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Como ser um Bom Supervisor: As 8 Habilidades Fundamentais

Um supervisor é um gestor de primeiro nível que supervisiona o trabalho de outros funcionários. Ser supervisor significa supervisionar as atividades diárias desses funcionários e orientá-los em suas responsabilidades. Um supervisor de sucesso é um bom colaborador que se comunica bem e se sente confortável em assumir o papel de líder.

Você quer saber o que é preciso para ser ser um bom supervisor? Quais habilidades destacam um supervisor dos demais? E como se destacar na supervisão? Então este artigo foi escrito para você!

Qualquer ambiente de trabalho em que os funcionários precisem de orientação e supervisão para completar tarefas, atender clientes e cumprir prazos exige um supervisor eficaz. A falta de habilidade na função de supervisão prejudica a organização, os supervisionados e o próprio supervisor, limitando sua possibilidade de crescimento na carreira e colocando em risco sua posição atual.

As atuações dos supervisores podem gerar grandes impactos nas organizações. Um bom ou mau supervisor pode afetar o desempenho, a satisfação, a produtividade, a eficiência, a rotatividade, e saúde física e metal dos empregados, e consequentemente o bom desempenho da organização e sua estabilidade produtiva e financeira.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 07/10/2021 Atualizado 21/06/2022

O que é um Supervisor?

Um supervisor é um gestor de primeiro nível que supervisiona o trabalho de outros funcionários. Ser supervisor significa supervisionar as atividades diárias desses funcionários e orientá-los em suas responsabilidades. Um supervisor de sucesso é um bom colaborador que se comunica bem e se sente confortável em assumir o papel de líder.

Os supervisores geralmente desempenham as seguintes funções:

  • Programa turnos de trabalho.
  • Treina funcionários para suas funções.
  • Da feedback aos funcionários sobre seu desempenho.
  • Resolve desafios ou conflitos no local de trabalho.
  • Transmite as metas do departamento para sua equipe.
  • Comunica atualizações e relatórios de status à alta administração.

O que é um Bom Supervisor?

O bom supervisor é aquele que desempenha suas atribuições de forma satisfatória vindo a contribuir significativamente para o sucesso da organização no alcance dos seus objetivos, e que também, contribui para o desenvolvimento continuo dos funcionários da organização, para que esses atinjam seus objetivos profissionais.

São várias as características, hábitos e qualidades que contribuem para que alguém seja um bom supervisor. Os empregadores valorizam os supervisores que são proativos, responsáveis, confiáveis ​​e capazes. Os melhores supervisores além contribuírem com a organização, ajudam cada membro de sua equipe a crescer e ter sucesso.

Um bom supervisor é uma parte importante de uma organização para manter a produtividade e o moral dos funcionários. Os profissionais bem-sucedidos nessa função geralmente possuem uma combinação de habilidades interpessoais e de gestão, bem como uma personalidade acessível, confiante e de apoio. Um bom supervisor se esforça para aprender continuamente, para desenvolver seus pontos fortes e para identificar as áreas de fraqueza nas quais pode melhorar.

Como ser um Bom Supervisor – Habilidades Essenciais

Os supervisores precisam trabalhar para desenvolver um conjunto específico de habilidades que os beneficiarão em suas funções, incluindo:

  1. Habilidades de comunicação;
  2. Acessibilidade e empatia;
  3. Habilidades gerenciais;
  4. Adaptabilidade;
  5. Confiança e positividade;
  6. Transparência;
  7. Trabalho em equipe;
  8. Vontade de aprender.
Como ser um Bom Supervisor
Um Bom Supervisor

1. Habilidades de Comunicação

Das habilidades que um supervisor deve ter, a comunicação é uma das mais importantes. Como supervisor, você deve ser capaz de comunicar com clareza os processos, expectativas e objetivos à sua equipe, para que possam fazer o seu trabalho com eficácia, o que também refletirá positivamente no seu desempenho. Manter seus supervisionados constantemente informados sobre o progresso da equipe, possíveis obstáculos e planos futuros fará com que cada membro da equipe se sinta engajado e valorizado.

Frequentemente, os supervisores são solicitados a servirem como um “intermediário” para sua equipe e outros departamentos ou gerência. Eles também podem ser chamados para resolver conflitos profissionais e interpessoais em seu local de trabalho. Uma parte fundamental de uma boa comunicação é ouvir o feedback dos funcionários e incorporá-lo ao seu local de trabalho. Se surgir um conflito, você precisará usar suas habilidades de comunicação e escuta para ajudar a resolver o problema e manter o ambiente de trabalho saudável e produtivo.

2. Acessibilidade e Empatia

Um bom supervisor deve trabalhar em estreita colaboração com sua equipe e deve ser facilmente acessível quando surgem dúvidas, conflitos ou questões. Como supervisor, você precisará ouvir quando seus subordinados vierem até você com reclamações ou sugestões sobre o local de trabalho. Isso requer habilidades sociais importantes, como empatia e inteligência emocional (estar ciente de suas próprias emoções, bem como das dos outros).

Se você se concentrar em compreender seus supervisionados e se esforçar para ajudar quando eles precisam de suporte enquanto enfrentam desafios profissionais ou pessoais, você poderá conquistar o respeito e a confiança deles.

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é uma parte importante da carreira de cada funcionário. Se você puder entender isso enquanto ainda lidera sua equipe para atingir seus objetivos, terá aumentado o moral de seu departamento e conquistado a lealdade de sua equipe.

3. Habilidades Gerenciais

Os supervisores são os principais responsáveis ​​pela produtividade de sua equipe. Isso inclui o gerenciamento das atividades dos funcionários, certificando-se de que todos cumpram os prazos e atribuindo tarefas aos membros apropriados da equipe. Os supervisores devem ser capazes de manter sua equipe funcionando de maneira harmoniosa e eficiente.

Ser capaz de delegar tarefas com eficiência aos funcionários apropriados é uma das habilidades da alta administração de que você precisa para ser um bom supervisor. Você precisará reconhecer cada um dos pontos fortes e fracos de seu subordinado e certificar-se de utilizá-los da forma mais eficaz possível. Identifique a pessoa em sua equipe que pode lidar melhor com cada tarefa. Tenha confiança em seus supervisionados e em seus talentos e dê-lhes espaço suficiente para resolver problemas por conta própria, solicitando orientação apenas quando necessário.

4. Adaptabilidade

Se você priorizar a delegação de tarefas, poderá liberar mais tempo para concluir as tarefas de supervisão e gerenciar a equipe ou o projeto como um todo. Uma boa delegação maximiza a eficiência, garante que os projetos sejam concluídos corretamente e ajuda a gerar receita.

Nenhuma lista de boas habilidades de supervisão está completa sem mencionar a capacidade de pensar e reagir com rapidez e eficiência. Você pode precisar ser capaz de traçar estratégias e tomar decisões com base em uma situação individual, em vez de tentar seguir um protocolo rígido. Seja flexível e criativo na resolução de problemas e não tenha medo de implementar novas idéias. Isso pode dar à sua equipe mais confiança e confiança em sua capacidade de liderar.

5. Confiança e Positividade

Sua atitude e comportamento são contagiosos e podem influenciar muito a atmosfera em seu local de trabalho. Procure abordar cada dia e situação com positividade e otimismo. Além disso, concentre-se em mostrar confiança em você e em sua equipe. Tanto quanto possível, mostre paixão pela empresa e seus objetivos e inspire os membros de sua equipe podem compartilhar essa emoção.

Os supervisores devem dar o exemplo com a mesma frequência que comandam. Se você demonstrar entusiasmo e motivação genuínos no trabalho, sua atitude será contagiante. Dar feedback positivo aos membros da equipe por trabalhos bem feitos e comemorar o alcance de metas e objetivos contribuirá para o moral da equipe e, portanto, sua produtividade.

6. Transparência

Embora você seja obrigado a manter alguns assuntos em sigilo, como informações confidenciais de funcionários ou segredos comerciais da empresa, tente operar com a maior transparência possível.

Ser um bom supervisor significa ser honesto e direto com seus supervisionados. Compartilhe com sua equipe quaisquer sucessos, fracassos, oportunidades ou preocupações de qualquer departamento ou organização, conforme você julgar apropriado. Sempre que possível, forneça feedback imediato e incentive o diálogo aberto. Além disso, tenha a humildade de aceitar a responsabilidade por quaisquer falhas de projeto ou escolhas erradas. Esse tipo de transparência e honestidade pode ajudar a aumentar o respeito de sua equipe por você como líder.

7. Trabalho em Equipe

Trate seus funcionários mais como membros iguais da equipe do que como subordinados. Em vez de emitir um fluxo constante de ordens e comandos e esperar que a equipe permaneça no trabalho, tente incluí-los nos processos de tomada de decisão e estratégia. Trate-os como parceiros e incentive a colaboração. Uma abordagem orientada para a trabalho em equipe torna o ambiente de trabalho mais produtivo e positivo. Se surgir um conflito, seja confiante e firme em sua função de supervisão, mas também permaneça neutro e imparcial. O ideal é que cada membro de sua equipe se sinta valorizado e envolvido.

8. Vontade de aprender

Só porque você é um líder de equipe, não significa que sabe tudo o que há para saber sobre seu trabalho, sua carreira ou seu setor. O bom supervisor está sempre tentando aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Você pode aprender sobre supervisão com outros colegas que ocupam cargo similar, lendo bons livros e artigos ou fazendo cursos específicos. Compartilhe o que você aprender com os membros da sua equipe e incentive-os a buscar também seu desenvolvimento profissional contínuo.

Como ser um Bom Supervisor?

Quer você seja um supervisor experiente ou em inicio de carreira, você sempre pode encontrar maneiras de melhorar suas competências individuais. A seguir algumas dicas:

  1. Obtenha feedback – Peça sugestões e conselhos a outros gerentes e à sua equipe. Use este feedback para lidar melhor com um cenário difícil ou para melhorar suas próprias habilidades e conhecimentos.
  2. Encontre um confidente de confiança – Você vai enfrentar desafios em sua vida profissional como qualquer outra pessoa. Como supervisor, também não é apropriado reclamar com sua própria equipe. Em vez de fofocar com outro funcionário, encontre um amigo, colega, membro da família ou até mesmo um profissional de recursos humanos imparcial e confiável com quem conversar ou desabafar sobre o trabalho.
  3. Desenvolva suas habilidades interpessoais – Assim como um bom supervisor sempre busca mais treinamento, experiência e conhecimento, você também deve continuar a melhorar as interações com os funcionários. Sempre pense em como você pode desenvolver suas habilidades pessoais. Pratique engajando-se e socializando com pessoas em vários cenários ou fazendo um curso de treinamento de gestão.
  4. Acostume-se a mudar – Esteja ciente de como você lida com as mudanças, pois você as vivenciará em grande parte em sua função de supervisão. Como um líder, outros funcionários receberão suas dicas de atitude e ação de você. Esteja pronto para se adaptar a novos processos ou projetos e para repassar essa adaptabilidade aos seus funcionários. Identifique se você precisa de recursos adicionais para ajudar a navegar por uma mudança ou transição.
  5. Delegar responsabilidades – Lembre-se de que você não precisa realizar todas as tarefas sozinho. Sua responsabilidade como supervisor é garantir que as tarefas sejam realizadas de maneira adequada e no prazo. Aprenda a abrir mão atribuindo essas tarefas a seus funcionários e confiando em suas habilidades. Forneça instruções claras a seus colegas de trabalho, monitore seu progresso e forneça feedback construtivo conforme necessário.

Como meio de capacitação para função de supervisor sugiro a leitura do Livro Segredos do Supervisor Bem-sucedido, clique no link a seguir para saber mais sobre o livro:

Segredos do Supervisor Bem-sucedido.

Perguntas Frequentes

O que é um Bom Supervisor?

O bom supervisor é aquele que desempenha suas atribuições de forma satisfatória vindo a contribuir significativamente para o sucesso da organização no alcance dos seus objetivos, que também, contribui para o desenvolvimento continuo e sucesso dos funcionários da organização.

Quais são as Habilidades de um Bom Supervisor?

  1. Habilidades de comunicação;
  2. Acessibilidade e empatia;
  3. Habilidades gerenciais;
  4. Adaptabilidade;
  5. Confiança e positividade;
  6. Transparência;
  7. Trabalho em equipe;
  8. Vontade de aprender.

Como ser um Bom Supervisor?

  1. Obtenha feedback
  2. Encontre um confidente de confiança
  3. Desenvolva suas habilidades interpessoais
  4. Acostume-se a mudar
  5. Delegar responsabilidades

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Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Supervisor: O que é, Significado, O que faz? Funções da Supervisão

Gestor: O que é, O que faz, Qual é o papel e Como ser um Bom Gestor

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (07 de outubro de 2021). Como ser um Bom Supervisor: AS 8 Habilidades Fundamentais. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/como-ser-um-bom-supervisor-conjunto-de-habilidades-fundamentais/– Acessado em (inserir data do acesso).

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Certificações CES e CPSI - Especialista da área de segurança privada com experiência sólida na área. Gestor, Consultor e Diretor no IBRASEP. Ex-sargento do EB, com uma variedade de cursos de formação, graduação, especialização, capacitação, aprimoramento e aperfeiçoamento na área de segurança privada, segurança empresarial e gestão empresarial. Acumula mais de 30 anos de atuação na área da segurança privada, com resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

7 Comentários

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  1. Olá Suelen!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Bem esclarecedor e objetiva a matéria. É de grande positividade matérias como essa, com menos formalidade empresarial para o pessoal que estão iniciando sua vida profissional.

  3. Olá Erivan Silva Santos!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  4. Olá Jéssica Priscila!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

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