- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Planejamento Estratégico Pessoal: O que é? 7 Etapas para fazer

Planejamento Estratégico Pessoal é ato de planejar as estratégias que uma pessoa deve seguir para conquistar seus resultados e objetivos pessoais. É um Plano Estratégico Pessoal que estabelece objetivos pessoais, metas, meios e estratégias para atingir algo que um individuo deseje e que julgue necessário para sua vida. Surge a partir de uma necessidade ou desejo pessoal.

Um Plano Estratégico Pessoal é a descrição do resultado de um planejamento de projeto pessoal. Um esboço de algo que se pretende fazer. Envolve objetivos, meios, estratégias e plano de ação. Leia o artigo até o final e saiba a definição e principais conceitos sobre o planejamento estratégico pessoal, e mais um guia completo com os 7 passos para elaboração de um planejamento estratégico pessoal.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 25/10/2022

Conteúdo do Artigo

Referencial Teórico
O que é Planejamento Estratégico Pessoal?
Objetivo do Planejamento Estratégico Pessoal
Importância do Planejamento Estratégico Pessoal
Benefícios do Planejamento Estratégico Pessoal
Como fazer um Planejamento Estratégico Pessoal?l

Referencial Teórico

Para que os objetivos propostos neste artigo sejam atingidos, algum termos precisam ser definidos a fim de estabelecermos um entendimento comum do assunto abordado.

1. Planejamento

Planejamento é o ato de planejar, que consiste em, estudar antecipadamento o cenário de uma ação ou atividade, definindo os objetivos a serem atingidos, e identificando os meios, as ações e estratégias necessárias para o alcance desses objetivos. Funciona como uma técnica de identificar um alvo específico (objetivo), com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.

Planejar nada mais é do que tomar uma decisão. Uma decisão antecipada que molda o caminho vovê deve seguir com destino à conclusão dos seus objetivos e metas.

Planejamento é um estado futuro onde se identifica os recursos necessários para realizar e concretizar os objetivos desejados. Planejar significa identificar metas e objetivos a serem alcançados, buscar recursos, e traçar estratégias viáveis para seguir o caminho almejado e obter meios de controle para assegurar o acesso ao intuito intencionado.

Segundo o dicionário Aurélio (2019, on-line) planejamento é a “Ação de preparar um trabalho, ou um objetivo, de forma sistemática; planificação”. Planejamento é a determinação de etapas, procedimentos ou meios que serão utilizados para o desenvolvimento de algo.

Plano está relacionado com a documentação, a formalização das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento (OLIVEIRA, 2007). Enquanto o Planejamento está voltado ao processo que leva desde a concepção de uma ideia até a visão estática escrita do que foi pensado

Quero saber mais sobre Planejamento

2. Metas e Objetivos

O objetivo pode ser conceituado como algo a ser alcançado. Resultado esperado de um trabalho, ação ou de atividade. O objetivo deve ser visto como sendo a razão, o  motivo para execução de um trabalho. É o ponto de referencia de um planejamento, é o que se busca atingir ao termino de um processo ou atividade. Exemplo: Passar no vestibular para um curso superior.

Meta, por sua vez, pode ser definida como sendo as etapas a serem concluídas para se atingir um objetivo estabelecido. A meta é o caminho a ser percorrido para que se possa atingir o objetivo desejado. Ela precisa ser expressa em quantidade e prazo, para ser monitorada e avaliada, a fim de permitir correções no percurso até o objetivo.

Exemplos de objetivos e metas:

  • Objetivo 1: Emagrecer 40 quilos em um ano. Meta: Emagrecer 3,330 quilos por mês.
  • Objetivo 2: Ser campeão brasileiro de Futebol da serie A em 2022. Meta:  Vencer 80% dos jogos como mandante e 60% dos jogos como visitante.

Quero saber mais sobre metas e objetivos

3. Plano de Ação

Plano de ação é uma ferramenta utilizada no planejamento e execução de tarefas necessárias para atingir um objetivo. Trata-se de um documento que contextualiza e detalha ações para corrigir um problema ou conquistar um resultado, por exemplo.

O plano de ação é uma ferramenta de gestão utilizada para colocar em prática o planejado, e para controlar as ações e tarefas. Visa prever e controlar atividades, tarefas e prazos para o atingimento de objetivos. É uma metodologia administrativa utilizada para organizar e controlar as atividades ou tarefas necessárias para o atingimento de um resultado desejado ou para resolução de um problema.

Quero saber mais sobre Plano de Ação

4. Estratégia

Estratégia é uma palavra que vem do grego estrategos e significa “a arte do general”. Segundo o dicionário Aurélio, Estratégia é “a arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos”.

Em uma definição relacionada a contextos organizacionais, uma estratégia pode ser definida como um grupo integrado e dirigido de ações e compromissos voltados a explorar competências essenciais a assim obter uma vantagem competitiva.

Escolher uma estratégia é escolher um caminho a ser seguido. Deve ser levado em consideração o que a organização possui e movimentar recursos com inteligência para atingir resultados. Estratégia pessoal pode ser definida como um plano, método, série de manobras ou caminho usado para obter um objetivo ou resultado pessoal específico.

5. Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão utilizada nas empresas para identificar oportunidades e ameaças e, também, definir o rumo das atividades a serem realizadas. Muito difundido no meio corporativo, eles são utilizados por empresas de pequeno, médio e grande porte.

Para Peter Drucker, no seu livro Introdução à Administração, “Planejamento Estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.

Sintetizando, o Planejamento Estratégico consiste em elaborar, com base na missão e no negócio da empresa, um Plano de Ação e de Metas com objetivo de garantir a qualidade, o lucro, e a marca da empresa, oferecendo uma visão de futuro, independente do porte da organização.

O planejamento estratégico deve vislumbrar caminhos que possam ser percorridos e que levem ao sucesso. Isto quer dizer que o nível estratégico tem como objetivo enxergar onde a empresa precisa chegar, e selecionar caminhos viáveis para o desenvolvimento das ações necessárias para que a empresa de fato chegue lá.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada por empresas para atingirem seus objetivos. A partir dessa ideia, surgiu o planejamento estratégico pessoal, que busca trazer conceitos do planejamento estratégico empresarial para o lado pessoal de um indivíduo.

Quero saber mais sobre Planejamento Estratégico


O que é Planejamento Estratégico Pessoal?

O Planejamento Estratégico Pessoal é ato de planejar as estratégias que uma pessoa deve seguir para conquistar seus resultados e objetivos pessoais. É um Plano Estratégico Pessoal que estabelece objetivos pessoais, metas, meios e estratégias para atingir algo que um individuo deseje e que julgue necessário para sua vida. Surge a partir de uma necessidade ou desejo pessoal.

O Planejamento Estratégico Pessoal busca gerar ações e resultados alinhados as suas aspirações e realizações no âmbito pessoal. Da mesma maneira que as empresas utilizam essa ferramenta para planejar e obter resultados, você também pode beneficiar-se desse conhecimento, aplicando o planejamento estratégico pessoal em sua vida.

Um Plano Estratégico Pessoal é a descrição do resultado de um planejamento de projeto pessoal. Um esboço de algo que se pretende fazer. Envolve objetivos, meios, estratégias e plano de ação.

Em um contexto pessoal, o planejamento estratégico pode ser visto como um processo sistêmico que permite a pessoa definir o melhor caminho a ser seguido para atingir um ou mais objetivos, permite ao indivíduo entender melhor suas forças e fraquezas, e perceber suas oportunidades, assim como possíveis, ameaças a seus objetivos.

Através do Planejamento Estratégico é possível identificar oportunidades, estabelecer objetivos e priorizar atividades que, de fato, vão fazer você ser bem-sucedido na sua vida pessoal. É um processo gerencial pessoal que diz respeito à formulação de objetivos, seleção de ações, estratégias e sua execução, levando em conta as condições internas e externas à pessoa, assim como, sua evolução esperada.

Um homem dando soco soco no ar, alusão ao Planejamento Estratégico Pessoal

Qual Objetivo do Planejamento Estratégico Pessoal?

O objetivo do planejamento pessoal é fazer com que o indivíduo aprenda a planejar seu crescimento pessoal e profissional utilizando os recursos pessoais que obtém, as possibilidades e oportunidades que o mundo oferece. Dentre os principais objetivos estão:

  • Esclarecer, definir e reunir os seus reais e principais objetivos individuais;
  • Possibilitar a identificação das ações e meios necessários para o atingimento dos seus objetivos;
  • Identificar e organizar estratégias individuais;
  • Identificar responsabilidades;
  • Identificar, avaliar e tratar riscos que possam afetar a conclusão de seus objetivos;
  • Ajudar a lidar com imprevistos;
  • Estimar custos, viabilizar orçamento e evitar desperdícios;
  • Definir a viabilidade e possibilidades.

Importância do Planejamento Estratégico Pessoal

A importância do planejamento estratégico individual pode ser percebida pela possibilidade de se tomar decisões mais assertivas e estudadas, prevendo e minimizando fatores que podem ter impacto negativo no alcance dos seus objetivos individuais.

O dia a dia das pessoas está, cada vez mais, sujeito a rápidas mudanças, seja em função das mudanças ambientais ou pela constante busca da realização pessoal. Isto pode causar muitas indecisões e ansiedade, é normal que em alguns momentos você se sinta perdido, sem saber por qual direção seguir, nesses momentos um bom planejamento estratégico pode fazer toda a diferença.

Podemos dizer que o planejar individual é importante para:

  • Selecionar e priorizar objetivos, metas, ações e recursos;
  • Estimar tempo e investimentos;
  • Identificar, estudar e selecionar possibilidades;
  • Analisar riscos;
  • Avaliar viabilidades e possibilidades;
  • Auxilia a tomada de decisões.

Benefícios do Planejamento Estratégico Pessoal

A elaboração de um Planejamento Estratégico Pessoal irá contribuir significativamente para o seu sucesso pessoal. Por meio dele, você tem a oportunidade de definir objetivos, elaborar ações proativas e estabelecer um senso de direção tanto para a sua vida pessoal. Dessa forma, você passa a ter mais controle sobre o seu futuro, sobre suas atividades e demandas, o que traz ganhos efetivos para a qualidade de vida e para o seu desenvolvimento pessoal.

O planejamento estratégico permite melhor organização pessoal, potencialização do tempo e dos recursos pessoais, por meio da mudança de hábitos e de atitudes proativas Ele nos traz um melhor desenvolvimento das atividades do dia a dia, da uma direção, possibilita maior proveito das oportunidades que envolvem nossas vidas.

5 Principais vantagens do Planejamento Estratégico Pessoal

  1. Torna as pessoas proativas e não reativas – Um planejamento estratégico pode ajudar você a ser mais proativa em vez de reativa em relação a inúmeras situações. O PEP permite que você visualize seu futuro e se prepare adequadamente para ele. Por meio do planejamento você pode antecipar certos cenários desfavoráveis ​​antes que aconteçam. Assim, tomar as precauções necessárias para evitá-los.
  2. Estabelece de senso de direção – Um plano estratégico bem elaborado ajuda você definir a direção que deve seguir. Além disso, ajuda a estabelecer objetivos e metas realistas, de acordo seus propósito de vida ( missão, visão valores pessoais).
  3. Aumenta da eficiência das ações – Um planejamento estratégico pessoal bem estruturado fornece uma espécie de roteiro para alinhar as ações a fim de atingir as metas estabelecidas. Orienta a tomada de decisões com base na necessidade de recursos e orçamento para atingir os objetivos definidos – aumentando, assim, a eficiência.
  4. Esclarece o rumo do desenvolvimento pessoal – O responsável pelo seu crescimento profissional não é a empresa ou seu chefe, e sim você. Portanto, cabe a você desenvolver e implementar estratégias para se desenvolver, nesse contexto, o PEP contribui contribui com informações relevantes para esse desafio.
  5. Estimula a automotivação – O planejamento pessoal auxilia na automotivação, o psicólogo Victor H. Vroom, que desenvolveu a Teoria das Expectativas, define motivação como sendo um processo que ocorre em virtude de objetivos e escolhas do indivíduo e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. Nesse sentido, o PEP contribui para sua motivação pessoal por meio da identificação, seleção e priorização dos seus objetivos pessoais.

Como fazer um Planejamento Estratégico Pessoal?

Para fazer o seu planejamento estratégico pessoal você deve realizar uma autoanalise a fim de conhecer a si mesmo, buscando identificar seu propósito de vida, e com base nos resultados alcançados você deve estabelecer seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Identificar os meios necessários, as estratégias mais adequadas, e desenvolver um plano de ação para o atingimento dos objetivos desejados.

As 7 Etapas (passos) para fazer um Planejamento Estratégico Pessoal:

Para fazer um planejamento estratégico pessoal você deve seguir 7 etapas:

  1. Estabelecer um Propósito de Vida
  2. Definir os Objetivos Pessoais
  3. Fazer um Diagnóstico Situacional
  4. Definir as Estratégias de Ação e Metas
  5. Identificar os Meios Necessários
  6. Elaborar um Plano de Ação
  7. Monitorar e Corrigir

1. Estabelecer um Propósito de Vida

Propósito de Vida não é um conceito concreto ou padronizado, então é diferente para cada um. Na prática, ele pode ser o motivo pelo qual você acorda todas as manhãs, algo ou realização que faz você se sentir bem. Desse modo, o propósito da vida funciona como uma razão para sua própria existência, serve como um guia para suas tomadas de decisões e realizações. Ele pode ser expressos por meio da sua missão, visão e valores.

  • Missão Individual – é aquilo que precisamos fazer para nos realizar como seres humanos completos. É o da sentido e direção a nossa vida. Ela mostra nossas habilidades e ajuda a estabelecer nossos objetivos individuais. Na hora de desenvolver sua missão, algumas perguntas que podem ajudar: Para que você existe? O que você faz? e Para quem?
  • Visão de Futuro – são imagens mentais que nos inspiram a agir e a tornar nossos sonhos realidade. A visão nos dá direção e pode criar significado na nossa vida. A visão pessoal deve responder as seguintes perguntas: O que você quer se tornar? Onde quer chegar? Em que direção deve apontar seus esforços? Para onde os recursos devem ser direcionados? O que eu estou ajudando a construir?
  • Valores – são nossas crenças, aquilo em que acreditamos e valorizamos, e que nos faz agir como agimos. Estabelece prioridades morais e éticas, que servem como guia para todas as nossas decisões e ações. São expressos no nosso comportamento diário.

2. Definir os Objetivos Pessoais

Objetivos pessoais são algo ou realizações pessoais que desejamos realizar ou alcançar. Os objetivos pessoais são estratégias usadas para atingirmos nossa visão de visão de futuro. São exemplos de objetivos pessoais: emagrecer, fazer um curso, comprar um carro, casar, conseguir um emprego, ser promovido no emprego, etc.

A fim de melhor organizar e planejar nossos objetivos pessoais podemos agrupa-los de acordo com o tempo necessário para conquistá-los e suas perspectivas (ponto de vista)

Com relação ao tempo os objetivos pode ser classificados em objetivos de:

  • Curto Prazo – aqueles que levam até 1 ano para serem atingidos;
  • Médio Prazo – aqueles que levam até 5 anos para serem atingidos; e
  • Longo Prazo – aqueles que levam até 10 anos para serem atingidos

Com relação as suas perspectivas (ponto de vista) os objetivos pode ser classificados em objetivo:

  • Social – envolve as relações com outras pessoas (familiares, amigos, relacionamentos, e outros) e lazer (passeios, hobbies etc.);
  • Saúde – envolve a manutenção de hábitos saudáveis, eliminação de hábitos prejudiciais, atingimento de um condição física, psicológica e emocional saudável, a realização de algum procedimento médico necessário etc.;
  • Profissional – envolve a aquisição e manutenção de competências profissionais (educação, qualificação profissional, carreira, networking, empregabilidade etc.)
  • Financeiro – envolve equilíbrio financeiro, renda financeira desejada, aquisição de bens, segurança e independência econômica, etc.

3. Fazer um Diagnóstico Situacional

A análise SWOT pessoal é uma adaptação da ferramenta SWOT, frequentemente usada no planejmaneto estratégico empresarial, para avaliar suas Forças (S), Fraquezas (W), Oportunidades (O) e Ameaças (T). No aspecto pessoal, essa ferramenta permite que o indivíduo identifique seus pontos fortes e como usá-los. Além disso, também aponta os pontos fracos, que precisam melhorados.

A aplicação análise SWOT pessoal requer uma reflexão sobre si mesmo, para facilitar esse processo separei algumas perguntas para você fazer sua análise SWOT pessoal.

3.1 Análise dos Pontos Fortes e Fracos

a) Pontos fortes – Comece identificando seus pontos fortes: características ou habilidades que o diferenciam das outras pessoas. Para isso, responda às seguintes perguntas:

  • O que te destaca das pessoas à sua volta?
  • O que você faz bem?
  • Qual característica sua é mais elogiada?
  • Quais são os seus valores?
  • Quais os recursos que você tem acesso?

b) Pontos Fracos – Para esse próximo passo, você precisa identificar os pontos que precisam ser melhorados. Estas são algumas perguntas a serem consideradas:

  • O que você não se sente confiante em fazer? e qual motivo?
  • Alguma característica pessoal que você acha que te atrapalha?
  • Hábitos seus podem estar incomodando as pessoas com que convive?
  • Quais habilidades você sente falta na sua rotina diária (pessoal e profissional)?

As características dos pontos fortes são as estratégias que nos colocam em vantagem aos nossos adversários, já em relação aos pontos fracos pode-se dizer que são as nossas fragilidades pessoais, e estas nos deixam vulneráveis perante as ameaças do ambiente em que vivemos. Você deve procurar tratar essas vulnerabilidades relacionadas aos pontos fracos.

3.2 As Oportunidades e as Ameaças

a) Oportunidades – Nesse tópico, você deve observar os fatores externos e o que pode fazer para encontrar melhorias na sua carreira. Para te ajudar, estas são algumas perguntas:

  • Você mantém uma boa rede relacionamentos?
  • Você está se atualizando na frequência adequada para sua área de atuação?
  • Quais são as oportunidades profissionais que a sua área de atuação oferece?
  • Quais as novas tendências que estão surgindo?

b) Ameaças -Por último, você deve observar os fatores externos que podem prejudicar suas chances de atingir seus objetivos. Considere estas perguntas:

  • Você possui algum tipo de concorrência na sua área de atuação?
  • Sua concorrência parece atuar melhor que você?
  • Você tem as competências necessárias para chegar ao seu objetivo?
  • Você dispõe dos recursos necessárias para chegar ao seu objetivo?
  • O que pode acontecer que te impediria de alcançar suas metas?
  • Quais aspectos da sua personalidade podem sabotar seus resultados?
  • Quem e o que pode interferir diretamente em seu sucesso pessoal?

As oportunidades envolve as opções de crescimento e aperfeiçoamento pessoal, já as ameaças envolve fatores que podem comprometer o alcance dos objetivos traçados por você, é necessário adotar ações para neutralizar essas essas ameaças..

4. Definir as Estratégias de Ação e Metas

Estratégia refere-se a arte de aplicar os meios disponíveis, de explorar condições favoráveis e de escolher o melhor caminho para atingir os objetivos pretendidos. Escolher uma estratégia é escolher um caminho a ser seguido, onde deve ser levado em consideração o contexto de atuação e a aplicação dos recursos disponíveis com inteligência.

De forma objetiva, as estratégias se referem as ações que você terá que empreender para atingir os objetivos desejados. Sua complexidade dependerá das características do objetivo pretendido. As estratégias podem envolver: fazer um regime para perde peso, fazer uma poupança para juntar dinheiro para uma viagem, fazer um curso superior ou pós, para conquistar uma promoção, fazer uma financiamento para comprar um carro ou cada nova.

No planejamento definir metas é um ponto relevante para colocar plano em ação. As metas são atividades/tarefas específicas necessárias para se alcançar o objetivo, sendo que elas são temporais, ou seja, estipulam prazos. Por exemplo, se o seu objetivo é fazer um curso superior, suas metas serão: passar no vestibular, fazer a matricula, pagar as mensalidades, tirar as notas mínimas nas avaliações, e ter o mínimo de presenças exigida no curso. Quando as metas são atingidas, você consegue alcançar o seus objetivo.

5. Identificar os Meios Necessários

Os meios necessários são os recursos que você precisará possuir para propiciar a conquista de um objetivo, podem ser dinheiro, espaço físico, equipamento/maquinário, informação, conhecimento, experiência ou tempo. Como vimos, os meios necessários para a conquista de um objetivo podem envolver recursos financeiros, materiais ou informacionais, porém, envolvem também a postura e determinação do individuo envolvido.

É importante no processo de planejamento o provisionamento correto dos meios necessários e adequados para o atingimento dos objetivos pretendidos. Muitos projetos pessoais são interrompidos ou fracassam pelo emprego insuficiente ou inadequado dos meios.

6. Elaborar um Plano de Ação

O plano de ação é uma ferramenta de gestão utilizada para por em prática o planejamento estratégico estabelecido. É o conjunto de atividades que indica de forma clara que deve ser feito, quem será o responsável e quando deverá ser feito.

o plano de ação envolve a definição das ações ou atividades necessárias para o atingimento dos objetivos e a definição de um cronograma de execução. é uma ferramenta de gestão importante para a produtividade e otimização do tempo. O plano de ação pode ser montada com o auxilio da ferramenta 5W2H. A metodologia 5W2H consiste em 7 perguntas que vão orientar o desenvolvimento do plano de ação.

  • What? = O que será feito?
  • Why? = Por quê?
  • Where? = Onde?
  • Who? = Quem fará?
  • When? = Quando?
  • How? = Como?
  • How much? = Quanto?

7. Monitorar e Corrigir

Monitorar a execução significa acompanhar a execução do plano de ação. Você deve monitorar seu desempenho em relação a meta estabelecida para saber o quanto anda o seu progresso.

Por exemplo: vamos supor que seu objetivo é emagrecer 10 quilos em um ano, e estabeleceu como meta perder 850 gramas por mês. Ao conferir sua meta em março você perdeu 720 gramas e em abril 650 gramas. Vendo esses dois valores é possível perceber que seu objetivo não será atingido no prazo estipulado. Neste contexto, você adote medidas no sentido de voltar a meta prevista para atingir seu objetivo.

O monitoramento serve para acompanhar nosso progresso em relação as metas estabelecidas e para adotar medidas corretivas ou de melhorias que possibilitem o atingimento do objetivo pretendido.

Você Gostou do Artigo?

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a Segurança privada e Gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando o desenvolvimento profissional de forma que possam obter sucesso nas suas carreiras.

Se você gostou do artigo compartilhe nas redes sociais com seus colegas, lembre-se de que a interação e troca de aprendizados entre as pessoas é o que permite o desenvolvimento profissional e pessoal de ambas as partes, uma categoria profissional apenas se tornar forte quando a maioria dos seus integrantes adquirem um nível de conhecimento adequado e reconhecido pela sociedade.

Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim, e se inscreve-se na nossa Newsletter cadastrando seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!


José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Plano de Ação: O que é? Como fazer, Modelos Excel, Word, PDF

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (25 de outubro de 2022). Planejamento Estratégico Pessoal: O que é? 7 Etapas para fazer. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada:https://gestaodesegurancaprivada.com.br/planejamento-estrategico-pessoal-o-que-e-7-etapas-para-fazer/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.