- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Como Obter Sucesso Profissional na Segurança Privada

Você quer saber “Como Obter Sucesso Profissional na Segurança Privada”? Quer saber o segredo dos profissionais que mais se destacam e crescem no setor da segurança privada? E o que você pode fazer para ser bem-sucedido na sua carreira Profissional?

Essas dúvidas envolvem muitos profissionais da segurança privada e nesse artigo vou passar algumas dicas importantes que costumo passar nos cursos que ministro sobre “Como Ser um Profissional Bem-sucedido”. Leia o artigo até o final, siga as orientações e obtenha o sucesso que deseja em sua carreira na segurança privada.

Como Obter Sucesso Profissional na Segurança Privada

A área da segurança privada vem passando por Grandes Mudanças nos últimos anos, se especializando e tornando-se cada vez mais técnica, exigindo cada vez mais Profissionais Capacitados e Atualizados para atuar nos seus seguimentos.

Diferente do passado, onde havia um grande contingente de recursos humanos empregados na área da segurança privada, atualmente esse contingente vem se reduzindo ano-a-ano, em grande parte em função das novas tecnologias e formas de aplicação da segurança. Para aqueles que ainda atuam ou desejam atuar na área da segurança privada, resta a Qualificação Profissional.

Com a redução do contingente de pessoas empregadas na segurança, reduz-se o número de vagas de emprego e possiblidades de promoções, e aumenta-se a concorrências pelas vagas existentes, e consequentemente eleva-se o número e os tipos de exigências para ocupação das vagas disponíveis.

Neste cenário, a falta de qualificação ou a baixa qualificação profissional se torna um divisor de águas para aqueles que atuam ou desejam atuar no seguimento da segurança privada. A falta de qualificação profissional adequada impede que boa parte dos brasileiros tenham estabilidade em seus empregos e progressão nas suas carreiras profissionais. É um problema cultural e educacional que atinge a todas as área profissionais no País.

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que cinco em cada dez empresas têm dificuldades em encontrar profissionais qualificados. De acordo com a CNI, a falta de trabalhadores qualificados deve se agravar à medida que aumentar o ritmo de expansão da economia e se tornará um dos principais obstáculos ao crescimento da produtividade e da competitividade do país.

De acordo com estudo realizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), pelo menos 60% das 11,8 mil vagas ofertadas pelas empresas, no ano de 2021, não foram preenchidas. Entre os motivos, a pesquisa destaca dificuldade de expressão, pouco conhecimento na área de atuação, falta de conhecimentos básicos em informática, e pouco habilidade para leitura e interpretação de texto.

Juntando a baixa qualificação profissional dos brasileiros em geral, a falta de interesse pela leitura também é outro problema grave no Brasil que gera desemprego e estagnação na carreira profissional. A falta de leitura habitual gera profissionais sem criatividade, com dificuldade de comunicação escrita e verbal, sem poder de argumentação, com limitações profissionais na área de atuação, e muita das vezes desinformados e ultrapassados.

Profissionais sem atitude, desmotivados, que não investem em conhecimento e desenvolvimento profissional, que se limitam apenas em realizar as atividades rotineiras, podem ser os primeiros na lista de demissão, em momentos de crise. E geralmente tem uma carreira estagnada, ou seja, não crescem, geralmente permanecem na mesma função/cargo ao logo de todo sua carreira profissional.

Podemos dizer que a estagnação profissional acontece quando há uma falta de reação perante as oportunidades que surgem. Isso, no entanto, traz vários problemas, como trabalhar sem motivação ou realizar as atividades no modo automático. Estar com a carreira estagnada pode significar que a grande parte das habilidades do profissional não está sendo aproveitada.

10 Motivos que atrapalham você Obter Sucesso Profissional na Segurança Privada

  1. Desmotivação;
  2. Não definir objetivos;
  3. Não correr riscos;
  4. Falta de planejamento para carreira;
  5. Nenhum ou baixo investimento em desenvolvimento e qualificação profissional;
  6. Falta de foco e gestão do tempo;
  7. Pouco tempo dedicado a leitura de bons livros;
  8. Pouco investimento em cursos e treinamentos;
  9. Procrastinação: é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois;
  10. Ser negativo, pessimista e acomodado.
Dicas para Como Obter Sucesso Profissional  na Segurança Privada

Você conhece algum profissional que trabalha há tempos numa mesma empresa, fazendo as mesmas funções, enfrentando as mesmas dificuldades, e não tendo a oportunidade de crescimento ou reconhecimento profissional esperado? Infelizmente diversas pessoas vivem nessa situação extremamente insatisfatória, da qual não sabem como sair. Será que o reconhecimento e o sucesso profissional, é uma questão de sorte, bênção divina ou destino?

Você sabia que existem muitas pessoas que não investem sequer R$ 1,00 (um real) por ano em seu desenvolvimento profissional? Muitas dessas pessoas não se lembram quando foi a última vez que participaram de um curso, treinamento ou adquiriam alguma material para o seu aperfeiçoamento profissional. Muitos outros esperam que a empresa faça isso por eles, e depois de muitos anos percebem que esperaram em vão, pois a empresa não investiu neles.

Normalmente essas pessoas esperam ser demitidas para correr atrás do prejuízo. Quando se veem desempregadas aí percebem que não tem um currículo atrativo. Ao longo do período que estavam empregados deixaram de se qualificar.

É possível Obter Sucesso Profissional na Segurança Privada!

Se você, assim como eu, se identificou em algum momento com as situações descritas acima, eu tenho uma boa notícia para você, é possível dar a volta por cima e sair dessas situações incômodas e ter uma vida profissional feliz, produtiva e promissora. Muitas vezes nem é preciso mudar de carreira ou de empresa, basta modificar a forma como se lida com as questões diárias e com sua carreira profissional.

Nunca é cedo ou tarde de mais para aprender ou aprimorar seu conhecimento, principalmente em um mundo em constante transformação como o que estamos vivendo hoje. Na prática, isso quer dizer que a educação formal deve ser apenas parte da formação de um profissional. Para se destacar entre os demais e realmente contribuir para o sucesso de equipes, projetos ou organizações, o ideal é que, ao longo de sua jornada profissional, você assuma as rédeas da carreira, dando passos planejados e mantendo atenção às próprias necessidades de qualificação e requalificação

Muitos acreditam que o sucesso profissional está diretamente ligado a sorte, bênção divina ou destino. Porém, eu não acredito nisso. A única diferença entre um profissional com mais sucesso e outro com menos sucesso, é que o mais bem sucedido tem atitudes e ações que o levam ao sucesso. Ele não espero o sucesso cair do céu, ele vai em sua busca, ele dedica o tempo e o investimento necessário para isso. Você pode conseguir esses mesmos resultados se fizer um bom planejamento de carreira e se tiver as atitudes certas.

Para ser bem-sucedido você deve adotar atitudes proativas e positivas, deve ser resiliente, motivado, proativo, disciplinado e organizado, deve identificar objetivos profissionais, e desenvolver estratégias para atingi-los, assim como disciplina e resiliência para seguir o planejado.

Dicas para Você Obter Sucesso Profissional na Segurança Privada

  1. Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro;
  2. Não delegue seu destino a terceiros, decida você o quer ser e cumpra com suas responsabilidades;
  3. Não cultive relacionamentos destrutivos, eles são epidêmicos, cerque-se de pessoas boas e produtivas;
  4. Discipline-se com pensamentos positivos, não deixe o medo ou o pessimismo guiar suas decisões e ações;
  5. Reflita sobre as consequências dos seus atos, antes de colocá-los em prática;
  6. Faça da leitura uma hábito diário. Lei tudo o que puder sobre sua área de atuação e carreira pretendida;
  7. Aprenda com seus erros, eles são ótimos professores;
  8. Não adie as soluções para os seus problemas. Resolva-os respeitando o tempo e todos os envolvidos;
  9. Estude sempre, participe, sempre que puder de cursos, palestras seminários ou grupos de debates;
  10. Planeje sua carreira profissional.

Planeje Sua Carreira Profissional

No passado a empresa se responsabilizava totalmente pela carreira dos funcionário, hoje ela ocupa um papel de apoiadora para que cada indivíduo assuma a responsabilidade pelo seu futuro profissional. Atualmente o indivíduo é protagonista das suas escolhas profissionais e construtor da sua carreira.

Na atualizada o sucesso profissional é uma decisão pessoal do indivíduo sobre a escolha da sua própria trajetória profissional, é atingir aquilo que se estabelece como objetivo para carreira profissional, e que uma vez atingido lhe traz satisfação e realização.

Uma carreira profissional de sucesso é responsabilidade de quem a desenvolve, isto é, do seu proprietário, ou seja, “Sua Responsabilidade”, e não do tomador de serviços ou do empregador. Inúmeros profissionais só percebem tal fato na hora do apuro, de uma demissão inesperada e, muitas vezes, percebem que deveriam, ainda quando empregado, ter se qualificado melhor para o mercado de trabalho, ou seja, acomodam-se e esquecem que a qualquer momento podem estar desempregados.

Você precisa estar constantemente preparado para o mercado de trabalho, as empresas hoje em dia não garantem emprego estável para ninguém, é sua responsabilidade cuidar da sua carreira profissional e de manter a sua empregabilidade. “Empregabilidade significa a capacidade, aptidão ou possibilidade de conseguir um emprego, e de manter-se em um emprego. ”

Trate sua carreira profissional como um negócio! Invista nela para ter retorno!

Você deve tratar a sua carreira profissional como se fosse um negócio próprio, ela deve ser alvo de atenção, de planejamento, de investimento de tempo e dinheiro. Você deve fazer investimentos na sua qualificação e capacitação profissional.

Você deve exercer atração sobre o mercado de trabalho. Atualmente é imprescindível que os profissionais mantenham seus conhecimentos atualizados e desenvolvam várias competências. A grande verdade é que o mercado agora valoriza e dá preferência a profissionais com múltiplas habilidades e iniciativas. É preciso que você desenvolva permanentemente sua empregabilidade, ou seja, sua condição de estar empregado.

Para você ter sucesso profissional é preciso que você exerça atratividade aos olhos do empregador; ser pontual, fiel e dedicado, não garante mais crescimento ou estabilidade no emprego, você tem que ser alguém diferenciado, tem que se destacar em meio aos demais empregados, e gerar desejo na empresa de tê-lo como parte do seu time de colaboradores e possivelmente gestores.

Para isso, você precisa investir tempo e dinheiro em si próprio. Investir na própria carreira é ter a capacidade de reciclar-se sempre, desenvolver novas competências para atender às características do exigente mercado, sendo atrativo para o mesmo.

Os profissionais de sucesso buscam desenvolver continuamente suas habilidades e conhecimentos e melhorar cada vez mais a sua capacitação. Buscam exercer atração e desejo nos contratantes devido às suas qualificações intelectuais e profissionais.

Para atingir o sucesso profissional que você almeja, é importante, antes de qualquer coisa, definir onde você quer chegar, ou seja, o que você quer da sua profissão, que tipo de carreira quer ter e onde quer chegar em relação a sua escolha. Em outras palavras, você deve fazer um Plano de Carreira. A conquista do sucesso profissional está relacionada a resposta das três questões a seguir:

  1. O que eu quero? (objetivo profissional)
  2. Como estou em relação ao que eu quero? (Requisitos)
  3. O que eu preciso fazer para conseguir o que eu quero? (Estratégia e Planos de Ações)

Dicas de Como Obter Sucesso Profissional na Segurança Privada

O sucesso profissional não cai do céu. As pessoas têm sucesso profissional porque trabalham para isso aplicando técnicas eficientes, consciente ou inconscientemente. A seguir algumas dicas para ter sucesso profissional:

  1. Faça um Planejamento de Carreira (busque identificar as oportunidades de sua área de atuação e dos cargos existentes);
  2. Invista em curso de qualificação profissional, de acordo com seus objetivos profissionais e suas necessidades de aprendizado;
  3. Participe de Feiras, Seminários, Workshop e outros Eventos Similares
  4. Torne a leitura um hábito diário;
  5. Não perca tempo nas redes sociais com conteúdo irrelevantes ;
  6. Construa uma rede de contatos ;
  7. Tenha um Mentor para servir como inspiração;
  8. Reserve uma parte dos recursos financeiros para investir em sua carreira;
  9. Afasta-se de pessoas negativas e pessimistas;
  10. “ACREDITE NO SEU POTENCIAL”.

Eu posso te ajudar a Obter Sucesso Profissional na Segurança Privada!

Com minha experiência de mais de 30 anos de atuação na área da segurança privada, atuando em vários cargos operacionais e de gestão, e em grandes empresas nacionais e multinacionais, acumulei muito conhecimento e experiências de resultados positivos e negativos, que acredito que poderão ser muito úteis para você. Parte desse acervo de conhecimentos foram descritos em quatro livros que considero de leitura obrigatória para todos os profissionais da segurança privada, independente do cargo que ocupado.

  1. Gestão de Segurança Privada – Manual do Gestor Eficiente e Bem-sucedido
  2. Gestor de Segurança Privada: Conteúdo e conceitos que vão fazer a diferença na sua carreira
  3. Supervisor de Segurança Privada: O Gestor Operacional da Segurança
  4. Profissão Vigilante – Legislação, características, atividades, competências e carreira profissional
  5. Profissão Porteiro : Manual do porteiro, tudo sobre a profissão de porteiro

Para saber detalhes sobre cada livro clique no link correspondente acima.

Os livros possuem conteúdo abrangente e objetivo, para sanar suas dúvidas, melhorar suas competências e indicar o caminho para o sucesso na área da segurança privada. Além de auxiliar no seu planejamento de carreira, eles irão possibilitar uma visualização mais ampla das oportunidades que o setor da segurança privada oferece e o caminho para obter o sucesso desejado na carreira. Caminho esse que segui e que me trouxe grandes benefícios, recompensas, reconhecimento e satisfação.

Características dos Livros

  • De fácil leitura, repletos de conteúdos objetivos, esclarecedores e exclusivos sobre as profissões e carreiras na área da segurança privada;
  • Aborda as principais definições, conceitos, competências, funções, responsabilidades e oportunidades relacionados aos profissionais da segurança privada;
  • Revela os principais segredos e dicas para o sucesso na carreira;
  • São indicados para profissionais novos ou experientes;
  • Trás várias dicas para uma carreira de sucesso na segurança privada;
  • E muito mais. Imperdível.

O conteúdo dos livros são baseados em mais de 30 anos de experiência do autor em gestão e planejamento de segurança privada. Informações atualizadas e indispensáveis para aqueles que atuam na área da segurança privada.

Artigo Sugeridos

Carreira Na Segurança Privada: Possibilidades e Dicas para Sucesso

Estou aguardando sua compra!

Forte abraço e sucesso.

José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.