- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Supervisor: O que é, Significado, O que faz? Funções da Supervisão

Você é supervisor ou tem vontade de ser? Tem dúvidas sobre a importância e papel do supervisor nas organizações? Um supervisor é qualquer pessoa que supervisiona o trabalho de uma equipe ou indivíduo para garantir que eles tenham um desempenho eficaz e satisfatório. O termo “supervisor” geralmente se refere a cargos de gestão de primeiro nível.

Embora ser um supervisor tenha seus desafios, também é uma função gratificante, na qual você pode ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos pessoais de carreira. Aqui neste artigo separei algumas informações básicas e importantes, retiradas do meu livro “O Segredo dos Supervisores Bem-sucedido”, para ajudá-lo a entender melhor o que essa função envolve.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 02/05/2017 atualizado 01/10/2021

O que é o Supervisor?

O supervisor é a pessoa ocupante do cargo/função de supervisão numa organização. Aquele ou aquela que supervisiona outras pessoas enquanto essas realizam seus trabalhos.

O supervisor nas organizações, refere-se ao profissional que operacionaliza os processos da organização, participando da elaboração dos planos operacionais, colaborando com informações e sugestões, e supervisionando equipes de serviços, a fim de contribuir para que seu departamento atinja os objetivos esperados.

Como o próprio nome indica, o Supervisor  é o profissional que faz a supervisão das atividades e operações, de modo a garantir que todos os procedimentos e normas  sejam cumpridos.

O supervisor é aquele que faz a inspeção de um trabalho ou de uma tarefa realizada por outra(s) pessoa(s), porque tem uma visão mais ampla das coisas que estão sendo realizadas que lhe capacita a orientar seus liderados.

O que é Supervisão?

Supervisão é a ação e o efeito de supervisionar, isto é, acompanhar, monitorar, inspecionar e orientar um trabalho ou uma tarefa realizada por outra pessoa.

A supervisão implica em orientações individualizada e imediata aos colaboradores, bem como o acompanhamento e controlo sobre qualquer tarefa ou trabalho para verificar se estão sendo feitas de acordo com os planos e políticas da organização. Também envolve a resolução de questões e problemas relacionados ao trabalho dos funcionários.

A supervisão visa garantir que os colaboradores trabalhem de forma eficiente e eficaz, para cumprir de forma satisfatória as tarefas que lhes são atribuídas pelo seu superior hierárquico. Um supervisor é uma pessoa que atribui tarefas aos subordinados e fica de olho em suas atividades e desempenho.

Quero saber mais sobre Supervisão

Quais os Tipos de Supervisores?

Dentro de uma organização de acordo com suas características e ramo de atividade existem diversos tipos de cargos de liderança, de forma geral, todo departamentos tem pelo menos uma pessoa no cargo de supervisor. Dentre os supervisores encontrados numa organização podemos citar:

  • Supervisor comercial;
  • Supervisor de produção;
  • Supervisor de compras;
  • Supervisor de TI;
  • Supervisor de segurança;
  • Entre outros.

O que um supervisor faz?

Um supervisor supervisiona o trabalho e desempenho diário dos funcionários. Dependendo da organização, um supervisor pode gerenciar uma equipe, um turno ou um departamento inteiro.

Supervisores bem-sucedidos possuem excelentes habilidades organizacionais, de comunicação e liderança . Essas habilidades os ajudam a transferir informações da alta administração para os funcionários e comunicar o desempenho ou as necessidades de suas equipes aos gerentes de alto nível. Na maioria dos casos, os supervisores são especialistas em suas áreas de atuação e, como resultado, podem gerenciar com eficiência as operações diárias.

Qual a importância do Supervisor?

O Cargo de Supervisor nas Organizações tem tarefas próprias, que muitas vezes tem sua importância minimizada nas organizações. A  presença do supervisor  é vital para que os processos  saiam de acordo com o planejamento.

Na ausência do supervisor para controlar os processos, o gerente não teria tempo para gerenciá-los. O supervisor garante o bom resultado das mesmas e a eficiência dos colaboradores. É o profissional responsável por propor e coordenar a execução dos planos operacionais.

Supervisor: O que é, Significado

Diferença entre Gerente e Supervisor

Gerentes e supervisores têm atribuições distintas, e a falta deste entendimento faz com que esses dois cargos trabalhem de forma conflitantes. O gerente tem como principal função o planejamento tático e a ligação entre a parte estratégica e a operacional da organização. A função do gerente é basicamente administrativa (burocrática), enquanto que a função do supervisor é basicamente operacional.

O supervisor organiza e conduz o dia a dia dos processos operacionais da organização. É função do supervisor transformar as orientações e solicitações da gerencia em ações e atividades que gerem resultados operacionais. Os supervisores orientam os executores do processo com intuito de garantir a qualidade e a eficácia do trabalho.

Quadro comparativo de  cargos:

Cargo FunçãoResumo das Responsabilidades
DiretorEstratégicaDesenvolver e implementar o planejamento estratégicos e dirigir a organização.
Gerente     Tática (Administrativa)Desenvolver e implementar o planejamento tático e gerenciar os departamentos.
SupervisorOperacionalDesenvolver e Implementar o planejamento operacional e supervisionar os setores.

Funções e Responsabilidades do Supervisor

Os supervisores assumem várias funções no local de trabalho. Eles são essenciais para gerenciar a eficiência de uma equipe e construir um ambiente de equipe positivo, mas as especificações dessas tarefas podem variar de acordo com a empresa.

As responsabilidades de um supervisor geralmente incluem:

  1. Gerenciando o fluxo de trabalho
  2. Treinamento de novos contratados
  3. Criação e gerenciamento de cronogramas de equipe
  4. Reportando-se ao RH e à alta administração
  5. Avaliar o desempenho e fornecer feedback
  6. Identificar e aplicar oportunidades de avanço na carreira
  7. Ajudar a resolver os problemas e disputas dos funcionários

Atribuições do Supervisor:

  • Propor, implementar e acompanhar o desempenho do planejamento operacional;
  • Participar de reuniões periódicas para desenvolvimento de atividades, a fim de garantir o atendimento de requisitos de qualidade, segurança, custos e prazos;
  • Participar da elaboração e atualização de documentos inerentes à sua área de atuação;
  • Receber e monitorar a evolução das ordens de serviço;
  • Fiscalizar se as ordens de serviço estão sendo cumpridas convenientemente, indicando melhorias ou correções, caso estas sejam necessárias;
  • Distribuir tarefas para equipe de serviço, delegando as atividades adequadas a cada profissional, fornecendo as orientações adicionais que se façam necessárias;
  • Acompanhar processos de recolocação de pessoas em postos de trabalho;
  • Providenciar e acompanhar o treinamento dos subordinados, visando manter capacitados para as atividades do setor;
  • Supervisionar, organizar, comandar e controlar as atividades realizadas pelos subordinados;
  • Analisar criticamente o desempenho do setor sob sua responsabilidade;
  • Elaborar plano de ação para correção dos possíveis desvios ou alterações no planejamento inicial;
  • Analisar, desenvolver e recomendar técnicas e equipamentos que visem melhorar o desempenho do seu setor;
  • Realizar relatórios operacionais sobre as atividades do setor sob sua responsabilidade.

Qualidades necessárias para o Cargo de Supervisão

  • capacidades de liderança;
  • Excelentes habilidades de comunicação;
  • ser proativo,
  • ser determinado,
  • ser responsável,
  • ser dinâmico e
  • saber comunicar se de forma eficiente, tanto com com subordinados, com o seus pares e seus superiores.
  • Entre outros.

Um bom supervisor é uma parte importante para manter a produtividade e o moral dos funcionários. Os indivíduos bem-sucedidos nessa função geralmente possuem uma combinação de habilidades interpessoais e de gerenciamento, bem como uma personalidade acessível, confiante e de apoio. Um grande supervisor se esforça para aprender continuamente, para desenvolver seus pontos fortes e para identificar as áreas de fraqueza nas quais pode melhorar.

Com intuito de auxiliar os supervisores na resolução de suas principais dúvidas sugiro a leitura do livro O Segredos do Supervisor bem-sucedido. Uma excelente fonte de aprimoramento profissional de investimento acessível a todos e superior a muitos cursos de supervisão existentes no mercado. Acesse o link abaixo para saber mais

Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!

Um forte abraço e votos de sucesso!

José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.

Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.

Faça parte da nossa comunidade!

Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!

Inscreva-se em nossa Newsletter e junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Supervisão: O que é, Conceitos, Definições, Tipos, Papel e Princípios

Importância da Supervisão para as Organizações Empresariais

Supervisor Operacional: O que é, Qual Papel Supervisor de Operações

Como ser um Bom Supervisor: As 8 Habilidades Fundamentais

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (23 de maio de 2016). Segurança Privada: O que é? Conceitos, Atribuições, Tipos Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/qual-importancia-da-seguranca-privada-para-sociedade/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Adriano Soares!
    Parabéns seu novo cargo! Desejo sucesso!
    Fico muito feliz em saber que o artigo lhe foi útil.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Olá Sérgio!!!!! Estou começando como supervisor em uma empresa de confecção de uniformes escolares, e pesquisando achei seu blog. Muito bom, o material vai me ajudar muito, obrigado

  3. Olá Neves!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  4. Gostei muito do seu trabalho, continue a nos propocionar mais artigos acerca do conteúdo.

  5. Olá José Lopes!
    Fico feliz que o artigo tenha sido útil para o seu aperfeiçoamento profissional. Boa sorte!
    Forte abraço e sucesso.

  6. Estou concorrendo uma vaga na empresa que trabalho, me abriu vários leque essas informações, parabéns!!!

  7. Obrigado pela sua observação, estarei incluindo.
    Forte abraço e sucesso

  8. Olá Elane Silva!
    Parabéns pela sua nova contratação! Boa sorte e espero, com muita sinceridade, que tenha muito sucesso nessa nova jornada profissional.
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  9. BOM DIA! CONSIDEREI HIPER-INTETESSANTE O POST. FUI CONTRATADA PARA A FUNCAO D SUPERVISORA E RESOLVI BUSCAR ALGUMAS INFORMACOES, APESAR D SER A 3° VEZ Q SOU CONTRATADA P O CARGO. E COMO ESTOU SEMPRE ABERTA A NOVOS CONHECIMENTOS FUI BUSCÁ-LOS A FIM D MELHORAR MEU DESEMPENHO LEVANDO EM CONTA Q CADA EMPRESA DIFERE DA OUTRA NO CARGO E ATUACAO. LEVANDO SEMPRE EM CONTA Q LIDAR C PESSOAS É SEMPRE UMA SITUACAO DELICADA E QNTO + PESSOAS MAIS PROFISSIONAL PRECISAMOS SER! PARABENS, CLAREOU UM POUCO + MINHA VISAO A RESPEITO DO CARGO!

  10. Olá Sergio Guarnieri! Meu xará.
    Parabéns pelas suas conquistas, é muito ver colegas crescendo e se firmando na área de gestão da segurança privada. Parabéns.
    Fico muito feliz que tenha gostado do Blog E do E-book, sou acima de tudo um apaixonada pela segurança e faço isso por pura prazer de poder colaborar com meus conhecimentos para a área. Acredito que o conhecimento só tem valor quando ele é divulgado e compartilhado.
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abra e sucesso.

  11. Bom dia, Sergio!
    Eu me chamo Sergio também, sou Gerente Geral em uma Associação de Lotes onde conta 645 moradore e suas famílias.Lá temos nosso Dep. de Segurança Orgãnico, fui contrato como Sup. de Segurança, pois é a área onde sou graduado e iniciarei minha MBA em Gestão e Inteligência na Segurança Privada em Janeiro agora, logo após minha contratação fui promovido a Gerente Geral, e hoje exerço a função há dois anos já.
    Com a necessidade de sempre estar aprimorando nossos conhecimentos e aplicando técnicas de melhorias e controle de qualidade em nossos serviços, fiquei muito feliz e satisfeito de tomar conhecimento do seu Blog.
    Há anos vinha procurando sites que pudessem esclarecer e expor de maneira séria, profissional e clara, artigos sobre Segurança Privada. Este artigo sobre Supervisão foi extraordinário, claro, conciso e muito esclarecedor.
    Fico tremendamente satisfeito em poder contar com profissionais de sua qualidade comprometidos com nossa área tão carente de informações. Adquiri também seu e-book Planejamento Organizacional o qul me ajudou bastante e tenho indicado para amigos que estão se iniciando na área da Administração em Segurança Privada.
    Faço votos de que seus artigos sejam sempre de muito sucesso e que cada vez mais alcance pessoas envolvidas na profissão de Segurança Privada. Excelente Blog, parabéns!
    Continue sempre xará, a nos brindar com preciosidades do conhecimento nessa área.
    Abraço e Sucesso!

  12. Olá Charles Martins
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  13. Ola, boa tade!
    Achei muito interessante esse artigo, bem didatico e informativo me fez ter uma visão mais ampla deste cargo tao importante.
    Obrigado.

  14. Faltou incluir as responsabilidades do supervisor em relação a segurança do trabalho (dos seus liderados).

  15. Olá Karine Coutinho!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  16. Muito obrigado pir esta grande artigo.sou o animador do setor social, mais estou muito candidatando para um cargo de supervisor.sou ativista do ASPAAB GUINÉ BISSAU

  17. Olá Samuel!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Parabéns pela sua carreira de sucesso. É sempre muito bom conhecer pessoas que com esforço e dedicação conseguem alcançar seus objetivos.
    Forte abraço e sucesso!

  18. Boa noite José.
    Muitíssimo obrigado pela essa matéria eu fui Vigilante, depois fui na formação de guarda costas, trabalhei em grandes projetos, passou dois anos e fui promovido para Supervisor, e passei para o Cargo de Gestor.

    Não tenho muita formação académica o que tenho é o resultado de varias capacitações que a minha empresa sempre disponibiliza.

    Hoje trabalho para um projeto internacional.

    O profissionalismo conquista se todos os dias.

    Obrigado pela matéria.

  19. Olá Regina obrigado pelo seu comentário!
    Forte abraço e sucesso!

  20. Olá Martha!
    Fico feliz em saber que gostou do artigo.
    Forte abraço e sucesso!

  21. Boa noite!
    Achei interessante sua explanação e consegui tirar minhas dúvidas
    Grata

  22. Olá Aluízio!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  23. Muito bem explicado a função de um supervisor.

  24. Olá meu amigo de Cabo Verde!
    Fico muito feliz que esteja gostando do conteúdo do artigo.
    Forte abraço e sucessos a todos os irmãos de Cabo Verde.

  25. Olá Wagner!
    Isso depende da cultura organizacional e da política de cargos e salários da empesa.
    Já conheci empresas em que havia cargo de supervisão e coordenação, sem que houvesse subordinados diretos.
    Forte abraço e sucesso.

  26. Prezado José, bom dia.
    Existe um mito ou é fato que para ter o cargo de coordenador ou supervisor, é necessário de pessoas ou colaboradores, abaixo (ou melhor ter subordinados)?
    Um supervisor ou coordenador não pode ter o cargos e administrar processos, sem ter a presença de um colaborador abaixo?

  27. Boa tarde
    Este artigo achei extremamente importante uma vez que esclarece as funções e o papel do Supervisor nas funções gerenciais e no desenvolvimento das atividades das organizações. As vezes as informações Bilbiograficas sao superficiais e não aprofundem de forma detalhada todas essas fquestões.
    Obrigado e sucesso
    Paulo Jorge
    -Cabo Verde-

  28. Olá Edy Dauce!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira.

  29. Bom dia!

    Esta mesmo a precisar de itens dessegenero para capacitacao de uns colegas. Gostei de tomar nota desses aitens. obrigado

  30. Gostei do tema. Vou entrar para este cargo agora pouco.

  31. Ola Esione!
    Parabéns pela promoção.
    O nervosismo é normal, faz parte da nova etapa profissional que inicia.
    Se você foi indicado e promovido, significa que, para empresa, você reúne as condições necessárias para o cargo.
    Forte abraço e sucesso na nova empreitada.

  32. Fui promovido a supervisor na área de vendas de bebidas confesso que estou um pouco apreensivo pois é uma área nova para mim mais com deus a frente creio que vou conseguir

  33. Olá Marcelene!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira.

  34. Foi muito útil o post e foi além das minhas expectativas em relação a pesquisa.
    Parabéns!

  35. Olá Marcelo Domingos!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira.

  36. muito bom essa informações trouxe mais um sinal no de conhecimento na minha parte profissional

  37. Olá Gabriel!
    Sim,com certeza, um supervisor exerce varias funções relacionadas a administração como´: liderança, planejamento, controle,relações humanas etc.
    Forte abraço e sucesso na sua carreia.

  38. Olá Luiz Carlos!
    Obrigado pelo seu comentário. fico feliz em saber que os artigos estão sendo úteis pra você.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira profissional.

  39. Olá Sérgio boa noite, parabéns pela matéria e será de muita utilidade para mim.

  40. gostaria de saber se área de supervisão, independente do ramo ao qual atue está diretamente relacionada com a área de administração. Obrigado!!

  41. Olá Kiala!
    Obrigado pelo seu comentário!
    Forte abraço e sucesso!

  42. Olá, gostaria de parabenizar pelo o esforço, este artigo ajudou-me bastante visto que fui recentemente nomeado Supervisor, consegui perceber as atribuições do cargo, a responsabilidade e outros.

  43. Olá Luciano souza!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  44. atuo no setor ha um bom tempo, gostaria de parabenizar pelo artigo ficou muito bem definido.

  45. Olá Izael Mendes!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  46. Atuo na Área Operacional há​ alguns anos, e amo o que faço! Parabéns, excelente artigo!

  47. Olá Jorge Tadeu
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  48. Boa tarde!
    Achei muito interessante este Cargo de Supervisor de Organização, eu já atuo na área do Operacional de uma empresa de Vigilância e Segurança Patrimonial,

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.