- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Alambrado [Cerca ou Tela]: O que é, Para que serve, Instalação

Alambrado ou tela alambrado, é um tipo de tela feita de tecidos de arame de aço, com uma variedade de diâmetro de fio e tamanho de malha, onde os fios de aço entrelaçam entre si formando figuras losangulares.

A cerca de alambrado é uma barreia física que serve para delimitar, separar ou proteger áreas, instalações ou edificações. Seu objetivo é criar impedimento físico e psicológico para quem pensa em realizar uma entrada não autorizada.

O alambrado te sua origem no Reino Unido, no século XIX. Enquanto a identidade do inventor original permanece desconhecida, a primeira grande empresa a fabricar este tipo de cerca foi Barnard, Bishop and Barnard, com sede em Londres, de acordo com Quora .

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 20/07/2021 Atualizado 21/06/2022

Definição de Barreira Física de Segurança

Segurança física é parte da segurança, que por meio de barreiras físicas, projetadas para dissuadir, impedir, dificultar, detectar e responder a acessos não autorizados, busca promover e manter a segurança física das pessoas, instalações, equipamentos e demais ativos da organização.

Barreira física de segurança é um obstáculo físico usado para delimitar os limites físicos de áreas, instalações ou edificações e impedir os acessos não autorizados. São recursos de segurança física que limitam, restringem, canalizam ou impedem o acesso de pessoas, veículos ou objetos num determinado local.

As barreiras de segurança são divididas em duas categorias de acordo com a sua origem:

  • Barreiras físicas naturais – são os recursos disponibilizados pela natureza (relevo, montanhas, penhascos, valas, rios, represas ou outras características do terreno que são difíceis de atravessar), que possam ser utilizados para impedir ou dificultar o acesso.
  • Barreiras físicas estruturais – são dispositivos feitos pelo homem (como cercas, paredes, pisos, telhados, grades, barras, bloqueios de estradas, sinais ou outra construção) usados ​​para restringir, canalizar ou impedir o acessos

Neste contexto, as cercas de alambrados são um dos tipos de cercas de seguranças mais comuns e utilizadas, seu uso é muito frequente em empresas, escolas, condomínios e etc.

Quero saber mais sobre Segurança Física e Barreiras de Proteção

O que é Alambrado?

Alambrado ou tela alambrado, é um tipo de tela feita de tecidos de arame de aço, com uma variedade de diâmetro de fio e tamanho de malha. Os fios de aço entrelaçam entre si formando figuras losangulares. É uma barreia física de segurança que serve para delimitar, separar ou proteger áreas, instalações ou edificações. Oferece vários benefícios importantes para segurança física de instalações, criando um impedimento físico e psicológico para quem pensa em realizar uma entrada não autorizada.

A cerca de alambrado se apresenta como uma opção de barreira de segurança muito útil. Sua estrutura é formada por fios de aço interlaçados que a torna uma barreira física de difícil transposição. De acordo com o dicionário alambrado significa cerca de arame utilizada para demarcar os limites ou proteger um terreno.

O alambrado trata-se de um tipo de malha de arame entrelaçado, geralmente feito de aço galvanizado, onde os fios do alambrado são posicionados verticalmente e seguida dobrados em um padrão de zigue-zague, de forma que cada trecho engate com o fio imediatamente ao lado, unindo um fio imediatamente no outro. Isto forma o padrão de losango característico visto neste tipo de estrutura.

Esse tipo de tela de segurança é muito usada para proteger propriedades privadas ou públicas de possíveis invasões, proporciona segurança, possui alta resistência e tem longo tempo de vida útil.

cerca de alambrado
Cerca de Alambrado

Para que serve o Alambrado?

Assim como o muro, o alambrado é uma barreia física de segurança que serve para delimitar, separar ou proteger uma área, instalação ou edificação. O alambrado, como cerca de segurança, oferece vários benefícios importantes para segurança física de instalações. Ele cria um impedimento físico e psicológico para quem pensa em realizar uma entrada não autorizada.

A cerca de alambrado é utilizado inicialmente para sinalizar e estabelecer o limite de uma propriedade, e também serve para impedir a entrada ou saída de determinado local.

No contexto da segurança física o alambrado tem os seguintes objetivos:

  • Dissuadir tentativas de acessos não desejados: A dissuasão refere-se a capacidade da cerca de alambrado, devido as suas características de construção e instalação, desestimular um agressor da intensão de invadir o local;
  • Impedir o acesso não autorizado devido as suas características físicas e resistências;
  • Dificultar e retardar o acesso indevido, de forma a propiciar tempo hábil para acionamento e posicionamento da força de pronta resposta.

É importante considerar que uma cerca de alambrado por si só não impede a intrusão, ela deve estar atrela a um sistema integrado de segurança, composto por: iluminação, sistema de alarmes de intrusão, câmeras de segurança, recursos humanos, entre outros.

Funções da Cerca de Alambrado

A cerca de alambrado é um dos principais recursos de um sistema de segurança de perímetro de uma organização. dentre suas funções estão:

  • Estabelecer, identificar e divulgar os limites perimetrais de uma propriedade, área ou local;
  • Demonstrar preocupação e senso de cuidado com um determinado local ou edificação;
  • Servir como efeito dissuasivo, criando um impedimento psicológico para acessos não autorizados;
  • Auxiliar no controle e triagem de entradas autorizadas em áreas restritas canalizando veículos e pessoal para pontos de controle de acesso;
  • Impedir que intrusos casuais penetrem em uma área restrita, apresentando-se como uma barreira que requer uma ação aberta para entrar;
  • Causar atraso para obtenção de acesso não autorizado a uma área, aumentando assim a probabilidade de detecção e impedimento pela equipe de pronta resposta;
  • Otimizar o uso do pessoal de segurança
  • Entre outras.

Origens do Alambrado

O alambrado te sua origem no Reino Unido, no século XIX. Enquanto a identidade do inventor original permanece desconhecida, a primeira grande empresa a fabricar este tipo de cerca foi Barnard, Bishop and Barnard, com sede em Londres, de acordo com Quora .

A empresa encontrou uma maneira de produzir em massa as cercas usando a mesma metodologia que é usada em máquinas de tecelagem de tecido, permitindo a fabricação rápida de cercas de arame para atender à demanda do consumidor

Origens do Alambrado
Maquina de fabricação de alambrado inventada por Charles Barnard

O britânico chamado Charles Barnard, em 1844, desenvolveu um processo para produzir cercas de arame com base em máquinas de tecer. Na verdade, a fabricação de cercas de arame é chamada de tecelagem. Afinal, um elo de corrente é pouco mais do que um fio de aço tecido, mais comumente produzido hoje em um padrão de diamante.

Esta inovação tornou a criação de longos trechos de cercas de forma rápida e fácil. Não demorou muito para que as cercas de alambrados se tornassem muito populares em toda a Inglaterra e, eventualmente, se espalhassem pelo mundo.

Quase 50 anos depois que a primeira cerca de alambrado foi montada, a Anchor Post Fence Co. com sede em Nova Jersey comprou os direitos da máquina de tecelagem de Barnard e se tornou a primeira empresa a fabricar cercas de alambrado nos Estados Unidos.

Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial em Londres, muitas das cercas originais de ferro e aço ao redor dos parques foram removidas para a sucata, dando a cerca de alambrado um importante destaque durante a década de 1940.

Cercas de Alambrado de Hoje

Desde que foram inventadas, as cercas de alambrado realmente decolaram. Simples, fácil de produzir e altamente funcional, o alambrado é popular para uso industrial e residencial.

Esse tipo de cerca oferece alta segurança e visibilidade e, por ser modular, pode ser personalizada para se adequar a praticamente qualquer aplicação. O alambrado continua sendo uma opção muito usada para construção de cercas de segurança especificamente, pois seu design fornece controle de acesso fácil e visibilidade clara em seu entorno e extensão.

De acordo com as ameaças identificadas, a cerca de alambrado pode ser personalizada com recursos adicionais de segurança (arames farpados, concertina, cerca elétrica, sistemas de alarme, videomonitoramento etc.) para auxiliar na prevenção a intrusão.

Cercas de Alambrad

O alambrado é hoje um dos materiais mais comuns usados ​​em cercas de todos os tipos, para delimitar propriedades residenciais, bem como para marcar os limites de propriedade para instalações industriais ou comerciais.

Vantagens do Alambrado

  • Valor acessível;
  • Fácil instalação;
  • Durabilidade;
  • Baixa manutenção;
  • Boa visibilidade do perímetro;
  • Fácil de ser encontrado;
  • Entre outras.

Instalação da Cerca de Alambrado

A instalação do alambrado como cerca de segurança envolve a colocação de postes no solo e a fixação da cerca a eles. Os postes podem ser tubos de aço, mourões de madeira tratados ou concreto, e podem ser cravados no solo ou fixados em uma base de concreto, a depender das especificações do projeto.

Geralmente, os postes das extremidades, cantos ou portões são colocados em bases de concreto ou de outra forma ancorados para evitar queda sob a tensão de uma cerca esticada.

Os postes são posicionados em intervalos geralmente de 2,50 a 3 metros, mas isso pode variar em função das necessidades de cerca do local. Em muitos casos, o instalador estende fios tensores, superior e inferior entre os terminais para ajudar a minimizar o movimento que pode ocorrer na malha do alambrado entre os postes.

A altura da cerca pode variar de acordo com a sua finalidade e ameaças identificadas, geralmente tem altura mínima 2 metros, excluindo a proteção superior.

Instalação da Cerca de Alambrado

Proteção Parte Superior do Alambrado

A fim de impedir, dificultar ou alertar sobre tentativas de intrusões, a cerca de alambrado deve ter proteção adicional na sua parte superior. Dentre os recursos de segurança utilizados para esse fim estão:

  • Haste de ângulos de 45 graus em um único braço (para o lado da ameaça) ou configuração “Y” / “V”, construído com um estabilizador único ou duplo, cada um com três fios de arame farpados.
  • Cerca elétrica;
  • Concertina;
  • Sistemas de alarmes infravermelho ativo; e
  • Videomonitoramento com algoritmo detector de intrusão.

Proteção Parte Inferior do Alambrado

Assim como a parte superior, a parte inferior do alambrado deve ser objeto de proteção extra ao longo da cerca, com intuito de impedir acessos indevidos por baixo da cerca. Os tipos de recursos a serem utilizados pode variar de acordo com a finalidade da cerca e ameaças identificadas. Dentre os meios utilizados estão:

  • Fios de aço esticados entre os postes;
  • Trilhos metálicos;
  • Tubos metálicos;
  • Estacas;
  • Baldrame de concreto;
  • Meio-fio de concreto.

Recursos Especiais de Segurança

No processo de planejamento e construção da cerca de alambrado, os itens a seguir devem ser objeto de apreciação:

  • Zonas livres – são áreas estabelecidas ao redor da cerca de alambrado para fornecer uma visão desobstruída para melhorar a detecção e avaliação em torno das cercas. As dimensões das zonas desobstruídas podem variar dependendo do objetivo da cerca e das ameaças identificadas;
  • Cerca duplas – De acordo com os riscos identificados, para segurança de perímetro podem ser necessário uma linha de cerca dupla de proteção, com espaços internos entre elas, essa estratégia tem como objetivo aumentar a probabilidade de detecção do invasor, diminuir alarmes falsos e impedir o acesso ao sistemas eletrônicos de segurança;
  • Iluminação de Segurança – fornece iluminação durante os períodos de escuridão ou em áreas de baixa visibilidade para ajudar na detecção, atraso e funções de resposta de um sistema de segurança física;
  • Estradas de patrulha – Quando necessário, deve ser prevista estrada perimetral interna para veículos de ronda de segurança.

Perguntas Frequentes

1. O que é Alambrado?

Alambrado ou tela alambrado, é um tipo de tela, feita de tecidos de arame de aço, usado como barreia física para delimitar, separar ou proteger áreas, instalações ou edificações contra acessos não autorizados.

2.Para que serve o Alambrado?

O alambrado é uma barreia física de segurança que serve para delimitar, separar ou proteger uma área, instalação ou edificação. Ele cria um impedimento físico e psicológico para quem pensa em realizar uma entrada não autorizada.

3. Onde comprar Alambrado?
O alambrado pode ser comprado em lojas especializadas, em casas/depósitos de materiais de construção, grandes magazines e em algumas lojas de produtos animais e pela internet em diversos sites.


Se você gostou do artigo, e/ou quer acrescentar algo, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para mim.

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Registre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações, é grátis e seguro, não envio Spam ou disponibilizo seu e-mail para terceiros.

[jetpack_subscription_form subscribe_placeholder=”Digite seu endereço de e-mail” show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” submit_button_text=”Registrar-se” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Minha missão é contribuir com o desenvolvimento e/ou aprimoramento de talentos, através do compartilhamento de conhecimentos e experiências testados e acumulados em mais de 25 anos de atuação na área de gestão organizacional.

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Segurança Física: Teoria Geral, O que é? Objetivos, Classificação.

Concertina: O que é, Significado e Tipos de Cercas Concertinas

Muro de Proteção: O que é, Para que serve, Tipos e Características

Sistema Integrado de Segurança [SIS] – O que é? Objetivos e Exemplos

Central de Monitoramento: O que é, Características, Como funciona

Iluminação de Proteção Aplicada a Segurança Física

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio ( 20 de julho de 2021). Alambrado [Cerca ou Tela]: O que é, Para que serve, Instalação. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/alambrado-o-que-e-para-que-serve-a-cerca-de-tela/– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Marcelo!
    Tendo em vista a implicações legações para o corte de árvores, se possível, o melhor seria afastar o alambrado das árvores.
    Forte abraço e sucesso

  2. Boa noite. Trabalho como fiscal em uma fábrica do distrito industrial de Manaus e pretendo fazer um diagnóstico de pontos vulneráveis . Observei que este tipo de alambrado cobre o perímetro lateral contudo existe inúmeras árvores mais altas que o alambrado pelo lado de fora bem proximas a este que beneficia a invasão do recinto. Qual seria a saída ? Mexer nas árvores ou no alambrado?

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.