- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Câmera de Segurança WiFi: O que é, Como Funciona e Quais os Tipos

A câmera de segurança Wi-Fi é cada vez mais comum no nosso dia a dia, é possível encontrar câmeras de segurança WiFi em diversos modelos e para diversas finalidades. Você sabe o que é uma câmera de segurança WiFi, como elas funcionam, quais benefícios e riscos que seu uso oferecem? Caso não saiba ou tenha alguma dúvida, leia este artigo e aprimore sues conhecimentos obre essa tecnologia.

As câmeras de segurança Wi-Fi são opções mais modernas para o videomonitoramento de segurança . Mais fáceis de instalar e de usar do que as câmeras convencionais de vigilância eletrônica, as chamadas câmeras WiFi podem gravar os arredores de uma casa, por exemplo, e enviar imagens, em tempo real, para o celular ou tablet do proprietário. A principal característica desse modelo de câmera de segurança é a transmissão via radiofrequência.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 23/09/2021

O que é uma Câmera de Segurança WiFi?

Uma câmera de segurança WiFi é uma câmera de segurança digital que opera segundo o princípio de redes IP (Internet Protocol), tecnologia que faz uso de sinais de Wifi para enviar e receber informações. As Câmeras de Segurança WiFi, por natureza, são capazes de operar de forma independente , na verdade, a maioria das câmeras WiFi tem um mini computador embutido. Elas podem operar em modos centralizado ou descentralizado.

Também conhecidas como câmeras IP sem fios, as câmeras de segurança Wifi são conectadas a uma rede de Internet e permitem a captação e visualização de imagens em tempo real em outros aparelhos que também possuam rede ligada à internet, como computadores, tabletes e smartphones.

As câmeras de segurança Wi-Fi são opções de segurança mais modernas para o monitoramento, elas são mais fáceis de serem instaladas e usadas do que as câmeras convencionais utilizadas na vigilância eletrônica cabeadas. com pequenos ajustes elas podem gravar os arredores de uma casa ou estabelecimento e enviar imagens em tempo real para o celular ou tablete por exemplo.

O sistema da câmera de segurança wi-fi possibilita ao usuário mudar a angulação da imagem, iniciar uma gravação ou receber um alerta de movimentação através de smartphone cadastrado.

Câmera de Segurança WiFi

Como Funciona a Câmera de Segurança Wifi?

O funcionamento das câmeras de segurança Wifi se baseiam no uso de Internet sem fio ou wireless para enviar informações e receber instruções ou configurações de funcionamento.

A tecnologia Wireless, ou “sem fio” (em livre tradução), possibilita a transmissão da conexão entre pontos distantes sem precisar usar fios (como telefones sem fio, rádios ou o seu celular). A Internet sem fio, ou wireless, surgiu ao final da década de 90, quando os primeiros computadores com alguma portabilidade começaram a conquistar um número significativo de seguidores. Hoje, elas são extremamente populares.

O Wi-Fi, por sua vez, é um tipo de wireless desenvolvido para a criação de redes locais de computadores, smartphones e videogames, usando roteadores.

Wi-Fi significa “Wireless Fidelity”, nome que foi dado em alusão à expressão “Hi-Fi” (High Fidelity), usada pela indústria fonográfica nos anos 50. O termo foi registrado pela Wi-Fi Alliance, mas de tornou muito popular e é dado a qualquer tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network).

O wi-fi funciona como se dois rádios pudessem se comunicar enviando e recebendo informações, mas com uma potência e alcance muito menores do que os vistos, por exemplo, em antenas como as de rádio FM.

As câmeras de segurança Wi-Fi fazem uso de ondas de rádio comuns para transmitir as informações via Internet. Essas câmeras funcionam através de ondas de rádios transmitidas por meio de um adaptador, o chamado roteador, que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena, sendo a parte principal do Wi-Fi.

Características da Câmera de Segurança WiFi

De acordo com o fabricante e modelo, as câmeras de segurança WiFi aparentam caraterísticas variadas visando atender as necessidade de cada cliente. Dentre as principais características das câmeras de segurança Wifi estão:

  • Conexão via aplicativo com celulares, desktops, tabletes e Smart TV;
  • Modelos para uso internos e externos;
  • Recursos infravermelho para visão noturna;
  • Sensor de movimento;
  • Resoluções em HD, Full HD ou 4k;
  • Sistema de som com microfone (áudio bidirecional);
  • Zoom
  • Armazenamento interno cartões microSD
  • Entre outros.

Quais são os Tipos de Câmeras de Segurança Wifi?

Os tipos mais comuns de câmeras de seguaça WiFi são:

  1. Câmera de Segurança Wifi Dome
  2. Câmera de Segurança WiFi Bullet
  3. Câmera de Segurança Wifi com infravermelho

1. Câmeras de Segurança Wifi Dome

As câmera de segurança Wifi dome têm o formato de um dome (aparelho de superfície arredondada). Elas são as mais populares em condomínios e residências. Como são pequenas e discretas, acabam combinando com o acabamento do local, viabilizando a sua instalação, tanto no teto quanto nas paredes. Existem modelos de câmera de segurança Wifi dome para instalação interna e modelos para uso externo.

A câmera de segurança dome é mais discreta, difícil de detectar. A caixa da cúpula esconde o que você está capturando, pois é difícil dizer onde as lentes estão apontando. Uma vantagem desse modelo é que ela pode girar até 360 graus, cobrindo uma circunferência maior. Além de se adaptar melhor a qualquer decoração, elas são mais elegante, transparente e limpa, sem fios expostos.

2. Câmeras de Segurança WiFi Bullet

As câmeras de segurança WiFi bullet recebem esse nome em função do seu formato cilíndrico, que se assemelha uma “bala”, que em inglês significa “bullet”. Você já deve ter visto esse modelo em vários locais, porque a câmera bullet é o modelo mais utilizada do mercado. Afinal, ela é muito versátil, podendo ser instalada em áreas externas, internas e em locais mais escuros.

A câmera de segurança bullet é mais visível e óbvia, ideal para aqueles lugares que tem a real intensão de mostrar a vigilância para desencorajar o vandalismo ou roubo. É muito fácil de instalar e é mais indicada para postes e paredes em que o acesso não será frequente.

Ela pode ser usada para propósitos internos, mas é geralmente indicada para exteriores por ser à prova de intempéries, além de ter um alcance maior, o que a torna mais adequada para a visualização de áreas amplas, como quintais extensos e estacionamentos.

3. Câmeras de Segurança Wifi com infravermelho

A Câmera de Segurança wIfI com Infravermelho não é um modelo específico de câmera WiFi, mas uma função que pode ser adicionada a vários modelos de câmeras de segurança Wifi. Trata-se de dispositivos de LEDs com frequência infravermelho instalado ao redor da lente que é acionado quando seu sensor detecta a ausência mínima de luz indispensável para criar uma imagem com qualidade mínima aceitável. Isso permite que o equipamento ilumine a imagem capturada, possibilitando uma imagem mais clara em comparação com a capacidade do olho humano.

Geralmente, o LED infravermelho é uma característica encontrada nas câmeras de segurança equipadas com a função iluminação infravermelho. As câmeras com infravermelho são excelentes opções para quem necessita de monitoramento com imagem de qualidade, tanto para ambientes internos quanto externos.

Qual a Melhor Câmera de Segurança com Wi-fi?

A melhor câmera de segurança WiFi é aquela que atende as necessidades de videomonitoramento do local a ser instalada, ou seja, é aquele que apresenta o melhor custo x beneficio ao usuário final. O mercado da segurança eletrônica atualmente disponibiliza um grande número de tipos e modelos de câmeras Wifi, a escolha da câmera a ser utilizada deve se basear em critérios técnicos e não apenas no custo ou “moda” do momento.

Como Escolher a Melhor Câmera de Segurança Wi-Fi?

A escolha da melhor câmera de segurança Wi-Fi, ou seja, a mais indicada para determinado local e necessidade, deve se basear em critérios técnicos e preferencialmente, numa avaliação de riscos do local. A escolha do modelo ideal deve se basear numa avaliação de custo x beneficio que envolve, entre e outros, os seguintes fatores:

  • Bem a ser protegido;
  • Riscos existentes;
  • Necessidade de segurança;
  • Objetivo da captura de imagens;
  • Infraestrutura disponível;
  • Disponibilidade financeira para investir no sistema de câmeras.

Riscos Relacionados as Câmeras WiFi

As câmeras de segurança wifi devido a sua conexão direta com à Internet oferecem o risco de virar alvo de hackers. É possível que alguém mal intencionado consiga invadir o sistema da câmera e ter acesso as imagens em tempo ou grava-las remotamente. Podendo vir a acompanhar ao vivo o que acontece na casa ou trabalho dos usuários, trazendo riscos à privacidade e à segurança dos local monitorado pela câmera.

Como qualquer outro aparelho que se conecte a internet, a câmera wifi tem suas vulnerabilidades de segurança, que devem ser identificadas e tratadas.

Wi-Fi abertas ou protegidas por senhas fracas podem ser invadidas por hackers que, por sua vez, podem ter acesso aos equipamentos conectados nesta rede, e roubar informações e dados, além de instalar malwares, ou “vírus”. No caso das câmeras de segurança, dependendo do modelo usado, o hacker pode ter acesso a imagens e sons do ambiente monitorado, além de instalar malwares, ou “vírus”, o que coloca em riscos as pessoas e bens existentes nesse local.

Dicas de Segurança para Câmeras WiFi

A seguir as principais medidas de proteção que devem ser adotadas para uso das câmeras de segurança Wifi:

  1. Atenção com a instalação da câmera de segurança – Na hora de instalar seu sistema de câmera de segurança wifi busque por profissionais qualificados e idôneos. Peça referencia, busque informações, e cuidado com o menor preço, nem sempre os mais caro ou o mais barato é o melhor.
  2. Atenção com a procedência da câmera de segurança – Na hora de comprar sua câmera de segurança, é importante buscar aparelhos de boa procedência. Os produtos de marca com maior presença no mercado, em tese, tem sistemas atualizados com frequência, além de ferramentas e recursos de segurança de boa qualidade.
  3. Mantenha o software da câmera atualizada – As câmeras de segurança WiFi, assim como outros dispositivos eletrônicos conectados a rede WiFi, devem receber atualizações de segurança em seus software por parte dos fabricantes ao longo do tempo. Além de reforçar a segurança da câmera, com o potencial de corrigir alguma brecha grave, essas atualizações podem melhorar o desempenho do produto e trazer novas funcionalidades.
  4. Use senhas fortes -As câmeras de segurança WiFi vêm com uma senha de acesso padrão, liberada pelo fabricante para a primeira instalação, que não oferecem a segurança desejada. Assim como na compra de um roteador novo, é fundamental mudar a senha da câmera de segurança para um código personalizado e seguro, com letras, números e caracteres especiais.
  5. Guarde a Senha em Local Segurança e Não Compartilhe com Estranhos – As senhas devem ser protegidas de divulgação desnecessárias, somente aqueles pessoas que realmente necessitam acessar a câmeras devem ter acesso as senhas. Sempre que houver suspeitas de vazamento da senha, esta deve ser substituída. Não use nome ou data de aniversário de familiares.
  6. Seja criterioso com o acesso remoto – As câmeras de segurança com WiFi permitem acompanhar tudo em tempo real e de qualquer lugar com acesso a uma rede WiFi, no entanto, a comodidade e facilidade, precisa ser usada com cuidado e disciplina. Uma dica é não usar o acesso remoto em redes Wi-Fi públicas, ou em que você não confia. Outra recomendação é criar perfis de uso que diminuem riscos de interceptação.
  7. Use autenticação em dois fatores – Algumas câmera de segurança wifi fabricadas recentemente trazem a opção de configurar a autenticação em dois fatores. Essa função combina a senha escolhida com um código alfanumérico único, enviado, em geral, para o celular, ao qual só você pode ter acesso.

Vantagens da Câmera de Segurança Wifi

As vantagens de uma câmera de segura wifi podem ser divididas em duas características principais: comodidade e custo-benefício.

  1. Comodidade da Câmera de Segurança Wifi – A comodidade é a principal vantagem de uma câmera de segurança wifi, esse equipamento possibilita o monitoramento de uma residência ou empresa remotamente, por meio de uma conexão com a internet. Independente da distância, é possível monitorar em tempo real e visualizar o local monitorado.
  2. Custo-benefício – Com relação ao custo-benefício, a câmera de segurança com Wifi também conta com uma estrutura mais flexível, resultando em menor número de manutenção e maior durabilidade.
  3. Usabilidade no dia a dia – No uso do dia a dia, a câmera de segurança wifi possui uma usabilidade mais fácil para o usuário. Essa facilidade é percebida já no momento da instalação, pois demanda esforços reduzidos, visto que o processo é semelhante a um processo de instalação de outros equipamentos domésticos. Além disso basta um simples computador (ou smartphone ou tablete) para o acompanhamento das imagens, diferente das câmeras com cabos de conexão que precisam de uma série de equipamentos específicos.

Limitações da Câmera Wifi

É importante observar que existem limitações aos recursos de uma câmera de segurança Wifi:

  1. Energia da bateria – Se a câmera for totalmente sem fio, ela precisará de uma bateria para energizá-la. Nesse tipo de arranjo, você precisa substituir ou recarregar a bateria antes que ela acabe. As câmeras solares também usam um painel solar para carregar as baterias durante o dia.
  2. Distância do roteador – O alcance do sinal WiFi pode sofrer interferência alguns fatores, incluindo os materiais de construção do ambiente monitorado;
  3. Conexão com a Internet – a constância e velocidade da conexão da internet interfere diretamente na qualidade do vídeomonitoramento realizado.

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Câmera de Segurança: Significados, Caraterísticas, 17 Tipos de Câmeras

Videomonitoramento: O que é? Como Funciona e Aplicações.

Sistemas Eletrônicos de Segurança: O que é? Quais são os Tipos.

Uso dos Drones na Segurança Privada para Vigilância Patrimonial

Central de Monitoramento: O que é, Características, Como funciona

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (23 de setembro de 2021). Câmera de Segurança WiFi: O que é, Como Funciona e Quais os Tipos. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/camera-de-seguranca-wifi-o-que-e-como-funciona-e-quais-os-tipos/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Carolina!
    Pela informação que você passou, sim! “Wifi é aberto mas restrito aos hóspedes”. A câmera wifi usada está no quarto ou seja dentro do hotel. Mesmo que vc esteja monitorando a câmera fora do hotel, por celular, o sinal wifi usada apenas para câmera que continuara no hotel.
    Espero ter sanado sua dúvida.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Olá. Gostaria de saber se eu posso usar por exemplo em hotéis onde o Wifi é aberto mas restrito aos hóspedes pq eu tenho uma filhota de 4 patas idosinha e se eu precisar sair do quarto tenho que monitorá-la pq ela tem vários problemas de saúde. Obrigada.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.