- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Objetivos Estratégicos: O que são? Como definir, Exemplos.

Os objetivos estratégicos são propósitos de alto nível que definem o que uma organização deseja alcançar num prazo claramente definido. São declarações de propósito da direção da organização que ajudam a criar uma visão geral e definir metas mensuráveis ​​para uma empresa alcançar os resultados desejados.

As empresas criam objetivos estratégicos para promoverem sua missão e visão, para alinhar as metas e orientar as decisões que afetam o futuro da organização. Os objetivos estratégicos permitem que as empresas planejem e orientem o seu futuro.

Compreender quais são os objetivos estratégicos da organização é fundamental para que você saiba como contribuir melhor para o sucesso da instituição.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 01/09/2022

Definição de Metas e Objetivos

A palavra objetivo deriva do latim “objectivu”, que significa aquilo que se pretende alcançar, fim, propósito; alvo. Objetivo é algo detalhado e concreto, que define o que se almeja atingir para a organização. Os objetivos identificam a situação que se deseja alcançar,é uma visão da organização para o futuro.

A definição dos objetivos requer planeamento (plano), participação e compromisso de todos os stakeholders da organização. As principais funções dos objetivos são:

  • Definir uma situação futura e servir de guia para os planos de ações a serem efetuados;
  • Justificar todas as atividades de todos os membros do time;
  • Servir de referencia para avaliar as ações, a eficiência e a produtividade da equipe.

As metas são marcos com uma duração determinada que auxiliam no atingimento de um objetivo. Para alcançar um objetivo, em geral, criam-se metas relacionadas que conduzem a esse objetivo. Assim, as metas fazem parte do planejamento de um objetivo, são as etapas relevantes que precisam ser atingidas para a realização do objetivo.

Exemplo: Objetivo: ganhar o campeonato brasileiro. Meta: vencer 80% dos jogos como mandante e 60% dos jogos como visitante.

Quero saber mais sobre Metas e Objetivos

O que são Objetivos Estratégicos?

Os objetivos estratégicos são declarações de propósitos de alto nível que definem e indicam o que uma organização deseja alcançar dentro de um período de tempo, Estabelecem o foco do planejamento estratégico. Eles orientam a empresa no estabelecimento de metas mensuráveis ​​para alcançar o resultado desejado.

Os objetivos estratégicos costumam ser um dos componentes críticos de um plano estratégico porque criam a ponte entre a missão e visão da organização e as metas anuais necessárias para alcançá-las.

Os objetivos estratégicos são os fins a serem perseguidos pela empresa para o cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro. Constituem o elo entre as diretrizes da instituição e seu referencial estratégico. Traduzem as demandas e expectativas da empresa, e os desafios a serem enfrentados nos próximos anos.

A definição dos objetivos estratégicos fazem parte da elaboração do planejamento estratégico da organização. O Planejamento Estratégico é uma atividade que abrange a definição dos objetivos estratégicos de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-los e o desenvolvimento de uma hierarquia abrangente de planos para integrar e coordenar atividades.

A estratégia empresarial é o conjunto de decisões formuladas com o objetivo de orientar o posicionamento da instituição no ambiente, e está relacionada à arte de utilizar adequadamente os recursos físicos, financeiros e humanos, tendo em vista a minimização dos problemas e a maximização das oportunidades e resultados.

Quero saber mais sobre Planejamento Estratégico

objetivos estratégicos

Características dos Objetivos Estratégicos

As principais características de um bom objetivo estratégico podem ser sintetizadas na aplicação do
modelo “SMART”, acrônimo que significa:

  • Specific (específico): um objetivo não deve ser amplo ou genérico que conduza a interpretações duvidosas ou perda de foco.
  • Mensurável: não se pode gerenciar o que não se pode medir, portanto um objetivo ou meta deve ser passível de aferição;
  • Atingível: um objetivo deve ser realista, viável, possível de ser atingido em face dos recursos (humanos, materiais, financeiros etc.) disponíveis;
  • Relevante: um objetivo deve estar relacionado a um problema, demanda ou oportunidade prioritária para a agenda estratégica. Também deve estar alinhado aos objetivos estratégicos estabelecidos.
  • Tempo: um objetivo deve ser programável, deve possuir uma data limite para alcance (prazo).

Os objetivos estratégicos devem focar-se no resultado final a atingir e não nos meios para o alcançar, cada objetivo deve destacar a ação que conduz ao resultado final e as atividades detalhadas necessárias para o atingir.

O Mapa Estratégico

O mapa estratégico é um diagrama usado para documentar os principais objetivos estratégicos perseguidos por uma organização. É uma representação gráfica da estratégia, que evidencia os desafios que a organização terá que superar para concretizar sua missão e visão de futuro. É uma ferramenta simples e eficaz, que traduz de forma visual os objetivos estratégicos que serão considerados pela alta administração.

O Mapa Estratégico fornece a representação visual para a integração dos objetivos da organização que podem ser dividido em quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

Qual a Importância dos Objetivos Estratégicos?

As empresas criam objetivos estratégicos para promover sua missão e visão. alinhar as metas e orientar as decisões que afetam o desempenho da organização e consequentemente seu futuro.

Os objetivos estratégicos permitem que as empresas planejem etapas que ajudam a tornar sua visão uma realidade. Compreender quais são os objetivos estratégicos e por que eles são importantes pode ajudá-lo a contribuir melhor para o sucesso da organização.

Em sua forma mais ampla, os objetivos estratégicos atendem à ambição de uma organização. A ambição de uma empresa é encontrada em suas declarações de missão e visão. Essas declarações juntas descrevem o principal impulso de uma empresa e seu objetivo final, um objetivo que só pode ser alcançado ao realizar negócios com sucesso. Os objetivos estratégicos são as etapas e realizações que uma empresa completa para atingir esse objetivo final.

Dentre os vários benefícios da elaboração dos objetivos estratégicos estão:

  • Cria uma visão focada no futuro e desejo da organização;
  • Define de forma clara e objetiva o propósito da empresa;
  • Permite monitoramento e controle do progresso do negócio;
  • Melhora a comunicação com as partes envolvidas;
  • Permite o planejamento mais precisos e realistas dos investimentos;
  • Melhora a tomada de decisões.

Como Definir os Objetivos Estratégicos?

A definição dos objetivos estratégicos fazem parte da elaboração do planejamento estratégico, onde para definir os objetivos estratégicos é necessário seguir algumas etapas de desenvolvimento:

1. Analise da Missão, a Visão e Valores da empresa

Em primeiro lugar, é necessário definir e entender muito bem qual é a missão, visão e valores da sua empresa. Ou seja, definir qual é o propósito e razão de ser da organização empresarial. Esses são os esses pilares que orientam a empresa para encontrar o melhor caminho a ser seguido no curto, médio e longo prazo.

Na missão, é estabelecido o propósito do negócio e o motivo do qual ele existe. Na visão, é a representação do futuro desejado pela organização, definindo onde se quer chegar. E os valores, são as crenças e princípios que guiam as ações da empresas.

2. Relacione com as Perspectivas de Negócio BSC

Balanced ScoreCard (abreviado BSC, em português: “Indicadores Balanceados de Desempenho”) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, desenvolvida em 1997 pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, que traduz a missão empresarial e a estratégia em objetivos e iniciativas, baseado em quatro perspectivas em um mapa estratégico.

De acordo com a estratégia BSC, existem 4 perspectivas do negócio: financeira, de mercado e clientes, de processos internos, aprendizagem e crescimento. Neste sentido, se associa uma pergunta para analisar cada perspectiva. Após isso, é criado em torno de 3 objetivos que respondam cada pergunta. É válido ressaltar que os objetivos devem ser realistas, relevantes e mensuráveis.

Quero saber mais sobre Balanced ScoreCard – BSC

3. Identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades, e Ameaças (Matriz SWOT) relacionadas ao negócio da organização

A Matriz SWOT foi desenvolvida pelos professores Kenneth Andrews e Roland Christensen, por volta dos anos 60. E seu objetivo sempre foi buscar aprimorar o planejamento estratégico das empresas, para ajudar nas tomadas de decisão. Ela busca identificar os pontos fortes e fracos, ameaças, forças, fraquezas e oportunidades. Sendo que forças e fraquezas correspondem ao ambiente interno (aquele que a empresa controla). E as ameaças e oportunidades ao ambiente externo. Ela auxilia a encontrar oportunidades de negócio.

Quero saber mais sobre Matriz SWOT

4. Analisar o atual momento do mercado

Fazer uma análise do momento atual do mercado é essencial para avaliar a situação atual do segmento que você está inserido. Realizar benchmarkings, pesquisar tendências de mercado, verificar os desafios enfrentados, o que as empresas fizeram para se sair à frente. Enfim, qualquer coisa para ajudar a ter maior vantagem competitiva.

5. Definir os objetivos estratégicos

Após fazer todas as análises, é feito então a definição dos objetivos estratégicos. De acordo com a sazonalidade, o histórico do negócio, o momento atual do mercado e da visão e missão, é definido os objetivos estratégico.

Quais são os Tipos de Objetivos Estratégicos?

As empresas geralmente agrupam seus objetivos estratégicos em categorias. Você pode definir os objetivos estratégicos com base em um setor específico ou estratégia de marca. As empresas geralmente definem objetivos estratégicos nas seguintes categorias:

  1. Objetivos Estratégicos Financeiros – são criados para ajudar as empresas a fazerem projeções de lucros, moldar orçamentos e medir custos para sua organização. Eles permitem que uma organização se concentre nas necessidades monetárias de sua organização com etapas específicas para aumentar ou diminuir custos, reavaliar gastos, analisar tendências de receita e planejar o crescimento financeiro da empresa.
  2. Objetivos Estratégicos do Cliente – se concentrem na experiência do cliente. Envolve trabalhar para criar valor para seus consumidores com base no custo de um produto ou serviço, ou uma empresa pode querer definir metas para um excelente atendimento ao cliente com objetivos acionáveis ​​para ajudar a alcançar esse resultado.
  3. Objetivos Estratégicos de Processos/Operações de Negócios – busca mudar ou reestruturar a forma como uma organização opera. Para efetivar metas de produção, uma empresa pode optar por ajustar e avaliar como cria um produto/serviço com o objetivo de implementar um processo mais eficiente.
  4. Objetivos estratégicos de treinamento/aprendizagem – visam aumentar o conhecimento e as capacidades da equipe com ações específicas. Os objetivos estratégicos para treinamento são maneiras pelas quais uma organização pode planejar investir em seus funcionários para atingir as metas gerais de desempenho.

Exemplos de Objetivos Estratégicos

Abaixo alguns exemplos de objetivos estratégicos que podem contribuir para sucesso de uma organização:

  1. Aumentar a receita interna em 30% nos próximos três anos;
  2. Aumentar as ações dos acionistas todos os anos pelos próximos cinco anos;
  3. Reduzir o desperdício no próximo ano;
  4. Crie fluxos de receita mais diversificados;
  5. Aumentar a posição no mercado esse ano em 5%;
  6. Aumentar a equipe de inteligência de negócios em cinco membros no próximo ano
  7. Entre em dois novos mercados no exterior nos próximos dois anos
  8. Adquirir uma pequena empresa competitiva nos próximos dois anos

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Gestão Estratégica: O que é? Conceito Planejamento Gestão Estratégica

Planejamento Estratégico: O que é? Conceitos, Definição e Etapas

Medição de Desempenho: O que é, 5 Indicadores de Desempenho

Objetivos e Metas: Conceitos, Diferenças, Importância e Exemplos

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (21 de maio de 2022). Objetivos Estratégicos: O que são? Como definir, Exemplos.. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/objetivos-estrategicos-o-que-sao-como-definir-exemplos/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Meu caro José Sérgio Marcondes,

    Peço-lhe informar a lista dos seus artigos sobre segurança. Perdi um arquivo que eu mantinha com interesse, que traz um organograma da segurança patrimonial e contra informações, Peço-lhe ajuda para recuperar esse arquivo. Informe o endereço onde poderei encontrar e fazer o download dos seus artigos.

    Grato pela atenção e com um fraternal abraço para todos,

    Carlos José Pedrosa
    Maceió, AL

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.