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Análise Qualitativa e Quantitativa de Riscos - Conceitos e Diferenças

A análise quantitativa de risco é usada para classificar um risco por meio de termos (palavras) que procurem mensurar a intensidade das conseqüências de um determinado risco com as probabilidades dos mesmos ocorrerem. Já a análise semi-qualitativa é aquela que procura atribuir valores numéricos aos termos selecionados na análise qualitativa, sem que haja necessidade de que os valores correspondam exatamente a intensidade das conseqüências ou suas probabilidades.

A expressão qualitativa pressupõe a ideia de se qualificar um risco em termos (palavras), enquanto que a expressão quantitativa busca qualificar em expressão matemática (números).

1. Definição de Análise Qualitativa

A análise quantitativa de risco é usada para classificar um risco por meio de termos (palavras) que procurem mensurar a intensidade das conseqüências de um determinado risco com as probabilidades dos mesmos ocorrerem.

O objetivo é compreender o fenômeno através da coleta de dados narrativos e características apresentadas.

De acordo com a Norma AS/NZS 4360 (2004) a realização de uma análise qualitativa requer a utilização de termos (palavras) que procurem mensurar a intensidade das conseqüências de um determinado risco com as probabilidades dos mesmos ocorrerem. Normalmente estes termos são ajustáveis de acordo com as circunstâncias, podendo um mesmo termo ser adaptável a diferentes tipos de riscos.

Ainda segundo a norma AS/NZS 4360, a análise qualitativa é frequentemente utilizada: Nas fases iniciais dos processos, de forma a identificar os riscos envolvidos, que possuem um alto nível de criticidade:

  • Quando o nível do risco identificado não necessitar de análises mais detalhadas; ou
  • Quando não for possível realizar uma análise quantitativa, devido à carência de dados numéricos (Norma AS/NZS 4360, 2004, p. 19).

A análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de avaliação ou ação adicional.

1.2 Exemple Análise Qualitativa de Riscos


As tabelas a seguir, trazem de maneira simplificada, algumas escalas qualitativas de probabilidades subjetivas dos riscos e suas conseqüências, utilizando-se de medidas simples, de forma a atender as necessidades de uma determinada organização:

Análise Qualitativa
Imagem 02 – Modelo de planilha de análise qualitativa de consequências/impactos
Análise Qualitativa
Imagem 03 – Modelo de planilha de análise qualitativa de probabilidade

Após a identificação e classificação do nível de risco pela organização, definindo suas probabilidades e conseqüências, é possível estabelecer uma Matriz de Análise Qualitativa de Riscos, a seguir, composta por um conjunto de categorias que reflitam as necessidades da organização, e definindo as ações que serão adotadas para o tratamento, monitoramento ou transferência dos riscos.

Imagem 04 – Matriz de Análise Qualitativa de Riscos

1.3 Critérios Básicos Análise Qualitativa de Riscos

Segundo Duarte (2005) para que a empresa possa adotar a implementação de uma abordagem qualitativa para o gerenciamento de riscos é necessária uma auto-avaliação focada em três possibilidades.

A. Concentrar-se em unidades


A primeira possibilidade é concentrar-se em unidades (como mesa de operações, compliance, back office, auditoria, comercial, etc.). Nesse caso, caberia ao responsável por cada uma das unidades da empresa identificar as principais atividades diárias de sua unidade, bem como todos os riscos presentes em cada atividade listada, além de identificar a efetividade dos controles internos existentes para fazer frente a cada risco detectado.

E, caso o controle interno seja julgado insuficiente, propor melhorias a serem implementadas e aprovadas pelo Gerente e pela Auditoria Interna em curto prazo. Assim teríamos uma visão completa dos riscos existentes em cada unidade da empresa.

B. Concentrar-se nos produtos e serviços oferecidos

A segunda possibilidade é concentrar-se nos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Nesse caso, cada produto e serviço devem ter seu processo entendido em “detalhes dentro de urna metodologia desenvolvida e implementada pelo Gerente.

Em linhas gerais, a metodologia deverá seguir os princípios daquela apresentada às unidades, identificando inicialmente as atividades de cada uma das cinco etapas relacionadas a um produto ou serviço (ou seja, análise de viabilidade, criação, desenvolvimento, implementação e manutenção), para determinar os riscos presentes nessas atividades e utilizar os controles internos para mitigar os riscos identificados e, no final, uma análise da efetividade dos controles, seguida das melhorias necessárias no caso em que deficiências tenham sido encontradas.

Nesta segunda possibilidade teríamos uma visão completa dos riscos presentes em produtos e serviços na empresa.

C. Concentrar-se nos processos internos

A terceira possibilidade é concentrar-se nos processos internos, ou seja, queles que não resultam em contato direto com os clientes.

Ao contrário das duas possibilidades anteriores, nas quais é factível (e recomendado) desenvolver e implementar uma metodologia geral, sobre os processos internos, cada caso requer uma análise específica, com seu fluxo o mais detalhado possível, de forma a facilitar a , identificação dos riscos presentes, os controles praticados e as respectivas deficiências.

Nesta terceira possibilidade teríamos uma visão completa dos riscos presentes em processos internos.

2. Análise Semi-Qualitativa

Segundo a com a Norma AS/NZS 4360 (2004), a análise semi-qualitativa é aquela que procura atribuir valores numéricos aos termos selecionados na análise qualitativa, sem que haja necessidade de que os valores correspondam exatamente a intensidade das conseqüências ou suas probabilidades.

O objetivo desta análise é realizar um levantamento mais flexível e detalhado dos riscos envolvidos, sem a utilização de valores absolutos, como o que acontece na análise quantitativa.

No entanto para a realização desta análise deve-se prestar muita atenção na legitimidade dos números, pois estes podem não refletir com a realidade, levando a análise a obter resultados incompatíveis com a verdade, e trazer sérias conseqüências à organização.

Para evitar essa inconsistência de resultados é recomendado que esta análise seja realizada sempre em conjunto com outras análises.

3. Análise Quantitativa

De acordo com a Norma AZ/NZS 4360 (2004) a análise quantitativa é aquela que procura utilizar-se apenas de valores numéricos para representar as conseqüências e as probabilidades.

Pode-se utilizar dados de várias fontes, tais como: registros anteriores; experiências pertinentes; prática e experiência do setor da empresa; publicações pertinentes; teste de Marketing e pesquisa de mercado; experimentos e protótipos; modelos econômicos; modelos de engenharia; opinião de especialistas, entre outros.

A qualidade da análise depende da precisão e da abrangência dos valores numéricos utilizados.

Segundo Duarte (2005) para que a empresa possa implantar uma abordagem quantitativa, ela deve estar focada em quatro estágios:

  • Implantação preliminar da abordagem qualitativa descrita anteriormente;
  • Criação de um banco de dados com cobertura geral em relação às perdas por unidades, produtos, serviços e processos internos;
  • Adoção de um conjunto de indicadores de perdas operacionais para facilitar o acompanhamento da evolução dessas perdas;
  • Desenvolvimento e implementação de uma metodologia para o cálculo do nível de provisão econômica e do capital econômico para perdas operacionais, incluindo medidas de retorno ajustado ao risco operacional.

O objetivo das avaliações de risco quantitativas é tentar calcular valores numéricos objetivos para cada um dos componentes coletados durante as fases de análise de custo/benefício e de avaliação de risco.

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13. Dados para Citação em Trabalhos

MARCONDES, José Sérgio ( 18 de junho de 2020). Análise Qualitativa e Quantitativa de Riscos – Conceitos e Diferenças. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/tipos-de-analise-qualitativa-e-quantitativa – Acessado em (inserir data do acesso).


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14. Referencias Bibliográficas

BERNSTEIN, Peter L.; “Desafio aos Deuses: A Fascinante História dos Riscos”; 6ª edição; São Paulo; Campus; 1997.

COCURULLO, Antonio; “Gestão de Riscos Corporativos: Riscos Alinhados com Algumas Ferramentas de Gestão”; 29 Edição; São Paulo; Tecci; 2003.

De CICCO, Francesco e FANTAZZINI, Mario Luiz; “Tecnologias Consagradas de Gestão de Riscos”; Série Risk Management; São Paulo; 2003.


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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes
Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

6 Comentários

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  1. Olá Gutemberg Camargo!
    Grato pelo alerta de erro, já corrigimos.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Olá Aldo Reis!
    Parabéns pelo seu primeiro, de muitos, trabalhos em análise de riscos.
    Agradeço suas palavra e fico muito feliz em saber que o artigo está sendo útil para você.
    Forte abraço e sucesso!

  3. Excelente trabalho, para estudantes e profissionais, conteúdo rico e com detalhes. sou Arquiteto e Urbanista e com Pós em Segurança do Trabalho, e estou no processo do meu primeiro trabalho em Análise de Riscos, agradeço por esta oportunidade de conhecimentos que estão nos ofertando. Agradecimentos daqui do Amazonas/Manaus.

  4. Olá, só para correção, tem um parágrafo onde era supostamente para estar escrito “bem como” e está outra coisa.
    “A primeira possibilidade é concentrar-se em unidades (como mesa de operações, compliance, back office, auditoria, comercial, etc.).

    Nesse caso, caberia ao responsável por cada uma das unidades da empresa identificar as principais atividades diárias de sua unidade, bem corno<- todos os"

    O artigo está me ajudando muito a realizar o levantamento de riscos na empresa onde trabalho, agradeço desde já o conteúdo aqui adquirido.

  5. Olá Tiago!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

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