Gestão de Segurança Corporativa é o processo de planejamento, organização, direção e controle de recursos e estratégias para alcançar os objetivos da segurança corporativa. Isso pode incluir gerenciamento de pessoas, financeiro, operacional, entre outros aspectos.
A gestão de segurança corporativa eficiente traz benefícios para segurança da organização e para seus negócios; processos, equipe, resultados e até mesmo na percepção do cliente. A qualidade da gestão influencia diretamente na qualidade dos serviços prestados pela segurança, Quando isso ocorre, a consequência direta é o aumento da produtividade da equipe, o que, por sua vez, impacta na solidez do negócio da organização.
“Uma boa administração é a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas que todos querem trabalhar e lidar com eles”. Paul Hawken.
Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 31/01/2022
O que é Gestão de Segurança Corporativa?
Gestão de Segurança Corporativa é o processo de planejamento, organização, direção e controle de recursos estratégias para alcançar os objetivos da segurança corporativa. Isso pode incluir gerenciamento de pessoas, financeiro, operacional, entre outros aspectos em uma empresa ou organização.
Gestão de Segurança é o processo de gerenciar as atividades e operações de segurança de uma empresa, constituindo-se em um conjunto de ações, métodos, práticas, ferramentas e estratégias de segurança aplicadas a fim de obter resultados pré-definidos. De forma resumida, refere-se ao processo de atingir metas de forma eficiente e eficaz, por meio de pessoas. Onde:
- Eficaz é conseguir alcançar o resultado pretendido ou esperado, e
- Eficiente é executar as tarefas da melhor maneira possível, com o menor desperdício de tempo, esforço e recursos.
Uma boa gestão de segurança corporativa é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Ela envolve processo decisório estratégico, táticas e medidas de segurança.
O principal objetivo da gestão de segurança corporativa é possibilitar o atingimento dos objetivos das operações de segurança com eficiência e eficácia, para tanto faz uso das funções de planejamento, organização, direção e controle. Refere-se a uma atividade administrativa que visa atingir os objetivos de segurança de maneira eficiente, valorizando o conhecimento, habilidade e atitude das pessoas.
Principais Objetivos da Gestão de Segurança Corporativa
- Definir e alinhar os objetivos da segurança corporativa com a expectativa da equipe de segurança;;
- Definir estratégias de segurança e recursos necessários para o atingimento do objetivos pretendidos;
- Organizar e estruturar o sistema de segurança da corporação;
- Justificar, propiciar e controlar os investimento adequados na segurança;
- Direcionar a elaboração de programas, planos e procedimentos de segurança;
- Inspirar e motivar os colaboradores em direção aos objetivos;
- Monitorar desempenhos individuais e coletivos a fim e aplicar correções e melhorias quando aplicável;
- Garantir o atingimento dos objetivos da segurança corporativa da empresa.
Quais são os Processos de Gestão de Segurança Corporativa?
Os processos de gestão da segurança corporativa numa organização geralmente são divididos em cinco áreas principais: planejamento, organização, direção, execução e controle. Esses processos são interdependentes e trabalham juntos para garantir que a empresa alcance seus objetivos de segurança.
- Planejamento: planejamento é o processo que envolve as atividades de identificação de ativos e processos críticos, avaliação de riscos, estabelecimento de objetivos, desenvolvimento de controles de segurança. Isso inclui estabelecer metas, identificar recursos necessários e desenvolver estratégias para alcançar essas metas.
- Organização: é o processo de alocar recursos e estabelecer estruturas para alcançar os objetivos estabelecidos. Isso inclui a definição de funções, responsabilidades e relacionamentos entre as equipes.
- Direção: é o processo de liderar e motivar as pessoas para alcançar os objetivos estabelecidos. Isso inclui a comunicação, treinamento e desenvolvimento de funcionários.
- Execução: é o processo de implementar as ações planejadas e alocar recursos para alcançar os objetivos estabelecidos. Isso inclui a gestão de projetos, operações e logística.
- Controle: é o processo de monitorar o desempenho da segurança corporativa e fazer ajustes para garantir que os objetivos estabelecidos sejam alcançados. Isso inclui a medição de resultados, avaliação de desempenho e tomada de decisões para corrigir problemas.
Quem faz a Gestão da Segurança Corporativa?
O gestor ou gestora de segurança é o profissional responsável por fazer a gestão da segurança de segurança corporativa. É o responsável por planejar, organizar e dirigir, o trabalho de um grupo de indivíduos, monitorando o trabalho e tomando medidas corretivas quando necessário.
Em grandes empresas, a gestão da segurança corporativa pode ser parte da estrutura de gerenciamento de riscos, e pode estar sob a responsabilidade de um Chief Security Officer (CSO) ou outro alto executivo de segurança (Diretor de Segurança). Em pequenas e médias empresas, a gestão da segurança corporativa pode ser gerenciada por um gerente de segurança corporativa.
A gestão de segurança corporativa é geralmente realizada por um especialista em gestão de segurança corporativa, assessorado por uma equipe interna, e podendo contar com consultores externos especializados nos diversos seguimentos da segurança corporativa.
O gestor de segurança é responsável por desenvolver e implementar políticas, programas, planos e procedimentos de segurança, garantindo que a empresa esteja protegida contra ameaças internas e externas. Ele também é responsável por garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Além disso, o gestor de segurança trabalha em conjunto com outras áreas da empresa, como recursos humanos, operações, segurança do trabalho e tecnologia da informação, para garantir que a segurança corporativa esteja integrada em todas as áreas da empresa. Ele também é responsável por garantir que a equipe de segurança esteja preparada para lidar com incidentes de segurança e esteja pronta para responder a emergências.
Sistema de Gestão de Segurança
Para garantir que seus objetivos sejam atingidos a gestão de segurança faz uso de diversos recursos como: estrutura organizacional, programas, politicas, planos, processos e operações de segurança, que formam o Sistema de Gestão de Segurança.
Um Sistema de Gestão de Segurança (SGS) refere-se a sistemas abrangentes concebidos para gerenciar os processos e operações da segurança de uma organização. OSGS tem por objetivo planejar, organizar, padronizar, integrar, controlar e sistematizar, o gerenciamento da segurança da organização, visando obter resultados (bens ou serviços) com a participação de pessoas.
O SGS busca organizar, integrar e padronizar os meios e os processos de gestão, implementando metodologias e ferramentas de gestão para que as ações e operações da segurança ocorram de forma controlada, integrada, monitorada e em constante melhoria.
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José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP
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Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.
Segurança Corporativa: O que é, O que faz e Como Funciona
Política de Segurança Corporativa: Oque é, Para que serve
Riscos de Segurança Corporativa: O que são e Quais São
10 Princípios Básicos da Segurança Corporativa no Século XXI
Dados para Citação Artigo
MARCONDES, José Sérgio (31 de janeiro de 2023). Gestão de Segurança Corporativa: O que é, Objetivos e Processos. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).
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