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Mapa Estratégico BSC: O que é, 4 Pilares, Como fazer…

O Mapa Estratégico é uma ferramenta de gestão estratégica simples e eficaz, que traduz de forma visual os objetivos estratégicos de uma organização. Ele materializa a visão e a estratégia que a organização adotará para transformar a visão de futuro em realidade, norteada pela missão e pelos valores da organização.

Um Mapa Estratégico BSC é uma descrição gráfica simples e objetiva que define e organização os objetivos estratégicos da organização considerando as quatros perspectivas do Balanced Scorecard (finança, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento).

A importância do mapa estratégico numa organização está relacionado a melhoria da comunicação da estratégia organizacional. Leia o artigo até o final e aprimore os seus conhecimentos sobre mapa estratégico.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 15/09/2022

O que é Estratégia?

Estratégia é uma palavra de origem grega, milenar e inicialmente não foi empregado no campo dos negócios. Strategus, para os gregos antigos significava o general superior, ou generalíssimo, estratégia significava a arte deste general. Na obra “A Arte da Guerra” de SUN TZU (1988) diz-se que as manobras estratégicas significam escolher os caminhos mais vantajosos.

Escolhas estratégicas são feitas por meio de iniciativas dentro dos relacionamentos internos e externos da organização, tanto de forma reativa como pró-ativa (CHILD, 1997). A sua delimitação envolve percorrer uma cadeia de meios e fins, a partir da maximização de informações, da alocação de recursos e do arranjo político, visando o desvio de ameaças ou o aproveitamento de oportunidades ambientais. Assim, a escolha é considerada o principal elo de ligação entre a organização e o ambiente. (ANDREWS, 1965; CHILD, 1972; MILLES E SNOW, 1978).

A estratégia empresarial surge como fator primordial para uma melhor e mais eficiente redefinição dos objetivos das empresas, além de ações favoráveis a serem implementadas, ou seja, caracteriza-se como o conjunto dos meios que uma organização utiliza para alcançar seus objetivos.

Gestão Estratégica?

Para as empresas obterem bons níveis de competitividade torna-se necessário a utilização de novas e eficientes metodologias de gestão. Uma delas trata-se da gestão estratégica. Essa tem por objetivo organizar as contribuições das diversas áreas da empresa, servindo como linha orientadora à integração dos esforços desenvolvidos pelos vários
especialistas, dispersos pela organização.

A gestão estratégica engloba não somente a formulação da estratégia (desenvolvimento da estratégia), implementação da estratégia (colocar a estratégia em ação) e controle estratégico (modificar a estratégia ou sua implementação para assegurar que os resultados desejados sejam alcançados), mas também os estágios iniciais de determinação da visão, missão e dos objetivos da organização no contexto de seus ambientes externo e interno.

A gestão estratégica envolve o estabelecimento de objetivos estratégicos definidos, que nas organizações partilham algumas características especificas, tais como: abrangem questões lucrativas e não lucrativas, podem ser alcançados com um esforço extra, incluem a variável tempo, facilitam os compromissos, minimizam os conflitos, possibilitam a quantificação e evitam consequências indesejáveis.

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Objetivos Estratégicos

Os objetivos estratégicos são propósitos de alto nível que definem o que uma organização deseja alcançar num prazo determinado. São declarações de propósito da direção da empresa que ajudam a criar uma visão geral e definir metas mensuráveis ​​para uma organização alcançar os resultados desejados.

As empresas criam objetivos estratégicos para promoverem sua missão e visão, para alinhar as metas e orientar as decisões que afetam o futuro da organização, e geralmente os divulgam por meio de mapas estratégicos.

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O que é um Mapa Estratégico?

O Mapa Estratégico é uma ferramenta de gestão estratégica simples e eficaz, que traduz de forma visual os objetivos estratégicos de uma organização. Ele materializa a visão e a estratégia que a organização adotará para transformar a visão de futuro em realidade, norteada pela missão e pelos valores da organização.

O Mapa Estratégico BSC é uma descrição gráfica simples e objetiva que define e organização os objetivos estratégicos da organização considerando as quatros perspectivas do Balanced Scorecard (finança, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento).

Um mapa estratégico é uma ferramenta visual de planejamento de negócios que representa as relações de causa e efeito entre as ações de uma organização e seus objetivos estratégicos. Este gráfico simples ajuda a comunicar como os objetivos estratégicos agregam valor para a empresa e fornece mais contexto sobre como as metas separadas se conectam à visão abrangente.

Os mapas de estratégia vêm da estrutura do Balanced Scorecard (BSC) . Quando se trata de medição de desempenho de negócios, os autores, David P. Norton e Robert S. Kaplan, aconselham as empresas a avaliar os principais indicadores de desempenho (KPIs) em quatro áreas principais: finança, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento.

O objetivo principal do mapa estratégico é proporcionar o alinhamento entre os diversos objetivos estratégicos, traduzindo de forma visual e direta a estratégia empresarial adotada, através de uma figura em um único ambiente visual. Ele mostra uma conexão lógica de causa e efeito entre os objetivos estratégicos.

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Definições de Mata Estratégico

O Mapa Estratégico pode ser definido como uma representação visual dos objetivos estratégico que uma organização precisa atingir para ter sucesso. Ele é criado durante o processo do planejamento estratégico e é usado como referência principal durante a definição das estratégias organizacionais e nos processos de medição de desempenho organizacional.

O mapa estratégico é composto por um conjunto de objetivos estratégicos balanceados em quatro perspectivas (finança, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento), interligados por relações de causa e efeito e gerenciados por indicadores de desempenho.

A tradução da estratégia por meio do mapa estratégico cria um referencial comum de fácil compreensão para todos, proporcionando a clara percepção de como as atividades de cada um estão ligadas aos objetivos gerais da organização e possibilitando, desse modo, o trabalho coordenado e colaborativo em prol das metas organizacionais estabelecidas.

Mapa Estratégico BSC

Propósito do Mapa Estratégico

Os principais propósitos do mapa estratégico são:

  • Definir e comunicar, de modo claro e transparente a todos os níveis, o foco e a estratégia de atuação escolhidos, e a forma como as ações impactam no alcance dos resultados desejados;
  • Subsidiar a alocação de esforços e;
  • Evitar a dispersão de ações e de recursos.

O mapa estratégico traduz a missão, a visão e a estratégia em objetivos, organizados segundo diferentes perspectivas. Essas perspectivas são “pontos de vista” referentes ao negócio e representam os fatores-chave para uma visão ampliada da organização e são fatores críticos de sucesso.

Cada perspectiva engloba um conjunto de objetivos estratégicos que retrata o que a organização pretende alcançar mediante o “olhar” de cada público de interesse. As perspectivas, quando vistas em conjunto, permitem uma visão completa da estratégia da instituição e contam a história da estratégia de uma forma clara e de fácil compreensão.

Importância do Mapa Estratégico

A importância do mapa estratégico numa organização está relacionado a melhoria da comunicação da estratégia organizacional. A maioria das pessoas entendem e aprendem melhor pelos estímulos visuais e, portanto, uma imagem de sua estratégia será compreendida por muito mais funcionários do que uma narrativa escrita.

O processo de desenvolvimento de um mapa estratégico força a equipe a concordar com o que está tentando realizar em termos simples e fáceis de entender. Com um mapa estratégico bem elaborado, cada colaborador pode ver como contribuir para o alcance dos objetivos da organização.

Para que serve o Mapa Estratégico?

O mapa estratégico serve para descrever visualmente os objetivos estratégicos da organização. Oferecem o caminho para concretizar planos da forma mais simples e clara possível e com a melhor execução das estratégias. Basicamente, ele é uma ferramenta de comunicação, visto que é preciso que todos estejam a par dos objetivos e das estratégias e como estes se alinham integram à missão, à visão e aos valores da empresa. Tudo isso em uma imagem.

De forma geral, um mapa estratégico é usado para:

  • Organizar e explicitar os objetivos estratégicos;
  • Ilustrar a relação de causa e efeito entre os objetivos
  • Organizar e alinhar as estratégias organizacionais;
  • Estruturar planos de ação de uma empresa;
  • Direcionar esforços de forma sincronizada e harmônica;
  • Apresentar o planejamento estratégico.

Como é um Mapa Estratégico?

O mapa estratégico é formado por um conjunto de objetivos estratégicos que formam os propósitos maiores da organização. Representam conquistas que devem ser perseguidas para a consecução da visão de futuro e cumprimento da missão organizacional.

Os objetivos estratégicos são os fins a serem perseguidos pela organização para o cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro. Constituem elo entre as diretrizes da organização e seu referencial estratégico. Traduzem, as demandas e expectativas consideradas das suas partes interessadas, os desafios a serem enfrentados para os próximos anos.

O mapa estratégico define e organização os objetivos estratégicos da organização considerando as quatros perspectivas do Balanced Scorecard (finança, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento). Onde as setas são usadas para ilustrar a relação de causa e efeito entre os objetivos.

Seguindo o caminho das setas, você pode ver como os objetivos nas perspectivas inferiores impulsionam o sucesso das perspectivas superiores. Essas relações causais são centrais para o desenvolvimento do planejamento e gerenciamento estratégico.

Quais são as Quatros Perspectivas do Mapa Estratégico

As quatro perspectivas representadas em um mapa estratégico foram desenvolvidas pelos doutores Robert S. Kaplan e David P. Norton como parte de sua estrutura de Balanced Scorecard para planejamento e gerenciamento estratégicos. São elas:

1. Perspectiva Financeira

KAPLAN e NORTON (2004) definem que a perspectiva financeira descreve os resultados tangíveis da empresa em ternos financeiros tradicionais. Nessa perspectiva torna-se necessário o balanceamento entre duas forças contraditórias: que são as de longo prazo, que abrange a profundidade; e as de curto prazo que tem como foco apenas a lucratividade, e este equilíbrio entre estas forças de crescimento e da produtividade é que irá indicar se está existindo a conexão com a estratégia.

“Para sermos bem-sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas?”;

2. Perspectiva do Cliente

Segundo o mesmo autor, a perspectiva do cliente geralmente inclui vários indicadores para o acompanhamento de resultados de uma estratégia bem formulada e bem implementada, esses são:

  • Satisfação do cliente;
  • Retenção dos clientes;
  • Rentabilidade dos clientes;
  • Participação de mercado;
  • Participação nas compras dos clientes.

“Para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes?”;

3. Perspectiva Interna

Os processos internos cumprem dois componentes vitais da estratégia da organização:
• Valor para o cliente;
• Melhoram os processos e reduz os custos para a dimensão produtividade da perspectiva
financeira.

Essa perspectiva organiza os vários processos da organização em quatro agrupamentos:

  • Processos de gestão operacional – São os processos básicos, realizados todos os dias pelas empresas, através dos quais elas produzem seus produtos e serviços e entregam a seus clientes.
  • Processos de gestão de clientes – São os processos que visão a ampliação e o aprofundamento das relações com os clientes-alvo.
  • Processos de inovação – identificam as oportunidades para novos produtos e serviços, desenhando e desenvolvendo com o objetivo de lançar no mercado.
  • Processos regulatórios e sociais – São normas e padrões relacionados a o meio-ambiente, a segurança e saúde, as práticas trabalhistas e aos investimentos na comunidade.

“Para satisfazermos nossos acionistas e clientes, em que processo de negócios devemos alcançar a excelência?”;

4. Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

A perspectiva de aprendizado e crescimento descreve os ativos intangíveis da organização e seu papel na estratégia. Esta perspectiva possui objetivos que indicam como conectar de forma coerente os ativos intangíveis que são classificados em três categorias:

  • O capital humano – dispor de habilidades, talento e know-how entre os empregados, tornando-os capazes de resolver os processos internos críticos.
  • O capital da informação – situa-se no núcleo de estratégias de aprisionamento. Os recursos de informação fornecem a plataforma utilizada pelos clientes, complementadores e concorrentes. Idealmente, a plataforma de informação deve ser complexa para que os concorrentes não possam imitá-la com facilidade, mas que os clientes e complementadores considerem de fácil acesso e uso. Fornecer recursos de informação complexos com interface fácil de usar é um desafio para a tecnologia da informação da empresa.
  • O capital organizacional – toda organização deve manter-se focada em aumentar os custos de mudança de seus clientes e complementadores atuais e em reduzir os custos de mudanças dos clientes e complementadores potenciais que hoje são atendidos pelos concorrentes. Tal cultura deve ser difusa entre todos os empregados, pois afeta os processos de gestão da inovação, os processos de gestão de clientes e de complementadores, os processos de gestão de operações e os processos regulatórios e sociais.

“Para alcançarmos nossa visão, como sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar?”

De acordo com Kaplan e Norton (2000), nas relações causais entre as perspectivas do Balanced Scorecard, medidas de aprendizado e crescimento são causadoras de medidas de processos internos, que por sua vez produzem medidas da perspectiva dos clientes, que por sua vez dão origem aos resultados financeiros.

Quais são os 4 pilares do mapa estratégico?

Dentro da concepção da estratégica BSC ( Balanced Scorecard) são considerados os quatro pilares do mapa estratégico as perspectivas:

  1. Financeira;
  2. Mercado (clientes)
  3. Processos Internos; e
  4. Aprendizado/Crescimento.

Como construir um Mapa Estratégico

Conforme observado acima, o mapeamento da estratégia é parte do processo mais amplo de criação de um Balanced Scorecard, e está diretamente ligado ao planejamento estratégico. Os passos para construir um mapa estratégico são os seguintes:

  1. Etapa 1 – Definir Missão, Visão, Valores. Esses conceitos importantes expressam a razão de ser da organização e funcionam como uma bússola sobre o caminho a seguir.
  2. Formule sua estratégia – que conjunto de atividades você precisará realizar para alcançar o futuro desejado? Em quais áreas você precisa se destacar? Que alavancas você pode puxar para impulsionar a mudança? Mais importante ainda, como as atividades que você escolhe fazer diferem das de seus concorrentes? Leve essas questões em consideração ao determinar sua abordagem para dar vida à sua visão.
  3. Crie seu mapa estratégico – agora é hora de elaborar declarações objetivas sucintas e precisas para cada uma das quatro perspectivas do mapa estratégico. Procure limitar seus objetivos a 5 ou menos para garantir que você esteja se concentrando nos impulsionadores mais vitais do sucesso organizacional.

Visualização do Mapa

Observe que, embora você possa ler um mapa estratégico de baixo para cima, você o constrói de cima para baixo, nesta ordem:

  • Financeiro – É padrão usar duas medidas de estratégia financeira: crescimento de receita e produtividade.
  • Clientes – A proposta de valor do cliente deve estar no centro de sua estratégia, e é por isso que vem diretamente após as finanças (ou missão).
  • Processos – Assim que suas perspectivas financeiras e de clientes forem estabelecidas, você se concentrará em COMO (por meio de quais processos) atingir suas metas financeiras e de clientes . A maioria das empresas está trabalhando para melhorar (se não aperfeiçoar) os processos internos que suportam essas áreas do negócio:
  • Aprendizado e Crescimento – Aqui está a base da estratégia. Essa perspectiva descreve as habilidades e o conhecimento dos funcionários necessários para que os processos internos funcionem sem problemas, que por sua vez…fornece valor aos clientes, que por sua vez… melhora as finanças da empresa.

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Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Gestão Estratégica: O que é? Conceito Planejamento Gestão Estratégica

Planejamento Estratégico: O que é? Conceitos, Definição e Etapas

Objetivos Estratégicos: O que são? Como definir, Exemplos.

Balanced Scorecard (BSC) O que é? Objetivos, Pilares, Perspectivas

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio ( 15 de novembro de 2022). Mapa Estratégico BSC: O que é, 4 Pilares, Como fazer…. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/mapa-estrategico-bsc-o-que-e-4-pilares-como-fazer/– Acessado em (inserir data do acesso).

Referencias Bibliográficas

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas Estratégicos: Convertendo Ativos Intangíveis em resultados tangíveis (Strategy Maps). Trad. Afonso Celso de Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

ANDREWS, K. R. The concept of corporate strategy. Homewood: Richard D. Irwin, 1980

SUN TZU. A Arte da Guerra. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Certificações CES e CPSI - Especialista da área de segurança privada com experiência sólida na área. Gestor, Consultor e Diretor no IBRASEP. Ex-sargento do EB, com uma variedade de cursos de formação, graduação, especialização, capacitação, aprimoramento e aperfeiçoamento na área de segurança privada, segurança empresarial e gestão empresarial. Acumula mais de 30 anos de atuação na área da segurança privada, com resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

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  1. Olá Sandra Leonardo!
    Fico feliz em saber que gostou do artigo.
    Forte abraço e sucesso!

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