- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Supervisor Operacional: O que é, Qual Papel Supervisor de Operações

Quer saber o que é um supervisor operacional? O que faz e quais são as atribuições de um supervisor de operações? Então este artigo é ideal para você!

O Supervisor Operacional é aquele que supervisiona as operações da organização, participando da elaboração de diversos planos operacionais, contribuindo desta forma com sugestões e informações e supervisionando equipes e serviços com o intuito de contribuir para que seu setor atinja os objetivos esperados. Sem o supervisor o gerente não teria tempo para gerenciar os processos da organização, diminuindo a qualidade e a rapidez. Ele garante o resultado e a eficiência dos processos operacionais.

O papel do supervisor operacional é supervisionar as atividades diárias de um setor, área ou instalação e gerenciar a eficiência de seus supervisionados. A principal função do supervisor operacional é coordenar a execução dos planos operacionais e fazer a gestão de primeiro nível do setor operacional da organização.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 14/10/2021

Setor Operacional

O setor operacional é aquele que lida com o fazer da organização. Isso inclui diversas atividades de acordo com o tipo de negócio da organização. Alguns exemplos de setor operacional são a produção, logística, gestão de recursos materiais, a segurança patrimonial e vendas. Dessa maneira, ele é o que dá a forma final ao produto ou serviço até a entrega ao cliente.

O setor operacional é responsável por desempenhar as operações pertinentes à rotina organizacional da empresa. Ou seja, são formados por aqueles profissionais que produzem os produtos comercializados e/ou executam os serviços, como por exemplo o chão de fábrica em uma indústria, equipe de segurança de uma empresa ou a equipe de criação em uma agência de publicidade. Esses colaboradores produzem fisicamente os bens e serviços de uma organização trabalhando em tarefas específicas e essenciais para o atingimento dos objetivos da organização.

No setor operacional de uma organização é praticado a gestão operacional, onde predomina o componente técnico, traduzindo-se na execução de rotinas, operações, atividades e procedimentos. Constitui a base inferior do organograma da empresa, ou seja, é o nível de supervisão da organização, se refere as operações diárias.

No nível operacional as atividades dos trabalhadores, geralmente, são supervisionadas pelos supervisores operacionais, que assim como os gerentes, também fazem parte da equipe de gestão organizacional.

O que é um Supervisor Operacional?

O Supervisor Operacional ou supervisor de operações, é aquele que supervisiona as operações da organização, que operacionaliza os seus processos operacionais, participando da elaboração de diversos planos operacionais, contribuindo desta forma com sugestões e informações e supervisionando equipes e serviços com o intuito de contribuir para que seu setor atinja os objetivos esperados.

Os supervisores de operações supervisionam todas as atividades dentro de um setor ou área específica de uma organização. Eles monitoram a eficácia do departamento, melhoram os processos operacionais e se reportam à alta administração. Os supervisores de operações trabalham em uma variedade de configurações, dependendo do setor em que trabalham.

Supervisão operacional é o processo de supervisionar as atividades diárias de um departamento ou instalação e gerenciar a eficiência de seus funcionários.

O supervisor operacional pode ser definido como aquele profissional que tem como missão fazer a supervisão das atividades e operações, garantindo assim que todas as políticas, normas e procedimentos sejam compridos e da melhor forma possível.

Para ter sucesso como supervisor operacional, você deve ser orientado para resultados com excelentes habilidades organizacionais. Em última análise, um supervisor de operações possui excelentes habilidades de liderança, gerenciamento de projetos e gerenciamento administrativo.

Supervisor Operacional

O Que Faz o Supervisor Operacional?

O Supervisor Operacional faz a inspeção e acompanhamento do trabalho e tarefas realizados por outras pessoas. Já que possuem uma visão mais abrangente das ações que estão sendo realizadas e assim conseguem orientar os colaboradores em suas dúvidas e dificuldades. Ele supervisiona equipes nas operações do dia-a-dia, acompanha desempenho dos colaboradores e aplica treinamentos, a fim de garantir a melhoria contínua do fluxo operacional.

Qual a Importância do Supervisor Operacional?

A importância do supervisor operacional é grande para as organizações, ele é de importância vital para que a realização dos processos operacionais saiam de acordo com o planejamento. Sem o supervisor o gerente não teria tempo para gerenciar os processos da organização, diminuindo a qualidade e a rapidez. Ele garante o resultado e a eficiência dos processos operacionais.

O simples fato de o setor operacional ser aquele que mais diretamente se relaciona com o cliente seria suficiente para justificar a importância do supervisor operacional. Caso essa área do negócio não seja bem administrada, todo o trabalho estratégico e tático pode acabar desperdiçado. Afinal, de que adianta ótimas ideias e planos que, na prática, não são bem aplicados?

A importância do supervisor operacional está diretamente ligado ao sucesso da organização, A supervisão operacional é um elemento crucial que muitas vezes contribui para o sucesso de um negócio. Supervisores operacionais qualificados têm potencial para melhorar o desempenho, aumentar a eficiência e facilitar o crescimento organizaciona.

A supervisão operacional é a parte da gestão organizacional que visa garantir que o que foi previsto no planejamento estratégico e o planejamento tático aconteça. Que aquilo que foi determinado estrategicamente e taticamente seja realizado de fato, a partir do acompanhamento e avaliação das ações rotineiras.

O supervisor de operações tem como um dos principais desafios garantir o alinhamento e integração entre processos que terão como resultado o objetivo fim da empresa. Isto é, ele tem como missão garantir que a entrega de resultados corresponda às expectativas do negócio, assim como, prezar pela qualidade, agilidade, produtividade e afins. A supervisão operacional também tem impacto positivo na satisfação do cliente: com efeito de uma boa supervisão o cliente recebe um produto ou serviço melhor e mais rápido.

Qual o Papel do Supervisor Operacional?

O papel do supervisor operacional é supervisionar as atividades diárias de um setor, área ou instalação e gerenciar a eficiência de seus supervisionados. Esse processo envolve certificar-se de que os membros da equipe sob sua supervisão tenham os suprimentos e recursos necessários para produzir os serviços ou produtos a eles solicitados. Inclui também a supervisão dos assuntos dos funcionários, como assiduidade, postura, desempenho e crescimento profissional.

Um supervisor operacional usa seu conhecimento específico de campo e experiência para orientar e gerenciar uma determinada equipe de profissionais. Por exemplo, um supervisor operacional de produção seria responsável por supervisionar todas as atividades de produção de uma fábrica, enquanto um supervisor operacional de segurança faria a supervisão das atvidades dos vigilantes em seus postos de trabalho.

Os supervisores operacionais são acréscimos importantes a qualquer organização. Seu objetivo principal é ajudar a empresa a crescer e ter sucesso, tornando as atividades diárias mais eficientes. Eles devem constantemente trabalhar para melhorar as práticas, aumentar o desempenho dos funcionários e eliminar atrasos.

A contratação de um supervisor operacional qualificado e trabalhador ajuda a empresa a produzir produtos ou prestar serviços de alta qualidade de maneira consistente, ao mesmo tempo que mantém a satisfação dos funcionários.

Quais as Funções do Supervisor Operacional?

A principal função do supervisor operacional é coordenar a execução dos planos operacionais. Muitas vezes as pessoas costumam confundir a função do gerente com a do supervisor. Essas duas funções possuem atribuições distintas, e em alguns casos a falta deste entendimento podem causar conflitos entre os dois.

O gerente tem como função o planejamento tático e a ligação entre a parte estratégica e a parte operacional da organização. A função do gerente é em geral, administrativa e burocrática, enquanto a função do supervisor é basicamente operacional.

O supervisor deve transformar as orientações da gerência em ações para gerarem os melhores resultados operacionais, orientando os executores do processo garantindo assim a qualidade e eficácia do trabalho.

Supervisionar é acompanhar de perto o trabalho de uma pessoa de modo que as atividades sejam realizadas de forma satisfatória. Essa supervisão só pode ser realizada de maneira próxima. Supervisão à distância não existe!

Atividades do Cargo: Supervisionar a área operacional, controlar as escalas de trabalho, verificar o preenchimento de check-list diário de atividades e processos operacionais, acompanhar a rotina da equipe e fazer relatórios diários dos serviços prestados, criar estratégias para diminuir o absentismo. Atuar com rotinas administrativas, prezando sempre pelo melhor custo benefício da empresa, controle de documentação e planilhas.

As principais funções do supervisor operacional incluem:

  • Gestão da rotina operacionais e de entregas de produtos e serviços;
  • Treinamento de novos contratados e monitoramento de desempenho de todos os funcionários;
  • Planejamento e aplicação de orçamentos e cronogramas de entrega de serviços e produtos;
  • Gestão de estoque e solicitação de compra de itens sempre que necessário;
  • Realização de planos operacionais e planos de ação para melhorar a eficiência na produção de produtos ou prestação de serviços;
  • Definir metas de curto prazo para o setor e para funcionários individuais;
  • Gerenciar funcionários com baixo desempenho, com a ajuda do RH;
  • Supervisionar todas as comunicações de atendimento ao cliente e intervir, se necessário;
  • Propor processos ou políticas que podem ser melhoradas
  • Comunicar-se com a alta administração e relatar o progresso do departamento;
  • Análise das atividades quanto à qualidade e cumprimento de prazos, metas, etc;
  • Gestão do desperdício na produção e prestação de serviços;
  • Entre outras.

Habilidades do Supervisor Operacional

As atvidades dos supervisores operacionais eficazes exibem várias habilidades importantes. Dentre elas estão:

  • Liderança: os supervisores de operações devem ser capazes de liderar e motivar com eficácia uma equipe de indivíduos. Isso envolve liderar pelo exemplo, definir metas alcançáveis ​​e inspirar os funcionários a trabalharem duro para o aprimoramento pessoal. Os supervisores operacionais que são bons líderes também são capazes de agir com segurança, autoridade e trabalhar de forma autônoma.
  • Organização: as habilidades organizacionais envolvem a capacidade de equilibrar várias tarefas e projetos sem perder prazos ou negligenciar responsabilidades. Os supervisores de operações devem ser capazes de supervisionar e dirigir numerosos processos e funcionários de forma eficaz. Eles também devem ser capazes de cumprir suas promessas e entregar resultados no prazo.
  • Pensamento crítico: os supervisores operacionais devem usar habilidades de pensamento crítico para resolver problemas e implementar melhorias. Eles devem ser capazes de considerar um problema e inovar em soluções criativas que aumentam a eficiência e abrem espaço para o progresso futuro. Os supervisores de operações devem ver os obstáculos como desafios a serem superados e devem manter uma atitude positiva ao lidar com contratempos.
  • Comunicação: os supervisores operacionais devem passar grande parte do tempo direcionando funcionários e supervisionando projetos. Isso envolve a capacidade de treinar, ensinar, informar e criticar. Eles também devem ser capazes de ouvir ativamente e responder aos comentários dos outros.

Melhores Práticas para o Supervisor Operacional

A seguir algumas dicas e estratégias para melhorar a prática da supervisão operacional, que se bem compreendidas e aplicadas, irão melhorar o seu desempenho na supervisão operacional:

  1. Priorize o cliente
  2. Aborde os problemas em sua origem
  3. Invista em novas tecnologias
  4. Simplifique processos
  5. Comunicar efetivamente

1. Priorize o Cliente

A supervisão operacional deve se preocupar principalmente com o que se passa no local de trabalho e como isso afeta os funcionários. No entanto, o objetivo final de todos os processos operacionais é fornecer um produto ou serviço de qualidade a um cliente. O supervisor operacional deve estar constantemente estabelecendo e trabalhando em prol de metas que tenham em mente os melhores interesses do cliente.

O objetivo geral de aumentar a eficiência, simplificar um processo ou melhorar o desempenho do funcionário deve ser atender às necessidades dos clientes de forma mais eficaz, de acordo com: a politica de qualidade da organização, a garantia de qualidade prevista para o produto ou serviço, e de acordo com os requisitos previstos no contratado de prestação de serviço.

2. Aborde os problemas em sua origem

Parte de ser um bom supervisor operacional é resolver problemas e eliminar atrasos nos processos de produção ou prestação de serviços. Para fornecer soluções duradouras, os supervisores operacionais também devem identificar a origem de um problema, em vez de apenas lidar com os sintomas. Resolver problemas em sua origem permite que os supervisores de operações façam mudanças de longo prazo que evitam que problemas semelhantes surjam no futuro. Eliminar problemas com eficácia no início ajuda as empresas a crescer e se desenvolver sem contratempos.

3. Sugerir Investimentos em Novas Tecnologias

A popularização e o desenvolvimento da tecnologia digital impactaram significativamente o funcionamento das empresas na sociedade moderna. A supervisão operacional agora envolve o uso de computadores e máquinas controladas digitalmente para realizar tarefas administrativas e voltadas para o produto e prestação de serviços.

Para ajudar a empresa a maximizar o seu potencial de produção ou prestação de serviços, esteja preparado e atualizado sobre as novas tecnologias, em sua área de atuação, para que desta forma possa sugerir investimentos em ferramentas tecnológicas mais recentes e eficientes.

4. Simplifique os Processos

A simplificação dos processos envolve a consideração de cada etapa individual e a determinação de se todas as tarefas estão sendo concluídas da maneira mais eficiente possível. A simplificação dos processos permite que os supervisores operações eliminem atrasos e reduzam a perda de tempo e recursos. Avaliar processos e inovar ideias para melhoria deve ser a busca constante de um supervisor de operações eficaz.

5. Comunique-se de forma eficaz

A eficiência geralmente depende da eficácia da comunicação de uma equipe. Os supervisores operacionais devem ser capazes de comunicar claramente suas expectativas e objetivos aos profissionais que supervisionam. O supervisor de operações também deve ser capaz de instruir, orientar e corrigir bem os funcionários. Uma comunicação eficaz permite que todas as partes trabalhem juntas sem mal-entendidos ou atrasos.

Como meio de capacitação para função de supervisor operacional sugiro a leitura do Livro Segredos do Supervisor Bem-sucedido, clique no link a seguir para saber mais sobre o livro:

Segredos do Supervisor Bem-sucedido.

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Supervisor: O que é, Significado, O que faz? Funções da Supervisão

Como ser um Bom Supervisor: Conjunto de Habilidades Fundamentais

Supervisor de Segurança: O que é? O que faz? Atribuições

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (14 de outubro de 2021). Supervisor Operacional: O que é, Qual Papel Supervisor de Operações. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá JGLucas!
    Fico feliz em saber que o artigo contribuiu para o esclarecimento sobre as funções do seu cargo.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso

  2. Agradeço o bom material disponibilizado que muito contribuiu na compreensão de minha função, na pressa diária acaba se por fazer no automático não percebendo o valor da função e atividade. Assim o seu post vem com esclarecimento de elevado valor.
    Com votos de sucesso, agradecido.

    JGLucas

  3. Olá Samuel Borges!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Fico muito feliz em saber que considera meus artigos relevantes.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Boa Tarde a todos e todas , conteúdo de grande aprendizado, gostei muito e com certeza, vamos colaborar para que novos conteúdos sejam agregados nos valores profissionais de nossos leitores, através deste portal que é este Blog .Abraços : Samuel Borges

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.