- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Plano de Desenvolvimento Individual – PDI: O que é Como fazer?

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI: O que é Como fazer?

O Plano de Desenvolvimento Individual, sigla PDI), é o resultado do planejamento do desenvolvimento individual do colaborador, normalmente realizado pela empresa em conjunto com o colaborador, visando a capacitação e crescimento profissional do mesmo.

Trata-se de um guia de carreira que tem como propósito estimular e monitorar o processo de evolução de um colaborador.

Originalmente o PDI era elaborado pelo próprio colaborador em um processo individual de planejamento de carreira. Atualmente, no entanto, o PDI é utilizado por algumas empresas como uma das ferramentas de gestão de pessoas.

A implementação do PDI possibilita a empresa alinhar as aspirações de carreira dos colaboradores com as necessidades de negócio. Neste contexto, ambos são beneficiados: o colaborador cresce como profissional, enquanto a organização capacita sua equipe e melhora os seus resultados.

Por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista e Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP
Postado 04/02/2021

O que é o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI?

O Plano de Desenvolvimento Individual, sigla PDI), é o resultado do planejamento do desenvolvimento individual do colaborador, normalmente realizado pela empresa em conjunto com o colaborador, visando a capacitação e crescimento profissional do mesmo.

Ele se resume na identificação da necessidade de capacitação para ocupação de um determinado cargo/função, e em planos de ações que possibilitem a capacitação desejada.

O Plano de Desenvolvimento Individual, uma das ferramentas de gestão de pessoas, auxilia os gestores a identificarem talentos e aperfeiçoarem os colaboradores estrategicamente, para atender as necessidades da empresa e os anseios dos próprios colaboradores.

O PDI é um Plano de Ação individual, normalmente elaborado pela empresa em conjunto com o empregado, que tem como objetivo propiciar condições adequadas para o desenvolvimento profissional do colaborador visando seu crescimento na careira profissional, o atingimento do almejado sucesso profissional.

O Plano de Desenvolvimento Individual deve ser coerente com o que o profissional deseja para sua carreira, de modo que se sinta motivado a trabalhar para o seu desenvolvimento pessoal.

É uma ferramenta de gestão de pessoal capaz de auxiliar na conquista de objetivos profissionais de curto, médio ou longo prazo.

O refere-se ao planejamento voltado para projeção da carreira por meio do capacitação e aprimoramento de habilidades e competências que possibilitam o crescimento profissional em uma organização. Ele busca alinhar os interesses organizacionais aos anseios pessoais.

Quais são os objetivos do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI?

Um dos principais objetivos do PDI é auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, através do incentivo e direcionamento do desenvolvimento ou aprimoramento de competências e habilidades.

Resumo dos principais objetivos do PDI:

Dentre os objetivos do Plano de Desenvolvimento Individual estão os de:

  • Alavancar a carreira profissional e desenvolver competências;
  • Alinhar o desenvolvimento do empregado com às necessidades da empresa;
  • Criar condições para uma reflexão sobre o desenvolvimento profissional e pessoal, estimulando o autodesenvolvimento;
  • Fortalecer a preparação de profissionais para o crescimento e sucessão;
  • Contribuir para a melhoria da satisfação, estimulando maior engajamento das pessoas;
  • Identificar formas de aprendizagem diversas.

Para que serve o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI?

O plano de desenvolvimento individual pode ser utilizado para vários propósitos, e situações que envolvam a necessidade de capacitação profissional. O uso mais como do PDI são como:

  • Ferramenta de Capacitação para novos Cargos ou Funções;
  • Complemento a Avaliação de Desempenho;
  • Ferramenta para Correção de Falhas e Inconformidades em Processos, Produtos ou Serviços.

A. Ferramenta de Capacitação para Novos Cargos ou Funções

O PDI pode ser utilizado como ferramenta para capacitar o colaborar para uma nova função ou cargo na organizaçõa.

Ele possibilita a preparação antes ou durante a fase de transição para nova função ou cargo, e permite a adaptação mais rápida e qualificada para as novas tarefas gerando melhores resultados em menos tempos de adaptação.

B. Complemento a Avaliação de Desempenho

O PDI pode ser implemento como ação complementar a avaliação de desempenho.

Avaliação de desempenho busca conhecer e medir o desempenho dos colaboradores na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos.

Neste contexto, o PDI pode ser utilizado para planejar ações que atendam a necessidade de capacitação identificada na avaliação de desempenho.

C. Correção de Falhas e Inconformidades em Processos, Produtos ou Serviços

Muitas das falhas e inconformidades identificadas na organização advém da imperícia ou falta de comprometimento do colaborar na execução das suas tarefas.

Neste contexto, o PDI pode ser utilizado como ferramenta auxiliar para capacitação profissional a fim de evitar desconformidades em processos, produtos ou serviços advindos de falhas humanas.

Importância do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI

O sucesso profissional depende diretamente das competências e habilidades do profissional. Neste sentido aqueles possuem um planejamento para o desenvolvimento de suas habilidades e competências têm mais chances de conquistar o almejado sucesso na carreira profissional.

Planejar consiste em estudar antecipadamente o cenário de uma ação ou atividade, definindo os objetivos a serem atingidos, e identificando os meios, as ações e estratégias necessárias para o alcance desses objetivos.

O planejamento visa prever e minimizar os inibidores de resultados e potencializar tomadas de decisões mais eficazes.

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) contribui para impulsionar, de forma estratégica, o potencial dos colaboradores, possibilitando resultados mais satisfatórios.

O PDI é uma ferramenta importante para o sistema de liderança de uma empresa, ele permite o desenvolvimento e a retenção de talentos.

Vantagens e Benefícios Plano de Desenvolvimento Individual – PDI

O Plano de Desenvolvimento Individual é uma das maneiras mais adequadas de estimular e acompanhar o desenvolvimento das diferentes competências é habilidades de um colaborador.

Ele visa desenvolver a carreira do profissional conciliando os interesses da empresa e os anseios profissionais e pessoais do colaborador.

O Plano de Desenvolvimento Individual pode ser utilizado de forma complementar ao plano de carreira da empresa para impulsionar o potencial de um colaborador de forma estratégica.

O PDI é uma ferramenta muito eficiente para a gestão de carreiras na organização. Ele pode ser utilizado para um objetivo específico, aprimorar uma competência especifica ou ainda preparar o colaborador para uma nova função ou promoção.

Como funciona Plano de Desenvolvimento Individual – PDI?

O Plano de Desenvolvimento Individual funciona como um guia indicativo do caminho a ser seguido por um colaborador no seu desenvolvimento e crescimento profissional.

De forma resumida, ele é formado por uma avaliação individual do colaborador, identificação das necessidade de capacitação, estabelecimentos de de objetivos e metas, e implementações de planos de ações visando a capacitação.

Constituição do Plano de Desenvolvimento Individual

De formal geral o PDI é Constituído por:

  • Avaliação individual do colaborador – tem como finalidade identificar as qualidades, qualificações e resultados apresentados pelo colaborador;
  • Identificação da necessidade de capacitação – visa listar as necessidades de capacitação do colaborar frente ao cargo/função que desenvolve ou irá desenvolver;
  • Definição de objetivos – Objetivos refere-se ao que se pretende atingir em relação a necessidade de capacitação do colaborador;
  • Elaboração de um Plano de Ação – Refere-se as ações a serem adotadas para se atingir os objetivos pretendidos.

Como Fazer um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual?

A forma de fazer um PDI pode variar de uma empresa para outra, mas de formal geral, ele segue algumas etapas básicas e comuns a todas.

A seguir vou apresentar um modelo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual que pode ser adaptado aos padrões ou necessidade de qualquer tipo de organização.

O Modelo de PDI a seguir é estruturado 7 etapas sequencias e completares.

Guia para Elaboração do Plano Individual de Desenvolvimento Pessoal – PDI

Dentro do nosso entendimento, o PDI pode ser elaborado em 7 etapas; sendo elas:

  • Definição do Propósito do Plano;
  • Identificação das Capacitações Desejáveis;
  • Identificação e Avaliação das Competências e Habilidades do Colaborador
  • Identificação da Necessidade de Capacitação

1- Definição do Propósito do Plano

O primeiro passo para elaboração do PDI é a definição do seu propósito, ou seja, o que se busca atingir com o plano. O objetivo principal do PDI.

Geralmente esse objetivo visa atender a uma necessidade da empresa e pode ser por exemplo:

“Capacitar o Líder de produção para promoção a vaga de coordenador de produção; capacitar um colaborar recém contratado ou que foi ou vai ser transferido de função; motivar/qualificar um colaborador que está apresentado algum resultado abaixo do esperado e etc.”.

2. Identificação das Capacitações Desejáveis

Nesta fase, busca-se identificar e listar quais são o requisitos, em termos de qualidades, competências e habilidades, necessários para o bom desempenho do cargo ou função desempenhada ou a ser desempenhada pelo colaborador.

As capacitações desejáveis para o cargo/função podem evolver diversas competências, dentre elas podemos citar:

  • Trabalho em equipe;
  • Equilíbrio emocional;
  • Liderança;
  • Criatividade;
  • Gestão de pessoas;
  • Comunicação;
  • Competências comportamentais, e
  • Competências técnicas especificas e gerais.

Geralmente as capacitações desejáveis para um determinado cargo/função estão previstas na Descrição de Cargo do Colaborador.

A descrição de cargos relaciona por escrito todas as responsabilidades, atribuições e habilidades que um determinado cargo exige para ser bem desempenhado na empresa.

O objetivo da descrição é tornar claras as atividades exercidas e o que se espera do profissional que ocupe determinada função. Nela, consta ainda a formação necessária e algum conhecimento específico que seja essencial ao trabalho no dia a dia.

3. Identificação e Avaliação das Competências e Habilidades do Colaborador

Nesta fase, busca-se fazer um raio x do colaborador, a fim de se identificar pontos fortes e pontos fracos do mesmo.

Podem fazer parte desta etapa os seguintes dados do colaborador:

  • Nome;
  • Departamento/Área;
  • Cargo/função atual;
  • Data admissão;
  • Resumo formação acadêmica;
  • Últimos 3 cargos ocupados na organização;
  • Resultado das últimas 3 avaliações de desempenho;
  • Etc.
Avalição 360 Graus

Nesta etapa também é indicado uma Avalição 360 Graus.

A avaliação 360 Graus é um processo de feedback em que o colaborador faz uma autoavaliação e é avaliado pelas principais pessoas com quem trabalha.

Esse processo fornece um feedback com múltiplas fontes e visões sobre o colaborador.

Além de se autoavaliar, o colaborador pode ser avaliado por quem atua com ele diariamente:

  • Gerente ou superior direto;
  • Colegas;
  • Subordinados;
  • Clientes;
  • Parceiros de negócios;
  • Fornecedores.

4. Identificação da Necessidade de Capacitação

Este ponto do processo de elaboração do PDI visa identificar os pontos fracos do colaborador e que precisam ser trabalhados.

Estes são exatamente os pontos que precisam melhorar e que serão alvo do planejamento de desenvolvimento Individual.

Os dados sobre as Capacitações Desejáveis para o exercício do cargo/função devem ser confrontados com as qualidades, competências e habilidades identificadas no Colaborador.

Neste processo deve ser identificado quais são as competências e habilidades que faltam para o colaborador se adequar as exigências e necessidades do cargo/função.

O resultado da avaliação acima possibilitará identificar quais são os pontos fracos do colaborador que precisará ser trabalhos no PDI.

Para um colaborar que apresenta dificuldades técnicas, o PDI pode indicar algum programa de treinamento corporativa da empresa, por exemplo. Já para um funcionário que tem apresentado comportamento inadequado, um feedback construtivo podem ser uma boa solução para resolver o problema.

5. Estabelecimento de Objetivos e Metas para o Colaborador

As necessidades de capacitações, ou seja, os pontos fracos do colaborador, identificados no item anterior, devem ser traduzidos em objetivos e metas a serem atingidos pelo mesmo.

Cada ponto fraco identificado deve ser convertido em um objetivo a ser superado, sendo as metas as etapas/resultados que o colaborador deverá atingir, num período definido, para atingir o objeto estabelecido.

Objetivo é o propósito de se realizar alguma coisa, ou seja, é o guia que determina aonde se quer chegar. Meta, por sua vez, são as etapas necessárias a serem cumpridas, em prazos definidos, para se chegar ao objetivo.

6. Implementação do Plano de Ação

Após definidas as necessidades de capacitação do colaborador e o estabelecimentos de objetivos para este fim, se faz necessário a implementação de um plano de ação paro o atingimento destes objetivos.

O plano de ação é uma metodologia utilizada para organizar e controlar as ações necessárias para o atingimento de um ou mais objetivos pretendidos.

Ele visa organização as ações identificadas como necessárias no PDI para o desenvolvimento individual do colaborador, em um cronograma, que organiza as ações de forma que se possa atingir os melhores resultados possíveis.

Visa elucidar objetivos, identificar atividades, selecionar responsáveis, estimar recursos, estipular prazos e controlar as ações necessárias para conclusão do PDI.

5W2H – Ferramenta auxiliar para elaboração do PDI

O 5W2H é uma ferramenta de gestão da qualidade que pode auxiliar na elaboração do Plano de Ação.

Ela permite fazer um mapeamento detalhado das varáveis contidas na execução de um PDI. O 5W2H é constituído de 7 preguntas que ao serem respondidas elucidam o conteúdo do Plano de Ação.

  • What – O que precisa ser feito? – referisse-se as ações necessárias para atingir o objetivo proposto;
  • Why – Por que precisa ser feito? (justificativa) – justificativa da necessidade da atividade para se alcançar o objetivo definido;
  • where – Onde será feito? (local) – visa determinar onde serão executadas ações/tarefas para a concretização do plano;
  • When – Quando será feito (tempo) – determina um período para realização das ações (inicio e fim), de modo a garantir que elas sejam executadas no prazo estipulado para atingir o objetivo;
  • Who – Por quem será feito? (responsável) – identifica o(s) responsável(is) pela conclusão da ação;
  • How – Como será feito? (método) – define os métodos que serão necessários para execução da ação proposta no plano de ação;
  • How Much – Quanto vai custar? – estima o valor do investimento necessário para executar a ação exigida.

7. Programação de Reuniões para Feedback

O sucesso do PDI depende, em grande parte, de reuniões de feedback programas para o acanhamento e apoio ao colaborador no seu processo de desenvolvendo profissional e pessoal.

O feedback é uma importante ferramenta de gestão de pessoas, muito utilizada para o desenvolvimento das pessoas.

Feedback refere-se ao “retorno” que o organizador do PDI dá ao colaborador envolvido no processo com intuito de orientá-lo quanto a sua performance no PDI.

O feedback não é focado no resultado final, e sim no desenvolvimento de competências do colaborar ao longo do processo de desenvolvimento, seu objetivo principal é ajudar o colaborador a alcançar o objetivo acordado.

Alguns pontos importantes do Feedback

  • Ouvir as dificuldades e facilidades que o colaborador no PDI;
  • Expor a ele como está sua evolução de acordo com o planejado no PDI;
  • Corrigir possíveis erros ou desvios de rota;
  • Elogiar os pontos positivos e conquista atingidas;
  • Deixar um canal de comunicação em aberto para casos emergenciais, que não possam esperar até a próxima reunião.

Modelo Plano de Desenvolvimento Individual Pronto

Acessando o botão a seguir você poderá baixar o Modelo de Plano de Desenvolvimento Individual PDI em formato excel pronto acima para ser preenchido com os dados do PDI.

Se você gostou do artigo, e/ou quer acrescentar algo, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para mim.

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Registre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações, é grátis e seguro, não envio Spam ou disponibilizo seu e-mail para terceiros.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!

Autor: José Sérgio Marcondes – CES
Especialista e Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Sucesso Profissional. O que é? Como Ter Sucesso Vida Profissional

Plano de Carreira: O que é, Qual Finalidade, Os 5 Tipos Planos Carreira

Sucesso: O que é, Conceitos, Definições – As 6 Categorias do Sucesso

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (04 de fevereiro de 2021). Plano de Desenvolvimento Individual – PDI: O que é Como fazer?. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/plano-de-desenvolvimento-individual-pdi-o-que-e-como-fazer/ – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.