- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Capacitação Profissional: O que é, Importância e Benefícios

A capacitação profissional dos colaboradores torna-se uma estratégia importante e necessária às organizações para que o trabalho seja executado com eficiência e eficácia, resultando num melhor desempenho organizacional. O treinamento e o desenvolvimento das pessoas nas organizações é de extrema importância para a manutenção e a ampliação de seu diferencial competitivo, visto que investir no desenvolvimento humano é manter-se competitivo no mercado.

O processo de capacitação profissional busca desenvolver as competências das pessoas, tornando-as mais produtivas, com potencial de transformação de antigos hábitos, desenvolvendo atitudes, melhorando seus conhecimentos, buscando tornarem-se melhores na realização do trabalho e, com isso, contribuindo com o sucesso organizacional.

A capacitação profissional é uma estratégia relevante para as organizações, já que essas precisam de pessoas preparadas para executar as atividades e gerar valor agregado, com o foco em resultados.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 21/12/2021

O que é a Capacitação Profissional?

Capacitação profissional é um conjunto de iniciativas e práticas que as empresas empregam visando o treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, que os ajudam a desenvolverem suas competências individuais. Geralmente a capacitação profissional se dá por meio de palestras, cursos, formações complementares e outras formas de aquisição de conhecimento.

Todas essas inciativas e práticas fazem parte do treinamento e desenvolvimento de pessoal. Esse tem sido o foco das organizações nos últimos anos, devido aos resultados positivos conquistados com essa prática. Isso porque profissionais capacitados se sentem motivados em sua rotina, pois enxergam uma maior valorização do seu trabalho, além de se sentirem preparados para lidar com os desafios na empresa.

O processo de capacitação é um aprimoramento das competências individuais, junto de especializações em áreas especificas, que farão com que o profissional se destaque na execução de suas funções. Se tratando do avanço tecnológico atualmente, se capacitar não é um privilégio e sim um requisito básico.

De acordo com CHIAVENATO (1989, p.24), a educação profissional pode ou não ser institucional, que visa a preparação do indivíduo para a vida profissional, e a educação compreende três etapas nessa educação profissional: formação profissional, desenvolvimento e treinamento.

Capacitação Profissional: O que é, Importância e Benefícios

Como é feita a Capacitação Profissional?

A capacitação profissional, é a educação que visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar a pessoa para o seu crescimento profissional em determinada carreira profissional na organização ou para que se torne mais eficiente e produtivo em seu cargo. Seus objetivos visualizam prazos mais longos, visando dar ao profissional os conhecimentos que transcendem o que é exigido no cargo atual, preparando-o para assumir funções mais complexas ou numerosas. É realizada nas organizações ou em firmas especializadas em desenvolvimento de pessoal.

A capacitarão também obedece a um programa preestabelecido e atende a uma ação sistemática, visando a adaptação da pessoa a filosofia da organização. Pode também ser aplicado a todos os níveis ou setores da organização e é, mas conhecido como desenvolvimento de recursos humanos. Normalmente a capacitação profissional é realizada por meio de cursos e treinamentos, fornecidos ou custeados pela organização.

Diferença entre Capacitação Profissional e Qualificação Profissional

Muito se fala sobre capacitação profissional, mas há uma certa confusão com a qualificação profissional. A capacitação, como vimos, é uma proposta da organização como uma forma de melhorar a preparação do seu pessoal para as novas demandas do mercado. Já a qualificação é uma iniciativa do profissional em aperfeiçoar as suas habilidades para melhorar o seu currículo e possuir a formação necessária exigida pelo mercado para desempenhar uma determinada função.

A capacitação é uma proposta oferecida pela empresa para o seu funcionário, a fim de oferecer preparação para que o profissional desempenhe bem suas funções e tenha preparo para as demandas do mercado. A qualificação profissional parte do profissional. Normalmente, uma pessoa interessada em melhorar suas habilidades, busca por qualificação. Através dessa prática a pessoa consegue se aperfeiçoar e desenvolver conhecimentos técnicos que podem refletir em crescimento profissional.

A especialização é o nível mais alto de aprendizagem que um profissional pode buscar, já que ao se especializar em algo, a pessoa adquire habilidades técnicas específicas de determinada área. Geralmente, profissionais optam por ter várias qualificações, mas apenas uma especialização.

Benefícios da Capacitação Profissional

Dentre os principais benefícios de capacitação profissional, estão: redução de custos. Profissionais bem capacitados, executam as tarefas de maneira correta, reduzindo gastos com materiais desnecessários e perdas, além disso o empregador economiza em relação a encargos sociais, relacionados a contratação e demissão de colaboradores desmotivados ou com baixa produtividade. Outros benefícios envolvem: aumento na produtividade, melhora da qualidade e mais satisfação do cliente final.

O conhecimento humano é a vantagem competitiva de cada empresa, e com a grande velocidade que ocorre a evolução do conhecimento, por mais treinados e capacitados estejam os colaboradores se a empresa não buscar estar em constante renovação ela pode entrar em estado de obsolescência BITENCOURT (2010).

Uma empresa que não oferece um programa de capacitação aos seus colaboradores, pode enfrentar problemas e dificuldades competitivas em relação ao mercado, simplesmente pela falta de mão de obra capacitada.

Resumo Principais Capacitação Profissional

  • Uma maior competência para realizar as tarefas;
  • Maior motivação;
  • Aumento na produtividade;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Maior aderência com a missão, visão e valores da organização;
  • Redução considerável nos custos a médio e longo prazo;
  • Redução na rotatividade da empresa;
  • Retenção talentos e valores na organização; e
  • Redução de gastos com encargos sócias de admissão e demissão.

Qual a importância da capacitação profissional?

A capacitação profissional é uma ferramenta muito importante para o sucesso de toda organização, que buscam um foco maior no quesito qualidade, fidelização de cliente e competitividade de mercado. O mercado atual tem sido altamente competitivo e exigente no que se refere a mão de obra qualificada e qualidade de atendimento.

Segundo DUTRA (2009, p. 101): “A questão do desenvolvimento das pessoas na organização moderna é fundamental para a manutenção e/ou ampliação de seu diferencial competitivo […] as organizações estão percebendo a necessidade de estimular e apoiar o continuo desenvolvimento das pessoas, como forma de manter suas vantagens competitivas.”

A importância de investir em capacitação profissional vai além dos retornos lucrativos que essa solução apresenta, o colaborador bem treinado e qualificado faz toda a diferença em qualquer organização, seja ela micro empresa ou uma grande multinacional, saber atender e produzir é sim um grande diferencial, e uma das principais vantagens da capacitação.

O conhecimento humano é a fonte de vantagem competitiva e, com a rapidez que ocorre a evolução do conhecimento, por mais capacitados que sejam os trabalhadores, suas competências podem entrar em processo de obsolescência se não foram constantemente atualizadas (BITENCOURT, 2010).

Investir em ações de capacitação e na aplicação da aprendizagem no trabalho aumenta a satisfação dos trabalhadores tanto no que diz respeito à natureza da tarefa como também em relação à satisfação com a chefia, com isso, obtém-se maior retorno, maior produtividade, menos faltas no trabalho e redução da rotatividade (SANTOS; MOURÃO, 2011).

Treinamento e Desenvolvimento

Muitas vezes não há uma adequada separação entre os conceitos de treinamento que visam a preparar o colaborador para exercer atividades a curto prazo, e de desenvolvimento, que buscam preparar o colaborador para assumir atividades mais complexas em sua carreira a longo prazo (SANTOS; BASSO JÚNIOR; BRAMBILLA, 2013).

Marras (2011) explicita que treinamento e desenvolvimento são dois caminhos diferentes. O treinamento prepara o trabalhador para a realização de tarefas específicas, enquanto que um programa de desenvolvimento oferece ao trabalhador uma visão do negócio, preparando-o para novas oportunidades a médio e longo prazo.

Para ajudar na sua qualificação profissional sugiro o Livro Supervisor de Segurança Privada – O Gestor Operacional da Segurança. Clique aqui para saber mais...

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Qualidades Profissionais que as Empresa Procuram e Valorizam

10 Dicas para Obter Sucesso na Carreira Profissional

Carreira Profissional: O que é e Como Planejar sua Carreira Profissional

A Importância da Leitura para Carreira Profissional

Motivação Organizacional: O que é, Importância, Como Promover

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (21 de dezembro de 2021). Capacitação Profissional: O que é, Importância e Benefícios. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

Referencia Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos na Empresa: Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal; Desenvolvimento Organizacional; Auditoria de Recursos Humanos; Banco de Dados e Sistemas de Informação. São Paulo, Atlas, 1989.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas. 4.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002

BITENCOURT, C. Gestão Contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2010.

DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2006.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.