- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

A Importância da Leitura para Carreira Profissional

A Importância da Leitura para Carreira Profissional está associado a necessidade de conhecimento que uma determina profissão exige para seu exercício de forma satisfatória e de modo que o profissional envolvido se destaque em seu meio de atuação.

A leitura é uma prática fundamental na formação e desenvolvimento profissional de qualquer indivíduo, pois está diretamente relacionada ao aprendizado e desenvolvimento do conhecimento e raciocínio profissional . É através dela que o profissional adquiri e aprimora as suas competências profissionais. O profissional que pratica o hábito da leitura, adquire mais conhecimento e se desenvolve enquanto ser humano e profissional.

A leitura vêm a ser um dos fatores fundamentais para a inserção do ser humano na sociedade atual. O ato de ler pode fornecer ao leitor o acesso às informações, à ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da criticidade e o interesse na busca pelo conhecimento sobre assuntos variados que, além de instigar o leitor a pensar criticamente sobre diversas questões, pode impulsionar suas relações sociais.

Por meio de uma leitura informativa e formativa, o indivíduo poderá aprimorar a escrita, desenvolvendo-a com mais coesão e conhecimento científico, cultural, entre outros, composta por informações pertinentes a um determinado assunto.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 16/11/2021

O que é leitura?

Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim “lectura”, originalmente com o significado de “eleição, escolha, leitura”. Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê. A leitura é a forma como se interpreta o significado de um conjunto de informações (presentes em um livro, artigo, notícia de jornal, etc.) ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal de um conjunto de dados.

O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. É através do ato de ler que o homem interage com outros homens por meio da palavra escrita.

O leitor é um ser ativo que dá sentido ao texto. A palavra escrita ganha significados a partir da ação do leitor sobre ela.
A leitura é um processo de compreensão de mundo que envolve características essenciais singulares do homem, levando a sua capacidade simbólica e de interação com outra palavra de mediação marcada no contexto social. Assim, um texto só se completa com o ato da leitura na medida em que é atualizada a linguística e a temática por um leitor

Etapas do Processo de Leitura

No processo de leitura, ocorrem, pelo menos, quatro etapas, segundo uma visão psicolinguística: decodificação, compreensão, interpretação e retenção”. (Cabral, 1986).

  1. Decodificação – o leitor primeiramente decodifica os símbolos escritos. É uma leitura superficial que, apesar de incompleta, é essencial fazê-la mais de uma vez num mesmo texto. É o momento em que o leitor deve anotar as palavras desconhecidas para achar um sinônimo, passo importante para passar para a próxima etapa de leitura, a compreensão do que foi lido.
  2. Compreensão – após passar pela etapa da decodificação, o leitor deve captar o sentido do texto lido. Deve saber do que se trata o texto, qual a tipologia usada, compreender o que o autor pretendeu passar e ser capaz de resumir em duas ou três frases a essência do texto. Nas questões referentes a essa etapa, as respostas podem ser encontradas literalmente no próprio texto, ou escritas de outra forma, porém estão explícitas no texto.
  3. Interpretação – a terceira etapa da leitura, o aluno deve interpretar uma sequência de ideias ou acontecimentos que estão implícitas no texto. O aluno não encontrará facilmente as respostas no texto se não o compreendeu, pois apenas com uma boa compreensão o aluno conseguirá interpretar sentidos do texto que não estão escritos literalmente.
  4. Retenção – essa última etapa, o leitor deve ser capaz de reter as informações trabalhadas nas etapas anteriores e aplicá-las: fazendo analogias, comparações, reconhecendo o sentido de linguagens figuradas ou subtendidas, e o principal, aplicar em outros contextos refletindo sobre a importância do que foi lido fazendo um paralelo com seu cotidiano, aprendendo com isso, a fazer suas próprias análises críticas. É retenção, que diz respeito ao armazenamento das informações mais importantes na memória de longo prazo.

Leitor Qualificado

O leitor qualificado é aquele que consegue interagir com o texto, identificando não apenas elementos explícitos no texto, mas também lendo nas entrelinhas, ou seja, extraindo significados também de elementos que não estão explícitos no texto.

A formação de um leitor competente supõe formar alguém que compreende o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito”. O leitor qualificado consegue estabelecer relações entre os textos lidos que lê e outros textos já lidos, sabendo que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto, uma vez que “o leitor constrói e não apenas recebe um significado global para o texto” (KLEIMAN, 1989, p. 65).

Ler é básico para o progresso na aprendizagem de qualquer assunto. A formação de um leitor competente, segundo os PCN (2001, p. 54), “só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura de textos de fato, a partir de um trabalho que deve se organizar em torno da diversidade de textos que circulam socialmente”.

Como Fazer para Estimular o Hábito de Ler

Dentre o significado de hábito estão: 1. inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato. 2. Forma habitual de ser ou de agir.

Uma das formas de adquirir um hábito positivo é repetir várias vezes a ação desejada até que ela passe a fazer parte da sua rotina diária, depois de um certo tempo, essa ação será incorporada no seu subconsciente como necessária e rotineira, e você passará a executá-la de forma automática.

É importante ressaltar que a leitura não é uma habilidade da qual nascemos com ela como se fosse um diferencial ou uma característica individual, ela é um hábito que pode e deve ser estimulado e desenvolvido ao longo da nossa vida, principalmente na infância. Tornar-se um leitor requer motivação, foco e persistência. Incluir o hábito de leitura na sua rotina deve ser um prática contínua e exercitado diariamente. Siga essas 5 dicas práticas e efetivas para melhorar seu hábito de ler:

  • Escolha livros do seu interesse;
  • Separe diariamente um horário para ler;
  • Aproveite os momentos de ócio;
  • Estipule uma meta de leitura;
  • Quando aplicável, faça um resumo do que leu.

Comece a formação do hábito de ler por assuntos que te agrade. Há sites, blogs, livros e revistas sobre tudo, basta procurar, e se esforçar, que você já começa a adquirir um hábito. Ao invés de passar horas rolando a time line do Facebook e Instagram ou de ficar assistindo vídeos no YouTube ou TicToc, dedique uma parte do seu dia para leitura de conteúdos relevantes, isso fará a diferença em sua vida pessoal e profissional.

Tenha um horário estipulado todos os dias para ler, que pode ser logo ao acordar, antes de dormir, ou os inervá-los ou momentos ociosos da sua rotina diária. Também é sempre importante usar bem seu tempo para a literatura, aquele tempo que você fica de bobeira, você pode substituir por uma boa leitua.

“Eu não tinha tempo para parar e ler um livro, isso era um fato. Só que eu percebi que durante o meu dia, existem vários horários picados, de tamanhos diferentes, que eu fico ocioso. Tendo isso em mente, criei um hábito de ter sempre um livro na minha mochila (minha fiel companheira que vai para qualquer lugar que eu for)”. Bernardo Pina (2007)

A importância da Leitura

O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do ser humano e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. Em meio ao boom tecnológico das últimas décadas, esse hábito acabou ficando de lado, sendo substituído primeiro pela televisão e depois pelas plataformas de vídeos da Internet como Netflix e YouTube, e pelas demais rede sociais, que muitas das vezes, consomem nosso precioso tempo sem dar nada em troca. O que tem resultado, cada vez mais, em pessoas desinteressadas pelos livros e artigos escritos, fatores que tem contribuído cada vez mais para diminuir a capacidade de interpretação de textos, análise critica de conteúdo, formação de opinião própria sobre um determinado assunto e argumentação.

A leitura é a maneira mais antiga e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. E é preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono. A leitura melhora a capacidade de aprendizado das pessoas, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, afinal ajuda também a sanar dúvidas de palavras que não sabemos escrever, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê com frequência conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas, consegue ter um conhecimento mais amplo e diversificado.

Ler sobre variedades estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. Somente escreve bem quem lê com frequência. Ela ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, facilita a alfabetização e ajuda em todas disciplinas, é um dos principais suportes para o aprendizado.

Benefícios da leitura para a vida pessoal e profissional:

Dentre os inúmeros da leitura para vida pessoal e profissional estão:

  • Vocabulário amplo e rico;
  • Melhora na escrita;
  • Desenvoltura na oratória, expressão e argumentação;
  • Aumento do senso crítico;
  • Evolução do pensamento sistêmico;
  • Maior capacidade de persuasão;
  • Estímulo à abertura de novas opiniões e pontos de vista;
  • Expansão do repertório cultural;
  • Maior qualidade nas relações interpessoais;
  • Autodesenvolvimento contínuo;
  • Carreiras profissionais mais promissoras.

O objetivo comum da grande maioria dos profissionais ativos, independentemente do setor de atividade, é alcançar o sucesso. Porém isso somente é possível se você tiver as competências adequadas a a carreira profissional pretendida, e para tanto, o hábito da leitura é indispensável.

A leitura tem um papel fundamental no processo de aprendizagem. Além de proporcionar as pessoas o entendimento do que está a sua volta, ela também tem papel no desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.

Espera-se de um profissional qualificado, além de todos os atributos técnicos, que domine as técnicas de leitura para que possa estar sempre aprendendo e reaprendendo; conforme as necessidades vão sendo alteradas com as novas realidades que surgem a partir dos avanços sociais, científicos e tecnológicos que inevitavelmente se refletem por meio das diversas técnicas profissionais que surgem.

O hábito da leitura torna-se, um aliado na construção do conhecimento necessário para a sua atuação profissional. Para tanto, faz-se necessário o exercício de leituras que possibilitem estar em constante aprendizado com sua área de atuação.

Você Gostou do Artigo?

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal. Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Deixe seu comentário logo abaixo! Ele é muito importante para mim.

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Autodesenvolvimento Profissional: Uma necessidade para o sucesso!

Motivação: O que é, Definição, Conceito, Quais são os Tipos, Importância

Competência Individual: O que é, Quais são os Tipos e as 3 Dimensões

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (16 de novembro de 2021). A Importância da Leitura para Carreira Profissional. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/a-importancia-da-leitura-para-carreira-profissional/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.