- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Instituição: Significado, Características, Tipos e Exemplos de Instituições.

Imagem de desenho fachada templo. alusão a Instituição.

Instituição é formada por estruturas cognitivas, normativas e reguladoras, e de atividades que provêm estabilidade e sentido para o comportamento social. As instituições são suportadas por vários suportes (culturas, estruturas e rotinas) que operam em múltiplos níveis de jurisdição.

A organização humana denominada Sociedade é formada por um grande conjunto de instituições, que se reinventam e se tornam inevitavelmente cada vez mais complexas com o passar do tempo, sempre orientadas a atender às necessidades dos indivíduos e a resolver as situações de conflitos experimentadas em seu convívio social.

O QUE É INSTITUIÇÃO?

O termo instituição é usado em diferentes sentidos por diferentes autores, alguns referindo-se a normas sociais, como confiança, enquanto outros se referem aos tipos de organizações, como universidades, órgãos públicos, empresas e etc..

Afinal, o que são instituições? A resposta exata para esta questão ainda não existe. O conceito apropriado parece depender do contexto em que é analisada.

As instituições são invenções humanas criadas para estruturar as interações políticas, econômicas e sociais ao longo do tempo.

Elas consistem em regras informais, tais quais sanções, tabus, costumes, tradições e códigos de conduta; em regras formais, como constituições, leis, direitos de propriedade e etc.

Instituições formais e informais se complementam na criação de resultados econômicos, e um projeto de regras formais eficientes deve levar em consideração a interação entre as regras formais e as informais existentes.

Instituições podem ser entendidas como normas, hábitos e regras que estão profundamente enraizados na sociedade e que desempenham um papel importante na determinação de como as pessoas se relacionam entre si e como elas aprendem e usam seu conhecimento

CARACTERÍSTICAS DAS INSTITUIÇÕES

O conceito “instituição” reside no fato de se tratar intrinsecamente de um fenômeno social no qual estão presente características como:

  • Ser uma abstração, criação do engenho humano, voltada a determinado fim, utilitarista (solução para determinado problema) ou cultural (agregar, servir de elemento de identificação, de um determinado grupo ou comunidade, por afinidade ou gosto);
  • Ter caráter de permanência, com relativa continuidade face às transformações sociais;
  • Possuir reconhecimento social, ser reconhecível por terceiros que não integram sua proposição); e
  • Ter capacidade de autotransformar seus próprios regramentos de forma a manter sua existência e atender ao fim social (necessidades e interesses) para o qual foi constituída e enquanto perdurar a imperatividade de atender a tal finalidade.

IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES

O papel das instituições é crucial para o desenvolvimento de uma economia.

A existência de acordos formais e informais, e evidências claras de que esses acordos serão cumpridos, é fundamental na diminuição das dificuldades causadas pelas imperfeições do mundo, reduzindo os custos de transações e aumentando a segurança jurídica e a eficiência econômica.

TIPOS DE INSTITUIÇÕES

Segundo a função e o espaço social que se desenvolvem, as instituições podem ser classificadas em:

1- Instituição Espontânea

Surgem espontaneamente a partir das relações estabelecidas entre os agentes sociais, por exemplo, a família.

2- Instituição Criada

O nome já indica que foram criadas para regular e organizar a sociedade e não surgiram espontaneamente. Exemplo: Órgãos Públicos, as empresas, estabelecimentos comerciais, etc.

3- Instituição Reguladora

Regula diversos aspectos da sociedade, por exemplo as instituições legislativas, judiciário, escolas, órgãos de segurança pública, e religiosas.

4- Instituição Operadora

Opera sobre diversos aspectos da sociedade, por exemplo, o sistema financeiros.

EXEMPLOS DE INSTITUIÇÕES

As principais instituições sociais são:

1- Instituição Familiar

Primeira instituição da qual fazemos parte e que possui como funções principais: reprodução, econômica e educacional.

2- Instituição de Ensino

São instituições empenhadas em disseminar o conhecimento, por exemplo, as escolas e as universidades. Tal qual a família, trata-se de uma instituição social que passamos grande parte da vida.

3- Instituição Religiosa

São criadas para preencher as lacunas metafísicas da vida social, sendo baseada em dogmas, crenças e tradições, por exemplo, as igrejas, templos.

4- Instituição Política

Como principais instituições políticas temos o Estado (e os poderes legislativo, executivo e judiciário), a Nação (o que reúne as pessoas que compartilham costumes, tradições, valores) e o Governo (monarquia e república).

5- Instituição Governamental

São os órgãos públicos – conjunto de competências criado pelo Estado para representar sua opinião em determinadas matérias.

6- Instituição Empresarial

Empresas são organizações que, como “instituições”, decorrem do engenho humano, são reconhecidas no seio social e são voltadas a determinado fim.

7- Instituições de Segurança

Órgão de segurança pública ( Polícia Federa, Policias Militares, Policias Civis e etc.) e empresas de segurança privada.

8- Instituição Econômica

Regula a vida econômica dos agentes sociais, por exemplo, os bancos e as casas de crédito.

9. Instituição de Lazer

Reúne uma variedade de instituições que possuem a função de entreter os seres sociais, por exemplo, os clubes, parques temáticos, e o carnaval.

Entre na Categoria Ciências Sociais e visualize mais artigos relacionados a esse tema, que com certeza serão úteis para você.

Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!

Um forte abraço e votos de sucesso!

José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.

Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.

Faça parte da nossa comunidade!

Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!

Inscreva-se em nossa Newsletter e junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES- W. Richard Scott – TEORIA INSTITUCIONAL CONTEMPORÂNEA, CAP.3 Paulo A.S. Freitas
Disciplina: Instituições, Organizações e Desenvolvimento

Thami Covatti Piaia -Instituições, organizações e mudança
institucional: análises e perspectivas-v. 27, n. 2, jul./dez. 2013 – p. 257-274 JUSTIÇA DO DIREITO

ANA BÁRBARA COSTA TEIXEIRA-A EMPRESA-INSTITUIÇÃO-DISSERTAÇÃO DE MESTRADO FACULDADE DE DIREITO DA USP-SÃO PAULO- 2010

Instituições de direito público e privado/ Camila Magalhães. Salvador:
UFBA, Faculdade de Ciências Contábeis, Superintendência de Educação a
Distância. 2017

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Nívea!
    Obrigado pelo comentário.
    Se esse for o nome da sua instituição pode sim, inclusive pode incluir o CNPJ junto com a descrição do nome.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Olá! Gostei muito do artigo! Mas quero orientação, eu tenho um projeto social que já está funcionando, tenho CNPJ endereço, telefone… Mas quero fazer meu carimbo com o nome “Instituição Samba Nega ” eu poderia??

  3. Olá Maxwell!
    Obrigado pelo seu comentário. Fico feliz em saber que o artigo foi útil pra você.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Excelente artigo. Um termo tão abrangente foi tratado de forma muito dinâmica e esclarecedora. Me ajudou bastante.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.