- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Bollard Postes de Segurança [Bollards]: O que é? Tipos e Para que serve

Bollard é uma palavra inglesa que significa poste de amarração, no Brasil também é chamado de poste de segurança ou pilar de proteção, de forma geral trata-se de um poste de segurança pequeno utilizado para direcionar, organizar, controlar ou bloquear o tráfego de veículos, propiciar segurança a circulação de pessoas, e proteção de acesso e anticolisão de múltiplos ambientes. Funcionam como barreiras físicas de segurança e marcadores de limites de tráfego. É uma solução de proteção perimetral, largamente difundida e utilizada na Europa e Estados Unidos.

Os bollards são controladores de acesso veicular que bloqueiam a passagem indevida de veículos, além de controlar o fluxo veicular. Eles podem ser fixos, móveis e automáticos, e construídos com diversos tipos de materiais, formatos e tamanhos.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 03/08/2021

Uso de Barreiras Físicas na Segurança

Barreiras físicas de segurança são obstáculos físicos utilizados para delimitar os limites físicos de áreas, instalações ou edificações e impedir os acessos não autorizados.

As barreiras físicas são recursos de segurança física que limitam, restringem, canalizam ou impedem o acesso de pessoas, veículos ou objetos num determinado local.

As barreiras de segurança são divididas em duas categorias de acordo com a sua origem:

  • Barreiras físicas naturais – são os recursos disponibilizados pela natureza (relevo, montanhas, penhascos, valas, rios, represas ou outras características do terreno que são difíceis de atravessar), que possam ser utilizados para impedir ou dificultar o acesso.
  • Barreiras físicas estruturais – são dispositivos feitos pelo homem (como cercas, paredes, pisos, telhados, grades, barras, bloqueios de estradas, sinais ou outra construção) usados ​​para restringir, canalizar ou impedir o acessos.

Neste contexto, os bollards ou postes de segurança são considerados uma medida de segurança física estrutural, geralmente utilizados para bloquear acesso de veículos e propiciar segurança ao transito de pedestres e proteção a edificações e de equipamentos.

O que é Bollard?

Em português Bollard significa poste de amarração. Originalmente descrita como postes de navio ou cais, utilizados principalmente para atracar barcos, a palavra passou a ser usada, principalmente em Inglês Britânico, para descrever postes instalados para controlar o tráfego rodoviário, e prevenir incursões de veículos.

Bollard é um poste de segurança pequeno utilizado para direcionar, organizar, controlar ou bloquear o tráfego de veículos, propiciar segurança a circulação de pessoas, proteção de acesso e anticolisão de múltiplos ambientes. Trata-se de uma solução de proteção perimetral, largamente difundida e utilizada na Europa e Estados Unidos.

Os bollards são controladores de acesso veicular que bloqueiam a passagem indevida de veículos, além de controlar o fluxo veicular. Funcionam como barreiras físicas de segurança e marcadores de limites de tráfego.

Os postes de segurança do tipo bollards podem ser instalados para fornecer fortes barreiras físicas que impedem a entrada de veículos em áreas restritas, sensíveis ou de grande circulação de pedestres.

Principais Objetivos da Instalação dos Bollards

Principais Objetivos da Instalação do Bollard

Dentre os objetivos da instalação bollards estão:

  • Delimitar um espaço;
  • Direcionar o tráfego veículo e pedestres;
  • Proteger passagens de pedestres para evitar atropelamentos acidentais ou intencionais;
  • Proteger instalações, edificações ou equipamentos contra colisões acidentais ou intencionais de veículos;
  • Medidas de segurança adicional em portarias, guaritas e portões;
  • Medida antiterrorista para evitar que veículos sejam projetados contra pessoas ou edificações, e para impedir que sejam estacionados próximos as edificações;
  • Bloquear o tráfego de veículos para evitar que colidam e danifiquem hidrantes, bombas de postos de gasolina, postes e transformadores elétricos, etc. ;
  • Evitar que veículos subam na calçada e/ou atinjam as edificações;
  • Entre outras.

Origens do Bollard

Por volta dos séculos 17 e 18, na Europa os canhões antigos, fora de uso, passaram a ser frequentemente usados ​​como postes nos cais para ajudar a atracar os navios.

Os canhões eram enterrados no solo com a boca para baixo, aproximadamente dois terços de seu comprimento, deixando a culatra (extremidade traseira) projetando-se acima do solo para amarrar as cordas dos navios.

Esses canhões enterrados ainda podem ser encontrados ocasionalmente em alguns portos da Europa. Já no século 19 os bollards passaram a ser feitos sob encomenda, e muitos herdaram a forma de “canhão” como padrão no seu processo de construção.

Além dos canhões, postes de madeira também foram usados ​​para controle de tráfego e proteção de edifícios, pelo menos desde o início do século XVIII.

Um dos primeiros casos bem documentados é o dos “postes de carvalho” instalados ao lado da cruz medieval de Eleanor em Waltham Cross , em Hertfordshire,1721, para proteger Waltham Cross de colisões por carruagens “, algo semelhante podem ser vistos em muitas pinturas e gravuras históricas da época.

Origens do Bollard
Imagem 1 – Merwede-Canal, Utrecht , Holanda (Bollard feito de canhão) e Imagem 2 East India House , Londres: gravura de 1766. (Bollard em frente ao edifício)

Nos contextos marítimos em que o termo se origina, um bollard ou poste de amarração em português, é um poste de madeira ou ferro encontrado como um encaixe no convés de um navio ou barco e usado para prender cordas para reboque, amarração e outros fins; ou sua contraparte em terra, um pequeno poste de madeira, ferro ou pedra em um cais ao qual embarcações podem ser atracadas

Bollard Improvisado

No Brasil é comum encontrar sistemas de barreiras físicas semelhantes ao Bollard. Elas podem ser de fabricação industrial ou construídos de forma artesanal e muitas vezes improvisadas, enterrando-se tubos de aço no solo. A desvantagem dos postes de tubos de aço improvisados é que eles não são atraentes, e muitas vezes acabam prejudicam imagem do local.

Outro fator negativo da improvisação é que ela não segue nenhum projeto ou estudo mais aprofundado sob as técnicas certas de construção, consequentemente o meio improvisado pode não fornece a proteção que se espera.

Bollard Improvisado

A fabricação e instalação dos Bollards deve levar em consideração o risco existente no local, a ameaça potencial, e seu objetivo principal, além do projeto arquitetônico do local, ele deve propiciar segurança ao local e ao mesmo tempo integrar-se a arquitetura do ambiente.

Possiblidades de uso dos bollards

De forma geral os bollards são introduzidos no local para bloquear fisicamente o transito de veículos, e para proteger pessoas, equipamentos e propriedades de colisões acidentais ou intencionais de veículos.

Embora os bollards possam ser instalados para ser elementos decorativos ou para complementar a paisagem do local, sua principal função é a de barreira física de proteção contra colisão de veículos.

Eles também podem ser usados ​​em ambientes fechados, em armazéns ou fábricas para proteção de bens, edificações ou equipamentos contra colisões, e proteção contra impactos em fachadas, vitrines, racks industriais, docas e outras diversas aplicações onde haja grande fluxo de veículos e risco de colisão.

Dentre a finalidade do seu emprego estão: servir para gerenciar o tráfego de pedestres e veículos, aprimorar a paisagem e a arquitetura do local, facilitar o percurso de pedestres, proteger edifícios e pessoas e fornecer estacionamento para bicicletas.

Em estacionamentos o bollard ajuda a garantir interações seguras e eficientes entre veículos e pedestres, e também podem proteger a infraestrutura do estacionamento – como máquinas de tickets, guaritas, cancelas e portões.

Quando espaçadas adequadamente, os bollards criam barreiras claras e intransitáveis ​​para os veículos, ao mesmo tempo em que permitem o livre fluxo de pedestres.

Quais são os tipos de Bollard?

Existem quatros tipos de Bollards: fixo, removível e automático.

Bollard Fixo

Bollard Fixo

O bollard fixo, como o próprio nome sugere, é fixo no local, instalado para proteger o local por tempo indeterminado e de forma permanente. Normalmente é concretado no local, mas também pode ser fixado com parafusos, dependendo do seu objetivo.

Bollard Removível

Bollard Removível

Os bollards removíveis são aqueles que podem ser colocados e retirados do local, com determinada facilidade, de acordo com a necessidade do momento. São uma opção para locais que necessitam trânsito eventual de veículos.

Às vezes e em alguns lugares, os bollards são extremamente importantes para impedir o acesso de veículos, porém, em casos de emergência precisam ser removidos com rapidez devido a uma ocasiões especiais. Para tais casos, esses tipos são ideais.

Bollard Retrátil automático

O bollard retrátil automático ou simplesmente bollard automático é aquele projetado para reforçar a segurança em pontos de controle de acesso de veículos. Ele desliza para dentro da manga até ficar nivelado com o solo, permitindo que um veículo passe por cima. A retração é feita eletronicamente, através de acionamento de botões.

Esse modelo pode ser acionado rapidamente pelo agente de segurança para evitar que um veículo em alta velocidade em direção ao local entre.


Se você gostou do artigo, e/ou quer acrescentar algo, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para mim.

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Registre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações, é grátis e seguro, não envio Spam ou disponibilizo seu e-mail para terceiros.

[jetpack_subscription_form subscribe_placeholder=”Digite seu endereço de e-mail” show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” submit_button_text=”Registrar-se” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Minha missão é contribuir com o desenvolvimento e/ou aprimoramento de talentos, através do compartilhamento de conhecimentos e experiências testados e acumulados em mais de 25 anos de atuação na área de gestão organizacional.

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Cerca Elétrica na Segurança Física: O que é, Objetivos Funcionamento

Alambrado: O que é? Para que serve a Cerca de Tela de Alambrado

Concertina: O que é, Significado e Tipos de Cercas Concertinas

Muro de Proteção: O que é, Para que serve, Tipos e Características

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (03 de agosto de 2021). Bollard Postes de Segurança [Bollards]: O que é? Tipos e Para que serve. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.