- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Gestão Organizacional: O que é? Conceitos, Objetivos e Funções Básicas

Gráficos referentes a gestão organizacional

Gestão organizacional é a atividade que envolve os processo de planejamento, organização, direção e controle dos recursos humanos, físicos/materiais e financeiro, de forma que se produzam resultados positivos, que possibilitem o atingimento de objetivos pre-estabelecidos para organização.

É um conjunto de processos administrativos que visam atingir objetivos e metas estabelecidas para organização, de forma eficiente e eficaz.

Uma boa gestão organizacional garante uma boa performance da organização, permitindo-lhe alcançar os seus objetivos e ganhar prestígio perante a comunidade local, nacional e internacional.

Por José Sérgio Marcondes.
Postado 16/11/2015 e atualizado 26/02/2020



Índice do Conteúdo

1. Definição de Organização
2. Definição de Gestão?
3. O que é Gestão Organizacional?
4. Funções da Gestão Organizacional ou Empresarial
5. Níveis de Gestão Organizacional
6. Participação do Leitor
7. Dados para Citação em Trabalhos
8. Referencias Bibliográficas


Voltar para o Índice

1. Definição de Organização

As organizações estão presentes em diferentes setores vitais e fazem parte das mais diversas atividades do nosso dia a dia, uma vez que “afetam fortemente cada aspecto da existência humana – nascimento, crescimento, desenvolvimento, educação, trabalho, relacionamento social, saúde, e até mesmo a morte” (SILVA,2013, p. 43).

Considerações de Daft (2014, p. 12) sobre a organização:

“É difícil enxergar as organizações. Podemos ver os sinais externos, como altos edifícios, uma estação de computador ou um funcionário educado, mas a organização como um todo é vaga e abstrata e pode estar espalhada em diversas localidades, até mesmo ao redor do mundo”.

“A maioria de nós passa muitas horas trabalhando numa organização de um tipo ou de outro.”

As nossas vidas, portanto, são “construídas” em contextos organizacionais e somos influenciados constantemente pelas organizações e pelas relações que se estabelecem entre elas.

Barnard (1967, p. 26-29) define organização como um “sistema cooperativo”, sendo este “um sistema complexo de componentes físicos, biológicos, pessoais e sociais, entre os quais existe uma relação sistemática e específica em razão da cooperação de duas ou mais pessoas que visam a um determinado fim”.

1.1. Exemplos de organizações

  • Organizações públicas – escolas, hospitais, órgãos públicos, policias e etc;
  • Organizações privadas – empresas, clubes, escolas, hospitais e etc;
  • Organizações religiosas – Católica, Evangélica, Espírita e etc;
  • Organizações esportivas – clubes de futebol, Confederação Brasileira de Hóquei no Gelo e etc.
  • Etc.

Voltar para o Índice

2. Definição de Gestão?

O termo gestão carrega em si a ideia de coordenação de recursos e pessoas para a realização de tarefas.

Esse conceito remete à responsabilidade que alguém assume para a execução de algo.

Gestão é uma atividade complexa, envolvendo a combinação e a coordenação de recursos humanos, físicos/materiais e financeiros, de forma  que se produzam bens ou serviços.

A palavra gestão nos remete a ideia de gerência, de administrar algo,  que está diretamente ligado á  produtividade do grupo e a satisfação não só do “líder” da ação mais do bem comum de todos que participaram da mesma.

Refere-se a orientação do caminho a ser seguido para a realização de objetivos compreendendo um conjunto de decisões, liderança, motivação, avaliação e análises.

2.1. Gestão de recursos

Os recursos são meios que as organizações possuem para realizar suas tarefas e atingir seus objetivos. Ou seja são os bens ou serviços utilizados nas atividades organizacionais.

Quando se fala em recursos não nos estamos referindo apenas a dinheiro, mas referindo-nos também aos equipamentos/bens necessários e que serão utilizados nas produções, nos serviços que uma organização visa realizar, pelos colaboradores/pessoal.

De um modo geral, os recursos podem ser divididos em três grupos importantes:

  • Recursos humanos;
  • Recursos físicos ou materiais;
  • Recursos financeiros.

Voltar para o Índice

3. O que é Gestão Organizacional?

Gestão organizacional é a atividade que envolve os processo de planejamento, organização, direção e controle dos recursos humanos, físicos/materiais e financeiro, de forma que se produzam resultados positivos, que possibilitem o atingimento de objetivos pre-estabelecidos para organização.

Envolve a habilidade de liderança, que é capacidade de se conseguir obter resultados (bens e serviços) por meio e pelos esforços de pessoas.

Pressupõe a existência de uma organização (várias pessoas que desenvolvem uma atividade em conjunto para melhor atingirem objetivos comuns.

A gestão organizacional remete a um conjunto práticas que permitem levar acabo o processo de planejar, organizar, implementar, liderar e controlar todas as atividades de uma organização, desde tarefas do dia-a-dia a projetos de curto, médio e longo prazo.

É um conjunto de processos administrativos que visam atingir objetivos e metas estabelecidas para organização, de forma eficiente e eficaz.

A eficiência define-se como a racionalização da quantidade/valor dos recursos usados para atingir uma meta/objetivo.

A eficácia é o grau com que uma organização atinge as suas metas/objetivos declarados.

Busca-se o menor gasto possível sem comprometer a eficácia.Relaciona-se com fazer as coisas certas e com qualidade prometida.

Uma boa gestão organizacional garante uma boa performance da organização, permitindo-lhe alcançar os seus objetivos e ganhar prestígio perante a comunidade local, nacional e internacional.


Voltar para o Índice

4. Funções da Gestão Organizacional ou Empresarial

De forma sucinta, a função da gestão organizacional é interpretar os objetivos propostos pela direção da organização e transforma-los em ações  através do planeamento, organização, direção, e controle de todos os esforços realizados, a fim de atingir os objetivos  propostos.

 Infográfico das funções da gestão de organização
Imagem 02 – Infográfico das funções da gestão de organização

4.1 Processo Gestão Organizacional

Os processos básicos da gestão organizacional se dividem em:

  • Planejamento;
  • Organização;
  • Liderança;
  • Controle.

4.1.1 Planeamento

O  planejamento envolve a definição de objetivos, assim como, a decisão sobre as tarefas a se realizar e a seleção dos recursos (humanos, financeiros/materiais, financeiros) necessários para atingir os objetivos estabelecidos.

O planejamento é o processo que determina antecipadamente o que deve ser feito e como deve ser feito.

Envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro e quais as decisões a tomar para que os objetivos e as metas sejam alcançados.

Para Montana (1998), o planejamento proporciona aos gestores uma reflexão sobre onde se pretende chegar e quais podem ser os possíveis problemas, levando-os a uma solução e prevendo soluções para direcionar as decisões, e superar os problemas do dia a dia das empresas.

Planejamento envolve:

  • estabelecer objetivos, metas e tarefas;
  • examinar as alternativas;
  • determinar as necessidade de recursos;
  • criar estratégias para alcance dos objetivos estabelecidos.
 Infográfico planejamento
Imagem 03 – Infográfico planejamento

4.1.2 Organização

Organização é o processo de estabelecer relações formais entre as pessoas, e entre estas e os recursos, para atingir os objetivos propostos.

É a forma como se vai desenvolver as atividades para concretizar o que se planejou.

Consiste na atribuição de tarefas, na formação de equipes, na delegação de autoridade e responsabilidade e na distribuição de recursos financeiros e materiais.

Trata-se de adequar as atividades às pessoas e aos recursos disponíveis, definir:

  • o que deve ser feito?
  • por quem deve ser feito?
  • como deve ser feito?
  • quando deve ser feito?

Organizar é um processo de dispor qualquer conjunto de recursos numa estrutura que facilite a realização de objetivos.

Organização envolve:

  • delinear cargos/funções e tarefas específicas;
  • criar estrutura organizacional;
  • definir posição de staff;
  • coordenar as atividades de trabalho;
  • estabelecer políticas e procedimentos;
  • definir a alocação de recursos da organização.
 Infográfico organização
Imagem 04 – Infográfico organização

4.1.3 Direção

Direção consiste em influenciar e motivar os membros da equipe para que todos contribuam para que os objetivos estabelecidos sejam atingidos.

Direção envolve:

Motivação – pode ser entendida como reforço da vontade das pessoas se esforçarem por conseguir alcançar os objetivos propostos. 

Traduz-se na procura da aproximação dos objetivos individuais de cada um dos elementos humanos que fazem parte da organização com os objetivos globais da organização.

Liderança – capacidade de influenciar o comportamento das pessoas para agirem de forma que os objetivos propostos sejam alcançados.

Comunicação –  processo de troca de informações, ideias, conceitos ou sentimentos entre pessoas.

Liderança é a competência essencial para que os objetivos e metas sejam alcançados.

Infográfico direção
Imagem 05 – Infográfico direção

  4.1.4 Controle

Controle  é a monitorização das atividades e das pessoas envolvidas nas atividades de forma a acompanhar se os desempenhos e resultados estão de acordo com o planejado.

Para tanto, se faz necessário definir indicadores de desempenho para que se possa avaliar o andamento das  atividades estabelecidas e aplicar as devidas correções se necessário.

Controlar significa garantir a execução do planejado conforme sua concepção.

Controle envolve:

  • avaliar o desempenhos;
  • estabelecer comparação do desempenho com os padrões pré-definidos;
  • aplicar medidas corretivas e de ajustes se necessário.
 Infográfico controle
Imagem 06 – Infográfico controle

O processo de gestão envolve um ciclo continuo de aplicação dos quatros elementos da gestão, planejamento, organização, liderança e controle, PDCA.

O funcionamento harmonioso do ciclo PDCA da gestão organizacional permite o atingimento dos objetivos de forma eficiente e eficaz.

Infográfico PDCA Gestão Organizacional
Imagem 07 – Infográfico PDCA Gestão Organizacional

Voltar para o Índice

5. Níveis de Gestão Organizacional

Gestores são todos aqueles, que numa organização, conseguem coisas feitas com o trabalho de outros, planejando, organizando, dirigindo e controlando.

Consideram-se, geralmente, três níveis de gestão:

5.1 Nível institucional

A gestão caracteriza-se por uma forte componente estratégica , ou seja, envolvimento da totalidade dos recursos disponíveis na determinação do rumo a seguir, associado a ações de médio e longo prazo, e pela formação de políticas gerais, isto é, que são definidas de forma genérica e dizem respeito a toda a organização.

Corresponde aos membros do conselho de administração e diretoria em geral.

5.2 Nível intermédio

Predomina a componente táctica, caracterizando-se pela motivação de recursos e elaboração de planos e programas específicos relacionados com a área do respectivo gestor, associados a ações de curto prazo.

Corresponde funções de gerencia.

5.3 Nível operacional

Predomina a componente técnica, traduzindo-se na execução de rotinas e procedimentos diários.

Corresponde funções de supervisão e coordenação.

Se você deseja alcançar um objetivo de forma rápida e eficiente, o melhor recurso é utilizar o planejamento. Assim você obtém mais clareza e visão para a tomada de decisão. Ao realizar um planejamento, mesmo que simplificado, as chances de alcançar o objetivo são muito mais efetivas.

Com o planejamento o gestor de um projeto poderá controlar melhore as situações e imprevistos que surgirem, terá uma visão geral do que deve ser feito, vai saber utilizar melhor os recursos que tem e que são limitados e, por fim, será um gestor proativo, isto é, ter em mente o que poderá acontecer e tomar medidas preventivas.

Quanto melhor for sua capacidade de planejar mais sucesso você terá em sua vida pessoal e profissional. Para que aprimore sua capacidade de planejar sugiro a leitura do Livro Planejamento Organizacional.



Voltar para o Índice

6. Você Gostou? Sem sim, colabore com o crescimento do Blog

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para nós;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Leia mais um artigo, essa prática nos ajuda muito;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter.

Convido você a se inscrever para acompanhar as publicações do nosso blog, os links para cadastro estão na lateral do blog para acessos com desktop ou logo abaixo para acessos com celular.

Obrigado pelo tempo disponibilizado na leitura de nosso artigo, espero que tenha sido útil pra você!

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes

Acesse o botão a seguir e você encontrará uma lista de posts relacionados ao tema desse post, que lhe serão muito úteis como leitura complementar a esse assunto.



Voltar para o Índice

7. Dados para Citação em Trabalhos

MARCONDES, José Sérgio (06 de janeiro de 2020). . Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).



Voltar para o Índice

8. Referencias Bibliográficas

ALLEN, Louis A. Administração profissional: novos conceitos e métodos provados. The Professional Management: new concepts and prove practices. Tradução de Suely M. Brazão, Vicente de Paula e Pala Rico Adorno. São Paulo: McGraw-Hill, 1974.

BARNARD, Chester I. As Funções do Executivo. The Functions Of The Executive. Tradução de Flávio Moraes de Toledo Piza. São Paulo: Atlas, 1971.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Administração, tarefas, responsabilidades, práticas. Management: tasks, responsibilities and practices. Tradução de Carlos A. Malferrari et. al. 3 vol. São Paulo: Pioneira, 1975.

FAYOL, Henri. Administração Industrial e Geral. Administration Industriellen et Générale. Tradução de Irene de Bjano e Mário de Sousa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1960.

FERREIRA, Ademir Antônio. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias, evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 1997.

FONSECA, Valéria Silva da. A abordagem institucional nos estudos organizacionais: bases conceituais e desenvolvimentos contemporâneos. In: VIEIRA, Marcelo Milano Falcão

CARVALHO, Cristina Amélia (Orgs.). Organizações, instituições e poder no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 47-66.

DAFT, Richard L. Organizações: teoria e projetos. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

BARNARD, Chester Irving. As funções do executivo. São Paulo: Atlas, 1971.

STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1985.

CHANLAT, Jean-François (Coord.). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. v. 1.

Artigo sobre gestão organizacional e empresarial. Definição, conceitos, objetivos e funções do processo de gestão na organizações.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Luiz DIONIZIO!
    Fico feliz em saber que você gostou do artigo.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Amei a matéria sobre gestão organizacional!!! Maravilhoso. Ajudou muito em meu estudo.

  3. Olá Delvania Oliveira!
    Fico feliz em saber que você esta gostando do conteúdo do Blog.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. O conteúdo desse blog é excelente, muito obrigada por compartilhar

  5. Olá Milton Mello!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  6. Olá Eduarda!
    Obrigado pelo seu comentário e recomendação.
    Forte abraço e sucesso!

  7. Olá Olga!
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  8. Muito bom! A forma de explicação é muito explícita e simples. Recomendo!

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.