- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Importância da Supervisão para as Organizações Empresariais

A Importância da Supervisão dentro das organizações, de diferentes setores, é percebida pela capacidade do supervisor de orientar os profissionais quanto a realização das sua tarefas dentro do que a empresa precisa. A Supervisão atualmente é vista como algo não autoritária, mas como uma forma de expressar ideias e discuti-las, analisa-las, etc.

A supervisão deve estar principalmente preocupada em supervisionar ou observar o desempenho dos trabalhadores sob seu controle. Ela desempenha um papel importante na gestão organizacional, está diretamente ligada aos trabalhadores e atua como um elo vital entre a gerência e os trabalhadores.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 20/10/2022

Definição de Supervisão

Supervisão significa ver de perto (acompanhar) as atividades dos outros para certificar se está de acordo com o planejado e se estão cumprindo o cronograma estabelecido. Envolve acompanhar de perto, monitorar, checar, avaliar e orientar o trabalho de outras pessoas.

Supervisionar refere-se ao ato de acompanhar, dar orientação direta e imediata e controlar os subordinados no desempenho de suas tarefas. Assim, a atividade de Supervisão preocupa-se com a direção, orientação, controle e liderança /dos subordinados.

O papel do supervisor é ajudar seus supervisionados, orientá-los quanto ao uso de suas competências da melhor maneira, mas também estar aberto a ouvir suas ideias e a trocar conhecimento com eles, desse modo o grupo se desenvolve e cada integrante que faz parte dele cresce individualmente também, criando assim um espaço de trabalho saudável.

Quero saber mais sobre Supervisão

Qual a Importância da Supervisão?

A Importância da Supervisão está relacionada a necessidade de direção, orientação e controle da força de trabalho com vista a ver se eles estão trabalhando de acordo com o planejado e estão cumprindo o cronograma estabelecido. Além disso, se eles estão recebendo toda a ajuda possível para realizar o trabalho que lhes foi designado.

A importância da supervisão pode ser percebida conforme as seguintes atribuições:

  1. Emissor de Ordens e Instruções: Os trabalhadores necessitam de orientação da supervisão em todas as suas atividades. Ela esclarece suas dúvidas e lhes orienta sobre o método mais adequado de fazer um trabalho. Um colaborador pode ter melhor desempenho quando conhece o trabalho que deve fazer.
  2. Planejador e Organizador do Trabalho: A supervisão age como planejador e guia para seus supervisionados, ele elabora cronogramas de trabalho de forma a garantir um fluxo de atividades uniformes e constantes. Estabelece metas e determina os métodos e procedimentos para fazer o trabalho.
  3. Elo de Ligação entre os Trabalhadores e Gerência: A supervisão é um representante da gestão e uma figura muito importante do ponto de vista dos trabalhadores. Ela comunica as políticas da gerência aos trabalhadores (comunicação descendente) e também fornece feedback à gerência sobre o que está acontecendo no nível mais baixo (comunicação ascendente).
  4. Motivador de Subordinados: Um supervisor é um líder no degrau mais baixo da escala de gerenciamento. Ele serve como amigo, filósofo e guia dos trabalhadores. Ele inspira o trabalho em equipe e garante a máxima cooperação dos funcionários. É ele quem pode ajudar na obtenção da melhor utilização da mão de obra.
  5. Fornecedor de Feedback aos Trabalhadores: A supervisão compara o desempenho real dos trabalhadores com os padrões estabelecidos e identifica os pontos fracos dos trabalhadores e sugere medidas corretivas para superá-los. Desta forma, o trabalhador pode melhorar seu desempenho no futuro.
  6. Treinador: um bom supervisor dá alta prioridade ao treinamento dos funcionários. Envolve trabalhar com o funcionário para estabelecer metas, ações, planos e cronogramas adequados. O supervisor delega e também fornece orientação e suporte contínuos ao funcionário à medida que ele conclui seu plano de ação.
  7. Orientador: Normalmente, a supervisão entende a organização e a profissão dos funcionários melhor do que o próprio funcionário. Consequentemente, o supervisor está em uma posição única para dar conselhos contínuos ao funcionário sobre trabalho e carreira. O funcionário pode olhar para o supervisor como um modelo de direção e desenvolvimento. Um bom supervisor pode ser um complemento inestimável para a carreira de um funcionário.
  8. Advogado para a Organização: O supervisor é a primeira pessoa a informar os funcionários sobre as novas políticas e programas da administração. Não é incomum que o funcionário fique confuso ou frustrado com essas novas ações e precise de mais esclarecimentos e apoio do supervisor. No mundo em rápida mudança das organizações de hoje, pode ser um grande desafio apresentar novos programas aos funcionários sem que eles fiquem frustrados.
  9. Advogado para o Empregado: O supervisor é muitas vezes responsável por representar a solicitação dos funcionários à gerência, também por solicitar para os funcionários, quando merecido, recompensas. Por exemplo: se um funcionário merece uma promoção, o supervisor muitas vezes deve justificar o caso de promoção ao gerente. Se o funcionário tiver uma situação pessoal bastante singular que mereça atenção especial, o supervisor deve explicar essa situação a gerencia e indicar como ela pode ser tratada.
  10. Zelador da Qualidade, Produtividade e Economia – A supervisão contínua contribui para para manutenção da economia nos custos de produção, para manutenção do padrão de trabalho, e assegurado o melhor uso dos recursos disponíveis.
Importância da Supervisão

Importância da Supervisão – Resumo

A supervisão desempenha o papel de ligação entre a gerencia e a parte operacional da organização, dentre suas funções estão a de comunicar e explicar as políticas, planos, procedimentos e atividades aos seus supervisionados, assim como, o de ouvir queixas e sugestões.

A supervisão busca garantir que todas as instruções sejam comunicadas a todos os funcionários. A direção e a gerencia planejam as atividades, mas as instruções são emitidas apenas pela supervisão.

Sempre que os trabalhadores estão sob supervisão constante, a verificação passo a passo é mantida e, se estiverem se desviando do planejado, instruções imediatas são emitidas pelo supervisor. Por esse monitoramento constante, a função de supervisão garante um controle rigoroso sobre as atividades fundamentais para o bom funcionamento da organização. O supervisor desempenha um papel fundamental para manutenção da unidade dos membros da equipe que trabalha com ele, estimula a harmonia entre os trabalhadores resolvendo os conflitos.

Você Gostou do Artigo?

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a Segurança privada e Gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando o desenvolvimento profissional de forma que possam obter sucesso nas suas carreiras.

Se você gostou do artigo compartilhe nas redes sociais com seus colegas, lembre-se de que a interação e troca de aprendizados entre as pessoas é o que permite o desenvolvimento profissional e pessoal de ambas as partes, uma categoria profissional apenas se tornar forte quando a maioria dos seus integrantes adquirem um nível de conhecimento adequado e reconhecido pela sociedade.

Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim, e se inscreve-se na nossa Newsletter cadastrando seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!


José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Supervisão: O que é, Conceitos, Definições, Tipos, Papel e Princípios

Supervisor: O que é, Significado, O que faz? Funções da Supervisão

Como ser um Bom Supervisor: As 8 Habilidades Fundamentais

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (20 de outubro de 2022). Importância da Supervisão para as Organizações Empresariais. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada:https://gestaodesegurancaprivada.com.br/importancia-da-supervisao-para-as-organizacoes/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Deide Costa!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.