- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Supervisor de Segurança: O que é? O que faz? Atribuições

Você tem dúvidas sobre o supervisor de segurança? Gostaria de saber quais são as competências, funções e responsabilidades do supervisor de segurança? Então está no lugar certo!

Supervisor de segurança é o profissional responsável por supervisionar as atividades das equipes de segurança no seu dia-a-dia nos seus afazeres. Suas responsabilidades se concentram na formulação de estratégias de gestão operacional, organização e liderança de pessoal e implementação de politicas e procedimentos de segurança que garantam a segurança pessoas, áreas, edificações, bens e valores.

O supervisor de segurança é um profissional que tem uma agenda cheia de compromissos e responsabilidades, e seu desempenho reflete diretamente no sucesso da empresa. Muitos profissionais são levados ao cargo de supervisor sem a devida qualificação, condição que os colocando em situações muito delicadas perante a organização e seus subordinados.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 25/05/2017 atualizado 01/11/2021

O que é um Supervisor de Segurança?

O supervisor de segurança é o profissional encarregado de supervisionar as atividades operacionais dos serviços de segurança visando o cumprimento de normas e procedimentos dos estabelecidos. O supervisor de segurança é responsável direto pelo funcionamento da parte operacional da segurança, pela execução das tarefas diárias conforme as normas e procedimentos da organização.

A função de um supervisor de segurança não deve ser confundida com a de um gerente.  A função  do gerente é táctica/administrativa, já a do supervisor é operacional. O supervisor deve ser visto como um líder, uma pessoa que esta sempre pronta a estender uma mão amiga quando necessário, más que também, tem a função de corrigir desvio de comportamento por meio de orientações e medidas disciplinares cabíveis, se aplicáveis.

A figura do supervisor de segurança é de grande importância para as organizações, tem relevância vital para que os processos operacionais saiam de acordo com o planejado. Sem o supervisor de segurança o gerente não teria tempo para se dedicar aos processos administrativos da empresa. O simples fato da área operacional ser aquela que mais se relaciona com os clientes, seria suficiente para justificar a importância do supervisor de segurança. Caso essa área do negócio não seja bem administrada, todo o trabalho estratégico e tático pode acabar desperdiçado.

Supervisor de Segurança

O que é supervisão de segurança?

A supervisão da segurança é a ação e o efeito de supervisionar, isto é, acompanhar, monitorar, inspecionar, orientar e corrigir o trabalho realizado pelos funcionários da segurança. É a atribuição ou função de um cargo de supervisor. Quem supervisiona encontra-se numa posição de superioridade hierárquica em relação ao supervisionado, uma vez que tem a capacidade ou a faculdade de determinar se a ação supervisionada está ou não sendo executada corretamente.

Compete ao supervisor de segurança, na execução da supervisão, verificar se os recursos humanos, tecnológicos, materiais, processuais e documentais estão devidamente alocados, coordenados e funcionando, de forma a contribuir positivamente para o êxito da organização em sua missão.

Atribuições do Supervisor de Segurança

Cada empresa , de acordo com sua filosofia, cultura organização e necessidade operacional, poderá definir atribuições especificas para seus supervisores. A seguir uma relação de atribuições básicas do cargo de supervisor de segurança patrimonial.

Atribuições básicas do supervisor de segurança:

  1. Propor, implementar e acompanhar o planejamento operacional da segurança;
  2. Realizar análise preliminar de riscos para as atividades sob sua responsabilidade;
  3. Elaborar normas, regulamentos e procedimentos de segurança;
  4. Realizar relatórios operacionais sobre as atividades sob sua responsabilidade;
  5. Distribuir tarefas para seus subordinados, delegando as atividades adequadas a cada profissional;
  6. Providenciar e acompanhar o treinamento dos seus subordinados;
  7. Preparar e administrar escalas de serviço e de férias;
  8. Supervisionar, inspecionar e orientar, ” in loco”, a execução das atividades da vigilância patrimonial;
  9. Visitar periodicamente, os postos de vigilância e conversar com os vigilantes que trabalham no local, não só as questões profissionais, mas também, a de cunho pessoal, quando necessário;
  10. Acompanhar os casos de falta ao serviço por motivos de saúde, prestando assistência social, se necessário, ao faltante;
  11. Propiciar a integração de profissionais recém contratados as politicas, normas  e procedimentos da organização;
  12. Acompanhar processos de alocação e adaptação de seus subordinados nos postos de serviço;
  13. Administrar os problemas operacionais dos postos de serviço, tomando as providências necessárias;
  14. Fazer reuniões periódicas com o pessoal operacional sob sua responsabilidade;
  15. Fazer avaliação de desempenho periódicas com seus subordinados, comunicando a eles  os pontos positivos a serem mantidos e os negativos  a serem melhorados;
  16. Aplicar medidas disciplinares, de acordo com a legislação em vigor e tendo como foco a reabilitação do profissional envolvido;
  17. Quando visitar um estabelecimento, ao qual a  empresa presta serviço, sempre conversar com o gestor do contrato;
  18. Participar de reuniões com clientes para tratar de assuntos inerentes ao contrato de prestação de serviço;
  19. Manter a gerencia informada sobre os assuntos relevantes as suas atividades.

Atitudes do Supervisor de Segurança Patrimonial

A função de supervisor de segurança exige atitudes proativas do profissional que a executa. A postura proativa está ligada a ter atitude, antever problemas e ser rápido nas soluções. Um profissional proativa, é alguém que não espera que tudo lhe seja dito e solicitado, ele sai em busca de soluções quando se depara com um problema ou dificuldade.

Ao receber pedidos para troca de uniformes ou para substituição de equipamentos danificados, o supervisor deve atuar com rapidez e precisão. Não deve ficar procrastinando, enrolando para tomar uma atitude ou dar um retorno sobre um pedido feito por um subordinado ou cliente.

Se uma solicitação não puder ser atendida, deve se dar retorno com brevidade ao solicitante, informando o motivo da impossibilidade de atender. Atenção especial deve ser dada nos casos que, envolvam algum tipo de problema com pagamento ou benefícios dos seus subordinados, lembrando sempre que, esses também tem compromissos financeiros para honrar.

Os subordinados devem ser tratados com respeito, consideração e imparcialidade, praticando sempre a empatia no tratamento dos problemas profissionais e pessoais. Medidas disciplinares, quando necessárias, devem ser aplicadas com objetivos educativos e corretivos e nunca como forma de humilhação ou vingança.

Personalidade do Supervisor

  • Motivação – O supervisor  de segurança deve estar sempre motivado e ser capaz de motivar seus subordinados pelo exemplo, paixão e dedicação com que executa suas atribuições. Motivação, são impulsos que geram comportamentos que fazem com que as pessoas executem as atividades e tarefas necessárias para atingir seus objetivos e  metas.
  • Determinação – O supervisor deve ser determinado no cumprimento de suas atribuições. Determinação, refere se a persistência para conseguir o que se deseja, são ações continuas numa direção estabelecida.
  • Conhecimento de si – O supervisor precisa se preparar  para enfrentar os obstáculos e desafios do dia-dia, para isso, precisa ter a  humildade e a capacidade de se autoanalisar e identificar suas fraquezas e limitações e assim buscar formas de  se  qualificar.
  • Autoconfiança – O supervisor tem que passar confiança e firmeza a seus subordinados, ninguém segue uma pessoa indecisa e insegura. Para passar a confiança necessária a seu subordinados, primeiro é necessário que o supervisor confie em si mesmo. A confiança tem origem no conhecimento que se tem sobre um determinado assunto, na retidão das atitudes e na coragem de se tomar uma posição frente a uma situação ou fato.

O que precisa para ser Supervisor de Segurança?

Os requisitos para ser um supervisor de segurança varia de organização para organização, entre oa requisitos estão:

  • Grande experiência no seguimento da segurança que irá supervisionar;
  • Perfil de liderança;
  • Conhecimentos sobre os processo de gestão organizacional;
  • Ensino médio completo, desejável ensino superior;
  • CNH para condução de automóvel;
  • Resultados positivos nas avaliações de desempenho;
  • Se diferenciar dos demais, “buscar fazer sempre algo a mais, e não apenas o solicitado;
  • entre outros.

Conclusão

O supervisor de segurança patrimonial deve ser um elo de ligação entre o operacional  e a gerência. Ele tem a obrigação de zelar pelos interesses da organização, mas também, deve ter a hombridade de defender os interesses e direitos de seus subordinados junto a seus superiores.

A supervisão só pode ser exercida se for executada de maneira próxima. Não existe supervisão à distância. O supervisor, para  ser eficiente,  deve deixar o conforto do ar condicionado do escritório e ir a campo, ir ao encontro daqueles que estão na linha de frente das tarefas operacionais.

O supervisor de segurança deve ser capaz de inspirar seus subordinados, colocando se como um exemplo a ser seguido. Um bom supervisor é uma parte importante para manter a produtividade e o moral dos funcionários.

Os indivíduos bem-sucedidos nessa função geralmente possuem uma combinação de habilidades interpessoais e de gerenciamento, bem como uma personalidade acessível, confiante e de apoio. Um grande supervisor se esforça para aprender continuamente, para desenvolver seus pontos fortes e para identificar as áreas de fraqueza nas quais pode melhorar.

Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!

Um forte abraço e votos de sucesso!

José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.

Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.

Faça parte da nossa comunidade!

Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!

Inscreva-se em nossa Newsletter e junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Supervisor: O que é, Significado, O que faz? Funções da Supervisão

Como ser um Bom Supervisor: Conjunto de Habilidades Fundamentais

Gerente de Segurança Patrimonial ou Gestor de Segurança

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (25 de maio de 2017). Supervisor de Segurança: O que é? O que faz? Atribuições. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/supervisor-de-seguranca-patrimonial/ – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Marcio Francisco!
    Fico muito feliz em saber que gostou do artigo.
    Obrigado pelo seu comentário,.
    Forte abraço e sucesso!

  2. gostei muito do seu artigo, pois estou me aperfeiçoando meus conhecimentos como supervisor…

  3. Olá Maxwell Sousa!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Parabéns pela sua conquista acadêmica. Pode ter certeza que fará a diferença na sua carreira profissional.
    Continue estudando e se aperfeiçoando, esse é o segredo do sucesso.
    Forte abraço e sucesso!

  4. excelente conteúdo sobre supervisão, acabei de me forma na área de gestão em segurança privada e estou querendo crescer na empresa que trabalho. no momento estou como vigilante e estou me qualificando com novos cursos de liderança obrigado pela explicação Tmj…..

  5. Olá Odair José!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  6. Olá Valdecila Araújo!
    Amém! Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  7. Olá Carlos!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  8. Obrigado pelo retorno!
    E parabéns pelo conteúdo desse blog, muito útil!

  9. Olá Juliano!
    Depende da organização que ele trabalha e de seu contrato de trabalho, porém fazer realizar essa cobertura ele teria que possuir o curso de formação de vigilante atualizado.
    Forte abraço e sucesso.

  10. Boa tarde, um supervisor pode cobrir um posto de vigilante, por exemplo tirar férias?

  11. Olá Adilson magalhaes!
    Os benefícios do supervisor de segurança varia de acordo com cada empresa e seguem a politica de RH e benefícios de cada empresa.
    Forte abraço e sucesso.

  12. Bom dia. Quais são os beneficios que o Supervisor tem direito, ex. Cesta basica, ticket, planos, ajuda de despesas depois do horario normal de trabalho, deslocamentos fora de domicílio, etc….

  13. Eu gostei muito das informações bem claro e direto pra quem é supervisor de segurança e pra todos os que tem o desejo de ingressar numa carreira de supervisor

  14. Olá Edilson!
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  15. Material de boa qualidade, que certamente agrega de forma positiva conhecimentos necessários ao dia-dia.

  16. Olá Vander!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  17. Olá José Laércio!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  18. Olá Luiz!
    Obrigado pelo seu comentário!
    Não há nenhuma lei que proíba, ai depende das normas e procedimentos da organização.
    Só não poderá fazer essa atividade armado.
    Forte abraço e sucesso!

  19. Boa tarde,
    primeiramente parabenizo pelo tema abordado.
    Pergunto se o supervisor de área pode fazer rondas externas, se existe alguma lei que possibilite essa atitude.

  20. Olá Nivaldo Santana!
    Obrigado pelo comentário, forte abraço e sucesso.

  21. Olá Cicero!

    Não há um pré-requisito especifico, mas seria bom você possuir pelo menos o curso de formação de vigilante, isso facilitará sua compreensão sobre a função da supervisão.
    Forte abraço e sucesso!

  22. Eu sou.
    Cicero Melo

    Eu gostaria de saber qual e o pré-requisito para min fazer um curso de gestão em supervisor de segurança patrimonial .

  23. Olá Marcos!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  24. Ótima matéria. Trabalho como porteiro e estou motivado a realizar o curso de Supervisor de Segurança Patrimonial.
    Parabéns pelo ótimo trabalho.

  25. Olá Alexandre!
    Muito obrigado pelas suas palavras.
    Forte abraço e sucesso.

  26. Marcondes, excelente trabalho no qual o Sr. executa, espero que seu blog esteja sempre disponível a nós profissionais de segurança.

  27. Olá Marcio Fabiano>
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  28. Olá Maria!
    O caminho e esse, com certeza você não irá se arrepender e seu futuro será muito promissor.
    Forte abraço e sucesso.

  29. Boa noite sempre estou estuando em busca de mais conhecimento.obrigado gostei muito

  30. Olá Roberto J. Almeida!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreia.

  31. Agradeço pelas informações .Muito acrescentou em meus conhecimentos de dicas aqui recebidas. Agradeço e reconheço a presteza e colaboração de vocês com os que lhes buscam mais informações e atualizações.

  32. Olá Iran Silva Barbosa!
    Obrigado pelo seu comentário!
    Forte abraço e sucesso!

  33. Sou um profissional da segurança privada e pública onde milito já algum tempo,no momento estou cursando Gestão em Segurança Privada e esses seus artigos tem mim ajudado bastante não somente nos meus estudos como também no meu dia a dia dentro do meu campo de trabalho, parabéns e obrigado!

  34. Olá Jeziel de Souza !
    Obrigado pelo seu comentário.
    Sucesso sua carreira profissional.

  35. As informações contidas no seu trabalho e de grande valia para os profissionais da área de segurança e suas ramificações,sem duvida serve como reciclagem e incorpora sem duvida qualquer conhecimento dentro e fora da área profissional,Parabéns.

  36. PelOpEs – pelotão de operações especiais do exercito BR

  37. Olá Milton Gomes!
    Obrigado pelo seu Comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  38. Olá Alexandre Camilo!
    Obrigado!
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  39. Obrigado pela sua contribuição, reforçando o meu cnhecimento e me aperfeiçoando.

  40. Olá Marcelo Marques
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  41. Parabéns pelo artigo, é de fundamental importância para quem vive a segurança diariamente, reforçando os conhecimentos e aperfeiçoando a cada dia diante da atividade exercida como supervisor, fica aqui meu agradecimento e quero dizer que acompanho todos os artigos dos variados temas, Obrigado e boa sorte!!

  42. Olá Ramon Vieira!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  43. Como todos os artigos do J. Sérgio ,este não poderia ser diferente.
    Muito bom,parabéns.

  44. Olá Jorge Tadeu!
    Obrigado pela sua contribuição.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  45. Muito bom , o artigo sobre Supervisor de Segurança Patrimonial, do qual faço parte ha mais de ’35 anos , mais continuo em busca de melhora procurando sempre me profissionalizar dentro do meu segmentos ,tenho feito alguns Cursos , hoje também existem cursos dentro área na Internet, Online, que são bons e ajuda muito , procurei tbem adequar a área Comercial como Vendedor de Serviços do qual hoje tbem faz parte do meu ‘Curriculo’. Abraços.

  46. Olá Nelson Waltrick !
    Obrigado pela sua contribuição.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  47. Excelente trabalho apresentado neste artigo onde de forma clara e sucinta mostra o que realmente é um Supervisor de Segurança Patrimonial, que logicamente vai muito além do exposto, onde a dinâmica do serviço exige a cada momento um aperfeiçoamento constante. O Supervisor de Segurança Patrimonial é o elo de ligação entre a Empresa e o Cliente o qual deverá com sua expertise e profissionalismo administrar.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.