compartilhamento das informações.
A gestão à vista é uma ferramenta que permite a visualização do status das atividades em andamento, por parte dos gestores e dos colaboradores, permitindo acompanhamento da produção e tomadas de ações, quando necessárias (LINS e HOLANDA, 2011).
Conforme Araújo (2009) a gestão à vista é considerada como um conceito chave na condução e implantação de sistema de produção enxutos, e essa prática é uma parte integrante das técnicas de manutenção da identidade corporativa e gerenciamento desses sistemas.
O que é Quadro de Gestão à Vista (Painel de Controle)?
O Painel de Controle ou Dashboard pode ser definido como uma ferramenta visual e interativa de gerenciamento de desempenho que fornece em uma única tela as informações mais importantes para alcançar um ou vários objetivos organizacionais individualmente, permitindo o usuário identificar, explorar e comunicar áreas problemáticas que precisam de ação corretiva (YIGITBASIOGLU et al., 2012).
Dashboard é o meio utilizado para disponibilizar visualmente informações e indicadores da gestão sobre o processo em execução. Pode ser um quadro mural simples ou uma tela eletrônica. São ferramentas visuais simples cuja função permite uma rápida visualização e compreensão da situação atual.
A finalidade do quadro de gestão à vista é permitir a visualização. por todos os envolvidos, de informações, dados indicadores importantes para conclusão dos trabalhos com eficácia e eficiência. Ele serve para desenvolver a consciência situacional da equipe e influenciar diretamente no comportamento e nas ações dos colaboradores.
Objetivo do Painel de Controle (Dashboard)
Segundo Pauwels et al., (2009), o propósito do painel de controle é permitir:
- Coerência: obriga a coerência entre medidas e procedimentos de medição através de departamentos e unidades de negócio;
- Monitoramento: ajuda a monitorar o desempenho, tanto em termos de avaliação (quem ou o que teve bom desempenho?), quanto em termos de desenvolvimento (o que aprendemos?);
- Planejamento: pode ser usado para planejar (dado o ponto inicial, quais deveriam ser os objetivos e estratégias a serem tomados?);
- Comunicação: deve ser usado para comunicar stakeholders, ele não comunica apenas qual é o desempenho, mas também o que a organização valoriza como desempenho pela escolha das métricas e indicadores no painel.
Benefícios do Painel de Controle
Pauwels et al., (2009) também defendem que para a eficácia de um painel de controle pode ser avaliada por cinco benefícios:]
- O compartilhamento de métricas é fundamental para estabelecer a cultura da organização;
- Uma estrutura que reconhece um bom desempenho, que diagnostica mau desempenho e avalia diferentes opções para as ações corretivas. O plano de marketing e / ou de negócios deve mostrar as consequências esperadas da aplicação do plano e o painel deve mostrar a posição atual e, talvez, as previsões;
- Fornece aprendizagem organizacional;
- Uma ferramenta que aumenta a lucratividade, na medida em que o aumento da rentabilidade é uma meta primária;
- Ajuda na tomada de decisão.
Qual é o Objetivo da Gestão à Vista?
- Disponibilizar informações acessíveis capazes de facilitar o trabalho diário;
- Disseminar conhecimento ao maior número de pessoas;
- Reforçar a autonomia dos funcionários no sentido de enriquecer os relacionamentos incentivando a participação;
- Facilitar a comunicação entre as pessoas e entre turnos de trabalho;
- Reforçar a autonomia dos funcionários a fim de auxiliar em melhores relacionamentos;
- Incentivar a participação dos colaboradores;
- Implementar a cultura de disseminação de conhecimentos e informações no ambiente de trabalho.
Segundo Mello (1998), os principais objetivos da gestão à vista são oferecer informações acessíveis e simples, capazes de facilitar o trabalho diário, aumentando o desejo de se trabalhar com maior qualidade; aumentar o conhecimento de informações ao maior número de pessoas possíveis; reforçar a autonomia dos funcionários no sentido de enriquecer os relacionamentos, incentivando a participação; fazer com que o compartilhamento das informações passe a ser uma questão de cultura da empresa.
O que se busca, principalmente, é uma forma expositiva de engajar e comunicar todos os envolvidos em um determinado processo de forma que a tomada de decisão seja mais ágil, sensos de responsabilidade e independência maior sejam criados e os resultados sejam facilmente observados.
Qual a Importância da Gestão à Vista?
A gestão à vista é uma ferramenta capaz de gerar aumento da produtividade, melhoria da qualidade, melhoria na comunicação interna, melhoria do fluxo de informações bem como suporte a tomada de decisões.
Nas organizações o sistema de gestão à vista busca melhorar o desempenho organizacional por meio da disposição da visão, dos valores, dos objetivos e da cultura da empresa, com outros tipos de gestão, como os processos e elementos de trabalho, em conjunto com as partes interessadas, por meio de estímulos visuais (TEZEL et al., 2009b).
Benefícios da Gestão à Vista
- Aumento da Transparência
- Priorização de Pontos Específicos
- Fortalecimento da Cultura da Participação
- Facilitação de Análise de Interferências
1. Aumento da Transparência
Como todos têm acesso às informações relevantes e de maneira ágil, há um nível ampliado de transparência. Isso gera um melhor fluxo de dados, o que otimiza e facilita a comunicação.
De modo simples, é como se todos falassem a mesma língua, já que entendem os desafios e as necessidades específicas. Além de tudo, ter uma gestão mais transparente é essencial para evitar certos conflitos.
Quando os colaboradores sentem que não são parte da conquista de resultados, podem ficar desmotivados e insatisfeitos. Por outro lado, a transparência denota que a empresa valoriza a experiência deles e aproveita a percepção dos envolvidos para obter números melhores.
2. Priorização de Pontos Específicos
Como todos enxergam as necessidades e as possibilidades, é mais fácil dar prioridade ao que merece atenção extra. Já que todo mundo consegue identificar os principais problemas e os objetivos de maior relevância, há como alocar esforços para alcançar certos resultados.
Trata-se de algo essencial, já que os recursos de uma empresa são finitos. Se eles não forem usados para o que mais importa, então o empreendimento deixa alcançar o desempenho esperado. Com a priorização clara para os envolvidos, é possível chegar ao patamar desejado.
3. Fortalecimento da Cultura da Participação
A Cultura de Ownership consiste em fazer com que os colaboradores sintam que são “donos” de seus resultados, de seus processos e de sua atuação. Ou seja, quando essa proposta é fortalecida, existe a ideia de que todos são uma peça importante para o quebra-cabeça se formar. Sem um elo, a corrente — que é a empresa — não fica completa.
Com a gestão à vista ocorre um reforço da cultura de participação. Como todo mundo tem acesso aos dados e compreende a situação do estabelecimento, existe esse sentimento de que todos são responsáveis pelas conquistas e pelo crescimento do empreendimento. Como resultado, há muito mais engajamento e interação, o que gera motivação, produtividade e diferenciação de mercado.
4. Facilitação de Análise de Interferências
Com o uso constante de indicadores e dados relevantes, há uma tendência que as análises fiquem mais fáceis. É possível cruzar informações de vários pontos e reconhecer como elas se relacionam a um objetivo específico.
Com a ajuda dos envolvidos, fica ainda mais fácil identificar problemas e questões que devem ser trabalhadas. A partir desse entendimento, é viável compreender quais são as melhores formas de agir para conquistar a performance esperada. Com intervenções certeiras, podem-se evitar retrabalhos, otimizar o uso de recursos e potencializar o desempenho
Como Funciona a Gestão à Vista?
De forma resumida, a gestão à vista divulga, de forma clara, ampla e rápida, todas as informações e indicadores relevantes para as pessoas de interesse. Os dados são apresentados em um local de fácil acesso, o que garante a democratização da informação.
Durante muito tempo, o gerenciamento foi centralizador e restrito a certas etapas da hierarquia. Somente algumas pessoas tinham acessos a dados como metas, desempenhos e problemas observados. Como resultado, havia uma participação menor de todos os envolvidos.
Diante de um cenário cada vez mais dinâmico e que exige a atuação dos colaboradores, a gestão à vista surgiu como uma solução de transparência. Basicamente, trata-se de um tipo de gerenciamento que visa a dar acesso a todos os envolvidos sobre os indicadores, as performances e as análises, em geral.
A intenção é que todos reconheçam as informações e identifiquem os pontos que exigem atenção. É, portanto, um modelo muito mais completo e integrativo, que pretende unir os colaboradores e gestores rumo a objetivos em comum.
Como fazer uma Gestão à Vista?
No momento de aplicação da gestão à vista, é preciso que seja analisada a dinâmica do trabalho, em seguida uma lógica de abordagem deve ser pensada e colocada em prática.
Greif (1991) assegura que a gestão à vista depende de três regras fundamentais.
- O primeiro passo está em observar tudo o que se refere ao ambiente de trabalho, como demoras, níveis de estoques e disponibilidade de máquinas.
- O segundo passo se refere a conhecer compromissos, metas e regras.
- Já o terceiro passo implica em agir por meio de consenso sobre as regras e objetivos e pela participação em melhorias.
Etapas para Aplicação da Gestão à Vista
Greif (1991) propõe algumas etapas para o desenvolvimento e aplicação da gestão à vista:
- Construção de um consenso;
- Definição de objetivos prioritários;
- Descentralização da tomada de decisão;
- Criação de cronogramas visuais;
- Escolha de métodos simples; e
- Exibição de metas e resultados.
Para isso, Tonkin (1998 apud SOUZA et al. 2004, p. 2) ressalta que as informações sejam:
- Bem visíveis, fáceis para se entender; informativas, transferindo informações úteis, estimulantes e motivantes para quem as veem;
- Benéficas, fazendo o serviço fácil, rápido, seguro e o mais satisfatório;
- Atraente, interessante, colorido e apreciável para o observador”
Práticas da Produção Enxuta Relacionadas a Gestão
A pratica da gestão à vista envolve o uso de algumas ferramentas e metodologias de gestão enxuta, dentro quais podemos citar:
- PDCA;
- Programa 5s
- Kanban
- Indicadores de Desempenho
1. Gestão à Vista e o PDCA
O desenvolvimento da gestão à vista pode se tornar parte fundamental do método Plan, Do, Check, Act (PDCA), elaborado por Walter A. Shewhart nos Estados Unidos na década de 1930. Falconi (1996) cita que o ciclo PDCA é um método de gestão e o caminho para se atingirem metas, que podem ser de dois tipos: metas para manter e metas para melhorar. Em geral, é aplicado nos sistemas de gestão das empresas visando ao aperfeiçoamento das atividades, garantindo o sucesso das ações independente de área ou setor.
Quero saber mais sobre o Método PDCA
2. Gestão à Vista e o Programa 5s
A gestão à vista é uma metodologia intimamente ligada à preocupação com a qualidade no trabalho. Dentro desse âmbito, o desenvolvimento de um programa 5s atua de forma intensa no sentido de permitir que grandes saltos de qualidade interna sejam dados por meio da prática da gestão à vista.
Para Bayo-Moriones, Bello-Pintado e Cerio (2010), o sistema 5s busca reduzir perdas e otimizar a qualidade e a produtividade através da manutenção de ordem no local de trabalho, usando indicações visuais para obter resultados operacionais mais consistentes. Os mesmos autores afirmam que a prática do 5s visa a incorporar os valores de organização, asseio, limpeza, padronização e disciplina no local de trabalho.
3. Gestão à Vista e o Kanban
Kanban, de acordo com Moura (1996), é um recurso de controle de estoques em linha de produção, de caráter visual, e determina a ordem de produção para a fase anterior do processo. É uma ferramenta de controle concebida para operar no chão de fábrica, utilizando um sistema de realimentação visual por meio de cartões de demanda circulantes, os quais são denominados Kanban.
A premissa básica do sistema está na possibilidade de puxar os itens da linha de produção a partir da demanda final de um produto, por meio de cartões indicativos que fornecem informações a respeito do produto ou item em questão (Shingo, 1996).
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4. Gestão à Vista e os Indicadores de Desempenho
Segundo Tocchetto e Pereira (2004), indicadores de desempenho são medidas utilizadas para avaliar, mostrar a situação e as tendências das condições de um dado ambiente.
O objetivo principal dos indicadores, de acordo com Van Bellen (2002), é o de agregar e quantificar informações de uma maneira que sua significância fique mais aparente. Os indicadores simplificam as informações sobre fenômenos complexos tentando melhorar, com isso, o processo de comunicação
No contexto da gestão à vista, é importante ter em mente quais indicadores melhor se adéquam à exposição pretendida por esse tipo de gerenciamento. Nem todo indicador, quando exposto, colabora para uma melhoria global dos índices, processos e relações dentro de uma organização.
Dessa forma, definir os indicadores que devem ser exibidos pela gestão à vista é parte fundamental do processo de implantação do sistema. A escolha de maus indicadores pode sabotar todo o processo ao expor resultados que não significam muito ou que não façam sentido quando acompanhados de forma tão dinâmica e viva.
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Exemplos de Aplicação da Gestão à Vista?
- Gestão à vista da produção;
- Gestão à vista da qualidade;
- Gestão à vista de projetos;
- Gestão à vista da segurança.
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Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP
Leia também…
Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.
Gestão: O que é, O Que faz, Conceitos e os 3 Tipos de Gestão
Gestão Organizacional: O que é? Conceitos, Objetivos e Funções Básicas
Gestão Empresarial: O que é, Qual sua Função, Objetivos, Importância
Ferramentas de Gestão: O que são, para que servem, quais as principais?
Gestor: O que é, O que faz, Qual é o papel e Como ser um Bom Gestor
Dados para Citação Artigo
MARCONDES, José Sérgio (15 de março de 2022). Gestão à Vista: O que é, Para que serve, Como Funciona. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/gestao-a-vista-o-que-e-para-que-serve/ – Acessado em (inserir data do acesso).
Referencia Bibliográfica
FALCONI, V. Gerenciamento da Rotina. 9ª Edição. Editora Falconi, 2013
OHNO, T. O sistema Toyota de Produção: Além da produção em larga escala. Editora Bookman. São Paulo,1997.
MELLO, Carlos H. P. Auditoria Contínua. Dissertação de Mestrado, Itajubá: EFEI, 1998.
RAUJO, L. E. D. Dissertação de Mestrado. São Carlos, SP, 2009.
LINS, N. V. M.; HOLANDA, M. S. Proposta de Gestão Visual da Produção Naval em Estaleiros. XXII COPINAVAL. Congresso Panamericano de Engenharia Naval, Transporte Marítmo e Portuária. Buenos Aires, AR, 2011
MELLO, Carlos H. P. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – EFEI, Minas Gerais, 1998.
TEZEL, B. A.; KOSKELA, L. J. and TZORTZOPOULOS, P. Visual management: A general overwiev. Fifth International Conference on Construction in the 21st Century (CITC-V). Istanbul, Turkey, may, 2009a.
FALCONI, C. V. Gerenciamento pelas diretrizes. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996
GREIF, M. The Visual Factory: building participation through shared information. Portland, EUA: Productivity Press, 1991
MOURA, R. A. Kanban: a simplicidade do controle de produção. 4ª. ed. São Paulo: IMAM, 1996.
SHINGO, Shigeo. O Sistema Toyota de Produção – do Ponto de vista da Engenharia de Produção – 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 1996.
PAUWELS, Koen. et al. Dashboards as a service: why, what, how and what research is needed? Journal of Service Research, 2009.
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2 Comentários
Olá Antonio Carlos!
Obrigado pelo seu comentário.
Para ter sucesso como gestor de segurança, o conhecimento do profissional tem que ir além dos conhecimentos técnicos sobre segurança, ele precisa entender que está incluído dentro de um contexto maior que é administração empresarial, que seu sucesso depende em grande parte da sua visão estratégica e conceitual sobre as organizações empresariais.
Forte abraço e sucesso.
Parabéns pelas assuntos abordados, muito valiosos para gestão de segurança.