- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Relacionamento Intrapessoal – O que é? Conceitos, Importância e Dicas.

Uma imagem (desenho) de um jovem olhando no espelho. Alusão a inteligência intrapessoal.

O relacionamento intrapessoal é a capacidade de integração do autoconhecimento, autodomínio, autoafirmação e a automotivação. Esse relacionamento somado ao interpessoal resulta no conceito de inteligência emocional. O relacionamento intrapessoal é a “base” do relacionamento interpessoal.

Inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos e também, é a grande responsável pelo sucesso e insucesso das pessoas. (Daniel Goleman).

Relacionamento Interpessoal

O Conceito de Relacionamento Intrapessoal diz respeito à capacidade de relacionar-se com suas próprias emoções e sentimentos. Ou seja, refere-se ao autoconhecimento e a automotivação do indivíduo e como ele aplica estes em sua vida.

Estes elementos somados à capacidade de relacionamento interpessoal são fatores fundamentais para o alcance dos resultados, pois influenciam diretamente na capacidade de comunicar-se, relacionar-se positivamente com as pessoas e alcançar sua cooperação.

Inteligencia Intrapessoal

A Inteligencia Intrapessoal é a competência de autoconhecimento, habilidade no modo de conduzir a vida, e administrar seus sentimentos e emoções.

Inteligencia Emocional é o conhecimento de aspectos internos, o acesso aos sentimentos próprios da vida, a gama das próprias emoções, a capacidade de discriminar essas emoções e eventualmente rotulá-las e utilizá-las como uma maneira de entender e orientar o próprio comportamento.” Gardner

Importância do Relacionamento Intrapessoal

Para tornar-se um empreendedor de sucesso ou tornar-se parte de uma equipe de trabalho, você precisará transpor dificuldades de relacionamento.

O fato é que a habilidade de construir bons relacionamentos interpessoais, seja no exercício da liderança ou como membro de uma equipe, é cada vez mais valorizada em todos os tipos de organização.

Não basta que você desenvolva uma grande competência técnica, embora isto também seja fundamental. Você precisa se integrar: aprender a perceber e a respeitar as diferenças.

Os benefícios do autoconhecimento não são novidades dos dias de hoje e não pertencem somente as novas gerações. Pelo contrário. Há mais de 2000 anos atrás Sun Tzu general, estrategista e filósofo chinês, fez a seguinte afirmação:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si próprio, perderá todas as batalhas.”
Sun Tzu .

Relacionamento Intrapessoal no Ambiente de Trabalho

Numa organização, lidamos com diversos tipos de pessoas de temperamentos diferentes e capacidades diferentes.

Quando conhecemos nossos limites, nossas reações e nossas motivações, a forma de encarar situações turbulentas é vista de uma maneira mais racional e menos exposta a nossas emoções, diminuindo assim, o risco de tomarmos decisões impulsivas e até mesmo errôneas.

Nossas emoções são acumuladas durantes anos e são guardadas em uma caixinha. A grande questão é perceber que nosso comportamento é influenciado e resultante do conteúdo que guardamos por todo esse período.

Em nosso dia a dia de trabalho, muitas vezes nos deparamos com diversas situações que nos impõem estresse, pressão e crise.

Especialmente nestes momentos precisamos estar bem emocionalmente para minimizar os efeitos negativos destes eventos e transformar adversidades em oportunidades de fazer um bom trabalho e evidenciar nossas competências.

Como Melhorar o Relacionamento Intrapessoal

Uma das bases do Relacionamento Intrapessoal é o autoconhecimento.

Quando o indivíduo tem conhecimento de quem ele é em sua essência, ficará claro quais são suas qualidades, seus pontos de melhoria, suas emoções mais fortes.

A partir deste conhecimento sobre si mesmo vem a automotivação, autodomínio e a possibilidade do autodesenvolvimento, fatores importantes para que o relacionamento interpessoal seja o melhor possível, tanto no campo pessoal quanto no campo profissional.

O autoconhecimento envolve a busca de respostas para várias questões, dentre elas:

  • Quais meus pontos fortes?
  • Quais meus pontos fracos (que dificultam o alcance dos meus objetivos)?
  • Quais meus talentos (que potencializam meu sucesso)?
  • Quais meus medos (que me fragilizam)?
  • Que competências tenho ou preciso desenvolver?
  • Que atitudes apresento que favorecem ou dificultam meu sucesso
  • Que habilidades tenho ou preciso desenvolver?

Participação do leitor

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicitamos a colaboração de nossos leitores, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final dos artigos;
  • Curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Cadastre se como leitor e receberá avisos sobre novas publicações em seu e-mail.

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – Editor

Referencia Bibliográfica

CARVALHO, MARIA DO CARMO NACIF DE. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional, A Teoria Revolucionária que Redefine o que é ser Inteligente, Objetiva, 1997.

GARDNER, Howard em 1994, As Estruturas da Mente: Inteligências múltiplas, trad. Sandra Costa. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994

Sun Tzu , A Arte da Guerra, Sun Tzu (Autor),‎ Luis Fernando Emediato (Editor),‎ André da Silva Bueno (Tradutor), Jardim dos Livros, 1998.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Marcelo L Santos!
    Fico muito feliz em saber que o artigo lhe ajudou.
    Obrigado pela contribuição e elogios.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Lendo a matéria conectei ela à entrevistas de emprego que realizei e aquela pergunta aterrorizante :

    Qual seus pontos fracos ou a desenvolver ?

    Se um ser humano que não conhece a si mesmo como poderá responder uma pergunta destas ?

    Vendo a matéria já consigo entender melhor a pergunta da psicóloga.

    Excelente explicação sobre o assunto, parabéns e obrigado foi um presente.

  3. Olá Daniela Ferreira!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Ótimo artigo veio pra me ajudar muito obrigado …

  5. Olá Carla Nunes!
    Fico feliz em saber que o artigo foi útil pra você.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  6. Boa noite, Achei super interessante, ate terei ideias para a construçao daminha disciplina.
    Gratidao
    Carla Nunes

  7. Olá Fernanda Oliveira!
    Obrigado pelo seu comentário e é muito importante para mim.
    Fico muito feliz em saber que achou o artigo pertinente e de grande valor.
    Forte abraço e sucesso.

  8. Olá!Tudo bem? Eu espero que sim…
    Bem sobre o artigo, achei muito pertinente e de grande valor para o nosso desenvimento e desempenho; penso ser de extrema valia termos esses conceitos muito bem estabelecidos em nosso intelecto, para dar continuidade aos relacionamentos.

  9. Olá Osmarina Alves!
    Que bom que vc gostou do artigo.
    Forte abraço e sucesso.

  10. Gostei muito desse artigo, de extrema importância, terei uma nova visão sobre tudo que li.

  11. Olá Josmar!
    Fico muito feliz em saber que o artigo vai ter uma utilização prática pra.
    Forte abraço e sucesso na carreira.
    Forte abraço e sucesso!

  12. Não poderia vir em melhor hora esse artigo..recentemente comecei a integrar sistemas de segurança em uma grande empresa que possui a segurança terceirizada e me deparei com certa rejeição por parte dos supevisores desta empresa causando inclusive suspeita de sabotagem nos sistemas de controle de acesso. Esse artigo vai me ajudar a apaziguar a situação de fogo cruzado que estou entre a engenharia e a empresa de segurança..

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.