- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

O que é? Onde Fica o CVV do Cartão Bancário? Para que serve?

O que é e onde Fica o CVV do Cartão de Crédito? è sua dúvida e de muitas outros usuários do Cartão de Crédito no momento de fazer um pagamento através do cartão de crédito. Aqui nesse artigo vou tirar todas as suas dúvidas sobre o que é, para que serve e onde fica o CVV do Cartão Bancário.

CVV é uma sigla em inglês, que significa Card Verification Value, que traduzindo para o português significa Valor Verificador de Cartão. Também é conhecido como “Código de verificação do cartão” ou “Código de segurança do cartão”.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 26/08/2022

O que é CVV?

O CVV do Cartão Bancário é uma sigla em inglês, que significa Card Verification Value, que em português significa Valor Verificador de Cartão. Também é conhecido como “Código de verificação do cartão” ou “Código de segurança do cartão”. É um Código numérico de segurança e verificação presente em todos os cartões de crédito e débito, que tem tem como objetivo diminuir as chances de fraudes nas compras feitas por cartão, especialmente em compras online.

O CVV é uma combinação numérica usada ​​em cartões de crédito e débito com o objetivo de confirmar a identidade do proprietário no momento do pagamento e minimizar o risco de fraude. É um código de segurança (senha digital) que garante que a compra está sendo feita pelo titular, visa proteger contra fraudes e transações irregulares em operações online. É uma camada de segurança extra implementada para proteger o usuário do cartão de fraude.

A sigla pode variar dependo da bandeira do cartão, mas todas têm a mesma função. O CVV é usado pela Visa, já Mastercard, por exemplo, chama de CVC- Card Validation Code (Código de Validação do Cartão), e a American Express usa o termo CID, que significa Card ID em inglês, ou Identificador de Cartão, em português.

Para quer serve o CVV do Cartão?

O CVV do Cartão é usado como um recurso de segurança para transações com cartão não presente, onde um número de identificação pessoal (PIN) não pode ser inserido manualmente pelo titular do cartão (como faria durante transações no ponto de venda ou com cartão presente). Foi instituído para reduzir a incidência de fraudes com cartões de crédito nas compras on-line.

Onde Fica o CVV?

A maioria das bandeiras de cartões de créditos, adotam o código de segurança composto por um número de três dígitos no verso do cartão. Ele está localizado próximo da fita magnética.

No Cartão Ourocard do Banco do Brasil o CVV ou Código de Segurança do Vartão fica na parte de traz do cartão , parte inferir direita nos cartões novos e na tarja de assinatura, lado esquerdo nos catões antigos. Conforme imagens a seguir:

Onde Fica o CVV do Cartão Ourocard Modelo Novo
Cartão Ourocard Modelo Novo
Onde Fica o CVV do Cartão Ourocard Modelo Antigo
Cartão Ourocard Modelo Antigo

Qual a Origem do CVV?

O CSC foi originalmente desenvolvido no Reino Unido como um código alfanumérico de onze caracteres pelo funcionário da Equifax , Michael Stone, em 1995. Após testes com o grupo Littlewoods Home Shopping e o banco NatWest , o conceito foi adotado pela UK Association for Payment Clearing Services (APACS) e simplificado para o código de três dígitos conhecido hoje.

A Mastercard começou a emitir números CVC2 em 1997 e a Visa nos Estados Unidos os emitiu em 2001. A American Express começou a usar o CSC em 1999, em resposta às crescentes transações na Internet e reclamações de usuários de cartão de interrupções de gastos quando a segurança de um cartão foi trazida em questão.

Como é Gerado o Código CVV?

O CVV ou código de Segurança do Cartão, é gerado para cada cartão pelo emissor do cartão quando o cartão é emitido. Ele é calculado criptografando o número do cartão bancário e a data de validade (dois campos impressos no cartão) com chaves de criptografia conhecidas apenas pelo emissor do cartão e decimalizando o resultado. Todos esses fatores são utilizados para garantir que o código do seu cartão seja exclusivo e seguro.

Por que é preciso informar o CVV do Cartão ao comprar online?

O principal motivo de existência e exigência do CVV do Cartão para compra online é para evitar fraudes e proteger os dados do portador do cartão de crédito. É por isso que, mesmo que você deixe o número do seu cartão salvo em um site para compras futuras, seu CVV precisa ser colocado novamente a cada compra.

Mais do que saber o que é CVV, é preciso entender que ele consiste em um código de autenticação utilizado nas compras online no lugar da senha do cartão. É uma forma, portanto, de garantir a segurança da operação e ter certeza de que ela está sendo feita pelo titular do cartão.

O CVV só funciona com o CPF do titular. Por isso, é uma camada de segurança extra implementada pelas administradoras de cartão de crédito. Isso acontece porque o CVV é formado por números calculados a partir de um algoritmo baseado em chaves criptográficas. Em outras palavras, significa que a numeração é única, como se fosse uma digital.

Como Proteger o CVV?

  • Mantenha o CVV sob sigilo.
  • Não tirar fotos do código com o celular.
  • Uma maneira de evitar fraudes é nunca informar o CVV para ninguém, principalmente se você receber uma ligação ou mensagem de alguém que esteja pedindo esse dado.
  • Na hora de passar seu cartão de crédito nas maquininhas fique sempre de olho no seu cartão para evitar que ele seja fotografado ou que o atendente anote os seus dados. Seja discreto no momento em que for digitar a senha.
  • Sempre tenha atenção em quais sites você está entrando para nunca fazer compras online em sites que não são seguros. Confira a reputação da empresa no Reclame Aqui, pergunte para amigos e conhecidos se já compraram com essa loja e veja se o site tem o “https://”. Saiba mais sobre isso aqui!
  • Quer ficar ainda mais esperto para evitar fraudes? Então, sempre dê uma olhadinha na fatura do seu cartão de crédito. Assim, você consegue saber se tem alguma despesa que não foi sua e já entra em contato com o banco para tomar as melhores providências.

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (26 de agosto de 2022). O que é? Onde Fica o CVV do Cartão Bancário? Para que serve?. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.