- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Profissão e Profissional: O que é? Conceitos, Formação.

Imagem de jardineiro, piloto de avião, administrador, mecânico, Alusão ao tema profissão.

Profissão é o exercício de uma vocação que requer conhecimento de alguma área específica ou formação em um curso técnico profissionalizante, superior, ou de pós graduação. A profissão envolve uma remuneração e a capacitação específica para exercer uma dada atividade.

Profissão é uma ocupação laborativa , que requer conhecimentos e habilidades específicas, e que envolve algum tipo de remuneração. Podemos citar como exemplos de profissionais um médico, advogado, professor, policial, vigilante, gestor de segurança.

O que é Profissão?

Profissão é o exercício de uma vocação que requer conhecimento de alguma área específica ou formação em um curso técnico profissionalizante, superior, ou de pós graduação.

A profissão envolve uma remuneração e a capacitação específica para exercer uma dada atividade.

É o exercício de um trabalho ou atividade especializada dentro de uma sociedade, geralmente exercida por um profissional.

O termo profissão é originário da palavra latina profesione e remete ao ato ou efeito de professar. Infere a este termo um sentido de confissão pública de uma crença, sentimento, opinião ou modo de ser, conduzindo à concepção de uma atividade ou ocupação especializada, que requer preparo e formação (TARGINO, 2000).

A profissão pode ser definida como uma ocupação laborativa , que requer conhecimentos e habilidades específicas, e que envolve algum tipo de remuneração.

Determinadas atividades profissionais requerem estudos de um dado conhecimento, como as profissões de médico, advogado, engenheiro, vigilante e gestor de segurança. Outras dependem de habilidades práticas, como as profissões de faxineiro ou jardineiro, por exemplo.

Conceito de Profissão

O conceito de profissão tem a ver com ocupação profissional, ou seja, uma atividade produtiva que o indivíduo desempenha perante a sociedade onde está inserido.

Sob o enfoque eminentemente moral, conceitua-se profissão como uma atividade pessoal, desenvolvida de maneira estável e honrada, ao serviço dos outros e a benefício próprio, de conformidade com a própria vocação em em atenção à dignidade da pessoa humana.

A finalidade social do exercício de uma profissão é o bem comum. Este consiste num conjunto de condições da vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da pessoa humana.

Assevera Elcias Ferreira da Costa (2009, p. 66) que, ao optar por uma profissão, o homem“se impõem uma série de deveres que não tinha antes. São conseqüências do vínculo contraído com a sociedade e próprias do profissional que o indivíduo se torna.”

Características essenciais de uma profissão: o espírito de serviço, de doação ao próximo, de solidariedade.

Definição de Profissional

Profissional é aquele que exerce uma profissão. Aquele que se apresenta à sociedade como portador de conhecimento comprovado e habilidades específicas, capaz de realizar uma tarefa de forma correta e com segurança.

É aquele que possui as habilidades apropriadas para o bom exercício de uma determinada atividade, além de se mostrar uma pessoa responsável. ética e digna de confiança.

Em um sentido mais amplo, profissional seria todo aquele que exerce uma ocupação remunerada que exige uma qualificação específica.

O conceito, portanto, está diretamente relacionado à capacidade para o desempenho da função, o que envolve competência e qualificação, além de uma conduta íntegra e ética.

O que é Formação Profissional

Para se tornar um profissional, a pessoa deve realizar estudos (em geral, profissionalizantes, técnicos ou universitários) e ter um certificado ou título que ateste os conhecimentos adquiridos e a idoneidade para o exercício da profissão.

Formação profissional, refere-se a um conjunto de atividades feitas para adquirir conhecimento prático e teórico sobre uma determinada profissão.

A formação profissional deve formar profissionais não só em termos de conhecimentos técnico e práticos da profissão em questão, mas também em termos de ética, moral, social e comportamental, entre muitos outros, para que eles tenham uma visão ampla da importância da sua profissão.

Definições referentes a formação profissional presentes nas Normas Regulamentadoras da Segurança do Trabalho.

1. Trabalhador Qualificado

É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico para sua atividade em instituição reconhecida pelo sistema oficial de ensino.

2. Trabalhador Habilitado

É considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.

3. Trabalhador Capacitado

É considerado trabalhador capacitado aquele que receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional legalmente habilitado.

4. Trabalhador Autorizado

É considerado trabalhador autorizado aquele que é formalmente autorizado pela empresa mediante um processo administrativo.

Referencia Bibliográfica

TARGINO, M. G. Quem é o profissional da informação? Transinformação, Campinas, v. 12, n. 2, p. 61-69, jul-dez.2000.

Morello, Evandro José – Notas sobre Ética Profissional – Curso de Direito- Disciplina Ética Profissional – Ética profissional no âmbito das diversas
profissões jurídicas. O papel do profissional no contexto social brasileiro.

COSTA, Elcias Ferreira. Deontologia Jurídica – Ética das Profissões. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

PORTARIA SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO – SIT Nº 233 DE 09.06.2011

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.