- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Supervisão: O que é, Conceitos, Definições, Tipos, Papel e Princípios

Você tem dúvidas sobre o termo Supervisão? Quer saber o significado e os conceitos de Supervisão? Então você está no lugar certo! Aqui você vai encontrar muita informação relevante sobre Supervisão. Leia o artigo até o final e agregue mais conhecimento a sua formação profissional.

Supervisão significa ver de perto (acompanhar) as atividades dos outros para certificar se de acordo com o planejado e se estão cumprindo o cronograma estabelecido. Supervisão significa acompanhar de perto, monitorar, checar, avaliar e orientar o trabalho de outras pessoas.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 06/10/2022

O que é um Supervisor?

O supervisor é a pessoa ocupante do cargo ou função de supervisão numa organização. Aquele ou aquela que supervisiona outras pessoas enquanto essas realizam seus trabalhos.

O supervisor nas organizações, refere-se ao profissional que operacionaliza os processos da organização, participando da elaboração dos planos operacionais, colaborando com informações e sugestões, e supervisionando equipes de trabalho.

Um bom supervisor não só deve ser altamente experiente na área em questão, como também deve ter a autoridade suficiente para dirigir os restantes dos membros da sua sua equipe. Posto isto, entre as principais características de um bom supervisor, podemos destacar o conhecimento do trabalho, das suas responsabilidades e a habilitação para instruir e dirigir pessoas.

Quero saber mais sobre o Cargo de Supervisor

O que é Supervisão?

Supervisão é uma palavra latina. Super significa ‘de cima’ e visão significa ‘ver’. No sentido comum do termo, Supervisão significa ver de perto (acompanhar) as atividades dos outros para certificar se de acordo com o planejado e se estão cumprindo o cronograma estabelecido. Supervisão significa acompanhar de perto, monitorar, checar, avaliar e orientar o trabalho de outras pessoas.

Supervisionar refere-se ao ato de acompanhar, dar orientação direta e imediata e controlar os subordinados no desempenho de suas funções. Assim, a atividade de Supervisão preocupa-se com a direção, orientação, controle e liderança /dos subordinados.

Supervisão é a direção, orientação e controle da força de trabalho com vista a ver se eles estão trabalhando de acordo com o planejado e estão cumprindo o cronograma. Além disso, eles estão recebendo toda a ajuda possível para realizar o trabalho que lhes foi designado.

A supervisão pode ser ser a função de um cargo (supervisor) ou atribuição de outros níveis de gestão, onde, de cima para baixo; os supervisores de primeira linha supervisionam o trabalho da equipe operacional, enquanto a gerência e direção supervisionam o trabalho dos ocupantes de cargos de gestão a eles subordinados.

Supervisão é a ação e o efeito de supervisionar, isto é, fazer a verificação de um trabalho por outra pessoa. Aquele que supervisiona encontra-se numa posição de superioridade hierárquica em relação ao supervisionado, uma vez que tem a competência e faculdade para decidir se a ação do supervisionado está ou não sendo executada corretamente. Portanto, a supervisão é o ato de monitorar certas atividades de modo a que estas sejam realizadas de forma satisfatória e de acordo com o planejado.

A função de supervisão é bastante comum no âmbito empresarial, onde habitualmente costuma existir o cargo de Supervisor (profissional responsável por exercer a supervisão). Neste sentido, a supervisão é uma atividade técnica e especializada cujo objetivo consiste em empregar corretamente os meios disponíveis para o atingimento dos objetivos estabelecidos.

Quais são as Definições de Supervisão?

Podemos dividir as definições de supervisão em três categorias, dependendo da ênfase que elas dão a um aspecto particular:

Em suma, podemos dizer que a supervisão envolve motivar, orientar, fiscalizar, supervisionar, desenvolver, coordenar e controlar os subordinados. Envolve orientação e controle direto e imediato dos subordinados no desempenho de sua tarefa. Assim, a supervisão se preocupa com três funções principais de gestão, ou seja, direção, orientação imediata e controle com vistas a:

  1. Do ponto de vista da ênfase na maximização da produção – A definição de Supervisão a seguir nesta categoria associa a supervisão à produção, ou seja, por causa de seus conhecimentos, habilidades, experiências e atitudes etc., os supervisores ajudam seus subordinados a melhorar sua produção em ambos os termos quantidade e qualidade. Assim, a supervisão implica orientar e zelar pelo trabalho dos subordinados de forma a assegurar que o trabalho está sendo feito esteja de acordo com as normas estabelecidas. Desta forma, o objetivo principal de um supervisor é ajudar a obter a produção maximizada em termos de qualidade e quantidade.
  2. Do ponto de vista da ênfase no desempenho dos trabalhadores e no aspecto das relações humanas – Nesta categoria, incluímos aquelas definições que enfatizam o aspecto do desempenho dos trabalhadores e das relações humanas, e que aceitam o trabalhador como parte do sistema social . Assim, de acordo com essa visão, a Supervisão é o processo pelo qual um supervisor ajuda o supervisionado a se ajustar ao seu trabalho, a desenvolver o espírito de equipe e a assumir ainda mais responsabilidades.
  3. Do ponto de vista da ênfase no desenvolvimento da personalidade do trabalhador – Nesta categoria estão incluídas as definições que dão ênfase ao desenvolvimento da personalidade do trabalhador. Segundo os especialistas dessa visão, a supervisão é o ato de ‘orientar o trabalhador a se desenvolver da melhor maneira possível’. Envolve o desenvolvimento profissional do supervisionado.

A Supervisão é a função de assegurar que o trabalho está sendo feito de acordo com o planejamento e instruções. Envolve alcançar os resultados desejados por meio da utilização inteligente dos talentos humanos e da utilização dos recursos disponíveis.

Quais sãos os Tipos de Supervisão?

De formal geral existem três tipos de técnicas de supervisão, que são as seguintes:

  1. Técnica de Supervisão Democrática ou Consultiva: é baseada nos princípios democráticos de supervisão e liderança. Sob esta técnica, as opiniões dos trabalhadores deve ser levado em consideração em todos os assuntos importantes. O objetivo da técnica é dar oportunidade aos trabalhadores de sugerirem soluções para diversos problemas relacionados à empresa e, se essas sugestões forem adequadas e úteis, devem ser levadas em consideração. Assim, os trabalhadores são instigados a dar sugestões e conselhos. Faz com que os trabalhadores sintam sua importância em sua organização. Seu processo de pensamento original é despertado e eles trabalham com mais entusiasmo e interesse e sentem que o supervisor é útil em seu desenvolvimento e progresso. Este é um estilo de supervisão centrado no funcionário, dando importância às necessidades e motivos dos funcionários. Isso tem um impacto positivo em seu comportamento e esforços.
  2. Técnica Autocrática: de acordo com essa técnica, todos os direitos são centrados no supervisor, e suas ordens são rigorosamente obedecidas. Ele/ela controla totalmente seus subordinados. Enquanto os trabalhadores tendem a ser infiéis e indisciplinados, esta técnica é usada. Em tais circunstâncias, todos os atos dos trabalhadores são controlados pelo supervisor. Geralmente, hoje em dia, esta técnica não é usada, pois é baseada na Teoria X de motivação desgastada pelo tempo.
  3. Técnica de Rédea Livre: é exatamente o oposto da técnica autocrática. Aqui, o supervisor dá total liberdade aos trabalhadores para trabalhar, depois de ver suas habilidades.

É consenso, que o supervisor não deve depender de uma única técnica. Conforme as circunstâncias permitirem, as técnicas devem ser alteradas ou ajustadas.

o que é supervisão

Princípios de Supervisão

  • Nunca seja um autocrata: Ao fazer o trabalho de supervisão nunca se comporte como um autocrata/ditador porque isso é autodestrutivo.
  • Ouça atentamente seus subordinados: O supervisor deve ser um bom ouvinte. Ele deve ouvir atentamente tudo o que lhe é dito por seus subordinados. Ele deve conceder plena oportunidade aos trabalhadores para apresentarem seus problemas e sugestões.
  • Nunca decida nada de forma apressada: É uma abordagem muito precipitada formar uma opinião sobre alguém às pressas após um olhar casual ou uma breve audiência, pois a maioria das reclamações pode não ser genuína. Mas alguns podem ser assim e se não forem removidos o moral dos trabalhadores da organização pode sofrer.
  • Não entre em discussões com subordinados: O superior não deve, em hipótese alguma, entrar em discussão com seus subordinados, pois, se não conseguir persuadir ou convencer por seus argumentos, está sujeito a expedir ordens para justificar seu ponto de vista. Isso criará frustração e sensação de insegurança entre os trabalhadores. Um bom líder não deve discutir, mas ouvir com atenção e dar ordens somente depois de ouvir atentamente.

Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!

Um forte abraço e votos de sucesso!

José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.

Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.

Faça parte da nossa comunidade!

Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!

Inscreva-se em nossa Newsletter e junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Importância da Supervisão para as Organizações Empresariais

Supervisor: O que é, Significado, O que faz? Funções da Supervisão

Supervisor Operacional: O que é, Qual Papel Supervisor de Operações

Como ser um Bom Supervisor: As 8 Habilidades Fundamentais

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio ( 06 de outubro de 2022). Supervisão: O que é, Conceitos, Definições, Tipos, Papel e Princípios. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/supervisao-o-que-e-conceitos-definicoes/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Teresa Fieldilindy!
    Obrigado pelo seu comentário. Anotei sua sugestão de artigo e em breve estarei postando
    Forte abraço e sucesso.

  2. Muito bom apeendi bastante, gostaria que falasses também da supervisão pedagógica

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.