- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Gerente de Projetos: O que é, O que faz e Competências

Um gerente de projeto é responsável pelo planejamento e supervisão de projetos dentro de uma organização, desde a concepção inicial até a conclusão. Eles coordenam pessoas e processos para entregar projetos no prazo, dentro do orçamento e com os resultados desejados alinhados aos objetivos.

Um gerente de projeto é um profissional que planeja, organiza, coordena e executa projetos, trabalha dentro de restrições como orçamentos e cronogramas. Os gerentes de projeto são responsáveis ​​por liderar equipes, definir metas, comunicar-se com as partes interessadas e acompanhar um projeto até o seu encerramento.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 23/06/2022

O que é um Gerente?

O Gerente é aquele que gerencia, gere e/ou administra pessoas, negócios, bens ou serviços em uma empresa, em um escritório, em uma fábrica, enfim, em uma determinada organização.

O cargo de gerente tem muita relevância e sempre possui muitas responsabilidades dentro de uma empresa. Ele é responsável por manter a organização dos processos e, normalmente, está sempre tomando decisões muito importantes para o desenvolvimento do negócio. Sua função envolve as funções as básicas da administração: planejamento, organização, direção e controle.

O gerente é a pessoa responsável por mediar a relação entre a direção da empresa e os demais colaboradores, e traduzir o planejamento estratégico da empresa em pequenas tarefas a serem executadas no dia a dia. Além disso, este profissional coordena e guia as equipes, executa e dá ordens a fim de que as tarefas sejam cumpridas de acordo com os objetivos metas da empresa.

Segundo Peter Drucker um gerente executa cinco tarefas básicas:

  • Define objetivos: Estabelece metas para a equipe, decide como o trabalho precisa ser feito e quais esforços serão necessários para alcançar os objetivos da empresa;
  • Organiza: Divide o trabalho em atividades gerenciáveis e selecione e aloca as pessoas para realizar as tarefas que precisam ser feitas;
  • Motiva e se comunica: A função “integradora” do gerente, cria uma equipe engajada e instruída sobre as propostas e valores da organização;
  • Desenvolve pessoas: Em uma economia do conhecimento, as pessoas são o bem mais importante da empresa, e cabe ao gerente desenvolver esse recurso;
  • Mede: Estabeleça metas e critérios apropriados, e analise, avalie e interprete o desempenho.

Tipos de Gerentes e suas Funções

Dentro de uma organização podem haver diferentes tipos de gerentes. Dentre eles temos:

  • Gerente Administrativo – lida com estratégias e informações de diferentes áreas do negócio. Ele é responsável por coordenar as tarefas administrativas em geral.
  • Gerente de Marketing – gerencia cria e analisa as estratégias mais eficazes para promover a empresa e atrair novas oportunidades de negócio.
  • Gerente Comercial – coordenar as estratégias de vendas e de relacionamento com os clientes.
  • Gerente de Segurança – o gerente de segurança gerencia as atividades da segurança na organização;
  • Gerente de Projetos – coordena o desenvolvimento de todas as etapas de algum projeto específico da empresa, desde o planejamento até a conclusão e entrega.

Quero saber mais sobre Gerente Organizacional

O que é um Gerente de Projetos?

O Gerente de Projetos pode ser definido como aquele que gerencia um projeto. Ele trabalha com a equipe do projeto e outras partes interessadas para determinar e usar as boas práticas geralmente reconhecidas e apropriadas para cada projeto. Suas atribuições envolve o planejamento, organização, direção e controle das atividades do projeto.

Os gerentes de projetos desempenham um papel crítico na liderança de uma equipe de projeto para atingir os objetivos do mesmo. Seu papel pode variar, de acordo com cada organização. Em última análise, a função de gerenciamento de projetos é adaptada à organização da mesma forma que os processos de gerenciamento de projetos são adaptados para atender ao projeto.

Um bom gerente de projeto é um agente de mudanças. Ele define as metas do projeto e usa suas habilidades e conhecimentos para inspirar um senso de propósito compartilhado dentro da equipe do projeto a fim de atingir as metas estabelecidas. Gosta de novos desafios e da responsabilidade de impulsionar os resultados do negócio.

Os bons gerentes de projeto trabalham bem sob pressão e se sentem à vontade com mudanças e complexidades em ambientes dinâmicos. Eles podem alternar facilmente entre o “quadro geral” e os detalhes pequenos, mas cruciais, sabendo quando se concentrar em cada um.

Os gerentes de projeto bem sucedidos cultivam as habilidades das pessoas necessárias para desenvolver a confiança e a comunicação entre todas as partes interessadas de um projeto: seus patrocinadores, aqueles que farão uso dos resultados do projeto, aqueles que comandam os recursos necessários e os membros da equipe do projeto.

gerente de projetos
Gerente de Projetos

Quem pode ser um Gerente de Projetos?

Teoricamente qualquer pessoa pode ser um gerente de projetos. O gerenciamento de projetos é uma função diversificada e você descobrirá que as qualificações geralmente variam de acordo com o setor e a empresa. Ao analisar o que você precisa para construir uma carreira em gerenciamento de projetos, considere duas áreas principais: educação e certificação.

Ensino superior – Muitos gerentes de projeto têm um diploma de bacharel em negócios, ciência da computação ou áreas relacionadas à indústria. Embora nem sempre seja um requisito rigoroso, um diploma pode ajudá-lo a desenvolver as habilidades de liderança necessárias no trabalho. Algumas empresas podem procurar candidatos com pós-graduação, como Master of Business Administration (MBA) ou Master of Science in Management (MSM).

Certificações – Esteja você apenas se formando na faculdade ou procurando uma nova carreira em gerenciamento de projetos, um certificado ou certificação profissional pode ajudar a aprimorar seu currículo para torná-lo mais atraente para os gerentes de contratação.

Qual o Papel do Gerente de Projetos?

O papel do gerente de projetos é diferente do papel de um gerente funcional ou de um gerente de operações. Normalmente, o gerente funcional se concentra na supervisão do gerenciamento de uma unidade funcional ou de negócios.

Os gerentes de operações são responsáveis por assegurar a eficiência das operações do negócio. O gerente de projeto é a pessoa designada pela organização executora para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto. O papel do gerentes de projetos está relacionado a concepção, construção e implementação de novidades e a mudanças de padrões e rotinas.

Segundo as anotações do PMI (Project Management Institute), os gerentes de projetos são agentes de mudanças e devem inspirar e direcionar as pessoas na busca pelo propósito. Temos que ter em mente que um projeto, geralmente, traz com sigo ou impõe mudanças e novidades.

Os agentes de mudança são aqueles indivíduos que atuam de forma a mudar a forma de fazer as coisas numa organização. Neste contexto, o gerente de projetos deve ser persuasivo e capas de influenciar decisões para que todos se adaptem às mudanças impostas pelo projeto, de forma que os resultados esperados sejam alcançados

O gerenciamento de projetos pode ser uma carreira desafiadora, e o sucesso nessa carreira dependera em grande parte do empego do profissional na busca de qualificação

O que faz um gerente de projetos?

O gerente de projeto é responsável pelo gerenciamento diário do projeto e deve ser competente no gerenciamento dos seis aspectos básicos de um projeto, ou seja, escopo , cronograma , finanças , risco, qualidade e recursos. Eles trabalham em projetos específicos que têm resultados definidos, têm limites de tempo e precisam ficar dentro de um orçamento.

Os gerentes de projetos gerenciam projetos, planejam sua concepção (escopo) e execução. Acompanham o escopo estabelecido e o progresso das rotinas, a fim de cumprir metas, prazos, produtividade e custos estabelecidos. Identifica e avalia os riscos, propondo formas para mitigá-los.

Ao usar suas habilidades de gerenciamento de projetos, os gerentes de projeto supervisionam os projetos. Eles adaptam sua abordagem ao contexto e restrições de cada projeto, sabendo que não existe um padrão capaz de atender a toda a variedade de projetos. E eles estão sempre aprimorando suas próprias habilidades e as de suas equipes por meio de revisões de lições aprendidas na conclusão do projeto.

Também faz parte do gerente de projetos agir para que as pessoas fiquem motivadas, proporcionando-lhes condições de trabalho adequadas e satisfazendo necessidades e expectativas que elas possuam.

Quais são as Funções do Gerente de Projetos

As principais funções de um gerente de projetos são planejar, organizar, dirigir e controlar ações relacionadas ao projeto sob sua responsabilidade. Ele é responsável por definir o cronograma de concepção, operações e entregas do projeto.

  1. Planejamento – refere-se ato de planejar, que consiste em, estudar de forma antecipada o cenário de uma ação ou atividade, definindo os objetivos a serem atingidos, e identificando os meios, as ações e estratégias necessárias para o alcance desses objetivos. Quero saber mais sobre planejamento.
  2. Organização – é a forma como se dispõe os meios para atingir os resultados pretendidos. Envolve as ações para identificar, organizar e agrupar meios e atividades necessárias para se atingir os objetivos de um projeto. Quero saber mais sobre Organização.
  3. Direção – função administrativa que conduz, coordena e lidera as pessoas da organização na execução das atividades planejadas e organizadas para o atingimento do objetivo do projeto. é onde ocorre à execução dos trabalhos planejados e organizados. Quero saber mais sobre Direção.
  4. Controle – consiste em checar se as atividades realizadas estão de acordo com as atividades previstas no planejamento do projeto. Visa apontar desvios em relação ao planejado, e propor alternativas para superar as dificuldades encontradas . Quero saber mais sobre Controle.

Quais são as Responsabilidades de um Gerente de Projeto

O gerente de projetos é responsável por estabelecer os objetivos do projeto, definir as estratégias e atividades, definir os papéis, delegar as tarefas, documentar e acompanhar a execução do projeto. Em síntese, podemos dizer que o gerente de projetos é responsável por garantir que o projeto seja concluído de forma eficaz e eficiência, onde: Eficaz é algo adequado para atingir um propósito, de modo a alcançar o resultado pretendido ou esperado, e eficiente é executar algo da melhor maneira possível, com o menor desperdício de tempo, esforço e recursos.

Resumo das 15 Responsabilidades do Gerente de Projeto

Um projeto é normalmente dividido em cinco fases diferentes: iniciação, planejamento, execução e encerramento, durante esse ciclo de vida do projeto, o gerente de projeto é responsável por:

  1. Coordenar a definição do escopo do projeto;
  2. Planejar o gerenciamento do escopo;
  3. Definir métricas para avaliar produtividade da equipe;
  4. Gerenciar os recursos, incluindo o tempo e as horas da equipe;
  5. Comunicar-se sobre cada status do projeto com as partes interessadas;
  6. Documentar as etapas do projeto, usando as diferentes ferramentas de gerenciamento de projetos disponíveis;
  7. Garantir a qualidade e o sucesso durante todo ciclo do projeto;
  8. Gerenciar os riscos envolvidos no projeto;
  9. Identificar e resolver eventuais problemas, conflitos e imprevistos;
  10. Garantia de qualidade em todas as fazes do projeto;
  11. Monitorar para que o projeto fique dentro do escopo, custo e prazo estabelecido;
  12. Coordenar os stakeholders;
  13. Comunicar decisões;
  14. Garantir e acompanhar entregas; e
  15. Fazer o encerramento do projeto.

Características da Função do Gerente de Projetos

À primeira vista, os gerentes de projetos desempenham as mesmas funções dos demais gerentes da organização,
isto é, planejam, organizam, dirigem e controlam. Porém, o que os tornam únicos é que eles gerenciam trabalhos temporários, e não repetitivos, uma vez que projetos possuem prazos fixos para inicio e encerramento.

Ao contrário dos gerentes funcionais, que assumem operações existentes, já com equipes montadas, os gerentes de projetos criam suas equipes para atender as necessidades e características do projeto. Eles precisam decidir quais e como as coisas devem ser realizadas, em vez de simplesmente gerenciar processos já consolidados.

Os gerentes de projetos devem fazer frente aos desafios de cada fase do ciclo de vida do projeto, e até mesmo coordenar dissolução da sua operação quando o projeto estiver concluído. Eles precisam ter habilidade para trabalhar com pessoas de diferentes perfis para concluir o projeto.

O gerente de projetos lidera a equipe do projeto para atender aos objetivos do mesmo e às expectativas das partes interessadas. Ele trabalha para equilibrar as restrições de tempo e recursos que atuam sobre o projeto.

Para exercer suas função e responsabilidades com sucesso, o gerente de projetos precisa desenvolver habilidades comportamentais (por exemplo, habilidades interpessoais e a capacidade de gerenciar pessoas) para equilibrar as metas conflitantes e concorrentes das partes interessadas no projeto para chegar a um consenso.

Habilidades do Gerente de Projetos

Segundo estudos do PMI, um gerente de projetos para ter sucesso deve se concentrar em três habilidades chaves:

  • Técnica de Gerenciamento de Projetos. Conhecimento, habilidades e comportamentos relativos a domínios específicos de gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Os aspectos técnicos da execução da sua função.
  • Gerenciamento Estratégico e de Negócios. Conhecimento e expertise no setor e na organização, de forma a melhorar o desempenho e fornecer melhor os resultados do negócio.
  • Liderança e Gestão de Pessoas. Conhecimento, habilidades e comportamentos necessários para orientar, motivar e dirigir uma equipe, para ajudar a organização a atingir suas metas de negócio.

Ainda que as habilidades de gerenciamento de projetos técnico sejam fundamentais para o gerenciamento de projetos e programas, a pesquisa do PMI indica que são insuficientes no mercado global cada vez mais competitivo e complexo.

As organizações procuram habilidades adicionais de liderança e inteligência de negócios. Membros de várias organizações acreditam que essas competências podem apoiar objetivos estratégicos de longo alcance que contribuem para os aspectos mais importantes da organização. Para ter eficácia máxima, os gerentes de projetos precisam ter equilíbrio nestes três conjuntos de habilidades.

1. Habilidade Técnica de Gerenciamento de Projetos

Habilidade técnica de gerenciamento de projetos refere-se capacidade de aplicar conhecimentos, técnicas, métodos e equipamentos necessários para o planejamento e execução de projetos; é adquirido através de experiência, da educação, e do treinamento. Habitualmente, a técnica requer o uso de ferramentas e conhecimentos bastante variados, os quais podem ser tanto físicos como intelectuais.

As habilidades de gerenciamento de projetos técnico são definidas como as habilidades para aplicar efetivamente o conhecimento em gerenciamento de projetos para fornecer os resultados desejados de programas ou projetos. Refere-se, neste caso, ao conhecimento e habilidade necessário sobre determinados assuntos, conceitos, procedimentos ou processos de gestão de projetos.

As competências técnicas envolvem a necessidade de domínio de conhecimentos especializados na área de gerenciamento de projetos e facilidade no uso de ferramentas e técnicas específicas.

2. Habilidades em Gerenciamento Estratégico e de Negócio

As habilidades em gerenciamento estratégico e de negócios envolvem a capacidade de identificar a visão geral de alto nível da organização e de negociar efetivamente e implementar decisões e ações que apoiam o alinhamento estratégico e a inovação. Esta habilidade pode incluir um conhecimento prático de outras funções, como finanças, marketing e operações. As habilidades de gerenciamento estratégico e de negócios também podem incluir desenvolvimento e aplicação de expertise pertinente do produto e do setor.

Os gerentes de projetos devem conhecer suficientemente os negócios para poderem:

  • Explicar aos outros os aspectos de negócio essenciais de um projeto;
  • Trabalhar com o patrocinador, a equipe e o pessoal com conhecimento especializado no assunto do projeto para desenvolver uma estratégia apropriada para entregar o projeto; e
  • Implementar essa estratégia de modo a maximizar o valor de negócio do projeto.

As habilidades estratégicas e de negócios ajudam o gerente de projetos a determinar quais fatores de negócio devem ser considerados para o seu projeto. O gerente de projetos determina como esses fatores estratégicos e de negócios podem afetar o projeto e também compreender a inter-relação entre o projeto e a organização. Esses fatores incluem.

3. Habilidades de Liderança e Gestão de Pessoas

As habilidades de liderança envolvem a capacidade de orientar, motivar e dirigir uma equipe. Essas habilidades podem incluir a demonstração de capacidades essenciais como negociação, resiliência, comunicação, resolução de problemas, pensamento crítico e habilidades interpessoais.

Os projetos tornam-se cada vez mais complexos, com mais e mais empresas executando suas estratégias através de projetos. O gerenciamento de projetos é mais do que apenas trabalhar com números, modelos, tabelas, gráficos, e sistemas de computação. O denominador comum em todos os projetos são as pessoas. As pessoas podem ser contadas, mas não são números.

Uma grande parte do papel do gerente de projetos envolve lidar com pessoas. O gerente de projetos deve estudar os comportamentos e as motivações das pessoas. O gerente de projetos deve se esforçar para ser um bom líder, porque a liderança é crucial para o sucesso dos projetos nas organizações. O gerente de projetos aplica suas habilidades e qualidades de liderança trabalhando com todas as partes interessadas, incluindo a equipe do projeto, a equipe da diretoria e os patrocinadores do projeto.

Competências do Gerente de Projetos

Competência, em administração, refere-se à posse, por parte de um indivíduo ou de uma organização, das características necessárias para se realizar uma determinada atividade.

Competência Individual é uma combinação de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que afeta a maior parte de um trabalho, uma vez que estão relacionadas com o desempenho deste (…) Parry (1996).

Competências dizem respeito à mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes, que se expressam na ação ou desempenho dos indivíduos. Dessa forma, as competências agregam valor econômico e valor social aos indivíduos e às organizações, na medida em que contribuem para a consecução de objetivos organizacionais.

Quais são as Competências do Gerente de Projetos

As competências de um gerente de projetos refere-se aos conhecimentos, habilidades e atitudes que ele precisa ter para gerir o desenvolvimento de si e de seus colaboradores para alcançar os objetivos do projeto. As competências desejáveis para o gerente de projetos pode varias de organização para organização, e conforme o tipo de projeto que irá desenvolver, porém, existem algumas competências que são bem vistas para o gerentes de projetos:

  1. Pensamento sistêmico;
  2. Saber planejar, organizar, liderar e monitorar desempenhos;
  3. Gerenciamento eficaz do tempo;
  4. Comunicação;
  5. Espirito de Liderança;
  6. Capacidade de Delegar;
  7. Habilidade de motivar os outros;
  8. Construir Equipes Eficazes;
  9. Autodesenvolvimento;
  10. Habilidade para Resolução de Conflitos;
  11. Resolução de Problemas;
  12. Inteligência Emocional;
  13. Político hábil;
  14. Agente de Mudança; e
  15. Coaching (treinador).

Dúvidas Frequentes

1. O que é um Gerente de Projeto?

O gerente de projetos é aquele que gerencia um projeto. Ele trabalha com a equipe do projeto e outras partes interessadas para determinar e usar as boas práticas geralmente reconhecidas e apropriadas para cada projeto.

2. Qual o Papel do Gerente de Projetos?

O papel do gerente de projetos é diferente do papel de um gerente funcional ou de um gerente de operações. O gerente de projeto é a pessoa designada pela organização executora para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos de um projeto.

3. O que faz um gerente de projetos?

O gerente de projeto é responsável pelo gerenciamento diário do projeto e deve ser competente no gerenciamento dos seis aspectos básicos de um projeto, ou seja, escopo , cronograma , finanças , risco, qualidade e recursos.

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Portfólio de Projetos: O que é, Significados e Características

O que é Programa no Gerenciamento de Projetos: Definições, Conceitos

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (23 de junho de 2022). Teoria da Aceitação da Autoridade (Barnard): O que é? Conceitos. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/gerente-de-projetos-o-que-e-o-que-faz/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Maria Zambo!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Muito Obrigada!
    Como sempre os seus conteúdos me motivam muito. São realmente práticos e fáceis de entender.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.