- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Catraca Controle Acesso: O que é? Objetivos, Tipos, Como Funciona

Catraca ou roleta é um espécie de “portão rotativo” construído de forma que permite a passagem de apenas uma pessoa por vez, propiciando desta forma o controle de acesso a ambientes diversos. As catracas são normalmente utilizadas para controlar a entrada e a saída de pessoas em edifícios, empresas, áreas restritas, sistemas de transporte público ou eventos.

O uso de catracas como dispositivos de controle de acesso na segurança física de instalações, é algo amplamente difundido nos serviços públicos e privados, principalmente naqueles que contam com ampla circulação de pessoas.

A catraca como sistema de controle de acesso passou por várias evoluções ao longo do tempo e hoje é disponibilizado com funções e dispositivos de identificação mais modernos e seguros. Entre as possibilidades de uso da catraca está a possibilidade de controlar entradas e saídas de pessoas e, simultaneamente, criar uma barreira física entre pessoal autorizado e não autorizado a ter acesso a um determinado local.

As catracas puramente mecânicas são cada vez menos usadas e estão sendo substituídas por catracas eletrônicas. As catracas eletrônicas incorporaram diversos recursos tais como leitores de cartões, leitores biométricos para identificação dos usuários e principalmente uma área de memória a fim de armazenar essas informações de entrada e saída, para posterior coleta de dados e emissão de relatórios.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 12/08/2021

O que é Catraca?

Catraca ou roleta é um espécie de “portão rotativo” construído de forma que permite a passagem de apenas uma pessoa por vez, propiciando desta forma o controle de acesso a ambientes diversos. As catracas são normalmente utilizadas para controlar a entrada e a saída de pessoas em edifícios, empresas, áreas restritas, sistemas de transporte público ou eventos.

O nome “catraca” se originou do dispositivo mecânico controlador do giro do equipamento.

A catraca como recurso de controle de acesso de pessoas pode ser usada para selecionar as pessoas que podem acessar determinado ambiente, dentro de datas e horários pré-definidos., assim como, registrar essas entradas e saída para posterior consulta.

As catracas eletrônicas também, em alguns locais, são utilizadas com a função de relógio de ponto, devido a sua capacidade de identificar o usuário, bem como de registrar precisamente o horário de entrada ou saída de um ambiente.

Embora possa ser utilizada para diversas finalidades, atualmente o uso mais comum das catracas é para controle de acesso de área e edificações com acesso limitado a pessoas previamente autorizadas.

Catraca Controle Acesso

Para que serve e quais os objetivos da catraca?

As catracas servem controlar o acesso de pessoas num determinado ambiente. De acordo com a sua configuração as catracas também pode identificar e checar autorizações de acesso, registar as movimentações de acessos (entradas e saídas) ou apenas contar o números de acessos.

Dentre os objetivos da catracas estão:

  • Delimitar pontos de acesso: sinalizar que a partir daquele ponto os acessos (entrada ou saída) são restritos as pessoas previamente autorizadas;
  • Contar o número de acessos a um determinado ambiente;
  • Identificar e checar autorizações de acesso;
  • Impedir acessos não autorizados em áreas controladas: o nível de impedimento da catraca dependerá em grande parte do tipo de catraca instalada no local e da barreira física a qual está associada;
  • Registrar os acessos concedidos: as catracas eletrônicas tem condições tecnológicas para registrar e armazenar todas as entradas e saídas e fornecer dados como: local de acesso, id da pessoa, data e hora do acesso, quem autorizou etc.
  • Propiciar segurança física ao local: o controle de acesso é peça chave para garantia da segurança física de uma organização, nesse sentido, a catraca eletrônica integrada ao controle eletrônico de acesso é uma ferramenta de segurança indispensável.

Onde as catraca pode ser utilizada?

Atualmente as catracas, como recurso de controle de acesso, são usadas em uma ampla variedade de ambientes, incluindo estádios, parques de diversões, estações de transporte público, shows e eventos, saguões de escritórios, aeroportos, empresas e etc.

Do ponto de vista de negócios, para fins de controle de receita, as catracas fornecem uma contagem precisa de acessos de pessoas, informação relevante para eventos, shows, casas noturnas, transporte público e outras situações em que seja importante a conferencia do numero de acessos para fins de validação da receita obtida.

As catracas são frequentemente usadas para contar o número de pessoas que passam por um portão, mesmo quando o pagamento não está envolvido. Eles são usados ​​extensivamente dessa maneira em parques de diversões , a fim de manter o controle de quantas pessoas entram e saem do parque e pedalam em cada passeio, por exemplo.

Do ponto de vista da segurança, as catracas são uma importante solução de controle de acesso, elas permitem não só a triagem das pessoas autorizadas a acessar um local, como também, a emissão de relatórios variados sobre os acessos realizados.

Em estações ferroviárias, metroviárias e rodoviárias, a catraca é muita usada controlar o acesso ao transporte coletivo e a outros ambientes, como banheiros e setores administrativos.

Origem da Catraca

O uso de sistema de catraca eletrônica para controlar o acesso de pessoas a um determinado local é algo muito comum na atualidade, e conta com recursos inovadores como leitura biométrica (face ou digital), porém sua origem remonta ao séculos 18 e 19.

De acordo com dados históricos, a primeira representação de catracas eletrônicas dos dias modernos foi instalada na rede de varejo Piggly Wiggly nos EUA em 1916. Mas se você se aprofundar na história, verá que a primeira encarnação de uma catraca foi usada por agricultores empreendedores no Reino Unido no século 18-19.

As catracas foram originalmente criadas e usadas para permitir a passagem de seres humanos enquanto mantinham ovelhas ou outros animais confinados em áreas fechadas. É incrível para nós agora, mas os agricultores do século 18, que se preocupavam com a segurança de seus rebanhos, criaram um design que fez história e se tornou o precursor da catraca moderna.

Origem da Catraca

Em 1750, os britânicos aprovaram o “direito de passagem”, que tornava legal para os plebeus circularem livremente por pastagens privadas. Para facilitar o pastoreio seguro do gado, as pastagens foram instaladas em um campo fechado, que era protegido ao longo de seu perímetro por uma cerca, e na entrada havia um portão e uma catraca através da qual uma única pessoa poderia ter acesso por vez, e que impedia a passagem dos animais.

John Perry e Conrad Trubenbach são reconhecidos como os primeiros a apresentar o conceito da catraca de barra giratória moderna. Os fundadores da Perey registraram suas invenções (o Roto-Gate & Passimeter) em 1928 e até hoje são líderes de mercado na fabricação de catracas nos Estados Unidos.

Classificação da Catraca Quanto ao Funcionamento

De acordo com o seu mecanismo de funcionamento as catracas podem se classificadas em: mecânicas, semi-mecânicas e automáticas.

roleta Mecânica

Catraca Mecânica

As catracas mecânicas foram as primeiras a serem criadas, são mais simples e mais manuais. Com essas catracas não é necessário um sistema de cadastro ou cartão de acesso. Hoje em dia não são tão comuns em locais que requer rigidez na identificação, mas ainda podem ser uma ótima escolha em ambientes com pouca circulação ou algo bem restrito.

O funcionamento da catraca mecânica é simples e depende 100% da ação humana. Nele, um funcionário deve autorizar a rotação da catraca por meio de um comando manual realizado direto na catraca. O registro do acesso, no entanto, é manual, e pode ser feito em uma planilha de papel.

As catracas mecânicas são mais simples, mais leves e não requerem um sistema eletrônico. de inteligência, não se utiliza computadores ou um sistema interno digital. O objetivo principal da catraca mecânica é contar o números de acessos num determinado ambiente.

A catraca mecânica é uma solução mais barata para o controle de acesso destinando-se aos usuário que deseja saber qual é o número de pessoas que passam pelo ponto onde ela é instalada.

Com um único equipamento é possível saber o fluxo em cada um dos sentidos. Para isto ela pode contar com dois tipos de contadores: o analógico ou o digital (com display de cristal líquido), podendo ser configurada para permanecer sempre liberada ou travada em um dos sentidos de giro.

roleta Semi-automática

Catraca Semi-automática

A catraca semi-automática pode ser considerada uma evolução da catraca mecânica. Ela foi projetada para controlar acesso de forma simples e fácil, conciliando mecanismo mecânicos e eletrônicos.

Seu mecanismo de travamento pode ser acionado por um botão instalado na atraca ou fora da catraca. Assim, a pessoa que a controla pode liberá-la para cada um dos lados ou para ambos.

Assim como a catraca mecânica, a catraca semi-automática não registada dados da movimentação, ela apenas faz a contagem dos acessos. Seu objetivo principal é contar o números de acessos num determinado ambiente. Seu funcionamento depende da ação de um operador.

Catraca Automática

Catraca Automática

As catracas eletrônicas são o modelo mais moderno de catraca de acesso, elas integram mecânica, eletrônica e softwares inteligentes que trabalham em conjunto com um sistema da informação.

Para liberar os acessos nessas catracas podem ser usados: cartões de acesso, chaves magnéticas ou identificação por biometria. Elas não dependem diretamente da ação de um operador para funcionarem.

O funcionamento da catraca automática é todo automatizado.

  • O usuário apresenta uma identificação para o leitor da catraca que pode ser: cartão ou dado biométrico (digital, face etc.) para fazer sua identificação;
  • A catraca lê os dados de identificação, avalia as permissões deste usuário, levando em conta o horário e o local de acesso;
  • Caso o acesso seja permitido, o braço da catraca é liberado permitindo a passagem da pessoa;
  • Toda a operação é registrada na memória da catraca;
  • É possível coletar os dados registrados para a elaboração de diversos relatórios.

Como as catracas funcionam?

O funcionamento da catraca se dá por meio de um mecanismos de travamento existente na base interna da parte rotativa da catraca. Trata-se de um disco de metal dentado que tem como objetivo travar os braços rotativos, que somente são liberados mediante a um comando manual ou eletrônico.

Ao ser acionado o sistema de destravamento, o mecanismo interno libera a rotação do braço da catraca. Normalmente, cada autorização de acesso permite apenas um giro na catraca e como o espaço é projetado apenas para caber uma pessoa, isso limita o acesso ao local apenas para um individuo por vez.

mecanismos de travamento  das catracas controle de acesso.

Quais são os tipos de catracas?

Catraca Pedestal

Catraca Pedestal

A catraca pedestal é o tipo mais comum de catraca, onde os braços da catraca ficam presos a um pedestal de metal.

Ao contrário da catraca balcão, a catraca pedestal é mais compacta e menos espaçosa. Seu design permite que ela seja instalada em ambientes com pouco espaço. Costuma ser mais barata do que os outros tipos, tendo um melhor custo-benefício para empresas com menos movimentação de pessoas.

Este é o modelo de catraca possuí três braços giratórios, permitindo o acesso único de uma pessoa por vez. São bidirecionais, ou seja, permitem o acesso tanto para entrada como para saída, podendo direcionar o fluxo da forma desejada. Essas catracas são ideias para controle de fluxo médio de pessoas ao mesmo tempo, podendo ser empregadas em escolas, portarias, teatros, cinemas, refeitórios, ônibus entre outros ambientes.

Catraca Balcão

Catraca Balcão

Na catraca balcão o braço ficam presos a um balcão de metal, indicada para empresas que têm um grande fluxo de pessoas. Foi desenvolvida para dinamizar o alto fluxo de acesso, enquanto identifica uma pessoa a outra já está passando pelos braços giratórios evitando a formação de filas.

A catraca balcão é fisicamente maior e mais robusta, possuí as mesmas características tecnológicas da catraca pedestal. É uma excelente opção para locais com espaços amplos e que tenham grande fluxo de pessoas. Ideal para portarias, aeroportos, metrôs, estádios entre outros ambientes que necessitam dessa demanda.

Catraca Flap

Catraca Flap

Na catraca Flap o seu sistema de abertura e fechamento é por meio de flaps, onde não há o contato com o usuário, trazendo maior conforto.

A Catraca Flap libera o acesso do usuário sem a necessidade de esforço físico, facilitando a passagem com malas, sacolas, carrinhos e demais objetos. Ela avalia as permissões do usuário; Caso a entrada seja liberada, a catraca realizará a abertura dos flaps.


Catraca para pessoas com necessidades especiais

Catraca para pessoas com necessidades especiais

A catraca para pessoas com necessidades especiais é um equipamento que promove a acessibilidade.

Possui um braço articulado maior e com abertura lateral que permite o acesso com segurança do cadeirante. Devido ao seu amplo espaço de passagem, também auxilia no trânsito de mercadorias.

A catraca para cadeirantes oferece o conforto necessário ao usuário portador de necessidades especiais, sem deixar de garantir a segurança do seu empreendimento.

Catraca Torniquete

Catraca Torniquete

As Catracas Torniquete foram concebidas com o intuito de oferecer um rigoroso controle de acesso em ambientes que exigem elevado nível de segurança. Ela visa impedir invasões pulando ou passando por baixo.

Ideal no controle de acesso de fluxo restrito, sem monitoramento no local. Sua forma e dimensão tornam impossível a transposição sem que haja autorização de passagem. Sua instalação é mais comum em barreiras perimetrais.

Catraca com Cofre Embutido

Catraca com Cofre Embutido

A Catraca com Cofre Embutido foi desenvolvida para realizar o recolhimento do crachá de identificação antes de liberar a saída do visitante. Tem como objetivo evitar que o visitante leve o cartão com sigo ao deixar o estabelecimento.

Para desbloquear a catraca para sair, o visitante é obrigado a depositar seu crachá numa abertura da catraca. Ao cair no cofre, o crachá passa por um sensor que libera a saída pela catraca. Dessa forma torna-se impossível o visiyante levar o crachá com ele.

Sistema de Identificação das Catracas

As catracas eletrônicas atuais podem ser equipadas com diversos tipos de identificadores de usuárias, dentre os quais podemos destacar:

  • Teclado numérico: Autoriza a entrada de pessoas mediante digitação de senha de acesso via teclado;
  • Leitor de QR Code – Leitura por barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares, cartões ou tickets;
  • Leitor de Código de barras – Leitura por barras paralelas que pode ser facilmente escaneado usando cartões ou tickets;
  • Cartão ou Tag de proximidade RFID – composta por uma antena encapsulada, ele age por meio de rádio frequência, onde realiza a leitura ao aproximar o cartão ou tag do leitor.
  • Cartão ou Tag proximidade mifare – Similar a tecnologia de proximidade, consiste em um cartão com um chip de capacidade pequena de memória e uma antena interna que percebe a aproximação do leitor através de campo magnético identificado pela frequência do cartão;
  • Biometria – A biometria é identificação de pessoas por meio de características físicas. As impressões digitais, compostas por sulcos e vales na pele, são únicas para cada indivíduo, distintos até mesmo entre gêmeos. A imagem da digital é capturada e o leitor irá interpretar fazendo uma comparação com o padrão pré-estabelecido, após.

Benefícios uso das Catracas

O uso de catracas como dispositivos de controle de acesso é amplamente difundido em serviços públicos e privados, sobretudo entre aqueles que contam com ampla circulação de pessoas, e que requerem um mínimo de controle sobre a circulação dessas pessoas.

As catracas de acesso são altamente funcionais no que refere aos registros do acessos realizados numa determinado local, e ainda se mostram eficiente como mecanismo de segurança e controle de entradas e saídas em áreas restritas.

Em locais com muita rotatividade de pessoas, a catraca é indicada para permitir a coleta de dados sobre os acessos realizados e para barrar acessos não autorizados. São os casos de clubes de serviço, academias de ginástica, boates, escolas, universidades, empresas, prédio comerciais, entre outros espaços.

Qual a melhor catraca?

A princípio não existe a melhor catraca, e sim a catraca certa para a finalidade pretendida. Ou seja, a escolha da catraca está diretamente ligada a sua finalidade. Existem no mercado uma infinidade de modelos de catracas, com propostas diversas e preço variável. O interessante neste caso também é a realização de uma analise de custo x beneficio.

As tecnologias embarcadas nas catracas podem variar entre os modelos existentes, neste sentido, é interessante escolher o modelo de tecnologia mais aplicável ao local da instalação, e que a infraestrutura existente permita seu amplo funcionamento, de forma que se possa aproveitar o investimento realizado.

Nao é recomendado a aquisição de um sistema de catraca que apresente todas as funcionalidades mais modernas disponíveis no mercado, se o local não tiver a infraestrutura mínima necessária para aproveitar todos os recursos disponíveis no sistema, ou se a finalidade da catraca não necessitar de todos esses recursos.



Se você gostou do artigo, e se ele foi útil para você, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para mim.

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Indicação de Artigos Complementares

Bollard Postes de Segurança [Bollards]: O que é? Tipos e Para que serve

Cerca Elétrica na Segurança Física: O que é, Objetivos Funcionamento

Alambrado: O que é? Para que serve a Cerca de Tela de Alambrado

Concertina: O que é, Significado e Tipos de Cercas Concertinas

Muro de Proteção: O que é, Para que serve, Tipos e Características

Dados para citação do artigo

MARCONDES, José Sérgio (12 de agosto de 2021). Catraca Controle Acesso: O que é? Objetivos, Tipos, Como Funciona. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/catraca-controle-acesso-o-que-e-objetivos-tipos-como-funciona/ – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Maycon!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.