- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Plano de Ação Pessoal: O que é? Como Fazer em 9 Passos

Plano de Ação Pessoal é uma ferramenta utilizada para identificar recursos e organizar tarefas para o atingimento de objetivos pessoais. Envolve uma lista de ações ou tarefas que você precisa concluir para atingir um objetivo. É uma parte essencial do planejamento estratégico pessoal, visa organizar e controlar as ações ou tarefas de um projeto pessoal.

A elaboração de um plano de ação pessoal vai para guiar seu caminho para atingimento dos seus projetos de vida. Ele transforma sua visão em objetivos, estabelece tarefas e metas. E isso ajuda você a manter o foco e a motivação na busca do que deseja conquistar. Leia o artigo até o final e saiba os principais conceitos de plano de ação pessoal e os 8 passos para você elaborar seu plano de ação pessoal.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 27/10/2022

Conteúdo do Artigo

Definição de Plano de Ação
O que é um Plano de Ação Pessoal
Qual a Importância do Plano de Ação Pessoal?
Benefícios de um Plano de Ação Pessoal
Componentes de um Plano de Ação Pessoal
Como Elaborar um Plano de Ação Pessoal em 8 Passos

Definição de Plano de Ação

Plano de ação é uma ferramenta utilizada para organização de tarefas necessárias para atingir um objetivo. Trata-se de um documento que contextualiza e detalha ações para corrigir um problema ou conquistar um resultado, por exemplo.

O plano de ação é uma ferramenta da administração utilizada para colocar em prática o planejado, e para controlar as ações e tarefas necessárias para o atingimento do objetivo desejado. Visa prever e controlar atividades, tarefas e prazos para o atingimento algo desejado.

O plano de ação pode ser utilizado tanto para as organizações quanto para os indivíduos para organizar as suas estratégias e controlar as ações para atingir seus próprios objetivos pessoais, através de um plano de ação pessoal.

Quero saber mais sobre Plano de Ação


O que é um Plano de Ação Pessoal?

Plano de Ação Pessoal é uma ferramenta utilizada para identificar recursos e organizar tarefas para o atingimento de objetivos pessoais. Envolve uma lista de ações ou tarefas que você precisa concluir para atingir um objetivo. É uma parte essencial do planejamento estratégico pessoal, visa organizar e controlar as ações ou tarefas de um projeto pessoal.

O Plano de Ação Pessoal identifica objetivos, lista e organiza tarefas e estabelece prazos para conclusão das tarefas. Fatores considerados essências para atingimento de um objetivo.

Elaborado e posto em prática, o plano de ação pessoal vai para guiar seu caminho para atingimento dos seus projetos de vida. Ele transforma sua visão em objetivos, estabelece tarefas e metas. E isso ajuda você a manter o foco e a motivação na busca do que deseja conquistar.

Trata-se de uma ferramenta idealizada para quem quer atingir objetivos reais em transformar ideias em projetos. A ideia por trás dos planos de ação é bem simples e pode ser aplicada a qualquer aspecto da sua vida. Como o próprio nome já indica, o idealizador vai definir seus objetivos, criar metas, montar um cronograma e estabelecer prazos para cada conquista.


Qual a Importância do Plano de Ação Pessoal?

Sem objetivos claros e definidos, e um plano de ação para alcançá-los, nossos sonhos e desejos permanecem apenas sonhos e desejos. O planejamento e o estabelecimento de metas nos ajuda a nos tornarmos mais conscientes e determinados ao tomar as decisões que criam nossa realidade. Quando você define metas, você assume o controle de sua vida e se concentra no que é importante. Você toma melhores decisões e usa melhor seu tempo e outros recursos.

Você já planejou fazer algo, mas procrastinou? Foi adiando a execução ou parou no meio do caminho? Um plano de ação bem organizado o ajudará a superar a procrastinação, mantendo-o motivado como um guia do que você precisa fazer e quando precisa concluir para alcançar o que deseja. Você pode perder a motivação por se sentir sobrecarregado ou por não perceber seu progresso. Com plano de ação pessoal, você evita sobrecarga de tarefas, dividindo-as em etapas, e motora seu desempenho, conquistando metas, que te motivam a continuar.

O plano de ação o ajudará a monitorar seu progresso. Você terá uma data oficial de início e término e saberá aproximadamente quanto tempo levará para concluir cada etapa. Também pode ajudar a garantir que você esteja dentro de um determinado orçamento e se precisar fazer ajustes em seu tempo ou recursos.

Com um planejamento de ações bem feito, você terá uma ideia clara de como chegar aonde deseja, o que será necessário para chegar lá, e como encontrará a motivação para seguir em frente. Um plano de ação é fundamental para você estipular metas, identificar obstáculos, e definir o caminho que deve ser seguido, além de aumentar sua produtividade e manter o foco.

Plano de Ação Pessoal

Benefícios de um plano de ação pessoal

  • Identifica e esclarece o objetivo ser alcançado;
  • Identifica e destaca quais ações devem ser realizadas e quando devem ser concluídas, permitindo que você saiba exatamente o que precisa ser feito e quando;
  • Identifica problemas e gargalos, antecipação a resolução de problemas;
  • Tomada de decisão mais consciente;
  • Possibilita a mensuração dos recursos necessários;
  • Gestão mais eficiente de recursos financeiros;
  • Permite acompanhar seu progresso em direção ao seu objetivo;
  • Possibilita priorizar suas tarefas com base no esforço e no impacto que terá na conclusão do seu objetivo.

Componentes de um Plano de Ação Pessoal

De forma geral, um plano de ação pessoal deve ser simples e objetivos, deve ser formado pelos seguintes elementos:

  • Descrição bem definida do objetivo a ser alcançado;
  • Tarefas/etapas que precisam ser realizadas para atingir a meta;
  • Recursos necessários;
  • Prazos para conclusão das tarefas (data de início e conclusão);
  • Medidas para monitorar o progresso do plano de ação.

Como Elaborar um Plano de Ação Pessoal em 9 Passos

  1. Defina seu objetivo
  2. Liste os passos a serem seguidos
  3. Priorize as tarefas e adicione prazos
  4. Defina Metas
  5. Identifique os recursos necessários
  6. Avalie os riscos
  7. Formate seu plano de ação
  8. Coloque em prática as ações planejadas
  9. Monitore, avalie e atualize

Passo 1: Defina seu objetivo

Objetivo pode ser definido como algo a ser alcançado o resultado esperado de um trabalho ou ação. É visto como sendo a razão, o  motivo para execução de uma ação. É o ponto de referencia para elaboração do plano de ação, é o que se busca atingir ao termino de um processo ou atividade.

Faça uma reflexão sobre seu propósito de vida, suas necessidades e desejos, e com base nessas informações estabeleça seus objetivos. Determine um “porquê” para cada objetivo. Você terá mais motivação para alcançar um objetivo se ele tiver um propósito bem definido.

Simon Sinek, autor de Find Your Why: A Practical Guide for Finding Purpose for You and Your Team (Encontre o seu porquê: um guia prático para encontrar um propósito para você e sua equipe) , explica que: “Uma vez que você entenda o PORQUÊ, você será capaz de articular claramente o que faz você se sentir realizado e entender melhor o que impulsiona seu comportamento quando você está no seu melhor. Quando você puder fazer isso, terá um ponto de referência para tudo o que fizer daqui para frente.” Isso, por sua vez, permite uma melhor tomada de decisão e escolhas mais claras.

Se você não tem clareza ou certeza do que deseja alcançar, torna-se difícil saber o que fazer e como fazer. Você segue em frente, porém, sem um rumo definido. Estabelecer um objetivo pessoal significa decidir para onde você quer ir ou o que deseja alcançar. Comece esclarecendo onde você está e onde você quer estar. Analise a situação e explore possíveis soluções antes de priorizá-las. Em seguida, defina seu objetivo.

Ao estabelecer seus objetivos considere todas as áreas da sua vida, reflita se você tem sonhos e objetivos para diferentes áreas de sua vida:

  • Saúde;
  • Finanças;
  • Família;
  • Relacionamentos;
  • Profissional
  • Hobby e lazer;
  • Patrimônio;
  • Espiritual.

Passo 2: Liste os passos a serem seguidos

Analise o seu objetivo e identifique quais são as ações que você precisa realizar para que ele possa ser concluído. Faça uma lista de todas as tarefas que precisam ser executadas. Busque certificar-se de que cada tarefa esteja claramente definida e seja atingível. Se você se deparar com tarefas maiores e mais complexas, divida-as em tarefas menores que sejam mais fáceis de serem executadas e gerenciadas.

Etapa 3: Priorize as tarefas e adicione prazos

Crie uma lista detalhada e priorizada de etapas que você deve seguir para atingir seu objetivo. Comece com o primeiro passo e termine com o último. Algumas etapas envolverão uma série de outras etapas. Faça uma avaliação das tarefas priorizando a execução. Algumas etapas podem ser priorizadas, pois podem estar bloqueando outras subetapas. Adicione prazos e certifique-se de que eles sejam realistas.

Com suas etapas de ação definidas, você deve revisar sua lista e colocar suas tarefas na ordem que fizer mais sentido. Dessa forma, você está começando com o passo mais importante para causar o maior impacto, o que acabará por economizar tempo.

Etapa 4: Defina Metas

Meta pode ser definida como sendo as etapas a serem concluídas para se atingir um objetivo estabelecido. A meta é o caminho a ser percorrido para que se possa atingir o objetivo desejado. Ela precisa ser expressa em quantidade e prazo, para ser monitorada e avaliada, a fim de permitir correções no percurso até o objetivo.

As metas podem ser considerados mini-objetivos que levam ao objetivo principal no final. A vantagem de adicionar metas é que elas dão nos aos dão expectativa de algo, e quando atingidas nos ajudam a permanecer motivados, mesmo que o objetivo final esteja longe.

Atribua meta para cada tarefa e certifique-se de que elas são:

  • Específicas – bem definidas e claras/
  • Mensuráveis – inclua indicadores mensuráveis para acompanhar o progresso;
  • Atingível – realista e alcançável dentro dos recursos, tempo, dinheiro, experiência, etc. que você tem;
  • Relevante – que tenha impacto no atingimento do objetivo;
  • Oportuna – com data para início e conclusão.

Passo 5: Identifique os recursos necessários

Antes de iniciar seu projeto pessoal, é crucial garantir que você tenha todos os recursos necessários à mão para concluir as tarefas. E se eles não estiverem disponíveis no momento, você precisa primeiro fazer um plano para adquiri-los. Isso também deve incluir seu orçamento. Você pode atribuir uma coluna do seu plano de ação para marcar o custo de cada tarefa, se houver. Nem todas as metas exigem um orçamento definido, mas muitas sim. Defina seu orçamento antecipadamente. Em seguida, identifique os recursos necessários para concluir cada etapa do plano.

Passo 6: Avalie os riscos

Todo projeto, seja profissional ou pessoal, pode estar sujeito a riscos. Neste contexto é muito importante avaliar os riscos que envolve os seus objetivos e adotar medias preventivas e de tratamento dos riscos.

Risco é qualquer situação com potencial de afetar a capacidade de atingir os objetivos. Condição inerente a qualquer atividade, decisão e até à própria vida. É o resultado da possibilidade de uma ameaça explorar uma vulnerabilidade existente e prejudicar o atingimento dos objetivos pretendidos.

Passo 7: Formate seu plano de ação

O objetivo desta etapa é criar algo que possa ser visto e entendido de relance. Você formatar seu plano de ação em tabela, fluxograma ou gráfico de Gantt, certifique-se de que ele comunique claramente os elementos que identificamos até agora – tarefas, responsáveis pelas tarefas, prazos, recursos, etc.

Passo 8: Coloque em prática as ações planejadas

Colocar o plano de ação em prática envolve atitude. Tem muita gente que faz excelentes planos, porém, nunca os coloca em prática. O que resulta em zero proveito do excelente trabalho realizado.

Ter atitude é ter ciência de que você precisa se mexer para que as coisas aconteçam. Sair da sua zona de conforto e enfrentar os desafios que o plano lhe propõe, para que possa alcançar seus objetivos. Quando falamos de sucesso, a atitude é uma característica extremamente importante e é, com certeza, uma das qualidades mais valorizadas nas pessoas.

Existem dois tipos de mentalidades nas pessoas, a fixa e a de crescimento. A mentalidade fixa faz com que você fique onde esta, sem vontade de mudar, estagnado na sua zona de conforto. Pessoas assim, não gostam de desafios e não lidam muito bem com desconhecido. Já a mentalidade de crescimento faz com que você sinta necessidade de melhoria contínua. Pessoas assim, se saem melhor do que as pessoas de mentalidade fixa, até quando são menos inteligentes, pois tendem a aceitar o desafio e dão o seu máximo para conquistar o que desejam.

Certos comportamentos que você toma sua vida pode afetar o atingimento de seus objetivos. Envolvimento e comprometimento são aspectos que mostram sua atitude. Sentir-se envolvido com suas tarefas faz você mais proativo, resolvendo problemas e buscando soluções de uma maneira mais rápida. Além disso, ter comprometimento é mostrar o quanto você é responsável por aquilo que você se propõe a fazer.

É sempre muito importante ter metas e objetivos a serem atingidos, e o foco e o empenho, em conjunto com a atitude, vão te ajudar a atingir esses objetivos.

Etapa 9: Monitore, avalie e atualize

Monitore com frequência regular o seu desempenho, certifique-se de que suas metas estão sendo atingidas, Revise e redefina ações conforme necessário.

Alcançar qualquer objetivo pessoal é um processo. Embora seja ótimo se você pudesse atingir uma meta da noite para o dia, porém leva tempo, e ao longo do caminho, você pode experimentar contratempos e imprevistos, em vez de ficar frustrado e desistir, busque superar esses desafios, seja resiliente, avalie a situação, estude alternativas e tome decisões.

Ao avaliar seu progresso, você identificar que não está tendo um progresso adequado, nesse caso, revise as tarefas, suas atitudes, e metas estabelecidas, se julgar necessário realize algumas alterações, más não perca o foco.

Dicas para Plano de Ação Pessoal

  • Mantenha seu plano de ação em um local onde você possa vê-lo e consultá-lo regularmente.
  • Você também pode querer colocar lembretes em torno de seu ambiente doméstico
  • Verifique seu progresso diariamente ou conforme apropriado para seu objetivo. Acompanhe o progresso de acordo com o cronograma estabelecido
  • Mantenha-se no caminho certo com hábitos saudáveis
  • Ajuste seu plano quando necessário, porém mantenha o foco e determinação;
  • Se achar aplicável, Identifique quem pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Às vezes, outras pessoas podem nos ajudar a permanecer no caminho certo e ser responsável por nossas ações.
  • Comemore seus sucessos, não importa quão pequenos eles possam parecer. Cada passo que você dá em direção aos seus objetivos é digno de celebração, e gera motivação para prosseguir até o final.

Modelo de Plano de Ação Pessoal para baixar

Acesse o link a seguir e baixe modelos de plano de ação pessoal nos formatos PDF, Word e Excel. 10% grátis e sem necessidade de cadastros.

Quero baixar modelos

Você Gostou do Artigo?

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a Segurança privada e Gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando o desenvolvimento profissional de forma que possam obter sucesso nas suas carreiras.

Se você gostou do artigo compartilhe nas redes sociais com seus colegas, lembre-se de que a interação e troca de aprendizados entre as pessoas é o que permite o desenvolvimento profissional e pessoal de ambas as partes, uma categoria profissional apenas se tornar forte quando a maioria dos seus integrantes adquirem um nível de conhecimento adequado e reconhecido pela sociedade.

Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim, e se inscreve-se na nossa Newsletter cadastrando seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!


José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Plano de Ação: O que é? Como fazer, Modelos Excel, Word, PDF

Planejamento: O que é? Conceitos, importância e Tipos de Planejamentos

Planejamento, Plano e Projeto: Conceitos, Diferença, Relações

Plano de Desenvolvimento Individual – PDI: O que é Como fazer

Sucesso: O que é, Conceitos, Definições – As 6 Categorias do Sucesso

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (27 de outubro de 2022). Plano de Ação Pessoal: O que é? Como fazer em 8 Passos. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/plano-de-acao-pessoal-o-que-e-como-fazer-em-9-passos/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.