- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Cultura Organizacional ou Cultura Empresarial: Conceitos

Cultura organizacional ou Cultura Empresarial: ConceitosO que é Cultura Organizacional ou Cultura Empresarial?

A cultura organizacional ou cultura empresarial  é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros de uma organização.

A cultura organizacional ou cultura empresarial refere-se ao conjunto de comportamentos que distingue uma organização das demais.

[ads1]

Constitui um modo institucional de pensar e agir , que é expressado pela maneira como a organização faz seus negócio, a maneira como trata seus clientes e colaboradores, o grau de autonomia ou liberdade que existe na organização e o grau de lealdade dos seus colaboradores  em relação à organização.

Cada organização mantém sua própria cultura, o que caracteriza sua identidade e a torna única.

Formação da Cultura organizacional

A cultura organizacional ou cultura empresarial é constituída ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas organizacionais, constituindo um complexo de representações mentais e um sistema coerente de significados que une todos os membros em torno dos mesmos objetivos e dos mesmos modos de agir.

A cultura organizacional  torna-se um elo que liga o presente e o passado e contribui para a permanência e a harmônia da organização.

A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

A cultura é que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização.

Composição da Cultura Organizacional

Fazem parte da composição da cultura os artefatos visíveis, valores e pressupostos básicos.

Artefatos visíveis:

  • nome da organização, logotipo e bandeira;
  • arquitetura, layout e instalações;
  • slogan, comunicação visual;
  • etc.

Valores: são as considerações sobre o que é bom ou mau, para explicar a relação entre os artefatos visíveis e sua adoção.

São formados a partir:

  • da origem social, escolaridade, carreira profissional, idade e religião dos fundadores, proprietários, executivos, líderes informais;
  • do posicionamento da organização frente a acontecimentos marcantes (crises, oportunidades, mudanças, greves, acordos, benefícios);
  • da forma de gestão dos recursos humanos;
  • etc.

Pressupostos básicos: Relacionam-se à visão de mundo, sendo geralmente implícitos ou inconscientes, gerados ao longo do tempo.

Tipos de cultura organizacional

Diversos autores já escreveram sobre sobre a cultura organizacional e seus tipos. Neste artigos vamos citar os tipos descritos por Charles Handy, escritor, filósofo e especialista em comportamento organizacional.

O autor destaca cinco tipos de cultura organizacional:

1. Cultura do Poder

Esse tipo de cultura organizacional acontece quando as relações dentro das empresas são baseadas pelo poder.

2. Cultura de Funções

Apoiada em regulamentos, a Cultura de Funções é comum em órgãos públicos. Costuma ser inflexível e ter alto gasto de tempo na execução das tarefas.

3. Cultura de Tarefas

Acompanhar o ritmo, conseguir improvisar e se defender são características básicas para que profissional se adapte à essa cultura. Além disso, os aspectos sócio-emocionais e as regras são deixados de lado.

4. Cultura de Pessoas

O foco é totalmente voltado para as pessoas. Dessa forma, a empresa dá atenção aos talentos e valoriza as ideias. Geralmente, esse tipo de cultura organizacional é encontrada em empresas jovens.

5. Cultura da Inovação

Na cultura de inovação, cada negócio possui uma finalidade bem definida e os recursos para executá-los são distribuídos conforme as prioridades. Provavelmente a empresa está em evolução e a cultura organizacional pode sofrer ajustes ao passar do tempo até chegar a um modelo definitivo.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

[ads2]

 

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.