- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Zeladoria Patrimonial: Que é? Tipos de Serviços Prestados

Zeladoria Patrimonial: Que é? Tipos de Serviços Prestados

Zeladoria Patrimonial é a atividade de prestação de serviços dedicada a cuidar, zelar, vigiar e preservar estabelecimentos e áreas, públicas ou privadas, mediante contrato de prestação de serviço.

Tem a incumbência de zelar pelas dependências, mantendo-as sempre em boas condições de uso e acesso.

Empresa de Zeladoria Patrimonial é uma Pessoa Jurídica que oferece a mão de obra terceirizada para prestação de serviços de limpeza, manutenção, recepção e portaria e outros serviços relacionados para dar apoio à administração e conservação das instalações e prédios.

Geralmente, oferecem diversas soluções de serviços, tais como: zelador, limpeza, manutenção, recepção, portaria e controle de acesso.

Por José Sérgio Marcondes.
Postado 17/01/2020 e atualizado 29/06/2020

O que é Zeladoria Patrimonial?

Zeladoria Patrimonial é a atividade de prestação de serviços dedicada a cuidar, zelar, vigiar e preservar estabelecimentos e áreas, públicas ou privadas, mediante contrato de prestação de serviço.

Está relacionado a conservação e cuidado do ambiente físico de uma organização.

Tem a incumbência de zelar pelas dependências, mantendo-as sempre em boas condições de uso e acesso.

Os serviços de zeladoria visam resolver de forma eficiente as necessidades e os problemas de estabelecimentos residenciais, comerciais, industriais e empresariais, no tocante a cuidado e preservação.

Prestador de Serviço

Serviço consistem em atividades, benefícios ou satisfações que são ofertadas para venda e que são essencialmente intangíveis. Refere-se ao produto da atividade humana destinado à satisfação das necessidades humanas, mas que não apresenta o aspecto de um bem material.

O termo serviço tem origem no termo latim servitĭum, a palavra serviço define a ação de servir (estar sujeito a/ser prestável alguém por qualquer motivo, fazendo aquilo que essa pessoa quer ou pede).

Na área da economia, serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente.

Empresa de serviços é uma Pessoa Jurídica especializada na prestação de determinado tipos de serviços. Ela contrata, remunera e dirige o trabalho realizado por seus empregados, ou subcontrata outras empresas para realização desses serviços.

Empresa de Zeladoria Patrimonial

Empresa de zeladoria é uma pessoa Jurídica que oferece mão de obra terceirizada para prestação de serviços de limpeza, manutenção, recepção e portaria e outros serviços relacionados para dar apoio à administração e conservação das instalações e prédios.

Em matéria de terceirização, os serviços de zeladoria somados aos serviços de segurança privada, jardinagem e alimentação, são os mais solicitados por instituições financeiras, indústrias, condomínios e organizadores de eventos.

Serviços de apoio, como de zeladoria e manutenção predial podem se ajustar ao CNAE 8111-7/00 (serviços combinados para apoio a edifícios…), que compreende as atividades de:

“(…) fornecimento de pessoal de apoio para prestar serviços em instalações prediais de clientes, desenvolvendo uma combinação de serviços, como a limpeza geral no interior de prédios, serviços de manutenção, disposição do lixo, serviços de recepção, portaria e outros serviços relacionados para dar apoio à administração e conservação das instalações dos prédios. As unidades aqui classificadas fornecem pessoal para as atividades de apoio, mas não estão envolvidas ou têm responsabilidade com o desenvolvimento da atividade empresarial do cliente.”

Serviços Prestados pela Zeladoria Patrimonial

As Empresas de Zeladoria oferecem diversas soluções de serviços, tais como:

  • Zelador;
  • limpeza;
  • Serviços de manutenção;
  • Recepção, Portaria e Controle de Acesso;
  • Etc.

Zelador

Zelador, conforme sugere seu nome, é o profissional responsável por zelar pelo bom andamento das atividades no estabelecimento.

O zelador, em um condomínio, geralmente é o responsável por providenciar serviços de manutenção e é encarregado pela recepção, controle e distribuição de produtos de limpeza para os colaboradores.

O colaborador pode ser especializado para as mais diversas atividades, desde comando de funcionários até atendimento de clientes.

Algumas funções do zelador patrimonial

  • Verificar sistema de segurança;
  • Inspecionar todas as dependências em horários diferentes;
  • Manter o síndico sempre informado de qualquer coisa relevante que venha acontecer;
  • Supervisionar os trabalhos que venham a acontecer dentro do estabelecimento;
  • Distribuir as cartas e correspondências;
  • Fazer o acompanhamento de qualquer coisa que entre e saia do condomínio/estabelecimento;
  • Supervisionar serviços de reparo;
  • Manter à ordem do local;
  • Liderar à equipe.

Limpeza

Algumas empresas de zeladoria, dentro do seu pacote de serviço, também oferecem o serviço de limpeza para empresas e condomínios.

Serviços de manutenção

O Serviço de manutenção está relacionados aos serviços de de hidráulica, elétrica, reparos, pinturas, limpeza de caixa d’água e impermeabilização.

Recepção e Portaria e Controle de Acesso

O serviços de recepção e portaria e controle de acesso estão relacionados as atividades desenvolvidas nas portarias, recepções e pontos de acessos de dos estabelecimentos com objetivo de atendimento e controle do fluxo de pessoas, veículos e materiais.

Serviços de Portaria refere-se a todos as atividades desenvolvidas numa portaria de estabelecimento residencial, industrial, comercial ou empresarial com o intuito de recepcionar, controlar e registrar os acessos.

Recepcionista

Recepcionista é aquele que recebe e atende pessoas, ou seja, é o profissional responsável pelo atendimento ao público, seja recebendo a pessoa presencialmente na recepção de um estabelecimento ou pelo telefone e e-mail.

O recepcionista realiza agendamentos, fornece informações e orienta a circulação de pessoas e visitantes.

Além de atuar na recepção, atender e filtrar ligações telefônicas, anotar recados e receber visitantes.

Controlador de Acesso

O Controlador de Acesso é responsável por toda a gestão do controle de acesso externo ao empreendimento.

Seu posto de trabalho fica localizado fora do estabelecimento, de onde ele encaminha, identifica e orienta as pessoas, e permite acesso até as portaria.

Dentre suas atribuições estão:

  • Controlar a entrada e saída do público interno e externo e de veículos e visitantes, em toda a área sob sua responsabilidade;
  • Controlar o movimento de pessoas em todo o perímetro de acesso;
  • Observar e conter aglomeração de pessoas estranhas nos locais de acesso sob sua responsabilidade;
  • Zelar pela qualidade dos serviços prestados e cumprir as regras determinadas pela administração.

Vigia

O Vigia tem como trabalho vigiar, zelar e guardar um patrimônio, com o objetivo de inibir ou detectar tentativas de crimes.

Esse profissional ainda pode observar e fiscalizar o local, mas não é sua função proteger.

O Vigia ainda pode atuar no controle de acesso de visitantes, colaboradores, prestadores de serviços, veículos e equipamentos, bem como realizar vistorias e rondas.

Porteiro

O porteiro é o responsável pela fiscalização e guarda o patrimônio, além de controlar a entrada e saída de pessoas e veículos nas dependências, bem como orientar as pessoas sobre seus destinos e fazer pequenos reparos.

Ele também pode atuar na área administrativa e na iniciativas públicas ou privadas.

Observações Importantes

Não se deve confundir empresa prestação de seriço de zeladora com empresa de segurança.

A empresa de zeladoria presta um serviços relacionados ao cuidado, zelo e vigia contra acidentes e descumprimento de normas do estabelecimento.

Os vigas, porteiros, controladores de acessos e recepcionistas, são profissionais que podem observar e fiscalizar o local, mas não fazem parte de suas funções e atribuições oferecer segurança pessoal ou patrimonial ao estabelecimento.

A segurança pessoal e patrimonial, por questões legais, de formação e de atribuição, dentro da segurança privada, somente podem ser atribuídas os Vigilante.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre o assunto, sugiro o E-book Profissão Porteiro – O manual do Porteiro, onde descrevo tudo o que você precisa saber sobre a profissão de porteiro. Para saber mais acesse o link a seguir

E-book Profissão Porteiro

Você Gostou? Sem sim, colabore com o crescimento do Blog

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para nós;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Leia mais um artigo, essa prática nos ajuda muito;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter.

Convido você a se inscrever para acompanhar as publicações do nosso blog, os links para cadastro estão na lateral do blog para acessos com desktop ou logo abaixo para acessos com celular.

Obrigado pelo tempo disponibilizado na leitura de nosso artigo, espero que tenha sido útil pra você!

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes

Dados para Citação em Trabalhos

MARCONDES, José Sérgio (29 de junho de 2020). Zeladoria Patrimonial: Que é? Tipos de Serviços Prestados. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/zeladoria-patrimonial-tipos-servicos-prestados – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Luis Felipe!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Matéria de excelente explicação, muito bem elaborada. De fácil entendimento

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.