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Sucesso Profissional. O que é? Como Ter Sucesso Vida Profissional

Sucesso Profissional. O que é? Como Ter Sucesso Vida Profissional

Qual a definição de sucesso profissional? Qual é o segredo para o sucesso profissional? O que é preciso para alcançar o sucesso? fazem parte das inúmeras dúvidas que os profissionais tem em relação ao sucesso na carreira profissional.

Neste sentido posso afirmar que o sucesso profissional é uma decisão pessoal do indivíduo sobre a escolha da sua própria trajetória profissional, é atingir aquilo que se estabelece como objetivo para carreira profissional, e que uma vez atingido, lhe traz satisfação e realização.

Ter sucesso na carreira profissional também pode ser definido e medido por algumas conquistas concretas que melhoram a sua qualidade de vida, as suas finanças, satisfação pessoal, realização profissional e o seu status social.

Todos podem se tornar profissionais de sucesso, basta para isso planejamento e atitudes proativas rumo ao objetivos profissionais estabelecidos, conforme veremos no conteúdo deste artigo.

Por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista e Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP
Postado 19/01/2021


Índice do Conteúdo

O que é Sucesso Profissional?
Conceito de Carreira Profissional
Como Ter Sucesso na Carreira Profissional
Competências Sucesso Profissional
Como obter Sucesso Profissional?
Dicas para ter Sucesso na Vida Profissional?
Características Profissionais de Sucesso
Conclusões
Indicação de Artigos Complementares
Dados para Citação em Trabalhos
Referencias Bibliográficas


O que é Sucesso Profissional?

O sucesso profissional é uma decisão pessoal do indivíduo sobre a escolha da sua própria trajetória profissional, é atingir aquilo que se estabelece como objetivo para carreira profissional, e que uma vez atingido, lhe traz satisfação e realização.

A definição de sucesso tem significados diferentes para cada um, de forma geral, cada individuo tem a sua definição e visão de sucesso. Dentro desse contexto, o sucesso profissional está relacionado aquilo que o profissional estabelece como objetivo profissional, e busca atingir para sua satisfação profissional e pessoal.

O conceito de sucesso profissional pode ter um sentido duplo, que se relacionam e se complementam.

  • Em um deles, estão o reconhecimento e a valorização profissional, tanto da sociedade quanto do mercado de trabalho, que envolve, a justa renomeação financeira e a conquista financeira/ patrimonial;
  • No outro, está o grau de satisfação que a pessoa tem em relação não só à sua trajetória até chegar à ocupação atual, mas, principalmente, ao que ela produz, aos desafios que enfrenta e às conquistas que alcança, e contribuições que ela da ou deu nessa profissão. De forma geral, fere-se ao que ela faz ou fez de positivo, de bom, para outras pessoas e a sociedade como um todo. Envolve um senso de Autorrealização.

Fora isso, o sucesso profissional também pode ser definido e medido por algumas conquistas concretas que melhoram a sua qualidade de vida, as suas finanças e o seu status social.

É o caso, por exemplo, da conquista de uma promoção ou de uma boa remuneração, do acesso a benefícios, auxílios e bonificações, da conquista de uma promoção no plano de carreira da organização, ou da expansão dos seus negócios.



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Conceito de Carreira Profissional

O conceito de carreira profissional, vem da origem latina “carraria”, que significa “caminho para carros” e esse termo passou por diversas transformações ao longo da história (RHIO’S, 2011).

Segundo (RHIO’S, 2011). Apenas em 1803 o significado da palavra carreira passou a ter relação com o mundo dos negócios, pois o termo foi associado ao “caminho na vida profissional”.

Rhio’s (2011) conceitua carreira como a soma de todos os cargos ou posições ocupadas por uma pessoa durante sua vida profissional ou “[…] percurso profissional em direção a uma especialização almejada, que deverá atender objetivos pessoais e profissionais, trazendo satisfação e realização”.

Para Pontes (2008) a carreira profissional é uma decisão pessoal do indivíduo sobre a escolha da sua própria trajetória, cabendo à organização encorajar e proporcionar os caminhos para o seu desenvolvimento.

Segundo Tavares (2015), o plano de carreira é um plano estruturado onde o profissional sabe o caminho que pode percorrer dentro da organização, determinando quais competências necessárias deve atingir em cada nível hierárquico e também a expectativa que a empresa tem em relação aquela função.

O planejamento de carreira segundo Pontes (2008) traz vantagens para o colaborador e para empresa como qualidade, produtividade, conhecimento, experiência prática e habilidades, exploração das capacidades e potenciais, ascensão e maior integração do colaborador na empresa, criando condições para que o colaborador atinja os objetivos profissionais e estabeleça sua trajetória de carreira.

Por fim, alinhar os interesses de carreira dos empregados com os da organização é fundamental para o sucesso da organização e dos seus colaboradores.



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Como Ter Sucesso na Carreira Profissional

Uma carreira profissional de sucesso é responsabilidade de quem a desenvolve, isto é, do seu proprietário, o próprio profissional, e não do tomador de serviços ou do empregador.

Inúmeros profissionais só percebem tal fato na hora do apuro, de uma demissão inesperada e, muitas vezes, percebem que deveriam, ainda quando empregado, ter se qualificado melhor para o mercado de trabalho, ou seja, acomodam-se e esquecem que a qualquer momento podem estar desempregados.

O profissional precisa estar constantemente preparado para o mercado, as empresas hoje em dia não garantem emprego estável para ninguém, o cuidado com a carreira é totalmente responsabilidade de seu dono.

Desse modo, só resta uma saída para todas as pessoas que queiram manter a empregabilidade no mercado de trabalho: investir na própria carreira.

“Empregabilidade significa a capacidade, aptidão ou possibilidade de conseguir um emprego, de manter-se em um emprego.”

Cuide da sua carreira profissional para ter sucesso!

Você deve tratar a sua carreira profissional como se fosse um negócio próprio, ela deve ser alvo de atenção e investimento de tempo e dinheiro.

É necessário dedicar tempo e recurso financeiro para estruturar e impulsionar seu sucesso profissional.

Você deve fazer investimento na sua qualificação e capacitação profissional, na busca e estreitamento de relacionamentos estratégicos, aparecendo bem para as pessoas e empresas (fazendo seu marketing pessoal) . Enfim, exercendo atração sobre o mercado de trabalho.

Atualmente é imprescindível que os profissionais mantenham seus conhecimentos atualizados e desenvolvam várias habilidades e competências.

A grande verdade é que o mercado agora valoriza e dá preferência a profissionais com múltiplas habilidades e iniciativas. É preciso que o profissional desenvolva permanentemente sua empregabilidade, sua condição de estar empregado.

O profissional para ter sucesso deve exercer atratividade aos olhos do empregador ou tomador de serviço; ser fiel e dedicado, não garante mais o emprego, tem que ter aprimoramento e investimento em si próprio.

Investir na própria carreira é ter a capacidade de reciclar-se sempre, desenvolver novas competências para atender às características do exigente mercado, sendo atrativo para o mesmo.

Habilidades

De forma breve, uma habilidade pode ser definida como a capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas, em conformidade com determinados padrões exigidos pela organização (WOOD JUNIOR, 2004).

Para Wood Junior (2004, p. 62) uma habilidade pode ser caracterizada pelos seguintes elementos:

  • Conhecimentos: constituem um conjunto de conceitos, técnicas, teorias e metodologias relacionadas ao trabalho. É o saber adquirido, podendo ser transmitido e aprendido;
  • Aptidões pessoais: relacionam-se às características do individuo, tais como capacidade de concentração e coordenação motora;
  • Aplicação prática: relaciona-se à mobilização dos conhecimentos teóricos e das aptidões pessoais, aplicados no trabalho.

Para Dalmau (2008, apud TRENTO, 2016) as habilidades são tudo aquilo que as pessoas precisam saber fazer, podendo ser divididas em habilidades técnicas, humanas e conceituais.

  • habilidades técnicas são a capacidade de usar instrumentos, adotar processos ou aplicar as técnicas de um campo de especialização;
  • habilidades humanas revelam a capacidade de trabalhar com outras pessoas;
  • habilidade conceitual se refere à capacidade mental de coordenar e integrar todos os interesses e atividades da organização.

Competências

Para Ramos (2001 apud CRUZ, 2005) a competência associa-se à conjugação dos diversos saberes mobilizados pelo indivíduo (saber, saber fazer e saber ser) na realização de uma atividade, não somente dos conhecimentos formais, mas toda gama de aprendizagens interiorizadas nas experiências vividas que constituiriam a subjetividade.

Segundo Cruz (2005), a competência abriga três dimensões os saberes, as atitudes e os valores.

  • O saber formalizado que se realiza pelas operações sobre os conhecimentos produzidos pela sociedade que fundamentam a ação das pessoas como indivíduos e como profissionais.
  • O saber fazer está ligado à competência da ação ou no conjunto de ações organicamente articuladas.
  • O saber ser refere-se ao conhecimento posto em prática no fazer, acontece na sociedade e a ação das pessoas é regulada socialmente.

As mudanças em busca de uma maior valorização das competências dentro das organizações vêm de encontro com às contribuições significativas que a mulher tem demonstrado como flexibilidade, sensibilidade, intuição, capacidade de trabalhar em equipe e administrar a diversidade. Esses atributos estão em alta e assinalam um emergente estilo feminino de liderança (CARREIRA, AJAMIL, MOREIRA, 2001 apud GOMES 2005).



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Competências Relacionadas ao Sucesso Profissional

De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (ENDEAVOR, 2015) há 10 competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado de trabalho e que são essenciais para o crescimento e sucesso profissional, tanto para o empreendedor quanto para o empregado de uma organização:

  • Liderança – capacidade de liderar pessoas e influenciar equipes, desenvolver o seu potencial, extrair seu melhor e alcançar grandes resultados;
  • Automotivação – capacidade de motivar-se independente dos problemas e situações adversas e continuar sendo produtivo;
  • Trabalho em equipe – o trabalho em equipe é fundamental numa empresa, assim ter habilidades para produzir enquanto coletivo e jogo de cintura frente as situações são características bem importantes;
  • Criatividade – esta competência mostra a capacidade de inovação do colaborador em momentos de estresse, como também de criar soluções novas e sua ousadia em fazer diferente;
  • Comunicação Efetiva – compreende usar bem a comunicação, se relacionar, expressar ideias claras, saber dar feedbacks e esclarecer dúvidas;
  • Capacidade de Negociação – saber dialogar com os colaboradores em situações de conflito, buscar sempre um entendimento pacífico visando manter o bom clima organizacional, além de saber negociar com agentes externos: parceiros, fornecedores e clientes, por exemplo;
  • Flexibilidade – saber lidar com mudanças, ser receptivo a elas, conseguir se adaptar, lidar com pensamentos divergentes e buscar crescimento através disso;
  • Busca por conhecimentos – Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de evolução e cursos de atualização para aprimoramentos em sua profissão. Além disso, são bem informados não só quanto ao seu campo de atuação, mas todas outras áreas da empresa;
  • Bom Humor – Segundo pesquisa da revista inglesa Management Today, pessoas infelizes são 80% menos produtivas, então é essencial buscar o equilíbrio emocional, cultivar emoções positivas e ter bom humor. Isso torna a convivência harmônica e os resultados mais possíveis;
  • Relacionamento Interpessoal – Possibilita minimizar os conflitos e garante a empatia entre colegas e líderes, bem como o relacionamento de forma efetiva daqueles que vão seguir suas ideias e colaborar com seus projetos.


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Como obter Sucesso Profissional?

As profissionais de sucesso buscam desenvolver continuamente suas habilidades e conhecimentos e .melhorar cada vez mais a sua capacitação. Buscam exercer atração nos contratantes devido às suas qualificações intelectuais e profissionais.

Diante de tanta disputa por poucas vagas no mercado de trabalho, ter excelentes conhecimentos, muitas vezes, pode não ser tudo. O profissional precisa se relacionar com pessoas, criar e manter uma rede de contatos.

O que é Preciso para ter Sucesso Profissional?

Para atingir o sucesso profissional que você almeja, é importante, antes de qualquer coisa, definir onde você quer chegar, ou seja, o que você quer da sua sua profissão, que tipo de carreira quer ter e onde quer chegar em relação a sua escolha. Em outra palavras, você deve fazer um Plano de Carreira.

A conquista do sucesso profissional está relacionada a resposta das três questões a seguir:

  • O que eu quero?
  • Como estou em relação ao que eu quero?
  • O que eu preciso fazer para conseguir o que eu quero?

Neste contexto, é essencial realizar uma autoavaliação para determinar quais são os seus interesses profissionais, aptidões e, em especial, objetivos de vida profissional.

A partir disso, fica mais fácil selecionar uma profissão ou carreira capaz de motivá-lo a crescer e se aperfeiçoar e lhe proporcione grandes realizações e conquistas profissionais.



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Dicas para ter Sucesso na Vida Profissional?

O sucesso profissional não cai do céu. As pessoas têm sucesso profissional porque trabalham para isso aplicando técnicas eficientes, consciente ou inconscientemente. A seguir algumas dicas para ter sucesso profissional:

1. Faça um Plano de Carreira

O plano de carreira é de extrema importância, ele busca responder as perguntas básicas: O que eu quero? Onde eu estou? O que eu preciso fazer para chegar onde eu quero?

Ele deve estabelecer os objetivos da sua carreira profissional, as etapas necessárias para ao atingimento dos objetivos e as estratégias de ações a serem postas em prática.

2. Invista numa formação de Nível Técnico ou Superior

Não abra mão de uma formação técnica ou superior. Atualmente, faz parte das exigências de muitas empresas para contratação de novos colaboradores uma formação técnica, seja nível técnico ou superior.

Com essas formações, o profissional prepara se para exercer atividades mais qualificadas nos segmentos da sua carreira, e para realizar funções de coordenação, supervisão e gestão dos recursos organizacionais.

3. Complemente o seu Currículo com Cursos Livres

Fora os seus estudos acadêmicos, você deve complementar o seu currículo com cursos livres.

Cursos livres servem para você se aprofundar em questões técnicas e atuais da sua área de atuação. São uma forma rápida e objetiva de buscar conhecimento e aprimoramento profissional em área especificas.

Eles são ótimos para busca de capacitação, especialização e aperfeiçoamento das habilidades técnicas desejadas pelas empresas, e que os cursos superiores, muitas vezes não se aprofundam.

4. Participe de Feiras, Seminários, Workshop e outros Eventos Similares

Estes tipos de eventos além de possibilitar o acesso as novidades do mercado no que se refere a tecnólogas, recursos e novos conceitos, também são excelentes para formar e aumentar sua rede de contatos com profissionais da sua área de atuação.

5.Torne a Leitura um Abito Diário

Na atualidade as pessoas estão mais voltadas para vídeos e imagens, devido, em grande parte, as redes sociais da moda (Instagram, Facebook, YouTube), as quais valorizam e dão preferencia a imagens e vídeos de curta duração.

Em alguns casos, o uso das redes sociais estão afastando as pessoas do abito de leitura, principalmente quando o texto são longos, caso dos livros.

Crie o abito de ler pelo menos um livro ao mês, que tenha relação com a sua carreira profissional. Se você ler 5 páginas de um livro por dia, você conseguirá ler um livro de 150 páginas por mês e 12 ao longo do ano. Está prática fará uma grande diferença na sua carreira profissional.

6. Não perca tempo nas redes sociais com conteúdo irrelevantes

Pesquisa realizada pela empresa GlobalWebIndex, sede em Londres, detectou que os brasileiros passaram em média de 225 minutos navegando nas redes sociais por dia, em 2019 – são 3 horas e 45 minutos diariamente.

Será que esse tempo diário dedicado as redes sociais é voltado para coisas produtivas, que agreguem valor e conhecimento aos usuários?

As redes sociais foram planejadas e são alimentadas para capturar e manter as pessoas nelas conectadas o maior tempo possível. “Utilize a rede social, aos invés de ser utilizado pela rede social”.

Faça o uso consciente, sempre com objetivos previamente definidos e voltados para os seu crescimento profissional. Não seja um escravo ou zumbi das redes sociais

7. Construa uma rede de contatos

Uma outra dica de como obter sucesso profissional é construir uma rede de contatos com os seus colegas, professores, e conhecidos da sua área de atuação.

Para isso, você pode aproveitar cursos, conferências, palestras, congressos, seminários, workshops, cursos, treinamentos etc, para estabelecer suas rede de contatos. O importante não é a quantidade e sim qualidade das pessoas que fazerem parte da sua rede.

Não confunda grupos de redes sociais como rede de contato.

Muitos dos grupos de rede sociais são inúteis e consomem sua atenção e tempo, sem retorno positivo algum.

6. Tenha um Mentor para servir como inspiração

Mentor é aquele que dá exemplos, suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva suas habilidades, aprimore sua performance e se torne melhor como pessoa e profissional.

Um mentor pode ser um professor, um chefe, um colega, um avô, um poeta, um filósofo, um escritor, um profissional bem sucedido com potencial de inspirar você na sua busca do sucesso profissional.

Mentor é aquele que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva suas habilidades, aprimore sua performance e se torne a melhor pessoa que ela possa vir a ser.

Em outras palavras, um verdadeiro mentor ajuda a pessoa a ser melhor e a encontrar um sentido para a sua vida. São pessoas que, direta ou indiretamente, nos passam visões, sonhos, ideais, princípios, valores, atitudes, conhecimentos e sabedoria.

O mentores são aqueles nos quais nos espelhamos, que se transformam nos nossos modelos de comportamento e cujas expectativas (reais ou supostas) tentamos atender ao longo da nossa vida, mesmo que não estejam mais conosco.

Grandes líderes, em geral, tiveram grandes mentores. Alguns exemplos: O mentor de Alexandre, o Grande, foi Aristóteles, o de Martin Luther King foi Gandhi, o de Jim Collins foi Peter Drucker, e assim por diante.



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Algumas Características Comuns aos Profissionais de Sucesso

  • Ambição – forte desejo ou anseio constante de alcançar determinado sucesso ou de alcançar algum objetivo, pretensão, aspiração;
  • Motivação – impulso pessoal que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos;
  • Senso de Planejamento – entendimento e percepção da necessidade e importância de se planejar as ações e atividades antes da sua execução;
  • Proativo – comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio;
  • Disciplina – conduta que assegura o cumprimento de planos, programas, regras e posturas estabelecidas;
  • Resiliência – está diretamente relacionada a capacidade de lidar e de transpor adversidades e obstáculos impostos pela jornada da vida;
  • Autodesenvolvimento – capacidade motivacional de buscar informações e conhecimentos, de estudar e raciocinar  sobre as informações existentes, de ser crítico e seletivo frente a grande quantidade de informações disponíveis sobre um referido assunto e ser capaz de forma a sua própria opinião sobre um assunto;
  • Relações Intrapessoais – capacidade de relacionar-se com suas próprias emoções e sentimentos. Ou seja, refere-se ao autoconhecimento e a automotivação do indivíduo e como ele aplica estes em sua vida;
  • Relações Interpessoais –  competência e habilidade de se relacionar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação, ou seja, a forma como a pessoa se relaciona com as outros.


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Conclusão

Como podemos observar no artigo, o sucesso profissional é uma conceituação e decisão pessoal do indivíduo, sobre a escolha da sua própria trajetória profissional, é atingir aquilo que se estabelece como objetivo para carreira profissional, e que uma vez atingido, lhe traz satisfação e realização.

Para alguns, sucesso está relacionado as conquistas concretas que melhoram a sua qualidade de vida, as suas finanças e o seu status social, como: promoção, aumento de salário, compra de bens, crescimento do negócio e etc.

E para você? O que é sucesso profissional? O que você considera como sucesso profissional e mais importante, o que você está fazendo para atingir o seu sucesso profissional?

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Forte abraço e sucesso!

Autor: José Sérgio Marcondes – CES
Especialista e Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor IBRASEP

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Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Sucesso: O que é, Conceitos, Definições – As 6 Categorias do Sucesso

Resiliência: Significado, O que é, Definição, Conceitos. 3 Tipos de Resiliência

Autodesenvolvimento Profissional

Relacionamento Interpessoal

Relacionamento Intrapessoal

Como se Tornar um Líder de Sucesso?



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Dados para Citação em Trabalhos

MARCONDES, José Sérgio (19 de janeiro de 2021). Sucesso Profissional. O que é? Como Ter Sucesso Vida Profissional. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/sucesso-profissional-o-que-e-como-ter-sucesso-vida-profissional/ – Acessado em (inserir data do acesso).



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Referencias Bibliográficas

EQUIPE RHIO’S. O conceito de Carreira. Rio de Janeiro: ago.2011

PONTES, B. R. B. Administração de Cargos e Salários – Carreira e Remuneração. 13. ed. São Paulo: Ltr, 2008

TAVARES, A. D. de M,; BARBOSA, R. B. A Mulher e a Tripla Jornada de Trabalho: Como esta mulher vivencia as atividades profissional, familiar e doméstica? Aracaju, 2015

WOOD JÚNIOR, T. Remuneração Estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011

TRENTO, G. Gestão por Competências: Uma nova prática para a gestão de Recursos Humanos. Videira, 2016

CRUZ, C. H. C. Competências e Habilidades: da Proposta à Prática. 2005

GOMES, A. F.; SANTANA, P. G. W.; SILVA, J. Mulheres Empreendedoras: Desafios e Competências. Revista Técnica Administrativa. Buenos Aires, V.4, n. 24, out – dez 2005

ENDEAVOR BRASIL. Plano de carreira: empresa e funcionário crescendo juntos. 06. Jul. 2015

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

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  1. Boa tarde Sr José Sérgio, matéria interessantíssima, mas, deixo meu manifesto com relação a área da segurança Privada. Fiz o curso de Vigilante, extensão, me formei Gestor de Segurança Privada, tenho algumas extensões, estou terminando uma especialização em inteligência em Segurança Privada. consegui apenas um trabalho de Vigia. Parece que quanto mais qualifico mais distante fica as oportunidades.

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