- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Carreira Profissional: O que é e Como Planejar sua Carreira Profissional

Você tem dúvidas sobre carreira profissional? Quer saber o que é e qual a importância da careira profissional? Quer saber o que fazer para construir uma carreira profissional de sucesso? Então esse artigo foi escrito para você, leia até o final e tire suas dúvidas sobre carreira profissional.

É muito comum as pessoas associarem a profissão com a carreira, e de certa forma não está errado. No entanto, precisamos entender que os dois podem ser complementares, mas não necessariamente a mesma coisa. Ao escolher uma profissão, você não está necessariamente definindo a carreira profissional que vai seguir. O caminho que a sua carreira vai seguir nem sempre depende apenas das suas vontades.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 18/11/2021

O que é uma Carreira Profissional?

Carreira profissional é a trajetória que uma pessoa percorre durante sua vida profissional. Engloba cargos e empresas em que trabalhou, contribuições e realizações profissionais, os conhecimentos que acumulou e as habilidades que desenvolveu no decorrer da sua jornada profissional.

A carreira profissional pode ser visto também como o processo de construção de sua marca pessoal enquanto visibilidade e reconhecimento profissional, como referência/autoridade em um assunto ou uma área de atuação. Um profissional de carreira, geralmente, é considerado uma autoridade na sua área de atuação.

A palavra carreira originou-se do latim via carraria, que significa caminho, estrada para carruagens (MARTINS, 2001). Com o passar do tempo, o termo foi utilizado pelos franceses para designar uma trajetória de vida, o desenvolvimento do indivíduo e o avanço dessa jornada (BASTOS, 1997). Para Chanlat (1995), o conceito de carreira, atualmente entende-se como uma trajetória da vida profissional, apareceu no decorrer do século XIX. A carreira, nos tempos atuais, significa um “ofício, uma profissão que apresenta etapas, uma progressão.”

Para London e Stumph (1982 apud Dutra, 2007, p.17): Carreira são as sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade.

Qual a diferença entre profissão e carreira profissional?

É muito comum as pessoas associarem a profissão com a carreira, e de certa forma não está errado. No entanto, precisamos entender que os dois podem ser complementares, mas não necessariamente a mesma coisa. Profissão é aquilo que estamos aptos para executar no mercado de trabalho a partir de nossa formação profissional. Já carreira é toda a trajetória percorrida na vida profissional, ou seja, os cargos e empresas em que um profissional já atuou ou atua, além das habilidades adquiridas nesse processo.

O que é uma carreira profissional de sucesso?

Para entender o que é uma carreira de sucesso é preciso antes entender o que é sucesso. O significado de sucesso varia de acordo filosofia de vida de cada indivíduo. Sucesso é conceituado por diferentes pessoas com diversos significados, de forma geral, cada individuo tem a sua definição e visão de sucesso. Nesse sentido podemos dizer que sucesso é “Conseguir o que você quer“, definição dada por “Lair Ribeiro”, médico e escritor. O sucesso está relacionado a conquista de um resultado planejado, desejado ou satisfatório, que atende na medida desejada o interesse de uma pessoa, equipe ou organização.

Dentro desse contesto, sucesso profissional está relacionado aquilo que o profissional estabelece como objetivo profissional, e busca atingir para sua satisfação profissional e pessoal. O conceito de sucesso profissional pode ter um sentido duplo, que se relacionam e se complementam.

  • Em um deles, estão o reconhecimento e a valorização profissional, tanto da sociedade quanto do mercado de trabalho, que envolve, a justa renomeação financeira e a conquista patrimonial;
  • No outro, está o grau de satisfação que a pessoa tem em relação não só à sua trajetória até chegar à ocupação atual, mas, principalmente, ao que ela produz, aos desafios que enfrenta e às conquistas que alcança, e contribuições que ela da ou deu nessa profissão. De forma geral, fere-se ao que ela faz ou fez de positivo, de bom, para outras pessoas e a sociedade como um todo. Envolve um senso de Autorrealização.

Uma carreira de sucesso refere-se a uma trajetória profissional bem sucedida, tendo com base a visão, objetivos e valores da pessoa envolvida.

carreira profissional

Como definir sua trajetória na carreira profissional

Ao escolher uma profissão, você não está necessariamente definindo a carreira profissional que vai seguir. O caminho que a sua carreira vai seguir nem sempre depende apenas das suas decisões. Muitas vezes aparece um estágio ou primeiro emprego que determina sua entrada no mercado de trabalho. A partir daí você ganha experiência em determinado setor, por exemplo, e tem oportunidade de crescer lá dentro. De uma forma que talvez você não tivesse nem imaginado.

Ainda assim, quanto mais clareza você tem da carreira que quer desenvolver, mais pode direcionar as suas escolhas para alcançar seus objetivos profissionais. Você pode criar um plano de carreira para desenhar passo a passo como vai chegar aonde quer chegar na sua vida profissional. No entanto, como a carreira profissional é muito dinâmica. sempre há a possibilidade de uma oportunidade surgir em um segmento que você não tinha ainda considerado. E pode ser uma boa surpresa. Você pode se adaptar e continuar por lá – ainda que essa não fosse a sua primeira opção.

Transição de Carreira

O ser humano sempre passará por momentos de mudanças em sua vida, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Falta de motivação e entusiasmo pelo trabalho, perda de interesse pelas tarefas, salários insuficientes e poucas perspectivas profissionais são razões que podem levar alguém a mudar de carreira.

Quando um profissional não está satisfeito com a carreira, algo tem que ser feito. Insatisfação no trabalho pode se refletir negativamente em outras áreas da vida, como nos relacionamentos, na família, nos aspectos sociais, na saúde e até mesmo no lazer.

Para a transição de carreira é preciso avaliar o que realmente se deseja e aonde quer chegar. Saber quais as suas aptidões e seus talentos, fazer uma autoanálise para não tomar uma decisão precipitada, porque ela poderá gerar consequências desagradáveis.

Existem profissionais especializados em aconselhamento de carreira que podem ajudar aqueles que não sentem a segurança suficiente para a mudança. Pesquisar o mercado e a demanda para o tipo de trabalho que se procura é essencial para auxiliar a decisão de transição de carreira.

Planejamento de Carreira Profissional

Dutra (1996) sugere que as pessoas devem refletir sobre suas carreiras em busca da identificação de oportunidades e de seu aproveitamento. Quando as pessoas subordinam suas carreiras a uma realidade dada pelo ambiente, perdem a condição de atuar sobre esta realidade. Essa atuação sobre o ambiente justifica-se no sentido de transformá-lo para melhor, de acordo com as suas preferências e características pessoais.

Esta análise exige que as pessoas olhem para o seu interior e reflitam sobreas oportunidades de carreira oferecidas pelo ambiente, procurando identificar o que mais lhes satisfazem ou estimulam, e o que desejam.

Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001) definem planejamento de carreira, como: “um processo contínuo de interação entre o empregado e a organização visando a atender os objetivos e interesses de ambas as partes”. Abaixo, apresentamos um quadro simplificado para verificar alguns passos a serem sugeridos na realização do plano de carreira, suas etapas e um breve significado das mesmas.

planejamento de carreira


Plano da Carreira

Segundo Dutra (2009) a grande maioria das pessoas encara a reflexão sobre suas carreiras apenas como a identificação de oportunidades e a busca de aprimoramento profissional, subordinando suas carreiras a uma realidade dada pelo ambiente e perde a condição de atuar sobre esta realidade. Primeiramente, planejar carreira não é simplesmente “subir de cargo”, é necessário todo um esforço e dedicação para merecer o posto almejado. Ter experiência, buscar o aprendizado constantemente, desenvolver competências e ter empregabilidade, devem fazer parte do plano.

Paciência é uma das palavras-chave para planejar carreira. Tudo deve ser feito devagar, pois o resultado chega lentamente de acordo com seu comportamento e suas ações; não se esquecendo de que se deve ser um bom profissional para que a organização conceda a promoção desejada. Pessoas apressadas sofrem por não conseguirem êxito no que querem, pois pensam em resultados imediatos e isso não acontece na gestão de carreira.

O planejamento de carreira também pode ser entendido como um planejamento dos passos a serem seguidos em sua carreira. Desenvolvido a partir de suas experiências, habilidades, estilo pessoal, interesses, valores e ideais, traçando as metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. Antes de estabelecer um plano de ação para gerir a própria carreira é importante identificar alguns comportamentos:

  1. O primeiro comportamento está relacionado ao aprimoramento da percepção sobre as próprias expectativas profissionais. O autoconhecimento é fundamental no processo de gestão de carreira, uma vez que não existem fórmulas infalíveis para construir uma carreira de sucesso, até mesmo porque o conceito de sucesso pode variar de pessoa para pessoa.
  2. O segundo comportamento consiste em alinhar as atribuições profissionais atuais com os novos paradigmas empresariais exigidos, porque nem sempre estaremos fazendo apenas o que gostaríamos de fazer. Isto consiste em sempre lembrar que a carreira não é uma estrada lisa, plana sem curvas e obstáculos, pelo contrário, aborrecimentos momentâneos podem servir de lição para que, no futuro, desenvolvamos planos de contingências que nos auxiliem a conviver com os imprevistos e as contrariedades.
  3. O terceiro comportamento se baseia na habilidade de elaborar uma estratégia particular para competir no mercado. Como profissionais competentes, devemos exibir no mercado de trabalho, muitas das virtudes que possuem os melhores estrategistas nos campos de batalha. Qualquer decisão tem que ser tomada com conhecimento de causa para que aumente a probabilidade de sucesso em decorrência das escolhas. Uma carreira levada ao acaso, sem rumo, por sorte, aumenta as chances de fracassar. Se não tem um foco, um objetivo, qualquer lugar serve. Portanto um posicionamento firme é a identidade que você quer ter. É como você quer ser visto.

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

A Importância da Leitura para Carreira Profissional

Plano de Carreira: O que é, Qual Finalidade, Os 5 Tipos Planos Carreira

Sucesso Profissional. O que é? Como Ter Sucesso Vida Profissional

Sucesso: O que é, Conceitos, Definições – As 6 Categorias do Sucesso

Fatores Críticos de Sucesso: O que são? Objetivos, Importância

Autodesenvolvimento Profissional: Uma necessidade para o sucesso!

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (18 de novembro de 2021). Carreira Profissional: que é e Como Planejar sua Carreira Profissional. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

Referencias Bibliográficas

LONDON, M.; STUMPH, S. Managing careers. Massachusetts: Addison-Wesley, 1982.

BASTOS, A. V. A escolha e o comprometimento com a carreira. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 32, n. 3, p. 28-39, 1997.

DUTRA, J.S. Administração de Carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo, Atlas, 1996.
DUTRA, J. S. et al. As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacional.

Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10(1), 55-70, 2009.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Rafael Cavalcante!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Olá Jeremias Paulo!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.