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Coordenador de Segurança Patrimonial: O que é? O que faz? Atribuições

Coordenador de Segurança Patrimonial

O Coordenador de Segurança Patrimonial é o profissional da segurança privada responsável por coordenar equipes de segurança patrimonial . Segundo o dicionário online michaelis, coordenar é organizar e dirigir as atividades daqueles que trabalham visando um objetivo comum; refere-se as funções de gerir, dirigir, liderara e orientar.

As atribuições básicas do coordenador de segurança patrimonial estão relacionadas a articulação, integração e transformação, costuma agir como mediador entre o planejamento tático e a equipe operacional. Busca interpretar o planejamento estratégico e o plano tático, e passar orientações ao operacional sobre as melhores práticas para contribuir para o atingimento dos mesmos.

O coordenador de segurança patrimonial poderá atuar em empresas especializadas de segurança, na prestação de serviços, ou em empresas de outros seguimentos, com a finalidade de coordenar o serviço orgânico de segurança ou fazer a gestão do contrato de serviço da empresa prestadora de serviço.

Postado 05/05/2021
Escrito por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

O que é Coordenador de Segurança Patrimonial?

O Coordenador de Segurança Patrimonial é o profissional da segurança privada responsável por coordenar equipes de segurança patrimonial . Segundo o dicionário online michaelis, coordenar é organizar e dirigir as atividades daqueles que trabalham visando um objetivo comum; refere-se as funções de gerir, dirigir, liderara e orientar.

O coordenadores de segurança busca manter os membros da equipe organizados e focados nos objetivos estabelecidos. Como diz o próprio nome da função, um coordenador coordena os processos e detalhes de como as equipes alcançam suas metas. Exercem um papel de ligação do operacional com a gerencia ( área tática).

A pessoa que desempenha a função de coordenador de segurança é responsável por coordenar determinadas equipes da segurança e fazer com que as inúmeras atividades que garantem o bom funcionamento da empresa sejam realizadas de maneira correta.

Em linhas gerais, enquanto que um supervisor operacional de segurança lidera um grupo menor de pessoas, um coordenador possui um leque maior de pessoas sob seus cuidados. Ele o coordenador os supervisores operacionais que exercem um papel mais operacional, enquanto que coordenadores trabalham mais taticamente.

Atribuições do Coordenador de Segurança Patrimonial

As atribuições básicas do coordenador de segurança patrimonial estão relacionadas a articulação, integração e transformação, costuma agir como mediador entre o planejamento tático e a equipe operacional. Busca interpretar o planejamento estratégico e o plano tático, e passar orientações ao operacional sobre as melhores práticas para contribuir para o atingimento dos mesmos.

Sua função mediadora o torna capaz de disseminar os significados das estratégicas e táticas as equipes operacionais, e articulá-las junto aos colaboradores da área operacional. Assim este profissional pode viabilizar o trabalho das equipes de acordo com as diretrizes estratégica e táticas da organização.

O coordenador deve ser um líder capaz de motivar e coordenar seus subordinados aplicando de forma eficaz suas competências individuais (conhecimentos, habilidades e atitudes), de modo a alcançar suas metas.

O seu trabalho é fundamental para a saúde da organização, ele deve buscar garantir que os projetos e processo de segurança sejam coordenados a partir de estratégias e ações assertivas, que possam garantir uma entrega de resultados de excelência, além de trazer diferencial competitivo.

Perfil para o Cargo de Coordenador de Segurança Patrimonial

Embora não exista uma regulamentação legal sobre os requisitos para o exercício do cargo de coordenador de segurança, as próprias empresas contratantes costumam estabelecer seus próprios requisitos, com base nas suas descrições de cargos e necessidades específicas ou de contrato. Dentre os requisitos mais comuns estão:

  • Experiência comprovada na área de segurança, preferencialmente em cargos de liderança;
  • Ensino superior completo em gestão de Segurança Privada ou em outra áreas com especialização em segurança privada;
  • Competências em gestão de pessoas e habilidades de liderança;
  • Conhecimento sobre legislação relacionadas a segurança;
  • Domínio sobre os principais conceitos e técnicas utilizadas na segurança patrimonial;
  • Competências em gestão de processos de segurança;
  • Conhecimento sobre planejamento organizacional e gestão financeira;
  • Capacidade analítica para avaliar os riscos de determinada decisão;
  • Disciplina;
  • Comprometimento;
  • Dinamismo;
  • Proatividade;
  • Agilidade.

Área de Atuação do Coordenador de Segurança

O coordenador de segurança patrimonial poderá atuar em empresas especializadas de segurança, na prestação de serviços, ou em empresas de outros seguimentos, com a finalidade de coordenar o serviço orgânico de segurança ou fazer a gestão do contrato de serviço da empresa prestadora de serviço.

Na segurança orgânica, o coordenador poderá ter várias funções, de acordo com a estrutura da segurança, dentre as mais comuns estão:

  • Elaboração e propostas de políticas, planos, normas e procedimentos de segurança;
  • Avaliação e gerenciamento de riscos;
  • Gestão de equipes orgânicas de segurança ou gestão de contrato de prestação de serviço de empresa terceirizada;
  • Administração do relacionamento do setor de segurança com outras áreas da organização;
  • Gerenciamento conflitos, emergências, contingencia e crises;
  • Gestão de processos de segurança;
  • Gestão administrativa da rotina burocrática da organização e dos processos legais previstos na legislação;
  • Controlar as despesas;
  • Trabalhar para que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível e não atrapalhem as atividades da empresa
  • Promover a qualidade dos serviços e o alcance de resultados;
  • Dentre outros.

Na prestação de serviço (empresas terceirizadas) o coordenador poderá ter várias funções, de acordo com a estrutura organizacional ou necessidades da empresa, dentre as mais comuns estão:

  • Coordenar e apoiar as atvidades de prestação de serviço;
  • Organizar, coordenar e monitor as atvidades dos supervisores operacionais;
  • Gerenciar conflitos; emergências; contingências e crises;
  • Gestão de relatórios e documentações relacionadas a área operacional;
  • Gerenciar gestos e previsões orçamentárias;
  • Elaborar e propor planos de trabalho para equipes;
  • Identificar necessidade e realizar treinamentos das equipes;
  • Visitar clientes e relacionar-se com clientes/ gestores de contrato;
  • Atuar com ações para mitigação de riscos, criação, orientação, aplicação e acompanhamentos operacionais;
  • Entre outros.

O que faz um coordenador de segurança patrimonial?

A principal atribuição/função do coordenador de segurança patrimonial é planejar, distribuir, coordenar e monitorar as atividades de segurança patrimonial. Instrui equipes, com assuntos inerentes ao dia a dia, regulamentos, procedimentos e orientações estabelecidas pela gerência.

As atrições do coordenador de segurança podem varias de acordo com a empresa a qual esteja vinculadas, de formal geral podemos citar como atividades do coordenador de segurança:

São atribuições e competências dos Coordenadores de Segurança:

  • Planejar, organizar, coordenar e controlar atividades de segurança;
  • Coordenar o cumprimento, pela equipe de segurança, das diretrizes preconizadas pela empresa;
  • Promover a articulação e integração entre as equipes;
  • Participar de reuniões administrativas e operacionais;
  • Supervisionar e orientar a rotina de segurança (planejar, coordenar, orientar, executar e delegar ações relativas à segurança;
  • Desenvolver ações para melhor funcionamento da segurança;
  • Gerir despesas e materiais;
  • Elaborar a escala de folgas, férias
  • Remanejar os agentes de segurança
  • Reportar as ocorrências referentes à segurança interna e externa a gerencia;
  • Definir ações e orientar as equipes em situação de irregularidade;
  • Exercer outras atividades que vierem a ser incorporadas ao cargo pela empresa;
  • Coordenar a área de segurança coorporativa;
  • Coordenar atvidades de prestação de serviços de segurança privada;
  • Controle e gestão dos custos operacionais;
  • Gerenciar conflitos, ocorrências, emergências, contingências e crises;
  • Atuar com o atendimento ao cliente;
  • Realizar identificação, análise e avaliação de riscos;
  • Elaborar e propor políticas, normas, planos e procedimentos de segurança;
  • Liderança e gestão de pessoas;
  • Identificar necessidade, desenvolver, propor e ministrar treinamentos;
  • Entre outros.

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José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Gerente de Segurança Patrimonial

Supervisor de Segurança Patrimonial: O que é? O que faz?

Gestor de Segurança Privada. O que é? O que faz? Funções

Segurança Patrimonial: O que é? O que faz? Definições e Atribuições

Planejamento Organizacional: O que é? Definição, Conceitos e Tipos

Plano Contingência para Empresas, Planejamento Contingência Empresa

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (06 de maio de 2021). Coordenador de Segurança Patrimonial: O que é? O que faz? Atribuições. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Certificações CES e CPSI - Especialista da área de segurança privada com experiência sólida na área. Gestor, Consultor e Diretor no IBRASEP. Ex-sargento do EB, com uma variedade de cursos de formação, graduação, especialização, capacitação, aprimoramento e aperfeiçoamento na área de segurança privada, segurança empresarial e gestão empresarial. Acumula mais de 30 anos de atuação na área da segurança privada, com resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

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