- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

10 Dicas para Obter Sucesso na Carreira Profissional

Você está procurando por dicas para obter sucesso na carreira profissional? Se sim, este artigo é para você! Ter sucesso em sua carreira exige mais do que apenas trabalhar duro, é necessário ter uma abordagem estratégica e consistente para alcançar seus objetivos.

Neste artigo, vamos apresentar 10 dicas que podem ajudá-lo a obter sucesso em sua carreira profissional. Desde definir seus objetivos de carreira até construir uma rede de contatos forte, estas dicas foram selecionadas para ajudá-lo a desenvolver habilidades importantes e se tornar um profissional bem-sucedido em sua área de atuação. Continue lendo para descobrir como você pode se destacar no mercado de trabalho e alcançar o sucesso profissional que deseja.

Por José Sergio Marcondes – Postado 23/11/2021 – Atualizado 29/03/2023

Sucesso na Carreira Profissional

O sucesso na carreira profissional pode ser definido de várias maneiras, mas geralmente envolve alcançar objetivos pessoais e profissionais significativos. Para muitos profissionais, o sucesso envolve progresso constante na carreira, estabilidade financeira, reconhecimento pelos colegas e satisfação pessoal.

No entanto, alcançar o sucesso na carreira profissional pode ser um desafio, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante mudança. Para ter sucesso, é importante definir seus objetivos profissionais, desenvolver as habilidades necessárias, manter-se atualizado com as tendências do mercado e construir uma rede de contatos forte.

Além disso, é importante manter uma atitude positiva e ter um forte senso de propósito e motivação. Isso pode ajudá-lo a superar os desafios e obstáculos que inevitavelmente surgem na carreira profissional.

Em resumo, o sucesso na carreira profissional pode ser alcançado através do planejamento estratégico pessoal cuidadoso, desenvolvimento de habilidades, resiliência e motivação. Se você está buscando sucesso em sua carreira, comece definindo seus objetivos e trabalhando duro para alcançá-los. E lembre-se, o sucesso é um processo contínuo e exigirá esforço constante para mantê-lo.

10 Dicas para Obter Sucesso na Carreira Profissional

A seguir as10 dicas para obter sucesso na carreira profissional:

1. Planeje a sua carreira

Para ter sucesso na sua carreira profissional você precisa antes saber que carreira você quer ter, onde quer chegar, e quais são seus objetivos profissionais, e isso só é possível com planejamento. Ninguém atinge uma carreira de sucesso por um acaso ou por sorte. Você precisa, primeiro, saber que profissional gostaria de ser. Diante de tantas alternativas de profissões existentes na atualidade, é importante descobrir qual delas mais desperta o seu interesse para, então, ter condições de traçar um planejamento que vai conduzir a uma carreira de sucesso.

Planejamento refere-se ao ato de planejar, que consiste em, estudar antecipadamente o cenário de uma ação ou atividade, definindo os objetivos a serem atingidos, e identificando os meios, as ações e estratégias necessárias para o alcance desses objetivos. Funciona como uma técnica de identificar um alvo específico (objetivo), com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.

Imagine que você deseja fazer uma viagem. Ao pensar sobre o que você precisa saber e fazer para realizar essa viagem, ao responder essas dúvidas você já está formatando um planejamento. Neste contexto, de forma simples, planejar sua carreia é definir o que você quer ser, onde quer chegar, e como ser e chegar lá.

2. Tenha metas de curto, médio e longo prazos

Ao desejar ter uma carreira de sucesso é importante ter em que o reconhecimento profissional não se dá da noite para o dia, ele leva tempo e muita dedicação e esforço pessoal. É importante ter consciência de que o sucesso profissional é algo que só se alcança depois de passar por várias etapas, o que naturalmente leva algum tempo. Por isso, é interessante traçar metas de curto, médio e de longo prazos para não perder o foco nem se frustrar com os desafios da carreira e a demora na conquista do seu objetivo maior.

A curto prazo, algumas das metas podem ser se fazer um curso, conseguir um emprego, assumir uma nova responsabilidade, participar de um grupo, entre outras. Depois disso, a médio prazo, uma promoção pode ser o objetivo. Por fim, imagine o cargo que você gostaria de ocupar a longo prazo, quando tiver construído sua carreira profissional sólida e respeitada.

10 Dicas para Obter Sucesso na Carreira Profissional

3. Invista em capacitação

Ter uma formação profissional de qualidade é fundamental para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Pessoas mais capacitadas têm chances mais altas de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, independentemente da profissão escolhida.

Capacitação profissional refere-se ao conjunto de iniciativas (cursos, treinamentos, estudos, leituras etc.) pelos quais os colaboradores buscam desenvolverem suas competências individuais. Essa capacitação pode focar em competências técnicas ou comportamentais. Logo, investir em capacitação é uma necessidade urgente para quem pretende ter uma carreira de sucesso, afinal, é preciso preparo contínuo para atender às demandas de um mercado cada vez mais exigente.

4. Construa uma boa rede de contatos – Networking

Networking é a ação de trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua. Essa ação inclui diferentes atividades voltadas à carreira e negócios, através da manutenção de relacionamentos interpessoais produtivos e estratégicos.

No mundo do trabalho, ter uma boa rede de contatos é fundamental, permite que você troque experiências, informações e favores com colegas de várias áreas. Não se trata apenas de fazer amizades, e sim de conhecer e relacionar-se pessoas que possam, em algum momento, trazer benefícios para a sua vida profissional, como uma parceria de negócios ou uma indicação para um cargo numa empresa, trata-se de uma relação de ajuda mutua.

Não basta apenas guardar nomes, números de telefone e endereços de e-mail. É importante cultivar os relacionamentos e fazer pelos outros o que espera que façam por você.

5. Desenvolva a habilidade de trabalhar em equipe

Uma das habilidades mais desejadas, requisitadas e valorizadas pelo mercado de trabalho é a capacidade de trabalhar em equipe. Isso porque, na maioria das vezes, o trabalho nas organizações exige que os profissionais atuem em conjunto, cada um com suas próprias atribuições, mas alinhados em prol dos mesmos objetivos.

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento, experiências e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas formas de realizar as tarefas.

6. Cuide da sua imagem pessoal

A imagem pessoal é a perspectiva que temos de nós mesmo, mas também que as outras pessoas formam e têm sobre nós conforme o modo como agimos, nos vestimos, nos expressamos. A boa notícia é que a imagem pessoal é construída, ou seja, através de seu aprimoramento, é possível ter resultados melhores no relacionamento com as pessoas – seja na vida pessoal ou profissional.

Essa dica não quer dizer que você precisa mudar quem você é para agradar o mercado, mas sim, que é preciso ter senso crítico para entender que certas atitudes, de acordo com a profissão escolhida, podem afetar a sua carreira. Nas redes sociais, por exemplo, é interessante refletir sobre as opiniões que expressa e os conteúdos que compartilha, uma vez que podem refletir seus valores e forma de pensar sobre determinado assunto.

Outros cuidados importantes com a imagem pessoal têm a ver com hábitos de higiene e com a maneira de se vestir no ambiente de trabalho. Conflitos constantes com os colegas e hábitos criar e cultivar inimizades também não ajuda em nada, uma vez que passa a impressão de uma pessoa com quem é difícil trabalhar.

7. Seja seu próprio avaliador

Uma das melhores maneiras de alcançar o sucesso na carreira profissional é ser crítico de si mesmo, ou seja, ser capaz de avaliar o seu próprio desempenho. Não espere pela sua avaliação anual – faça você mesmo uma autoavaliação.

A autoavaliação é o processo de análise que realizamos sobre determinados aspectos de nossas vidas, como o profissional. Entender o que você vem fazendo de certo e errado no trabalho; se seu desempenho pessoal está satisfatório; se está realmente feliz com sua atividade; o que deseja para o futuro e como vai conseguir isso são algumas das reflexões que você deve se fazer para seguir adiante com mais segurança e certeza do que quer.

Muitas empresas investem em técnicas de autoavaliação para que seus funcionários possam se autoconhecer e assim desenvolver seus objetivos profissionais com mais propriedade, mas isso não significa que você não possa fazer isso por si mesmo. Aliás, é altamente recomendável.

8. Comunique-se bem

A comunicação é a chave para o sucesso de qualquer profissional numa organização. Se o seu gerente tem que pedir um relatório de status, você não está fazendo tudo o que poderia estar fazendo. A comunicação é uma ferramenta que promove sinergia para alcançar os resultados almejados e, quando bem trabalhada, auxilia na integração entre os colaboradores. Mas o processo somente é bem-sucedido quando o destinatário recebe, compreende e interpreta a mensagem.

A comunicação eficaz se baseia em uma série de fatores diferentes. Desde o que dizemos e do modo como os dizemos, à comunicação não-verbal, às habilidades de escrita e até mesmo à aparência geral – tudo isso afeta a maneira como você compartilha, recebe e transmite informações.

Na era digital, as habilidades de comunicação verbal no local de trabalho ainda são de vital importância. Haverá todos os tipos de situações no trabalho em que você precisará usar essas habilidades. De reuniões de negócios a workshops de produtos ou serviços; quando você precisar fazer uma apresentação ou uma palestra para colegas ou clientes, e até mesmo em conversas simples do dia a dia.

9. Crie soluções

Todos podem transformar seus problemas nos problemas de seus gerentes. Seja o provedor da solução, não o criador do problema. Ótimos funcionários resolvem problemas. Se você não tem autoridade para dar o veredicto final sobre um problema relevante para o seu trabalho ou departamento, certifique-se de oferecer soluções ao seu chefe e tente ajudar o máximo que puder, de todo o coração.

O valor da ação é muito maior do que meras palavras. Use isso como um princípio em suas atividades. Em vez de se gabar de todas as coisas que você pode fazer e nunca realmente cumprir, você deve mostrar à gerência do que é capaz.

10. Aprenda Com O Feedback

Quando o feedback não é nada positivo, muitas vezes pode ser uma pílula difícil de engolir. No entanto, pedir e realmente ouvir o feedback é uma das maneiras mais rápidas de aprimorar suas habilidades e progredir na carreira. Não importa onde você esteja em sua carreira, sempre haverá pessoas que têm uma perspectiva única a oferecer ou que podem saber mais sobre um determinado tópico do que você. Ouvir o feedback deles sobre o seu trabalho, avaliar honestamente se o que eles estão dizendo é verdadeiro e útil e colocar o que você aprendeu em prática certamente o ajudará a crescer na carreira que escolheu.

Conclusão

Alcançar o sucesso em sua carreira profissional não é fácil, mas é definitivamente possível se você seguir as dicas que apresentei neste artigo. Desde definir seus objetivos de carreira até buscar feedback e desenvolver habilidades relevantes, cada uma dessas dicas podem ajudá-lo a se destacar no mercado de trabalho.

Lembre-se de que o sucesso em sua carreira é um processo contínuo e exigirá esforço constante para mantê-lo. Esteja disposto a aprender, seja flexível e mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado em sua área de atuação.

Espero que essas dicas sejam úteis para você e que as use para alcançar o sucesso em sua carreira profissional. Como leitura complementar sugiro a leitura do meu artigo Carreira Profissional: O que é e Como Planejar sua Carreira Profissional.

Você Gostou do Artigo?

Se você gostou do artigo e/ou se ele foi útil para você deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe suas opiniões conosco, contribua para enriquecer o conteúdo do artigo. Sua opinião é muito valiosa!

Aqui no Blog escrevo frequentemente artigos relacionados à Segurança privada e Gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, buscando o desenvolvimento profissional de forma que possam obter sucesso nas suas carreiras. Não perca nenhuma atualização importante!

Inscreva-se na nossa newsletter e outros dos nossos meios de aviso e seja um dos primeiros a saber das novidades.

Obrigado por ter dedicado seu tempo para leitura deste artigo! Espero que ele contribua com seu aprimoramento pessoal e profissional.

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Carreira Profissional: O que é e Como Planejar sua Carreira Profissional

A Importância da Leitura para Carreira Profissional

Sucesso Profissional. O que é? Como Ter Sucesso Vida Profissional

Sucesso: O que é, Conceitos, Definições – As 6 Categorias do Sucesso

Fatores Críticos de Sucesso: O que são? Objetivos, Importância

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (23 de novembro de 2021). 10 Dicas para Obter Sucesso na Carreira Profissional. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/10-dicas-para-obter-sucesso-na-carreira-profissional/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Rafael Albuquerque!
    Fico muito feliz em saber que meus artigos estão contribuindo para o aprimoramento do seu conhecimento.
    Obrigado pelas suas palavras.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Excelente artigo José Marcondes. Tenho me inspirado bastante a anos, quando venho me capacitar com a leitura de seus artigos. Sempre me enriqueço com suas informações pelo whatssap, blog e também pelo telegram. Continue assim esse profissional de excelência, sempre disposto a trazer artigos de fundamental importância ao nosso meio de trabalho. Sucesso hoje e sempre.

  3. Olá Thiago Volpi!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.