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Qualidades Profissionais que as Empresa Procuram e Valorizam

As qualidades profissionais são um conjunto de habilidades e traços de personalidade que ajudam os profissionais a se destacarem no mercado de trabalho. Essas qualidades são altamente valorizadas pelos empregadores e podem fazer a diferença entre uma carreira medíocre e uma bem-sucedida. Se você está buscando crescer em sua carreira ou simplesmente deseja se tornar um profissional mais completo, é fundamental entender quais são as qualidades profissionais mais importantes.

Neste artigo, vou abordar algumas das qualidades profissionais mais valorizadas pelos empregadores que você deve desenvolver para se tornar um profissional mais bem-sucedido. Então, se você quer saber como desenvolver suas habilidades profissionais e aumentar suas chances de sucesso, continue lendo!

O que são Qualidades Profissionais?

Qualidades profissionais são características individuais que você pode cultivar e usar para mostrar suas aptidões profissionais para as empresas, superiores e/ou colegas de forma a fortalecer sua imagem profissional, e consequente, sua empregabilidade. Elas são seus atributos pessoais que o ajudam a trabalhar em prol de seus objetivos e a trabalhar de forma eficiente com outras pessoas.

Embora cada profissão exija pessoas com habilidades e talentos específicos, todo funcionário eficiente deve ter qualidades profissionais gerais. Essas qualidades podem ajudá-lo a mostrar aos empregadores que você é uma pessoa interessante para empresa.

Por José Sergio Marcondes – Postado 25/11/2021 – Atualizado 29/03/2023

10 Exemplos de Qualidades Profissionais

1. Conhecimento

Conhecimento é o ato de conhecer, é ter ideia ou a noção de algo. É a partir dos sentidos e das percepções que nos relacionamos com o mundo e podemos conhecer alguma coisa. O conhecimento é o saber. É o que as pessoas aprendem nas escolas, nas universidades, nos cursos e palestras, nos livros e artigos, no trabalho e, especificamente, em suas vidas.

Profissionalismo envolve o desenvolvimento de conhecimento detalhado e atualizado, que muitas vezes é altamente especializado. A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de mudar comportamentos, influenciar pessoas, solucionar problema e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.

Qualidades Profissionais

2. Habilidades

Habilidades são características de um indivíduo hábil. Ou, em outras palavras, são aptidões. Quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem-feita, dizemos que essa pessoa é habilidosa. As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Geralmente, elas são desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.

A habilidade está relacionada ao saber como fazer algo ou à capacidade de fazer uso produtivo do conhecimento, ou seja, de processar o conhecimento e utilizá-lo em uma ação prática.

3. Atitude

De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. Atitude pode ser uma ação que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito.

Quando falamos de sucesso profissional, a atitude é uma característica extremamente importante e é, com certeza, uma das qualidades que as empresas mais buscam nos seus futuros colaboradores. Pesquisas apontam que ter atitude é mais importante até que inteligência para o sucesso. Isso acontece pois existem dois tipos de mentalidades nas pessoas, a fixa e a de crescimento.

A mentalidade fixa faz com que as pessoas fiquem onde estão, sem vontade de mudança, estagnadas nas suas zonas de conforto. Não gostam de desafios e não lidam muito bem com críticas construtivas. Já a mentalidade de crescimento faz com que os indivíduos sintam necessidade de melhoria contínua. Eles se saem melhor do que as pessoas de mentalidade fixa, até quando são menos inteligentes, pois tendem a aceitar o desafio e dão o seu máximo.

4. Vontade de aprender

Os processos de seleção e recrutamento mais justos e avançados não esperam que o candidato já chegue pronto, com todo o conhecimento e técnica exigidos pela empresa. Se há iniciativa e vontade de aprender, ele poderá ter mais sucesso em suas atribuições do que alguém com dez anos de experiência, que acha que já sabe absolutamente tudo e que não tem mais dispensação para aprender.

O profissional diferenciado é que elas são capazes de aprender a aprender e principalmente absorver coisas novas e aplicar essas aprendizagens em diferentes cenários e ambientes. Isso é muito mais valioso, ou está se tornando mais valioso, do que ter muito conhecimento acumulado sem uso.

O que você sabe é menos relevante do que o que pode aprender. O mercado de trabalho evolui constantemente e, para se manter relevante, é importante que o profissional se mantenha em constante atualização para aproveitar e identificar oportunidades.

5. Proatividade

Proatividade é a competência que impulsiona uma busca por mudanças de maneira espontânea, sem precisar de estímulos externos. Um profissional proativo é aquele que toma a iniciativa não apenas em relação às tarefas do dia a dia na empresa, mas também quando é preciso resolver problemas. Além disso, esse perfil de colaborador costuma se destacar positivamente no que diz respeito à liderança da equipe e à capacidade criativa aplicada ao trabalho.

Outro fator que faz com que o mercado de trabalho esteja sempre em busca de profissionais proativos é que eles costumam estar mais atualizados sobre sua área de atuação. Para a empresa, isso significa que os negócios não ficarão ultrapassados. A pessoa proativa sempre se antecipa a problemas, e age espontaneamente em busca dos resultados.

6. Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe é um dos fatores para o sucesso de uma organização, pois a atuação coletiva aumenta o desempenho dos funcionários e potencial de sucesso das equipes. Por meio do trabalho em equipe é possível não apenas aprimorar o desempenho e a produtividade da empresa, mas também fazer com que colaboradores de diferentes vivências e perfis trabalhem juntos no desenvolvimento de suas tarefas.

O trabalho em equipe funciona bem quando somados diferentes talentos, habilidades, formas de pensar e agir, trabalhando em harmonia e lidando com essas diferenças. Um time que rende resultados positivos é aquele com boa comunicação, onde a competitividade interna dá lugar à cooperação, para que a organização alcance seus objetivos.

7. Boa comunicação

Um profissional pode ser excelente no que faz, mas, se ele não souber se comunicar bem, vai “trancar” todo seu potencial em si. É rara a profissão que não depende de relações interpessoais, portanto, saber se expressar e comunica-se é fundamental. Ainda podemos citar a linguagem não verbal, que envolve boa postura, olhar confiante e outras nuances que fazem muita diferença no processo de comunicação.

Uma boa comunicação pode ser definida como o processo de transmissão de informações de forma clara, objetiva e precisa, onde uma pessoa é compreendida pelas demais. A comunicação é uma das competências comportamentais mais importantes em todos os ambientes que vivemos, familiar, educacional, relacionamentos e no ambiente corporativo.

8. Integridade

Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém que é integro, de conduta reta, pessoa de honra, ética. Uma pessoa íntegra é uma pessoa que é pura, honesta, imparcial, que atua de forma correta, honra os seus compromissos. Integridade é o que mantém os profissionais fiéis à sua palavra. Também os impede de comprometer seus valores, mesmo que isso signifique seguir um caminho mais difícil. Integridade está ligada a ser honesto – consigo mesmo e com as pessoas que você encontra.

9. Inteligência Emocional

Para ser um bom profissional, você precisa permanecer profissional, mesmo sob pressão. Isso requer estratégias para controlar suas emoções, além de uma clara consciência dos sentimentos das outras pessoas, o que é possível por meio da inteligência emocional.

Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, está relacionada a capacidade do ser humano de lidar com as emoções.

Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis, fazendo escolhas conscientes e adquirindo uma melhor qualidade de vida.

10. Ser Colaborativo

A colaboração nas empresas pode ser entendida como o processo de união de forças, com intuito de atingir e/ou resolver determinado desafio. Seria a definição para a ajuda, troca de conhecimentos e a cooperação, que ocorre entre os profissionais.

A cooperação entre as pessoas faz com que a empatia entre as equipes seja maior, o ambiente institucional seja mais amigável e familiar, e a confiança entre os colaboradores seja superior. Criar esse vínculo de parceria com os colegas é uma maneira que temos para conquistar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Uma das principais razões para um ambiente colaborativo ineficaz é quando há problemas na comunicação interna da organização. Para que as pessoas se ajudem e possam cooperar uma com as outras, é necessário que elas construam uma relação saudável entre si.

Conclusão

As qualidades profissionais são fundamentais para o sucesso de qualquer profissional. Desenvolver essas habilidades pode ajudá-lo a se destacar no mercado de trabalho, aumentar suas chances de promoção e construir uma carreira sólida e bem-sucedida.

Se você está procurando melhorar suas habilidades profissionais, a boa notícia é que muitas delas podem ser desenvolvidas e aprimoradas com o tempo e a prática. Seja buscando cursos e treinamentos, buscando feedback de colegas e superiores ou simplesmente se esforçando para se tornar um melhor profissional, há muitas maneiras de desenvolver suas habilidades e se destacar no mercado de trabalho.

Para ajudar você no processo de melhoria das suas qualidades profissionais, indico a leitura do meu artigo sobre desenvolvimento profissional, conteúdo repleto de dicas sobre aquisição de conhecimento e habilidade profissional, visando a atualização e/ou evolução profissional. Obrigado por ler e continue acompanhando nosso blog!

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Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

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Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (25 de novembro de 2021). Qualidades Profissionais que as Empresa Procuram e Valorizam. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/qualidades-profissionais-que-as-empresa-procuram-e-valorizam/– Acessado em (inserir data do acesso).

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

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