- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Catraca Torniquete: O que é? Para que serve, Como funciona.

Você tem dúvidas sobre a catraca tipo torniquete? Quer saber o que, para que serve e como funciona? Este artigo faz uma descrição da catraca torniquete, torniquete controle de acesso, também conhecido como “porta giratória torniquete.

A catraca torniquete é um dispositivo da segurança eletrônica, utilizado na segurança física para controle de acesso de pessoas. Nas portarias e pontos de acessos, ele atua de forma restringir, controlar e registrar o acesso das pessoas, mediante a identificação e consequente liberação ou bloqueio de acesso.

O objetivo principal do torniquete controle de acesso é impedir o acesso não autorizado. Isso é possível devido a sua característica construtiva, ou seja, sua altura e quantidade de barras de bloqueio, que geralmente preenche todos os espaços de passagem no local de acesso. Lei até o final e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 02/09/2021

Controle de Acesso

Controle de acesso é a parte da segurança física que por meio do uso de políticas, procedimentos, recursos mecânicos e tecnológicos busca controlar e gerenciar o trânsito de pessoas, veículos, objetos e informações, num determinado espaço físico.

O controle de acesso é realizado por meio de barreiras físicas (cercas, muros, portões, portas, cancelas e etc.), vigilantes, cartão eletrônico, leitores, teclados, dispositivos biométricos ou uma combinação de tecnologias que restringem o acesso de pessoas, materiais ou veículos a um determinado espaço.

Na sua forma mais simples, o controle de acesso refere-se às medidas tomadas para garantir que pessoas e objetos somente entrem ou saiam de uma organização se autorizados.

Neste contexto, o Dilacerador de Pneus” ou “Sistema Garra de Tigre” é um recurso de segurança física muito indicado para os estabelecimentos que necessitam que reforçar o controle de acesso em portões e cancelas.

O que é Catraca Torniquete?

A catraca torniquete ou “torniquete controle de acesso” é um dispositivo de segurança física utilizado para controle de acesso de pessoas. Trata-se de um dispositivo eletromecânico com vários braços de metal, dispostos verticalmente em altura superior a uma pessoa, com objetivo de impedir o acesso não consentido.

Também conhecido como “porta giratória torniquete”, o torniquete utilizado para controle de acesso, é um tipo de catraca eletrônica mais alta e com mais braços de bloqueio. Sua estrutura de construção evita transposição por baixo ou por cima, assim como, a passagem de carona, pois não é possível a entrada de mais de uma pessoa em seu interior.

O torniquetes de acesso são dispositivos de segurança com vários braços de metal, dispostos verticalmente em altura superior a uma pessoa, de forma a impedir a passagem. São utilizados em locais que exigem um alto nível de controle de acesso, geralmente em perímetros de segurança, e locais de acesso restrito ou que necessitam de um controle rigoroso de registros de acessos.

A maioria dos torniquetes permitem a integração com diversos tipos de softwares de controle de acesso, podendo também serem operados de forma totalmente stand alone por meio do software embarcado, ou ainda no modo online.

Catraca Torniquete Controle de Acesso

Para que serve e quais os objetivos da catraca torniquete?

Nas portarias e pontos de acessos, o torniquete atua de forma restringir, controlar e registrar o acesso das pessoas, mediante a identificação e consequente liberação ou bloqueio de acesso. Esta liberação pode ser feita manualmente, através da análise de um operador dedicado, ou então, através de sistemas eletrônicos de segurança, integrados ao torniquete controle de acesso.

O objetivo principal do torniquete controle de acesso é impedir o acesso não autorizado. Isso é possível devido a sua característica construtiva, ou seja, sua altura e quantidade de barras de bloqueio, que geralmente preenche todos os espaços de passagem no local de acesso.

Outro ponto importante é que, devido as suas características físicas, o torniquete também tem uma ação dissuasiva, ou seja, ele desestimula tentativas de acessos não autorizados, tendo em vista a grande dificuldade de burlar o sistema. Seu potencial dissuasivo ainda pode ser aumentado quando instalado em conjunto (integrado) a câmeras de segurança.

Um outro objetivo do torniquete é o de registrar todo a movimentação de entrada e saída de pessoas ocorrida no local, com possiblidade de armazenarem de dados e emissão de relatórios gerenciais;

Onde a catraca torniquete pode ser utilizado?

Não existe uma indicação especifica para o uso do torniquete, seu uso é atrelado a necessidade de controle de acesso do local. A opção de uso do torniquete como disposto de controle de acesso de pessoas deve ser fruto de uma avaliação de riscos do local em questão, onde seu custo x beneficio deve ser avaliado, assim como sua viabilidade de instalação. Normalmente os torniquetes para controle de acesso são utilizados em:

  • Empresas (em portarias e pontos de acessos nas barreiras perimetrais;
  • centros de distribuição e apoio logístico;
  • instituições de ensino
  • Estádios de futebol
  • Estações de trem;
  • Etc.

Integração da Catraca Torniquete ao Sistema Integrado de Segurança

Para aumentar a segurança e proteção do local o torniquete pode ser integrado um Sistema Integrado de Segurança (SIS). Por meio de um software para controle de acesso de pedestres é possível realizar o cadastro individual de cada usuário e visitante possibilitando a inserção de parametrizações de restrição de acesso como dias, horários e quais áreas do local o usuário possui autorização de realizar o acesso.

Também é possível realizar a emissão de relatórios verificando o fluxo de acesso geral ou de um determinado usuário em determinada área, semana, dia e horário.

Há possibilidade também de realizar a integração do torniquete com leitor de biometria, leitor de proximidade, teclados numéricos, urnas recolhedoras de cartão, entre outros equipamentos que auxiliam na restrição do acesso de pessoas não autorizadas o que aumenta a segurança do local.

A operação realizada pelo torniquete também pode ser visualizada e monitorada por câmeras de segurança e sistema detecção de intrusão (alarmes) de uma central de monitoramento.

Como funciona a Catraca Torniquete

Funcionamento do torniquete é similar ao de uma catraca de controle de acesso. Para ter acesso é necessário girar os braços de acordo com o sentido do acesso pretendido. Normalmente o torniquete permanece travado e sua liberação é realizada por uma dispositivo de identificação. Ao finalizar a passagem, seja entrada ou saída, o sistema do torniquete volta a ser bloqueada até o próximo sinal de liberação.

Caso o usuário seja liberado e tente girar no sentido contrário do autorizado o sistema automaticamente impede o giro por questões de segurança. Como dispositivos de identificação para liberar a entrada podem ser utilizados: pessoas, leitores biométricos, botoeiras, cartão de proximidade, leitor facial, dentre outros.

A catraca torniquete opera com sinais individuais para cada sentido de passagem (entrada ou saída). A passagem permanece bloqueada até que o sistema de controle (validador) envie um sinal de liberação. Caso o usuário não inicie a passagem dentro de um período de tempo pré-determinado (time-out), o giro de passagem volta a ser bloqueado.

As catracas torniquetes eletromecânicos podem ter o acesso unidirecional ou bidirecional, o seu acionamento pode ser realizado por botoeira, controle remoto, acionamento por um dispositivo contato seco ou placa de interface.

Os torniquetes eletrônicos já são montadas com várias tecnologias, leitor de proximidade (rfid), leitor de biometria, teclados com senha, etc. Por ser um equipamento de extrema segurança em alguns casos é possível integrá-la a um detector de metal com interface de bloqueio.

Vantagens da Catraca Torniquete

O uso do torniquete como controle de acesso traz várias benefícios em termos de segurança física do local controlado, isso se deve a sua estrutura física e capacidade de impedir a passagem de pessoas.

Normalmente o torniquete é construído em aço inoxidável de alta resistência, o que dificultando sua destruição por atos de vandalismo ou tentativa de acesso forçado, e também oferece resistente as ações do tempo, uma vez que costuma ser instalada em ambientes a céu aberto para o controle do fluxo de pessoas.

Os torniquetes de acesso são reconhecidos pela alta eficiência no controle e na organização de acesso de pessoas a determinados locais. Além de ser um equipamento que auxilia na segurança física dos ambientes, eles melhoram consideravelmente o controle sobre o trânsito das pessoas.

Apesar da sua robustez, os torniquetes atuais são projetados levando em considerações as características ergonômicas, ou seja, buscam evitar qualquer tipo de desconforto físico aos usuários.

Outra característica relevante atribuída aos torniquetes de acesso é a possibilidade de obter este equipamento com design mais sofisticado, o que favorece o ambiente em termos estéticos. Hotéis e shoppings são os segmentos que investem em portas torniquetes mais arrojadas, a fim de proporcionar segurança, praticidade, conforto e elegância.

Você gostou do artigo?

Se você gostou do artigo, e se ele foi útil para você, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para mim.

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Controle de Acesso: O que é? Qual o Objetivo? Tipos e Funcionamento

Catraca Controle Acesso: O que é? Objetivos, Tipos, Como Funciona

Dilacerador de Pneus” ou “Sistema Garra de Tigre”. O que é?

Cancela Controle de Acesso: O que é? Para que Serve e Como Funciona?

Bollard Postes de Segurança [Bollards]: O que é? Tipos e Para que serve

Alambrado: O que é? Para que serve a Cerca de Tela de Alambrado

Muro de Proteção: O que é, Para que serve, Tipos e Características

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (27 de agosto de 2021). ?. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: /– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.