- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Como se Tornar um Líder de Sucesso? Como Desenvolver a Liderança.

Imagem de um indivíduo, numa fila, dando um passo a frente, ilustrando a ideia de como se tornar um líder.

Como se Tornar um Líder de Sucesso? É uma das dúvidas e um dos desejos, mais frequentes, de homens e mulheres que vivem neste mundo competitivo. Como resposta a essa pergunta, posso dizer que, todos somos Líderes em Potencial e, para nos tornarmos líderes, basta preparo individual e uma oportunidade para exercer a liderança.

Líder é o indivíduo que exerce liderança sobre outros. Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem de forma motivada e cooperativa, visando atingir objetivos comuns.

Como se Tornar Um Líder?

Liderar é assumir o controle, é dirigir, comandar e orientar. As mulheres e homens de  sucesso são líderes em suas áreas de atuação, seja à frente de um grupo de escoteiros ou um uma grande organização.

Os líderes não nascem feitos, desenvolvem-se, estudam e exercitam técnicas de liderança, com ações corretas.

Desde que acordam até a hora de dormir, estão exercitando seu poder de liderar tal qual um ginasta exercita seu corpo para expandir o poder muscular, adquirir mais agilidade, flexibilidade e resistência.

Por mais diferentes que sejam as atividades humanas e diversificadas que sejam as áreas em que atuam os líderes, as regras e segredos utilizados por estes são essencialmente as mesmas.

Analisando o perfil psicológico dos grandes líderes, é perfeitamente possível identificar características similares em todos eles, que os tornam diferentes do demais.

Mathias Gonzalez (Professor,Psicólogo Clínico e autor de livros de motivacionais), fez um levantamento tipológica das personalidades de 50 lideres, incluindo  militares, profissionais liberais, homens de indústria, políticos, cientistas e pessoas respeitáveis em suas áreas profissionais, concluindo que cinco características destacam-se das demais. São elas.

Personalidade de um Líder de Sucesso

1. Motivação

Todos os grandes líderes tinham ao menos uma motivação que os impulsionavam. Motivação- é o impulso interno que leva à ação.

Em qualquer lugar do mundo as motivações pessoais forjaram os líderes.

Sem  ela nós não sairíamos de casa. Você precisa sentir-se motivado para estudar, aprender, casar, trabalhar, divertir-se e todas outras coisas.

2. Entusiasmo

Esta é uma qualidade encontrada em todos os líderes mundiais. Quando estavam empenhados em objetivos e metas, deixavam transparecer um entusiasmo indestrutível.

O entusiasmo tem o poder de seduzir e conquistar aliados. Uma pessoa entusiasmada é capaz de despertar paixões insuspeitadas, e quase sempre consegue seguidores.

O entusiasmo é outra característica básica de todos os líderes. O entusiasmo seduz e enquista aliados.

3. Determinação

Todos os grandes líderes da humanidade foram ou são determinados.

Determinação e propósito, é ação continua numa direção estabelecida.

Um líder é uma pessoa determinada. Após traçar seus planos, suas metas, segue rigorosamente a direção traçada e não se desvia dela até cumpri-las.

4. Conhecimento de Si Mesmo

Um líder autêntico é alguém que conhece as próprias limitações e tenta superá-las.

Ao decidir tornar-se um líder verdadeiro, busque o autodesenvolvimento constante, visando superar-se seus pontos fracos, e prováveis deficiências.

Os líder são experts naquilo que fazem. Dedicaram suas vidas no aperfeiçoamento dos pontos fracos. Eles possuem um real conhecimento de si mesmos.

5. Autoconfiança

Os grandes líderes são autoconfiantes. Enfrentam o que precisa ser enfrentado, recuando apenas para ganhar forças, preparar novas estratégias  e retomar o combate com determinação e coragem.

No mundo dos negócios, aqueles que não temem os desafios, E os enfrentam destemidamente, acabam por vencer. Tornam-se lideres de sucesso .

Como Desenvolver as Qualidades de Liderança

De que modo uma pessoa simples, absolutamente comum, pode transformar-se num respeitado líder.

Isso é possível com muito estudo, determinação e disciplina.

Tudo que necessitará é desenvolver as características de personalidade de um líder, e as competências e habilidades indispensáveis para o exercício da liderança.

São necessário tempo e muito trabalho duro para um verdadeiro líder ser reconhecido.

Mas o momento de iniciar o trabalho é hoje. Agora mesmo. Quanto mais cedo você começar, mais cedo atingirá seu objetivo estabelecido.

Nos parágrafos anteriores você obteve informações sobre a personalidade dos grandes líderes.

Agora vamos ver as etapas ou caminho para o desenvolvimento da liderança.

Caminho da Liderança

Imagine que você está no primeiro degrau da escada para liderança desejada.

Neste primeiro degrau você está apenas arrumando a bagagem e se preparando para a escalada.

Você está ao pé do Monte Everest, tal qual um alpinista, com determinação de escalá-lo.

Monte Everest – é a montanha de maior altitude da Terra. Seu pico está a 8 848 metros acima do nível do mar, na subcordilheira Mahalangur Himal dos Himalaias (Nepal).

Usando este paralelo, pense sobre o equipamento necessário para chegar ao topo.

 O alpinista necessita de cordas, picaretas, ganchos, pinos, argolas de aço, sapatos especiais, luvas apropriadas e até máscara de oxigênio. Sem tais equipamentos e instrumentos, ele jamais chegará ao topo da montanha.

O candidato à líder também necessitará de equipamentos adequados à escalada ao topo.

Pressuponho aqui que você já tenha escolhido o seu Monte Everest, que pode ser:

  • ser o líder numa modalidade esportiva;
  • ser um líder na sua comunidade;
  • ser o líder de vendas em seu negócio;
  • ser o líder na sua família;
  • ser o líder religioso da sua igreja;
  • ser o líder na sua profissão.

O que você necessita para escalar seu Everest? Eis uma lista resumida, a qual deverá ser complementada por você, de acordo com o tipo de liderança desejada:

  • conhecimentos específicos;
  • conhecimentos gerais;
  • planejamento;
  • material de apoio;
  • material humano de apoio.

São estes os itens básicos para sua escalada, seja ela ao topo da montanha mais alta do mundo, ou ao cume dos seus objetivos profissionais ou pessoais.

Conhecimentos Específicos

Procure inteirar-se sobre tudo que se relaciona a área que pretender tornar-se líder; todas as coisas diretamente ligadas ao seu empreendimento de liderança.

Você só pode ser um líder de vendas se aprender tudo sobre vendedores de sucesso, processo de vendas, tipos de vendas e tudo quanto se relaciona especificamente com o negócio o qual pretende liderar.

O conhecimento específico é essencial. Ninguém escalou o Everest sem efetuar um estudo profundo sobre o tipo de montanha que ele é, seus perigos, seus atalhos etc.

 Os que se aventuraram sem conhecimentos prévios, morreram no meio da escalada ou desistiram.

Conhecimentos Gerais

Um alpinista experiente obtém informações sobre várias montanhas antes de escalar aquela que o coroará na profissão. Isso é obter conhecimento generalizado. Ao determinar-se chegar à liderança de alguma atividade, procure ampliar seus conhecimentos gerais.

Se o que deseja é liderar no atletismo, leia sobre alimentação, psicologia esportiva, condicionamento psicológico e todos os demais assuntos que se relacionam direta ou indiretamente com sua modalidade de atletismo.

O poder do conhecimento é uma mola propulsora indispensável ao líder. É necessário ampliar a visão do todo.

Quanto mais conhecimento você puder acumular, mais chances terá de chegar ao topo rapidamente.

Planejamento

Nos dias atuais, é indispensável a qualquer indivíduo que deseje obter sucesso em uma profissão, negócio ou atividade, planejar minuciosamente seu objetivo.

Sem planejamento você ficará perdido, confuso e fracassará. 

Quando não planejamos uma atividade por mais simples que pareça, desperdiçamos tempo e energias.

É certo que muitas atividades não podem ser planejadas com a mesma facilidade com que planejo escrever um livro, pintar um quadro, compor uma música ou fazer uma viagem.

Mas, até mesmo preparar uma refeição requer um planejamento mínimo prévio. Qualquer dona-de-casa sabe que, ao tentar preparar um bolo de chocolate, deverá ter na despensa os ingredientes indispensáveis. Se iniciar o preparo do bolo sem verificar o suprimento de aviamentos, provavelmente não fará o bolo, ou retardará sua confecção, até dispor de todo o material necessário.

 O planejamento é o mapa por onde desejamos caminhar até chegar ao ponto escolhido.

Somente os líderes autênticos planejam detalhadamente suas atividades.

 As pessoas comuns vivem a esmo, tentando planejar uma viagem depois que embarcam no trem.

Seu caminho ao topo precisa ser cuidadosamente planejado.

Use papel, caneta, gráficos, mapas, estatísticas, tabelas e tudo mais que for necessário para o seu planejamento.

Modifique, altere, redirecione plano de modo a ajustá-lo à conveniência, mas lute para que o objetivo não seja perdido ou desviado.

Não seja inflexível. Se um plano estiver dando errado, modifique-o, adapte-o, não seja cabeça dura.

 A rigidez quebra a adaptação de  qualquer planejamento eficaz.

O que importa é o topo, a meta  final. Os meios você com certeza os encontrará se estiver determinado.

Material de Apoio

 Tudo quanto seja concreto a nível material para a execução de seu plano, deve estar à mão. Se você precisa de roupas novas, carro novo, instrumentos de trabalho, ambiente físico, dinheiro etc., é importante dispõ-los tão logo possa.

Lembre-se dos ganchos, cordas, picaretas e demais equipamentos dos alpinistas? Pois é destas coisas que estou falando.

Material Humano de Apoio

Não conheço um líder sozinho. Um eremita não pode  ser considerado um lider,  a menos que desça das montanhas e seja seguido por discípulos sequiosos de ouvi-lo.

Enquanto lá estiver, confinado no coração das montanhas, isolado de outros seres humanos, ele não passa de um solitário.

Você só será líder quando tiver pessoas prontas para lhe ajudarem a chegar ao topo.

Cristo dificilmente conseguiria chegar ao topo de sua missão sem a fidelidade dos seus discípulos.

Gandhi não conseguiria revolucionar a Índia se não Contasse com milhares de seguidores capazes de doar as próprias vidas pela causa do mestre hindu.

 Napoleão Bonaparte jamais seria o conquistador que foi, se ao seu lado não existissem generais e soldados fiéis.

E você, como espera chegar ao topo? Granjeando Inimigos? Afastando-se dos amigos? Você vai necessitar de muito apoio humano.

Sem ele, você não Irá a parte alguma. Você precisa selecionar pessoas certas.

 Será necessário desenvolver uma profunda capacidade reconhecer pessoas do bem e capitalizar a sua força.

Terá que estar atento aos falsos amigos  e aprender rapidamente identificar os amigos leais.

Neste campo, os lideres são imbatíveis. Se até hoje você julgou ser capaz de  vencer na vida sozinho, talvez isso explique o fato de ainda não ser um verdadeiro líder.

 Existem muitas lições a serem aprendidas neste terreno. O relacionamento humano é um terreno alagadiço, cheio de areias movediças.

Você deverá aprender a pisar nele encontrando o caminho das pedras.

Waldemar Niclevicz no cume do Everest – Alpinista Brasileiro com mais de 27 anos de carreira, que já escalou mais de 150 montanhas fora do Brasil.

Participação do leitor

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicitamos a colaboração de nossos leitores, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final dos artigos;
  • Curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Cadastre se como leitor e receberá avisos sobre novas publicações em seu e-mail.

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – Editor

Referencias Bibliográficas

Como se Tornar Um Líder, Mathias Gonzalles, Ediouto S.A., 1991.

Psicologia para Administradores, A Teoria e as Técnicas da Liderança Situacional, Hersey Blanchard, E.P.U. Editora Pedagógica e Universitária, 1982.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Milexi!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Olá Junior!
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  3. Olà Gelson!
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Olá Fabricio Candido!
    Obrigado pelo comentário!
    Forte abraço e sucesso.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.