- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Diretor de Segurança [Chief Security Officer – CSO] Quem é?

Diretor de Segurança ou Chief Security Officer (CSO) é o líder executivo responsável pela segurança dos ativos físicos, da segurança da informação e do negócio da organização, É o responsável ​​pela segurança corporativa da organização. Representa, portanto, um cargo executivo de chefia sobre todas as esferas de segurança de uma empresa,

Para se tornar um CSO, é preciso investir na sua formação, acumular experiência profissional e obter certificações que comprovem suas competências. Quem atua como CSO geralmente tem grandes competências e experiências nas áreas de gestão de segurança empresarial e gestão de negócios.

O cargo de CSO tem ganhado cada vez mais importância no mercado, tornado uma grande oportunidade de crescimento e valorização profissional para os gestores de segurança. Por outro lado, a posição de CSO requer competência aprofundadas em gestão de segurança corporativa e de negócios.

Um bom Chief Security Officer precisa ser não apenas um excelente profissional de segurança, mas também um bom gerente de negócios com expertise em segurança.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 23/02/2023

O que é um Diretor de Segurança?

Diretor de Segurança é um cargo de direção numa empresa, é o responsável pelo gerenciamento estratégico da segurança corporativa de uma organização. É um membro da equipe da alta administração que desenvolve, implementa e gerencia estratégias de segurança visando a proteção dos ativos da organização (pessoas, instalações, tecnologias, informações entre outros).

A segurança corporativa é a soma total de estratégias de segurança implementadas para identificar e efetivamente mitigar ou gerenciar qualquer ocorrência ou desenvolvimento que possa ameaçar os negócios e a sobrevivência de uma empresa.

O Diretor de Segurança é o responsável pela coordenação de todos os elementos de segurança de uma organização, visando sua integração e maximização dos resultados. Identifica e trata das vulnerabilidades e lacunas de segurança, desenvolve, propõe e coordena estratégias de segurança sustentáveis ​​e viáveis economicamente visando a redução da exposição a riscos físicos, operacionais, tecnológicos, reputacionais e humanos. Também busca prevenir incidentes e gerenciar crises para reduzir seus impactos na empresa e garantir a continuidade dos negócios.

Diretor de Segruança [Chief Security Officer (CSO)]

O que Significa Chief Security Officer (CSO)?

O termo Chief Security Officer , sigla CSO, é um termo em inglês que pode ser traduzido para Chefe ou Diretor de Segurança. Refere-se a um cargo executivo de alto nível responsável pela condução da segurança corporativa da empresa, visando a proteção das pessoas, dos ativos físicos, da informação empresarial sensível e dos negócios da empresa.

O termo Chief Security Officer , sigla CSO foi usado inicialmente para descrever o profissional responsável pela segurança de Tecnologia de Informação de uma empresa. Em alguns casos, essa definição ainda se aplica. Porém, nos anos mais recentes, a função de um CSO se expandiu e passou para segurança corporativa da organização, que envolve a proteção de pessoas, ativos físicos, instalações, tecnologias, informações físicas e digitais.

O Chief Security Officer ou Diretor de Segurança Corporativa centraliza, integra e consolida todas as formas de segurança da organização em um único departamento, visando o custo x benefício apropriado e a maximização dos seus resultados.

A criação da função de Chief Security Officer é um marco para segurança privada e segurança empresarial, porque significa que a segurança finalmente está sendo vista como uma questão de negócios e considerada estratégica para as organizações. Anteriormente, a segurança era era visto apenas como uma gasto necessário. Atualmente as empresas começaram a reconhecer a necessidade de integrar requisitos de segurança aos seus negócios, colocando a segurança empresarial em um nível estratégico e de destaque.

CISO vs. CSO – Qual a diferença?

CISO significa Chief Information Security Officer, que em português pode ser traduzido para Diretor de Segurança da Informação. É uma das posições organizacionais mais recentemente estabelecidas. A principal tarefa dos CISOs é rastrear e avaliar as ameaças que a empresa enfrenta no campo da Tecnologia da Informação. A fim de garantir a proteção de informações e dados no formato digital.

Por outro lado, CSO significa Chief Security Officer. (Diretor de Segurança) são responsáveis ​​pela segurança corporativa da organização, que envolve a proteção física de pessoas, instalações, infraestrutura, produtos, informações, processoe e operações.

A principal diferença entre as duas funções esta no ambiente de atuação, o CISO atua no ambiente virtual, protegendo a organização contra ameaças cibernéticas, por outro lado, o CSO atua no ambiente físico, protegendo a empresa contra ameaças físicas que possam causar danos a empresa.

CISOs

Os CISOs são responsáveis ​​pela segurança dos dados digitais e redes corporativas. Eles planejam medidas de segurança para proteger a rede contra ameaças cibernéticas. São responsáveis ​​por definir as estratégias de Segurança de TI para as organizações. Isso inclui como melhorar as operações de negócios da empresa usando soluções de TI.

Também desenvolver estratégias para usar a tecnologia informação de forma eficaz para atingir os objetivos de negócios. Eles também gerenciam os departamentos de TI e de desenvolvimento de software. Trabalham com outros executivos para garantir que as decisões de TI suportem a estratégia de negócios e aumentem a competitividade da organização.

CSOs

Os CSOs, ou Chief Security Officers, são responsáveis ​​por proteger pessoas, informações sigilosas, instalações, infraestruturas, insumos, produtos, processos e operações. Lidam com vários tipos de segurança, como a segurança física, segurança da informação, segurança pessoal, segurança de cargas, serviços de Inteligência e investigação interna. As responsabilidades nem sempre são claras e podem variar muito de empresa para empresa.

O CSO centraliza, integra e consolida todas as formas de segurança da organização nos aspectos fiscos e humanos em um único departamento, visando o custo x benefício apropriado e a maximização dos seus resultados.

CIOs e CISOs devem trabalhar juntos e de forma integrada para criar uma estratégia de segurança coesa e complementar independentemente da estrutura hierárquica da organização, é importante que colaborem de forma eficiente um com ou outro.

Competências do Diretor de Segurança – Chief Security Officer

Um diretor de segurança precisa ser não apenas um profissional de segurança, mas também um gerente de negócios com expertise em segurança. Um diretor de segurança (CSO) é um executivo responsável pela segurança e proteção dos ativos e negócios da empresa. Além das competências em segurança corporativa para você ser um bom Chief Security Officer também são necessárias certas competências de negócios, como:

  1. Compreensão da cultura corporativa;
  2. Visão de negócios;
  3. Habilidades gerenciais;
  4. Habilidades de comunicação e apresentação.

1. Compreensão da cultura corporativa

Os gestores diretores de segurança devem ter a capacidade de sentir e entender o cultura da empresa na qual trabalham e saber navegar na forma de ser da orgsnziaçõa. Também devem perceber como a empresa interage e se comunica com parceiros, clientes e consumidores e seu envolvimento na comunidade.

2. Visão de Negócio

Literalmente, visão e perspicácia nos negócios é a capacidade de entender os negócios e fazer negócios bem-sucedidos. Em termos de competência do CSO, podemos dividir a visão de negócios em três principais componentes:

  • Compreensão dos negócios – Compreender o conceito de negócio é o primeiro componente da perspicácia nos negócios. As corporações aplicam estratégias de negócios para crescer e expandir em termos de variedade de serviços e produtos. Para serem bem-sucedidas, as estratégias de segurança devem ser projetadas com estratégias de negócios em mente. A segurança deve apoiar a visão de negócios da corporação e seu direcionamento, o que exige que o CSO seja capaz de entender a essência do negócio da empresa.
  • Entender as particularidades da empresa e seus principais processos – o CSO deve conhecer e compreender as particularidades da empresa, o core business da empresa (atividade principal), processos críticos e as particularidades do produto ou serviço, incluindo seu ciclo de vida. Deve buscar entender como esses fatores influencia a segurança, bem como como a segurança influencia o core business.
  • Conhecimento de gestão financeira: dentre as atribuições dos CSO está o gerenciamento do orçamento da segurança, que requer conhecimento e habilidade em gestão financeira. Os gestores de segurança são obrigados não apenas a produzir resultados sólidos de segurança, mas também saber gerenciar recursos financeiros com eficiência.

3. Habilidades Gerenciais Diretor de Segurança

Habilidade gerencial é a capacidade de um gestor de gerenciar pessoas, processos e/ou negócios, fazendo uso de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos diferentes níveis da organização, que possibilitam a realização das suas atribuições com eficiência e eficácia, gerando valores para a organização e para os indivíduos sob sua liderança.

A eficiência diz respeito a um trabalho bem feito, enquanto eficácia significa fazer o que precisa ser feito. A capacidade de conduzir pessoas com eficiência é um dos grandes diferenciais competitivos do mercado, pois garante o aumento da produtividade, redução dos conflitos e aceleração dos resultados.

4. Habilidades de Comunicação e Apresentação

O sucesso do diretor de segurança e seus objetivos dependem muito de sua capacidade de se comunicar efetivamente com superiores, pares, subordinados e parceiros. Esta comunicação consiste em educar e vender segurança para a gestão, engajar colegas e motivar subordinados e parceiros. Comunicação não só depende do carisma da CSO; exige que o CSO esteja familiarizado com o cultura e modelos aceitos de comunicação, incluindo correspondência por e-mail e modelos de apresentação. Também exige relevância, nível de simplicidade, complexidade e terminologia adaptada ao público, e o habilidade de se expressar.

Qual o papel do Chief Security Officer (Diretor de Segurança)?

As funções do papel da CSO podem ser divididas em três subcategorias principais: prevenção, governança e investigação.

  • Prevenção – O CSO lidera as iniciativas de segurança corporativa da organização. Isso inclui a realização de avaliações de risco, a implementação de políticas e programas de segurança que evitam perdas e danos a organização.
  • Governança – O CSO é responsável pela governança diária das estratégias e operações de segurança. O gerenciamento dos processo da segurança corporativa é crucial para a continuidade dos negócios da empresa.
  • Investigação – O CSO gerencia a resposta de segurança corporativa a incidentes – isso inclui investigação, gerenciamento de crises, recuperação de desastres e contato com órgãos de segurança pública.

Responsabilidades do Diretor de Segurança (CSO)

Um Chief Security Officer (CSO) é um executivo responsável pela segurança corporativa de uma empresa, como diretor ele exerce liderança executiva e supervisiona a identificação, avaliação, priorização e tratamento de riscos, direcionando todos os esforços relacionados à segurança da organização. Dentre suas responsabilidades estão:

  • Representar a organziação nos assuntos relativos a segurança corporativa;
  • Elaborar, propor e gerenciar as politicas de segurança corporativa;
  • Elaborar, propor, implementar e gerenciar programas de segurança;
  • Elaborar e gerenciar orçamento da segurança;
  • Promover uma cultura de conscientização de segurança, realizando treinamentos e estratégias de comunicação e divulgação;
  • Garantir que as políticas e programas de segurança da empresa estejam de acordo com as legislações pertinentes;
  • Supervisionar as operações diárias da segurança para identificar possíveis riscos e lacunas de segurança e espaço para melhorias;
  • Gerenciar, avaliar e resolver incidentes ou violações de segurança;
  • Manter compliance de segurança;
  • Cooperar para governança corporativa;
  • Entre outras…

Você Gostou do Artigo?

Se você gostou do artigo e/ou se ele foi útil para você, deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe suas opiniões conosco, contribua para enriquecer o conteúdo do artigo.

Aqui no Blog escrevo frequentemente artigos relacionados à Segurança privada e Gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, buscando o desenvolvimento profissional de forma que possam obter sucesso nas suas carreiras. Não perca nenhuma atualização importante!

Inscreva-se na nossa newsletter agora e seja um dos primeiros a saber das novidades. Receba nossas atualizações mais recentes!

Obrigado por ter dedicado seu tempo para leitura deste artigo! Espero que ele contribua com seu aprimoramento pessoal e profissional.

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Segurança Corporativa: O que é, O que faz e Como Funciona

Política de Segurança Corporativa: Oque é, Para que serve

Riscos de Segurança Corporativa: O que são e Quais São

10 Princípios Básicos da Segurança Corporativa no Século XXI

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (23 de fevereiro de 2023). Diretor de Segurança [Chief Security Officer – CSO] Quem é? Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/diretor-de-segruanca-chief-security-officer-cso/ Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.