- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Defesa em Profundidade Aplicada a Segurança Privada

Imagem tabuleiro de xadrez. Alusão ao tema: Defesa em profundidade.

Defesa em Profundidade, no contexto da segurança privada, se baseia na aplicação de diversivas camadas de segurança em torno do ativo a ser protegido. Visa dificultar e atrasar o ataque, garantindo assim, que o sistema de defesa tenha um intervalo maior de tempo para detectar o atacante e tomar as providências necessárias para bloquear sua intensão e realizar sua detenção.

Seu princípio básico é, separar o agressor potencial do ativo crítico, por meio de barreiras sucessivas de segurança, garantindo redundância de proteção, caso uma das camadas de proteção falhe ou apresente alguma vulnerabilidade, que possa ser eventualmente explorada por uma ameaça.

Por José Sérgio Marcondes



Índice do Conteúdo

1. Definição de Defesa em Profundidade
2. Objetivos da Defesa em Profundidade
3.Princípios da Defesa em Profundidade
4. Conceitos sobre Barreiras de Segurança
5. Conclusão
5. Participação do leitor
6. Dados para citação em trabalhos
7. Referencias Bibliográficas


Voltar para o Índice

1. Definição de Defesa em Profundidade

O Conceito de Defesa em Profundidade, no contexto da segurança privada, se baseia na aplicação de diversas camadas de segurança em torno do ativo a ser protegido.

Inicialmente conceituado para a indústria nuclear pela comissão reguladora nuclear dos Estados Unidos, este princípio vem sendo a base para o planejamento da segurança física em muitos países.

A defesa em profundidade é originalmente uma estratégia militar, que tenta atrasar o ataque, ao máximo. Assim, o atacante leva mais tempo para chegar ao alvo, garantindo que o sistema de defesa tenha um intervalo maior de tempo para detectar o atacante e tomar as providências necessárias.

Adaptando ao cenário da segurança privada, essa estratégia visa não apenas prevenir vulnerabilidades de segurança, mas garantir tempo à segurança da organização para detectar e responder ao ataque.

Defesa em profundidade é um conceito usado para proteger ativos e a vida através de múltiplos camadas de segurança, também chamadas de barreiras de segurança.

Se um invasor comprometer uma camada, ele ainda terá que penetrar no camadas adicionais para acessar o ativo protegido.

Ilustração definição de defesa em profundidade
Imagem 02 – Ilustração Defesa em Profundidade.


Voltar para o Índice

2. Objetivo da Defesa em Profundidade

O objetivo da defesa em profundida é reduzir a possibilidade de acesso ao (s) ativo (s) e aumentar a probabilidade aparente de que o crime não pode ser cometido com facilidade e de que seu autor poderá ser descoberto e detido.

Atua de forma :

  1. Dissuadir a intenção criminosa;
  2. Dificultar o acesso não autorizado;
  3. Detectar violações das medidas de segurança;
  4. Pronta Resposta as violações de segurança detectadas.


Voltar para o Índice

3. Princípios da Defesa em Profundidade

Para compensar possíveis vulnerabilidades a defesa em profundidade é implementada com base em níveis de proteção, de modo que, sucessivas barreiras de segurança previnam o acesso indesejado ao ativo protegido.

Seu princípio básico é, separar o agressor potencial do ativo crítico a ser protegido, por meio de várias barreiras de segurança. Pode ser entendido por meio de um modelo de múltiplas barreiras de segurança ao longo do trajeto até o ativo protegido.

A funcionalidade da defesa em profundidade (em camadas) garante redundância de proteção caso uma das camadas de proteção falhe ou apresente alguma vulnerabilidade, que possa ser eventualmente explorada por uma ameaça.

Infográfico Defesa em Profundidade
Imagem 03 – Infográfico Defesa em Profundidade


Voltar para o Índice

4. Conceitos sobre Camadas de Segurança

As camadas de segurança, também chamada de barreiras de segurança, são meios físicos e/ou não físicos planejados para prevenir, dificultar, dissuadir, detectar, responder, controlar, ou mitigar eventos indesejados intencionais ou acidentais.

No que se refere aos riscos as barreiras de segurança visam:

  • Prevenir – significa reduzir a probabilidade de um evento indesejável ocorrer;
  • Controlar – significa limitar a extensão e/ou duração de um evento indesejável.;
  • Mitigar – significa minimizar os efeitos provocados pelo evento indesejável.

Os eventos indesejáveis podem ser oriundos de falhas técnicas, erros ou atos humanos indesejáveis, eventos externos, ou uma combinação destas ocorrências que podem provocar riscos potenciais.

Os meios utilizados como barreira de segurança podem ser desde uma medida organizacional, técnica ou humana simples até um sistema integrado de segurança mais complexo.

Um sistema integrado de segurança refere-se conjunto de recursos de segurança projetado e implementado para realizar uma ou mais funções de segurança.

Pode ser formado por políticas, nomas, procedimentos, hardwares, softwares, sistemas eletrônicos e atividades humanos combinados.

Exemplos de barreiras de segurança
Imagem 04 – Exemplos de barreiras de segurança

2.1 Função das Camadas de Segurança:

A implementação da defesa em profundidade é assim realizada por diversas e sucessivas barreiras de segurança destinadas a:

  • Prevenir a ocorrência de crimes por meio a dissuasão e dificultação do acesso ao ativo protegido;
  • Detectar e dar alarme sobre possíveis tentativas de acessos não autorizados, em sua fase inicial;
  • Mitigar ou conter as consequências de tentativas de acesso ao ativo não autorizadas, por meio de medidas de pronta resposta.

4.1 Exemplos de Camadas de Segurança:



Voltar para o Índice

5. Conclusão

A defesa em profundidade se baseia na aplicação de camadas de segurança em torno do bem a ser protegido.

Ela visa dissuadir, dificultar, dectectar e resonder a uma ataque adversário.originalmente uma estratégia militar, que tenta atrasar o ataque, ao máximo.

Seu princípio básico é, separar o agressor potencial do ativo crítico a ser protegido, por meio das barreiras de segurança.

Um bom exemplo do emprego da teoria da defesa em profundida é a Prevenção do Crime Pela Eliminação da Oportunidade, onde os esforços de prevenção são concentrados na redução da possibilidade de acesso ao ativo crítico e na probabilidade aparente de sucesso de sucesso do autor do crime.



Voltar para o Índice

6. Participação do leitor

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a colaboração dos leitores e leitoras, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo;
  • Curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais.

Convido você a se inscrever para acompanhar as publicações do nosso blog, os links para cadastro estão na lateral do blog para acessos com desktop ou logo abaixo para acessos com celular.

Obrigado pelo tempo disponibilizado na leitura de nosso artigo, espero que tenha sido úteil.

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes

Acessando o botão a seguir você, você encontrará uma lista de posts relacionados ao tema desse post, que lhe serão muito úteis como leitura complementar a esse assunto.



Voltar para o Índice

7. Dados para citação em trabalhos

MARCONDES, José Sérgio (06 de janeiro de 2020). Defesa em Profundidade Aplicada a Segurança Privada. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/defesa-em-profundidade-aplicada-a-seguranca-privada – Acessado em (inserir data do acesso).



Voltar para o Índice

8. Referencias Bibliográficas

Departamento Of The Navy U.S. – Marine Corps Physical Security Program Manual- 2009.

Johnson, Rob – Para Ganhar a Guerra – As 25 Melhores Táticas de Todos Os Tempos – Nova Ortografia – ZAHAR -2012

CLARKE, Ronald (ed.). (1997), Situational crime prevention. Albany, NY, Harrow and Heston, Publishers.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Cezar!

    Fico muito agradecido pelas usas palavras e pelo reconhecimento do valor do nosso blog.
    Pelo que pude perceber você é um profissional e orgulhoso da sua profissão. Parabéns.
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Não existe blog mais completo no que tange a segurança privada, parabéns José Sergio Marcondes, seu conhecimento é admirável. Obrigado por disponibilizar esse tipo de conteúdo, me identifico muito com segurança, faz 10 anos que trabalho na área.

  3. Olá Renato Ribeiro!
    Fico feliz em saber que gostou do artigo.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Boa noite
    Gostei muito desse assunto, vai ajudar na minha carreira como gestor em segurança privada.

  5. Olá Paulo!
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  6. Brilhante, o conteúdo é muito prático, claro e como o próprio título mostra, muito descontraído, especialmente para um assunto tão técnico.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.